13 abril 2006

Coisa de Gordo - 267


267-Tentação

Você tinha tomado consciência de que estava acima do peso adequado. Fez cálculos e mais cálculos a respeito de massa corporal, desvios padrão, curvas de antropometria da população em geral e SIM, constatou que estava gordo (a). Isso foi lá por fevereiro.
Desde então, você vem se esmerando nas caminhadas, passou a evitar carboidratos em excesso, deixou de comprar açúcar e cerveja. Com os dias passando, algumas de suas roupas ficaram levemente mais folgadas em você, aquela calça que antes você tinha que se deitar na cama para fechar agora já pode ser vestida em pé. Tudo vem em paz, em calma, até que adentramos a tal da "Semana Santa".
Você bem que tentou ficar alheio aos chocolates e bombons, deu pouca bola aos anúncios na TV, fez que não viu aquela promoção do Laka Branco no supermercado. Quando o assunto enveredava para ovos e guloseimas, você delicadamente ia até a geladeira beber água ou dava uma caminhada até a esquina. O seu novo estilo devia ser preservado.
Uma vez no supermercado, você evitou as tais fileiras e prateleiras de páscoa, ficando apenas na parte dos legumes e produtos de limpeza. Num entardecer, você até perdeu alguns minutos lendo um rótulo de um novo adoçante, comentando aquilo com pessoas que passavam, mas ninguém lhe deu muita atenção. Estavam todos com os carrinhos e cestinhos abarrotados de Ovo Sonho de Valsa, Coelhos Lacta e pacotes de Chocolate Talento. Na tentativa de sair em direção aos caixas, você inadvertidamente entrou no setor pascoal, sendo alertado por forte batida na sua cabeça. Assustado (a), você foi ver o que era aquilo e percebeu que fora abalroado por enorme Ovo Diamante Negro que os promotores haviam pendurado por ali. Sim, nessa época, os caras criam pequenos túneis onde penduram inúmeros ovos e chocolates que é para que até mesmo pessoas como você sejam atingidas.
Passando a mão na testa, para aliviar a dor, você enfim entra num dilema que já o vinha corroendo há alguns dias e que agora, com a tal batida, aflorou de dentro de seu coração. Foi como uma lava vulcânica, um explodir de sentimentos, um nascer das profundezas. Assim, do nada, apesar de todo o seu esforço aeróbico para perder peso e se endireitar na vida, a pergunta lhe caiu aos pés como se fosse uma barra de Suflair: - Afinal, nesta páscoa vou ou não vou comer chocolate?
A gerente do supermercado veio até você para saber se estava tudo bem, se tinha se machucado, se aquele olhar distante seu tinha algum significado clínico maior. Mas meio que balbuciante, e ainda com a mão na testa,você se explicou: - Não, não foi nada. Eu tô bem. É que eu lembrei de uma coisa.... E dizendo isso você se afastou, recolhendo-se ao canto dos bacalhaus.
Ali, em meio aquele cheiro de peixe de mercado público, você pôde enfim se entregar à crueldade daquela dúvida. Vou ou não vou? Devo ou não devo? Como ou não como?
Não vou comer essa droga ! - você berrou, assustando um adolescente que estava próximo. E então em pensamento você lembrou do seu esforço, da calça sendo vestida na cama, dos gráficos, do IMC, da sua firmeza diante de três festas de aniversários, dois casamentos e um velório onde você, heroicamente, dedicou-se a comer alface e agrião. Como colocar isso tudo a perder? Como jogar pela janela tudo que já conquistei até aqui? Como voltar à estaca zero do meu condicionamento? Como poderei fazer isso comigo mesmo (a)? Mas, súbito, outra onda de lembranças o faz corar as faces e você balbucia...
Como posso deixar de comer essa droga? E ao dizer isso você vislumbra o verdadeiro espetáculo de exposição de ovos e coelhinhos, tendo um ímpeto de ir lá pegar alguns para uso imediato! Você lembra que o Ovo Sonho de Valsa além de ter aquela consistência que mescla coisas brancas e pretas, contém dentro de seu bojo algumas unidades de....Bom-bom Sonho de Valsa. Você lembra do Chocolate Sensação, que ao ser mordido como que sangra, vertendo aquele recheio maravilhoso com sabores variados. Você lembrou daquela caixa de Alpino que uma vez você comprou no Makro e levou escondida para sua mesa de cabeceira. Você.....enfim!
Esse o dilema nosso nesta quinta-feira "santa". Sim, porque se a gente vai chutar o balde, já dá para começar a comer hoje mesmo. Mas fica a dúvida no ar. Como diria o locutor da Globo, VOCÊ DECIDE! Caminhada ou chocolatada? Peso alto ou alface? Leite condensado ou leite desnatado?
Feliz Páscoa. Bom coelhinho. E espero não ter lhe tirado o sono.
Silvano - dando água na boca
13/04/2006

0 comentários: