25 maio 2006

COISA DE GORDO - 273

273-Dicionário Enciclopédico
Tenho um vício, você já deve saber, que é o da Cultura Inútil. Sou adepto confesso disso. O que não me impede de valorizar a Cultura Útil, essa que rende trabalhos escolares, pesquisas, teorias, teses e o progresso da humanidade, enfim. Sabedores disso, os editores da Revista Veja me pegaram com um golpe baixo.
Esperava pacientemente na fila do Supermercado quando tive a atenção chamada para Revista Veja da semana. Às vezes compro, depois fico um tempo sem ler, esse dia era dia de querer comprar. Peguei o exemplar e estranhei o volume, o peso. Junto com a revista, havia um fascículo desconhecido. Fui verificar e deparei-me com o primeiro exemplar do DICIONÁRIO ENCICLOPEDICO VEJA-LAROUSSE. Puxa, essa doeu! Essa eu não pude esquivar! Me pegou em cheio.
Sou um devorador de enciclopédias! Sou um admirador de dicionários. Pois os caras deram um jeito de juntar as duas coisas e me puseram contra a parede. Certo, certo, esse primeiro exemplar vem de graça, é para dar água na boca da gente. Mas a partir do segundo, cada exemplar (de um total de vinte e quatro) custará 12,90 além do preço da revista.
Livro pequeno, de fácil manejo, uma encadernação impecável. Os verbetes se sucedem entremeados de ilustrações coloridas, interessantes, objetivas. Li dentro da revista uma explicação de que se trata de uma espécie de versão-tradução da obra que está publicada na Europa. E que os caras da Veja fizeram toda uma adaptação para as coisas do Brasil.
Uma linda coleção, um produto imperdível, uma surpresa de alegrar o coração. Já comecei a sofrer e me preocupar. Como poderei comprar todas as próximas vinte e três Vejas? E ainda pior: - Como sobrepor ao preço da revista (7,90) os 12,90 dessa nova coleção? E, pior do que tudo: - Como poderei viver sem isso?
Por que fizeram isso comigo? Por que me contaminaram com o conhecimento do tal Dicionário? Por que logo nessa época do ano em que a gente rema contra a correnteza do Imposto de Renda, do IPVA, do seguro do carro? Por que? Por que?
Isso é como jogar dentro da casa de um gordo um fardo de vinte quatro latas de leite condensado. Você sabe que o gordo vai estranhar, vai querer saber de onde veio aquilo, vai verificar a marca e a validade do produto (como se isso fosse mudar alguma coisa...rá,rá,rá). E quando o dono do mercadinho da esquina aparecer com a conta da entrega, o gordo vai relutar, vai repensar mas no fim vai acabar comprando. Só que ele não tinha pensado em comprar leite condensado. Pelo menos não, naquele dia. Mas vai comprar.
Foi a mesma lógica que a turma da Abril usou contra mim. Coloquem um exemplar na Veja - eles disseram. Depois, coloquem a revista à venda num local onde ele passe (boca de caixa de Supermercado). Por fim, corram para o abraço.
Me lasquei. O troço é bom demais. Já estou saboreando a vinda do próximo exemplar. E olha que eu nem sei se vou acompanhar a tal coleção. Que jogada de marketing!!!...
Silvano - o impossível - perturbado pelo mercado editorial




DICA DO NOSSO WEBMASTER
Nosso webmaster Geovanni viu que me interessei pelo grupo uruguaio NO TE VA GUSTAR e catou a página deles na internet. Muito legal. As músicas estão disponíveis para se dar uma ouvidinha. Fugindo da tendência geral das músicas (que eu acho barulhentas, etc), fiquei fissurado (este termo ainda existe?) em duas delas, que recomendo. Dá uma escutadinha na COSA LINDA no primeiro CD (com um sol na capa) e depois na CLARA, no segundo CD. No DVD ao vivo, são de arrepiar! E o melhor é que, após dar o PLAY na melodia, dá para clicar em LETRA e acompanhar a obra de arte. Ah, sim, o endereço é: http://www.notevagustar.com Outra coisa. Se algum leitor estiver indo a Montevideo a passeio e quiser me trazer o DVD original (comprei um pirata, lembra?), agradecerei. O mesmo vale para os dois citados CDs.



PALAVRA DA LEITORA
Oi, Silvano. Lendo esta matéria (coisa de gordo - 272) me deu água na boca. Sempre que fores comprar mortadela bolonha, procure a mortadela defumada, é mais saborosa, e se puderes da marca Cerratti,que é uma das melhores. Uma dica com mortadela é pegar um pãozinho com manteiga, colocar numa frigideira, deixar dourar e reservar. Pegue umas duas ou três fatias de mortadela e deixe dourar bem dos dois lados e por cima coloque fatias de queijo e deixe abafar para derreter. Se quiser incrementar mais um pouco, coloque um ovo frito por cima e recheie o pãozinho. Depois tu me conta como foi, tá? Abraços.
Sônia - do litoral norte gaúcho, fazendo a gente "lamber os beiços"



O CARA É DEMAIS!!!!
Nosso consultor técnico para assuntos de BIOLOGIA, o homem que traz luzes aos conteúdos da página COISA DE GORDO em que me meto a sabido, o ilustre Dr VINÍCIUS, foi destaque na Revista PUCRS Informação, em matéria onde ele aparece e onde ficamos sabendo que em parceria com colega seu descreveu uma nova espécie de peixe. Isso mesmo, leitor, uma nova espécie denominada MICROGLANIS MALABARBAI. Quem sabe se na próxima descoberta, eles não colocam um nome mais ou menos assim: MICROGLANIS GORDI em homenagem aos gordos. Ou MICROGLANIS IMPOSSIBILIS, em referência a este que aqui escreve. Ou....deixa pra lá. Quanta bobagem! Mas voltando a falar sério. Quer dar uma olhadinha na Revista on line? Então acessa o endereço: http://www.pucrs.br/revista/ciencia.php .



SABE POR QUE FALEI EM MONTEVIDEO LOGO ALI ACIMA?
É porque, pela GOL, passagem ida e volta ,Porto Alegre - Montevideo - Porto Alegre, custa só 400,00. Avião, gente. Da GOL!!! Tá esperando o quê? Acha que não pode ser tão barato? Então liga pra nossa agente de viagens e compra logo. CRISTIANI - Rodoaéreo Viagens - (51) 36623300 ou 99744636. Não vai esquecer do meu DVD e dos CDs!!!!



25/05/2006

IMAGEM DA SEMANA



Eu não sei o nome desse negócio. Eu não sei quanto custa. Mas uma coisa eu sei: - DEVE SER UMA LOUCURA! Estava lendo matéria sobre o FRIO e a SERRA GAÚCHA, na Revista Diálogo Médico (voltada à classe médica), quando me deparo com essa foto. Eles não especificam onde se comprar, mas fica sugerido que é na rua central de Gramado-RS. O que terei que fazer? Recortarei a foto da revista e baterei de porta em porta, suplicando por encontrar tal guloseima. As calorias? Os quilos a mais? O dia seguinte? ... Ah, depois a gente vê isso. Um problema de cada vez, gente.....

Silvano - o impossível 25/05/2006

18 maio 2006

Coisa de Gordo - 272

272-Embutidos
Sem nenhum traço de originalidade, hoje trago a você um apanhado que literalmente copiei da coluna QUE DELÍCIA do JB On Line, a coluna online do Jornal do Brasil. Assinado por Valéria Viera, o texto traz informações sobre os EMBUTIDOS.
Quem nunca se rendeu a um salame, uma mortadela ou um pastrami? Pois a redatora fez um resumo comparando algumas coisas entre eles. Vejamos alguns deles.
"Pancetta - equivalente do toucinho italiano, curado em sal e não defumado. É vendido na forma de um grosso salame com as fatias enroladas sobre si. É o ideal para molhos como o espaguete a carbonara e também como base para molhos. Muito saboroso, o pancetta pode ser usado em recheio de quiches, molhos de tomate e sopas.
Bresaola - especialidade italiana da Lombardia, é feito de pedaços de carne de boi magra que são secos ao ar e depois maturados por vários meses. O resultado é um delicioso sabor de carne que deve ser cortado fino como papel e servido com azeite e um pouco de suco de limão. Uma deliciosa alternativa para o presunto cru.
Coppa e coppa crudo - é o presunto feito da paleta do porco e não do pernil, tem mais gordura. O coppa crudo já é curado e prensado em forma de salsicha e deixado secar e maturar entre dois e 4 meses. Para servir é só cortar em fatias bem finas. Delicioso.
Pastrami - também de origem italiana o pastrami é feito de carne bovina que é salgada, temperada, curada a seco, defumada e depois cozida. O produto final tem a aparência de carne seca e é muito usado nos Estados Unidos para fazer sanduíches. Pode também ser feito usando carne de cabrito, porco e até pato.
Presunto de Parma - sem dúvida o mais famoso dos presuntos crus, o presunto de Parma é feito na mesma região onde se produz o queijo parmesão. O pernil é curado a seco por um período com pesos, o que lhe dá a forma achatada. Depois de maturado por um ano o presunto é então mergulhado em água morna para amaciar a pele. Depois é novamente seco e armazenado por algum tempo antes de ser fatiado e degustado.
Salame - outro italiano famoso o salame pode ser feito de carne de porco pura ou de uma mistura de carnes, gordura de porco e temperos. A variação destes temperos e desta combinação de carne resulta em vários tipos de salame: hamburguês, milanês, italiano, etc.O ideal é experimentar cada um e decidir qual sabor é o favorito. Ideal como aperitivo e também para se fazer sanduíches. É mais saboroso se servido em temperatura ambiente, por isto retire da geladeira alguns minutos antes de servir. O acompanhamento ideal é cebola ou pepino em conserva e um molho de mostarda.
Peperoni - é um tipo de salame mais seco e com bastante condimento. As carnes de porco e de boi são picadas grosseiramente e temperadas com pimentão vermelho moído. Pode ser servido como aperitivo, mas tem uma companheira de predileção: a pizza.
Mortadela - é um tipo de salame feito de carne de vaca, porco e vitela e com gordura de porco e embutidas na bexiga de boi. A mais famosa mortadela vem da região de Bolonha na Itália. Os temperos usados são noz-moscada, pimenta em grão, toucinho e às vezes pistachios. Deve ser servida fria, fatiada bem fina."
Fim da cópia. Dificilmente me dedico a simplesmente COPIAR/COLAR um texto. Mas achei essa descrição tão interessante, tão clara, que não ousei mexer nas palavras. Todo o crédito, portanto, à autora do texto (Valéria Viera).
O que atiça o paladar da gente é imaginar todos esses rituais de preparação. Gente....que trabalhão! E a gente simplesmente chega no balcão da mercearia e pede um tanto disso ou outro tanto daquilo, sem dar-se conta da arte envolvida ali.
Já gostava de embutidos de um modo geral. Esse texto me fez ficar mais fanático e curioso ainda. E antes que acabe o dia, deixa eu encerrar isso logo e ir buscar trezentos gramas de Mortadela Bolonha Fatiada. Ô coisa boa!!
Silvano - o impossível

18/05/2006

IMAGEM DA SEMANA

Nesses dias de outono, você chega em casa ao anoitecer, aquele friozinho gostoso o chama a comer algo delicioso. Você tira o sapato, coloca aquele chinelo bem macio (ou uma pantufa), senta naquela sua poltrona predileta e pede que sirvam isso que está aqui nessa foto. Um familiar seu traz essa tábua com as fatias já cortadas, traz junto aquela taça de Vinho Tinto Chileno. Coloca o DVD do Maná na TV. E arruma o fogo na lareira (ou liga a estufa). Diante disso tudo, você se dá conta de que, de fato, Deus existe! De que a vida vale pena ser vivida! De que esse salame não vai durar muito tempo. Se dá conta, enfim, de que o mundo pode cair lá fora. Você terá paciência, paz de espírito e calma para curtir a serenidade desse momento mágico. Dá um pedacinho, dá??....

11 maio 2006

Coisa de Gordo - 271


271-O Frio e a Sesta
Falei aqui da relação do frio com as comidinhas de inverno, despertando apetites e fazendo acenderem-se fogões à lenha ao sul do Brasil. Hoje quero conversar sobre um outro hábito dos mais saudáveis e que, nesses dias mais frios, fica qualificado e mais prazeroso.
Falo da SESTA. Sim, amigo(a), aquele gesto simples e confortável de dar uma dormidinha após o almoço. Costume arraigado em várias culturas, a sesta passou a se constituir em prescrição médica. Os médicos testaram e comprovaram que a pessoa que sesteia trabalha melhor durante a tarde, fica mais atento, fica mais calmo, se relaciona melhor.
Volto anos atrás, aos confusos e obtusos dias de minha existência pretérita, e me vejo na fronteira Brasil-Uruguai, na fazenda de minha avó. Íamos para a lida campeira, o gado, o campo, os cavalos. Voltávamos para o almoço e então, era decretada uma espécie de "Lei do Silêncio". Até as três ou quatro da tarde, não era permitido fazer barulho, algazarra, trabalhar nem pensar! Os donos da casa e, principalmente os empregados, sesteavam abertamente. Sem a menor vergonha ou constrangimento. E eram, agora vejo, mais eficazes e mais felizes.
Volto aos dias de hoje. De uns tempos para cá, comecei a desenvolver essa atividade. Ou seria passividade? Após o almoço, tenho reservado cerca de trinta ou quarenta minutos em que, como dizem os pernósticos, "me entrego aos braços de Morfeu".
Comecei sesteando um dia em que estava com o sono atrasado. Gostei. Depois repeti por hábito. Gostei de novo. E então me tornei um contumaz sesteador. Peço aos habitantes da casa que me permitam alguma reserva, solicito a alguém que me acorde dali a meia hora, por segurança. E então ligo um rádio bem baixinho, numa rádio qualquer (em geral Rádio Gaúcha - de Porto Alegre). Mas baixinho mesmo, quase inaudível. E mergulho nesse supremo prazer. Para arrematar, uma leve coberta, um acolchoado, algo assim. Passada a tal meia-hora, desperto e vou trabalhar mais alegre, disposto e feliz.
Lembro de meu Pai, no passado, que sesteava sem tirar o calçado, tomando o cuidado de colocar nos pés da cama um jornal, um pano, para não sujar a colcha. Sim, amigo(a), a sesta deve ser feita por cima da colcha. Não vale desarrumar a cama! No máximo se pode manusear o travesseiro. O quesito calçado é opcional. Uns dormem de sapato. Outros se descalçam. O que vale é o conforto do sesteador.
Li, certa vez, uma matéria do Luiz Fernando Veríssimo, em que ele comentava sobre um grupo de sesta em Porto Alegre, em que os elementos se despiam e colocavam PIJAMA para sestear. Fiquei impressionado com tanta dedicação. Como me esperam as atividades da tarde, pessoalmente prefiro ficar vestido. No máximo tirar o sapato para não sujar a colcha. E no verão, quando se sua mais, tiro também a camisa para não amassá-la.
Sim, amigo(a), se você ainda não é adepto, dedique-se a esse novo hobbie. Sua vida será mais calma, mais alegre, mais feliz.
Silvano - ressonando





PALAVRA DA LEITORA
Oi Silvano,aqui não faz tanto frio como aí no Rio Grande mas já tive a oportunidade de sentir muito frio aí no seu estado. Em Gramado, Canela, Porto Alegre e até em Caxias do Sul. Aí o frio é de lascar e a melhor coisa para se fazer no frio é comer, já que todas as outras coisas boas dão preguiça. E você me deixou com a boca cheia d'água com as suas comidas deliciosas. Para mim também é um sacrifício fazer dieta no inverno, só pensamos em comidas e bebidas que nos aqueçam. E isso quer dizer altamente calóricas. Saladas nem pensar e frutas só se for no fondue de chocolate.
Falando em bebidas quentes, que tal um chocolate com Rum, ou um vinho quente temperado com laranja e canela, ou um leitinho com conhaque e por cima raspas de chocolate? Ah, o leite pode ser desnatado (rsrsrsrsrsrs). Ainda tem o quentão de morango que é uma delicia.
Não tem jeito, amigo, para fazer dieta vamos ter que esperar o verão onde teremos mais alguns quilos para perder. E agora já que você me lembrou, vou preparar um ARROZ DOCE como o da nossa avó, cheinho de leite condensado e com uns biscoitinhos para acompanhar. Abraços.
Claudete - de Jundiaí - SP - atiçando a gula da rapaziada

11/05/2006

Imagem da Semana


Você, homem, disse a ela que estava apaixonado. Mais que isso...jurou que a amava! Quando ela estava de passagem marcada para Amsterdan, você fez uma baita chantagem e a obrigou a desistir da viagem. Depois de umas semanas, ela se classificou em um concurso para trabalhar na Receita Federal, um salário legal, uma carreira interessante. Você então implicou com o fato dela ter que se mudar para uma cidade perto e acabou fazendo ela desistir do novo emprego. Os meses passaram, você chegou para ela e falou: - Olha, eu tô meio em dúvida com o que eu sinto por você....eu estou inseguro....eu quero DAR UM TEMPO NA NOSSA RELAÇÃO! Amigo....ela simplesmente se encolhe com as mãos segurando a cabeça, pensando "o que que eu fiz da minha vida por causa desse cara?" enquanto você, SEU INSENSÍVEL, simplesmente cruza os braços e fica com cara de "o que foi que eu fiz?". Mas vai ser cruel e canalha assim lá em.....Amsterdan.....

04 maio 2006

Coisa de Gordo - 270

270-O Frio e a Fome
Nossa leitora Claudete, de Jundiaí - São Paulo, por certo desconhece algumas coisas. Nossa outra leitora Lenise do norte catarinense talvez saiba um pouquinho dessas coisas. Nosso leitor Enéas, de Lisboa (Portugal) por certo também desconhece.
Falo aqui, leitor(a) amigo(a), dessa mudança de estação na qual o Rio Grande do Sul se viu imerso nesses últimos dias. Desse resfriar ambiental que se abateu sobre os povos ao sul do país. Creio que em Jundiaí não tenha esfriado tanto. Nem em Brasília. Nem em Portugal.
E para nós, que nos debatemos em nossos dias sempre nessa luta contra as calorias, eis que surge um atroz desafio. O frio é aliado das calorias. O frio ajuda os donos de Pizzaria. O frio é traiçoeiro.
Vamos brincar de biologia. Com o reduzir da temperatura ambiental, um sinal de alerta soa dentro de nosso corpo. O frio chegando, o corpo interpreta isso como um sinal de perigo. Os sensores periféricos identificam ao longo de nossa superfície corporal essa queda térmica. A coisa tá esfriando, dizem eles. Os neurônios levam essa mensagem até o poderoso cérebro, que, sendo o comandante de tudo, trata de corrigir o que se passa lá fora. Alerta, alerta. A coisa está esfriando. Alerta, alerta. O que fazer? - pensa o cérebro. Ora, temos que aumentar a lenha na fornalha. O que é essa lenha? A queima de calorias por nós ingeridas. A ordem vem direta ao Centro da Fome. Trate de comer - ordena o cérebro. O que? - diz o Centro da Fome. Coma alguma coisa, seu inútil - repete o cérebro já meio irritado. Foi dada a largada.
Sim, amigo(a), esse friozinho desperta em nós algumas necessidades recônditas e prazerosas. Nada de pensar em brócolis ou alfaces. Nada de pepinos em conserva ou água mineral. O que a gente pensa em comer tem um outro matiz. Uma substância mais poderosa. São as gostosuras do frio.
Você está em seu local de trabalho, quatro da tarde, puxou aquele blusão, a temperatura caiu. Lá pelas tantas, em meio àquela reunião, ou entre um cliente e outro, ou antes do próximo trem, você se pega pensando numa tigela de ARROZ DOCE COM CANELA. Sim, daqueles que só a sua avó sabe preparar, que tem uma coloração assim, meio amarelada (graças ao Leite Moça que ela usa na receita). Você meio que fecha os olhos e se lembra que da última vez você chegou a colocar a tigela no microondas e deu uma aquecidinha de trinta segundos. Depois pulverizou canela em pó e se entregou ao deleite. Sem trocadilhos. Seu celular toca e você é arrancado desse quase sonho que teve.
Duas horas mais tarde, outra reunião, outros clientes, você se pega imaginando uma fatia da Lasanha ao Quatro Queijos, incandescente, fumegante,daquelas que só sua mulher sabe fazer. E é claro que servida com aquela taça de vinho tinto inigualável. Você quase que baba na mesa de reuniões. Para tentar se concentrar você começa a folhear uma revista quando se depara com uma foto de uma Sopa de Capeletti na página central da revista. Puxa - você pensa - assim já é demais!
O dia de trabalho termina, você encerra seu labor, e ao retornar à sua casa, vai planejando o quê? Ahá, é claro que vai pensando em obedecer ao maldito do cérebro.
Que tortura, amigo, que época de penúria para quem tem que contar calorias! Dá vontade de chutar o pau da barraca e mandar aquela dieta prô espaço. Dá vontade de tirar do alto do armário o Aparelho de Fondue e lascar Queijo, Chocolate e Carne duma vez só. Dá vontade de jogar fora aquela balança do banheiro e só voltar a subir nela em agosto. Enfim, que droga de frio!
Falando assim até dá a impressão que não gosto de frio. Nada disso. Sou afeito a lareiras e cobertores. Mas que é de despedaçar dieta, isso a gente sabe que é! Mas confiemos em nossos amigos Claudete, Lenise e Enéas, que passam ao largo disso tudo. Eles, se quiserem, poderão emagrecer.
Quanto a nós....será que existe Quentão Light?
Silvano - tiritando de frio

IMAGEM DA SEMANA


Você teve que fazer uma cirurgia de urgência, depois ficando vários dias numa Enfermaria. Ali, deitado, no soro, você foi fazendo amizade com outro paciente através da cortina que separava os leitos. Conversa indo e vindo, você comentou com ele que tinha sido operado por ter sido atropelado por um "crioulo" bêbado que o atropelara. E que dirigir carro era coisa para gente branca, não para "macaco". E que o mundo estava como estava po causa da inflitração dos "negros sujos" nas empresas e partidos políticos. O seu vizinho a tudo escutava, às vezes respondendo, às vezes calando. Passados mais uns três dias, você mantendo aquela mesma ladainha, até que seu novo amigo resolve se levantar um pouquinho no leito e puxar a cortina. Amigo....você vai ter que ser operado de novo.. Qua furada! Que fora! Que show de inconveniência....olha, chama a Enfermeira e pede estricnina direto na sua veia....