11 maio 2006

Coisa de Gordo - 271


271-O Frio e a Sesta
Falei aqui da relação do frio com as comidinhas de inverno, despertando apetites e fazendo acenderem-se fogões à lenha ao sul do Brasil. Hoje quero conversar sobre um outro hábito dos mais saudáveis e que, nesses dias mais frios, fica qualificado e mais prazeroso.
Falo da SESTA. Sim, amigo(a), aquele gesto simples e confortável de dar uma dormidinha após o almoço. Costume arraigado em várias culturas, a sesta passou a se constituir em prescrição médica. Os médicos testaram e comprovaram que a pessoa que sesteia trabalha melhor durante a tarde, fica mais atento, fica mais calmo, se relaciona melhor.
Volto anos atrás, aos confusos e obtusos dias de minha existência pretérita, e me vejo na fronteira Brasil-Uruguai, na fazenda de minha avó. Íamos para a lida campeira, o gado, o campo, os cavalos. Voltávamos para o almoço e então, era decretada uma espécie de "Lei do Silêncio". Até as três ou quatro da tarde, não era permitido fazer barulho, algazarra, trabalhar nem pensar! Os donos da casa e, principalmente os empregados, sesteavam abertamente. Sem a menor vergonha ou constrangimento. E eram, agora vejo, mais eficazes e mais felizes.
Volto aos dias de hoje. De uns tempos para cá, comecei a desenvolver essa atividade. Ou seria passividade? Após o almoço, tenho reservado cerca de trinta ou quarenta minutos em que, como dizem os pernósticos, "me entrego aos braços de Morfeu".
Comecei sesteando um dia em que estava com o sono atrasado. Gostei. Depois repeti por hábito. Gostei de novo. E então me tornei um contumaz sesteador. Peço aos habitantes da casa que me permitam alguma reserva, solicito a alguém que me acorde dali a meia hora, por segurança. E então ligo um rádio bem baixinho, numa rádio qualquer (em geral Rádio Gaúcha - de Porto Alegre). Mas baixinho mesmo, quase inaudível. E mergulho nesse supremo prazer. Para arrematar, uma leve coberta, um acolchoado, algo assim. Passada a tal meia-hora, desperto e vou trabalhar mais alegre, disposto e feliz.
Lembro de meu Pai, no passado, que sesteava sem tirar o calçado, tomando o cuidado de colocar nos pés da cama um jornal, um pano, para não sujar a colcha. Sim, amigo(a), a sesta deve ser feita por cima da colcha. Não vale desarrumar a cama! No máximo se pode manusear o travesseiro. O quesito calçado é opcional. Uns dormem de sapato. Outros se descalçam. O que vale é o conforto do sesteador.
Li, certa vez, uma matéria do Luiz Fernando Veríssimo, em que ele comentava sobre um grupo de sesta em Porto Alegre, em que os elementos se despiam e colocavam PIJAMA para sestear. Fiquei impressionado com tanta dedicação. Como me esperam as atividades da tarde, pessoalmente prefiro ficar vestido. No máximo tirar o sapato para não sujar a colcha. E no verão, quando se sua mais, tiro também a camisa para não amassá-la.
Sim, amigo(a), se você ainda não é adepto, dedique-se a esse novo hobbie. Sua vida será mais calma, mais alegre, mais feliz.
Silvano - ressonando





PALAVRA DA LEITORA
Oi Silvano,aqui não faz tanto frio como aí no Rio Grande mas já tive a oportunidade de sentir muito frio aí no seu estado. Em Gramado, Canela, Porto Alegre e até em Caxias do Sul. Aí o frio é de lascar e a melhor coisa para se fazer no frio é comer, já que todas as outras coisas boas dão preguiça. E você me deixou com a boca cheia d'água com as suas comidas deliciosas. Para mim também é um sacrifício fazer dieta no inverno, só pensamos em comidas e bebidas que nos aqueçam. E isso quer dizer altamente calóricas. Saladas nem pensar e frutas só se for no fondue de chocolate.
Falando em bebidas quentes, que tal um chocolate com Rum, ou um vinho quente temperado com laranja e canela, ou um leitinho com conhaque e por cima raspas de chocolate? Ah, o leite pode ser desnatado (rsrsrsrsrsrs). Ainda tem o quentão de morango que é uma delicia.
Não tem jeito, amigo, para fazer dieta vamos ter que esperar o verão onde teremos mais alguns quilos para perder. E agora já que você me lembrou, vou preparar um ARROZ DOCE como o da nossa avó, cheinho de leite condensado e com uns biscoitinhos para acompanhar. Abraços.
Claudete - de Jundiaí - SP - atiçando a gula da rapaziada

11/05/2006

0 comentários: