18 maio 2006

Coisa de Gordo - 272

272-Embutidos
Sem nenhum traço de originalidade, hoje trago a você um apanhado que literalmente copiei da coluna QUE DELÍCIA do JB On Line, a coluna online do Jornal do Brasil. Assinado por Valéria Viera, o texto traz informações sobre os EMBUTIDOS.
Quem nunca se rendeu a um salame, uma mortadela ou um pastrami? Pois a redatora fez um resumo comparando algumas coisas entre eles. Vejamos alguns deles.
"Pancetta - equivalente do toucinho italiano, curado em sal e não defumado. É vendido na forma de um grosso salame com as fatias enroladas sobre si. É o ideal para molhos como o espaguete a carbonara e também como base para molhos. Muito saboroso, o pancetta pode ser usado em recheio de quiches, molhos de tomate e sopas.
Bresaola - especialidade italiana da Lombardia, é feito de pedaços de carne de boi magra que são secos ao ar e depois maturados por vários meses. O resultado é um delicioso sabor de carne que deve ser cortado fino como papel e servido com azeite e um pouco de suco de limão. Uma deliciosa alternativa para o presunto cru.
Coppa e coppa crudo - é o presunto feito da paleta do porco e não do pernil, tem mais gordura. O coppa crudo já é curado e prensado em forma de salsicha e deixado secar e maturar entre dois e 4 meses. Para servir é só cortar em fatias bem finas. Delicioso.
Pastrami - também de origem italiana o pastrami é feito de carne bovina que é salgada, temperada, curada a seco, defumada e depois cozida. O produto final tem a aparência de carne seca e é muito usado nos Estados Unidos para fazer sanduíches. Pode também ser feito usando carne de cabrito, porco e até pato.
Presunto de Parma - sem dúvida o mais famoso dos presuntos crus, o presunto de Parma é feito na mesma região onde se produz o queijo parmesão. O pernil é curado a seco por um período com pesos, o que lhe dá a forma achatada. Depois de maturado por um ano o presunto é então mergulhado em água morna para amaciar a pele. Depois é novamente seco e armazenado por algum tempo antes de ser fatiado e degustado.
Salame - outro italiano famoso o salame pode ser feito de carne de porco pura ou de uma mistura de carnes, gordura de porco e temperos. A variação destes temperos e desta combinação de carne resulta em vários tipos de salame: hamburguês, milanês, italiano, etc.O ideal é experimentar cada um e decidir qual sabor é o favorito. Ideal como aperitivo e também para se fazer sanduíches. É mais saboroso se servido em temperatura ambiente, por isto retire da geladeira alguns minutos antes de servir. O acompanhamento ideal é cebola ou pepino em conserva e um molho de mostarda.
Peperoni - é um tipo de salame mais seco e com bastante condimento. As carnes de porco e de boi são picadas grosseiramente e temperadas com pimentão vermelho moído. Pode ser servido como aperitivo, mas tem uma companheira de predileção: a pizza.
Mortadela - é um tipo de salame feito de carne de vaca, porco e vitela e com gordura de porco e embutidas na bexiga de boi. A mais famosa mortadela vem da região de Bolonha na Itália. Os temperos usados são noz-moscada, pimenta em grão, toucinho e às vezes pistachios. Deve ser servida fria, fatiada bem fina."
Fim da cópia. Dificilmente me dedico a simplesmente COPIAR/COLAR um texto. Mas achei essa descrição tão interessante, tão clara, que não ousei mexer nas palavras. Todo o crédito, portanto, à autora do texto (Valéria Viera).
O que atiça o paladar da gente é imaginar todos esses rituais de preparação. Gente....que trabalhão! E a gente simplesmente chega no balcão da mercearia e pede um tanto disso ou outro tanto daquilo, sem dar-se conta da arte envolvida ali.
Já gostava de embutidos de um modo geral. Esse texto me fez ficar mais fanático e curioso ainda. E antes que acabe o dia, deixa eu encerrar isso logo e ir buscar trezentos gramas de Mortadela Bolonha Fatiada. Ô coisa boa!!
Silvano - o impossível

18/05/2006

0 comentários: