25 maio 2006

COISA DE GORDO - 273

273-Dicionário Enciclopédico
Tenho um vício, você já deve saber, que é o da Cultura Inútil. Sou adepto confesso disso. O que não me impede de valorizar a Cultura Útil, essa que rende trabalhos escolares, pesquisas, teorias, teses e o progresso da humanidade, enfim. Sabedores disso, os editores da Revista Veja me pegaram com um golpe baixo.
Esperava pacientemente na fila do Supermercado quando tive a atenção chamada para Revista Veja da semana. Às vezes compro, depois fico um tempo sem ler, esse dia era dia de querer comprar. Peguei o exemplar e estranhei o volume, o peso. Junto com a revista, havia um fascículo desconhecido. Fui verificar e deparei-me com o primeiro exemplar do DICIONÁRIO ENCICLOPEDICO VEJA-LAROUSSE. Puxa, essa doeu! Essa eu não pude esquivar! Me pegou em cheio.
Sou um devorador de enciclopédias! Sou um admirador de dicionários. Pois os caras deram um jeito de juntar as duas coisas e me puseram contra a parede. Certo, certo, esse primeiro exemplar vem de graça, é para dar água na boca da gente. Mas a partir do segundo, cada exemplar (de um total de vinte e quatro) custará 12,90 além do preço da revista.
Livro pequeno, de fácil manejo, uma encadernação impecável. Os verbetes se sucedem entremeados de ilustrações coloridas, interessantes, objetivas. Li dentro da revista uma explicação de que se trata de uma espécie de versão-tradução da obra que está publicada na Europa. E que os caras da Veja fizeram toda uma adaptação para as coisas do Brasil.
Uma linda coleção, um produto imperdível, uma surpresa de alegrar o coração. Já comecei a sofrer e me preocupar. Como poderei comprar todas as próximas vinte e três Vejas? E ainda pior: - Como sobrepor ao preço da revista (7,90) os 12,90 dessa nova coleção? E, pior do que tudo: - Como poderei viver sem isso?
Por que fizeram isso comigo? Por que me contaminaram com o conhecimento do tal Dicionário? Por que logo nessa época do ano em que a gente rema contra a correnteza do Imposto de Renda, do IPVA, do seguro do carro? Por que? Por que?
Isso é como jogar dentro da casa de um gordo um fardo de vinte quatro latas de leite condensado. Você sabe que o gordo vai estranhar, vai querer saber de onde veio aquilo, vai verificar a marca e a validade do produto (como se isso fosse mudar alguma coisa...rá,rá,rá). E quando o dono do mercadinho da esquina aparecer com a conta da entrega, o gordo vai relutar, vai repensar mas no fim vai acabar comprando. Só que ele não tinha pensado em comprar leite condensado. Pelo menos não, naquele dia. Mas vai comprar.
Foi a mesma lógica que a turma da Abril usou contra mim. Coloquem um exemplar na Veja - eles disseram. Depois, coloquem a revista à venda num local onde ele passe (boca de caixa de Supermercado). Por fim, corram para o abraço.
Me lasquei. O troço é bom demais. Já estou saboreando a vinda do próximo exemplar. E olha que eu nem sei se vou acompanhar a tal coleção. Que jogada de marketing!!!...
Silvano - o impossível - perturbado pelo mercado editorial




DICA DO NOSSO WEBMASTER
Nosso webmaster Geovanni viu que me interessei pelo grupo uruguaio NO TE VA GUSTAR e catou a página deles na internet. Muito legal. As músicas estão disponíveis para se dar uma ouvidinha. Fugindo da tendência geral das músicas (que eu acho barulhentas, etc), fiquei fissurado (este termo ainda existe?) em duas delas, que recomendo. Dá uma escutadinha na COSA LINDA no primeiro CD (com um sol na capa) e depois na CLARA, no segundo CD. No DVD ao vivo, são de arrepiar! E o melhor é que, após dar o PLAY na melodia, dá para clicar em LETRA e acompanhar a obra de arte. Ah, sim, o endereço é: http://www.notevagustar.com Outra coisa. Se algum leitor estiver indo a Montevideo a passeio e quiser me trazer o DVD original (comprei um pirata, lembra?), agradecerei. O mesmo vale para os dois citados CDs.



PALAVRA DA LEITORA
Oi, Silvano. Lendo esta matéria (coisa de gordo - 272) me deu água na boca. Sempre que fores comprar mortadela bolonha, procure a mortadela defumada, é mais saborosa, e se puderes da marca Cerratti,que é uma das melhores. Uma dica com mortadela é pegar um pãozinho com manteiga, colocar numa frigideira, deixar dourar e reservar. Pegue umas duas ou três fatias de mortadela e deixe dourar bem dos dois lados e por cima coloque fatias de queijo e deixe abafar para derreter. Se quiser incrementar mais um pouco, coloque um ovo frito por cima e recheie o pãozinho. Depois tu me conta como foi, tá? Abraços.
Sônia - do litoral norte gaúcho, fazendo a gente "lamber os beiços"



O CARA É DEMAIS!!!!
Nosso consultor técnico para assuntos de BIOLOGIA, o homem que traz luzes aos conteúdos da página COISA DE GORDO em que me meto a sabido, o ilustre Dr VINÍCIUS, foi destaque na Revista PUCRS Informação, em matéria onde ele aparece e onde ficamos sabendo que em parceria com colega seu descreveu uma nova espécie de peixe. Isso mesmo, leitor, uma nova espécie denominada MICROGLANIS MALABARBAI. Quem sabe se na próxima descoberta, eles não colocam um nome mais ou menos assim: MICROGLANIS GORDI em homenagem aos gordos. Ou MICROGLANIS IMPOSSIBILIS, em referência a este que aqui escreve. Ou....deixa pra lá. Quanta bobagem! Mas voltando a falar sério. Quer dar uma olhadinha na Revista on line? Então acessa o endereço: http://www.pucrs.br/revista/ciencia.php .



SABE POR QUE FALEI EM MONTEVIDEO LOGO ALI ACIMA?
É porque, pela GOL, passagem ida e volta ,Porto Alegre - Montevideo - Porto Alegre, custa só 400,00. Avião, gente. Da GOL!!! Tá esperando o quê? Acha que não pode ser tão barato? Então liga pra nossa agente de viagens e compra logo. CRISTIANI - Rodoaéreo Viagens - (51) 36623300 ou 99744636. Não vai esquecer do meu DVD e dos CDs!!!!



25/05/2006

0 comentários: