01 junho 2006

COISA DE GORDO - 274


274-Magro de Ruim
Essa frase aí do título é uma expressão que creio ser gaúcha, aludindo a um tipo de pessoa bem característico. O famoso "Magro de Ruim". O Luiz Fernando Veríssimo já tinha descrito essa estirpe com outro epíteto: - o "come e não engorda". São sinônimos. Falam da mesma ocorrência.
Magro de ruim é aquele indivíduo magro (óbvio), que come e se diverte na frente dos outros, e não obstante......permanece magro. Mas veja que não é um simples comer. É um comer repetitivo, insistente, em geral de forma espalhafatosa e com um ar insubstituível de satisfação.
A ciência não explica completamente a existência do MAGRO DE RUIM. Levado na ponta do lápis (ou da calculadora), ele é uma excrescência. Como explicar aquilo a alunos de nutrição? Como dizer a mestrandos de endocrinologia que tais pacientes ingerem quatro mil calorias por dia, não caminham, não correm, não fazem sequer hidroginástica, e no entanto vestem manequim trinta e oito? Como entender isso?
Há correntes e teorias meio que desencontradas. Uns falam em metabolismo. O MAGRO DE RUIM seria uma verdadeira fornalha ambulante, um tipo de organismo que queima e consome rapidamente tudo que ingere. Sabe aquele Sonho de Valsa que você come e leva três semanas para compensar? O MAGRO DE RUIM o come depois do almoço e após a sesta esse aglomerado energético já não existe mais. Foi usado, queimado, consumido, digerido, evacuado (sei lá). Mas não foi nem absorvido e principalmente, não foi depositado.
Não confunda o MAGRO DE RUIM com outro tipo igualmente perturbador. O COMER PRÁ QUÊ. Esse novo tipo de pessoa, o COMER PRÁ QUÊ é aquele que se esquece de almoçar.Quando vai a uma festa de aniversário infantil se entretém com o videogame que o aniversariante ganhou, passa a festa vendo as crianças jogarem, chega em casa e pergunta prá alguém: - O que que tinha para comer lá na festa? Sabe que eu esqueci de comer? Irritante, né? Mas é um outro tipo. Não confunda.
O MAGRO DE RUIM gosta de comer. Chega na mesma festinha de aniversário e se atraca numa bandeja de Negrinhos mesmo antes de comer salgados. Depois ataca indistintamente as Coxinhas, os Pastéis Fritos, os Pastéis Assados, alguns Quindins e por fim ainda pergunta pelo Bolo. Se é só de enfeite ou se vai ser servido logo. Ele se alegra com a comezaina. Ele fala alto sobre isso. Ta com a boca cheia de Mousse de Chocolate e avisa para alguém, lá do outro lado da sala, que vai querer um fatia da Torta Fria.
Os gordos presentes assistem a isso tudo chocados. Como pode isso, meu Deus? - nos perguntamos embasbacados. Como pode ele vestir aquela calça jeans folgada tamanho trinta e oito? Como ele consegue pôr na boca, ao mesmo tempo, um pedaço de pastel com duas balas de coco?
Há uma teoria que diz que eles são magros, justamente por serem ruins. A ruindade, que poderia ser entendida como traços na personalidade da pessoa que transitassem entre a mesquinharia, a malvadeza, a discórdia, a ira, a inveja....acabaria consumindo as calorias ingeridas. Magros por serem ruim. Daí o apelido: - MAGRO DE RUIM.
Em minha pequena observação prática, discordo dessa teoria. Os MAGROS DE RUIM com os quais convivo, parecem ser pessoas tranqüilas, amáveis, dóceis, educadas, pessoas felizes, enfim. Não vejo neles os traços negativos descritos antes. Creio que deva se buscar uma outra explicação.
Já tentaram me convencer de que seria uma verminose. O indivíduo teria dentro de si um verme bendito, uma enorme tênia ou uma coleção de lombrigas, que dariam combate a toda aquela comida. Essa teoria eu já derrubei cientificamente, quando ofertei vermífugos os mais variados e os tais MAGROS DE RUIM continuaram sendo magros. E comendo e se fartando.
Sem muito o que fazer, só nos resta uma solução esotérica. Para os que acreditam nisso, na próxima encarnação pediremos para vir com um corpo desses. Por enquanto, só nos resta observá-los e deitar o cabelo na aula de hidroginástica. Que dureza!
Silvano - o impossível - meio recalcado, ao que parece


VOZ DO LEITOR
Recebo ligação de nosso leitor JOSÉ, de Santa Catarina, surpreendido por um quadro de diabete que lhe atingiu a vida. A glicose "foi lá em cima", segundo ele. São dias difíceis, mas que devem amenizar. Como tudo na vida. Perguntamos se ele andava abusando das guloseimas, ao que ele contou que tinha, debaixo de sua cama, uma lata de Leite Moça perfurada. No meio da noite, nas horas vazias do dia, ao entardecer, volta e meia ele dava uma "beliscada" na latinha. Isso sem falar nos bombons e outras coisa mais. É, amigo, a vida tem dessas "surpresas". Dieta na porta da geladeira, coloca logo o tênis empoeirado, boné na cabeça e vamos caminhar e mudar de estilo de vida. Mas essa da lata de leite moça sob a cama...é um caso clássico de COISA DE GORDO!

01/06/2006

1 comentários:

Joana disse...

hahahha muito boa! E o que me dizes das pessoas que guardam os ovos de páscoa por meses a fio, comem só uma dentadinha por mês... e daí chaga a páscoa atual e... eles ainda têm chocolate do ano passado!