20 julho 2006

COISA DE GORDO - 281

281-Bem, amigos da Rede Globo...
Este mundo das comunicações é uma coisa de fato maluca! Fica difícil entender a lógica de certas coisas que se passam nos meios de comunicação, postados que ficamos aqui, na poltrona de seres comuns. Senão vejamos.
Há um sentimento nacional de rejeição a um astro da mídia, uma celebridade nacional. Falo aqui do GALVÃO BUENO, ícone da narrativa da TV Globo. Antes eram esparsas as manifestações. Um que outro ousava falar: - Mas que cara chato! Mas como é arrogante!
Com o tempo, tal sentimento começou a se disseminar pelos lares brasileiros e chegou-se a um ponto em que o cara é uma espécie de "unanimidade inversa". Ou seja. Consegue ser detestado por todos.
Não são de hoje as histórias. Todos lembram das grosserias que o narigudo narrador comete com seu parceiro de cabine esportiva Arnaldo César Coelho. Ora, o cara é um juiz de futebol renomado, com uma extensa vivência na área de arbitragem. Pois o Galvão volta e meia não consegue segurar seu ego inflado e se derrama sobre o Arnaldo, ousando dizer que entende mais de arbitragem do que ele. E nas raras vezes em que alguém o confronta, aquele que se aventura a fazê-lo acaba ganhando um tempo na "geladeira" da Globo, ficando de fora das transmissões. Isso se deu mais especificamente com o comentarista Casagrande. Confrontou o Galvão, levou um "cartão".
Para os fãs do automobilismo está viva na memória a briga enorme que o Galvão teve com outro especialista, o Reginaldo Leme. Brigaram, a coisa enfeiou, passado um tempo houve uma espécie de trégua e então eles voltaram a narrar corridas juntos. Até hoje se tem a impressão de que o Reginaldo Leme atura o outro estrelão.
Esse é o Galvão Bueno. Um cara arrogante, metido a falador, metido a entendedor de futebol, fórmula um, vôlei, esgrima, bola de gude e tudo que for esporte que aparecer por aí. Quer narrar, comentar, opinar, dizer se foi pênalti ou não, afirmar se a bola saiu ou não, discutir regras de hipismo ou de pólo aquático. Ai do pobre comentarista que se vê forçado a trabalhar junto dele. Vê-se constrangido a atuar como um mero fantoche, um simples coadjuvante na pantomima encenada pelo Galvão!
Volto anos atrás e lembro da Copa do Mundo de 1982. Sim, crianças, não apenas eu já tinha nascido como já assistia Copa do Mundo na TV. A Globo comprou os direitos de transmissão e, naquela traumática Copa, pela primeira vez o Brasil viu-se obrigado a ter o torneio em apenas um canal. Pois o locutor padrão era um cara chamado LUCIANO DO VALE. Era mais jovem, mais magro, mas já era igualmente saliente. Após o massacre imposto pela Itália, com aqueles gols do Paolo Rossi e a nossa sofrida desclassificação, a Globo achou que ficaria estigmatizada com tal derrota. E demitiu o Luciano do Vale, para tirar de sua imagem toda recordação do fracasso na Copa. Nascia ali toda a Rede de Esportes criada pelo Luciano do Vale e que sobrevive até hoje.
Retorno aos dias de hoje. Por que será que a Globo não faz o mesmo com o Galvão Bueno? Ele já era chato e pedante, e a partir de agora vamos sempre associá-lo ao fiasco do Brasil na Copa de 2006. Foi ele que disse que o Ronaldo GORDO Nazário poderia estar gordo mas que, tudo bem, até as quartas de final ele estaria em forma. Pois então eis chegada a hora. Saquem o Galvão da nossa televisão. Mandem esse inútil pastar! Arranquem fora do corpo da Globo esse câncer desagregador e egocêntrico. Eu já fiz isso durante a Copa e adorei. Não assisti a jogo narrado por ele. Colocava no canal 39 da SKY e me deliciava com o profissionalismo dos caras!
Mas os caminhos da mídia, eu já alertava lá no início do texto, são tortuosos. O cara é odiado, é rejeitado, é insuportável e mesmo assim a toda poderosa o mantém no ar. Mude de canal!
Silvano - batendo biela


RECEBI DICAS DE NAVEGAÇÃO...
....sobre dois sites diferentes e interessantes. Numa delas nosso WEBMASTER Geovanni comentou o blog do Juca Kfouri. Bem variado, divertido, dá para salvar no cabeçalho "Meus Favoritos". O endereço é http://blogdojuca.blog.uol.com.br/index.html. Noutro pólo, uma leitora de Porto Alegre me indicou o site do Eliakim Araújo e da Leila Cordeiro, chamado DIRETO DA REDAÇÃO. Artigos, textos variados, opiniões. Vale dar uma conferida. Endereço? http://www.diretodaredacao.com/


20/07/2006

2 comentários:

Anônimo disse...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

Anônimo disse...

Olá, passei pelo seu blog e li suas críticas sobre o Galvão Bueno. Concordo com algumas, mas como nunca fui muito ligada ao mundo do esportes, não entendi muito bem o episódio da discussão entre o Galvão e oReginaldo, q/ vc mencionou rapidamente...
Gostaria de entender, olhei na net e não encontrei nada a respeito
Abraços