03 agosto 2006

COISA DE GORDO - 283

283-Bergamota
Você já deve ter percebido que, entra mês, sai mês, eu ando sempre às voltas com uma, digamos assim, "paixão frutífera". Já teci elogios rasgados aos caquis, às melancias, entre outros. E hoje venho render homenagem à BERGAMOTA.
Fruto dos mais deliciosos e suculentos, a bergamota fez parte da infância de todos nós que, crescendo em terreiros do interior, ainda podíamos nos dar ao prazer de apanhá-la no pé. Sim, eu me criei fazendo isso e dia desses, auxiliado por um cunhado, voltei à velha forma. Escada por perto, pedaço de taquara numa mão, um dos participantes vai futucando a bergamoteira enquanto o outro apara as frutas na queda. Pessoas urbanas talvez só conheçam a fruta por pegá-la no supermercado. Nós, não. Nós a buscamos na fonte. E dizendo isso, posso adentrar algumas características ímpares da bergamota.
VARIEDADE - há uma enormidade de tipos de bergamota no mercado. Cada vez que vou buscar algumas no supermercado encontro uma novidade. Tem bergamota importada (a que provei era ruim, nota 4), bergamota sem semente (a que provei era deliciosa, nota 10!), bergamota comum (maravilhosa), bergamota montenegrina, poncã, mexerica, entre tantas mais. Leio na internet que "A mexerica poncã se diferencia dos outros cítricos porque sua casca se solta facilmente dos gomos e por ter um emaranhado de fibras cobrindo a polpa, em vez da membrana branca que caracteriza os outros cítricos. As variedades mais conhecidas de bergamota são: mexerica-cravo: muito suculenta, com sabor um pouco ácido; mexerica comum: um pouco maior que a anterior, também saborosa e suculenta, mas menos ácida; poncã de gomos grandes e casca bem solta da polpa; poncã-extra: de casca grossa e bem enrugada, gomos grandes e nem sempre muito suculenta." Tipos variados, tamanhos diversos, gostos diferentes, é impossível dar conta de todas. Veja que uma fruta só oferece toda essa gama de cores e sabores. Montenegro, cidade gaúcha, é conhecida como a capital gaúcha da citricultura, berço da bergamota montenegrina. Tem ainda a Festa da Bergamota de São Sebastião do Caí ,outra cidade dedicada a esse cultivo.
CONFUSÃO DE NOMES - ou o melhor seria dizer profusão de nomes. Cada região do país chama de um modo. Tem bergamota, vergamota, mexerica, tangerina, poncã, ponkan, pokan, entre outras. Tenho para mim que bergamota é termo mais adaptado ao sul do país.
IMPOSSÍVEL COMER SEM SER DESCOBERTO - apesar do gosto maravilhoso, da textura, do aroma incomparável, a pessoa que come bergamota fica MARCADA, fica com o sinal inegável daquele cheiro que só essa fruta tem. Isso se dá por uma propriedade da bergamota. Ela exala um leve spray, um tênue esguicho que contém o perfume inigualável. Dia desses tratei de colocar uma luva plástica para descascar uma delas. Fiquei impressionado com o estado que a luva ficou, coberta por uma tintura amarelada que é o que contém o tal marcador aromático. Tenho tentado desenvolver um método para burlar isso. Coloca-se o fruto no prato e faz-se a abertura com garfo e faca. Dá-se um talhe inicial aleatório, para perpetrar a intimidade sumarenta da fruta. Firmando a mesma com o garfo, a gente vai abrindo escaninhos delicadamente com a faca, na tentativa de separar a casca dos gomos. Todo cuidado é pouco! A fruta vai tentar atingi-lo mesmo assim. Mantenha as mãos o mais afastado possível. Como dizem os cirurgiões, crie um plano de clivagem entre gomos e casca, vencendo a resistência inicial. Por esse espaço virtual, você enfim vai removendo a casca, tornando-se apto a comer uma bergamota sem deixar vestígios. Depois de removida a casa, tem uma armadilha final. No momento de separar os gomos a fruta vai mais uma vez tentar acertá-lo com um esguicho do suco. É a cartada final dela. Se você veio até aqui sem se deixar marcar, parabéns! Usando o garfo, delicie-se com a sua discreta bergamota. Risco adicional dessa técnica: - a pessoa, inadvertidamente, dar uma babada! Não sei explicar bem porque, mas já vi acontecer.
PREÇO BAIXO - amigo(a), com menos de dois reais você enche um saco no supermercado e sai com a sacola pesada para casa. É, portanto, um prazer acessível a todos os bolsos.
Eis, portanto, o meu novo "amor" dessa estação. A Bergamota. Passo pela prateleira dos caquis, no supermercado, ouço seus apelos, suas queixas de desprezo, sua indiretas suplicantes dirigidas a mim. Faço de conta que não é comigo, pego mais uma poncã e me dirijo à balança. Que delícia!
Silvano - "fedendo a bergamota"



MONTANA GRILL URGENTE (palavra do leitor)...
Saudações Grande Amigo Silvano e Família! Fiquei de boca aberta com teu comentário e nota (7) pelo serviço no Montana Grill. Já estive no local, foi muito bom todo o atendimento e os produtos apresentados. Comemos fartamente e de ótima qualidade. Fiquei pensando a respeito do ocorrido, não dá para aceitar, pois se trata de uma grande casa, e não pode relaxar seu serviço por motivos de horário, ou qualquer outra razão. Estando aberto o estabelecimento para o público ingressar no local, o serviço deve ser de primeira, de acordo com o padrão da casa. Silvano, eu não deixaria passar em branco para a casa, faria uma enorme reclamação, dirigida ao Gerente, pois comer mal em um restaurante VIP, é demais. Com certeza eu teria usado a força dos meus quilos, idade, cabelos brancos, e, principalmente, a força da minha experiência, para, na hora do ocorrido, fazer valer a força do pagamento feito para se comer bem em local famoso e bem recomendado por todos. A boca no trombone seria uma boa pedida para ser servida junto com a sobremesa. Tudo com classe, elegância, detalhes que eles não tiveram com os clientes, aliás, clientes que com certeza não voltarão no local. Fiquei chateado, Silvano. Mas a vida continua, o Show não pode parar, e a busca por locais novos continua: Tente a Churrascaria NA BRASA, na Ramiro Barcelos, quase esquina da Farrapos. Lá é para ser 10, vale a pena conferir a Picanha Nobre (faço igual, lembras?) e também conferir a Picanha de Cordeiro, entre outras tantas coisas boas. Zeca - do litoral norte - me deixando com uma pulga atrás da orelha. Acho que terei que voltar lá para tirar a teima...


03/08/2006

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá Silvano, achei muito interessante o teu comentário sobre a Bergamota/mexerica. Até achei tintas de humor quando tu relatas como deve apreciador da maravilha se defender dos esguichos da fruta, como se ela quisesse defender-se do ataque do guloso. Por incrivel tentei fazer o mesmo mas ocorreu um acidente pois feri com a faca um dos gomos que por sua vez foi o responsavel por me denunciar