10 agosto 2006

Coisa de Gordo - 284

284-A Ambrosia do Professor Zeca
Nos anos idos de nossas infâncias, líamos nós que os Deuses Gregos faziam três coisas. Moravam no Monte Olimpo, imagina-se fosse um lugar alto, elevado, etéreo, clima ameno, com direito a brisas e pôr-do-sol deslumbrante. Em segundo lugar, bebiam néctar, o que aguçou sempre a nossa curiosidade. Sabíamos que as flores forneciam néctar às abelhas e beija-flores, mas daí a entender que os Deuses bebiam isso? Será que vinha em jarra? Bebiam aos goles? Ou iam furungar nas flores junto com os bichos? Por fim, e agora chegando aonde quero, eles comiam AMBROSIA.
Ah, a ambrosia! Que delícia de doce! Que textura! Que doçura estonteante! Tenho nítidas e boas memórias de minha infância, quando éramos brindados com tal iguaria. Há enorme variedade no preparo. Há fórmulas e mais fórmulas. Pessoalmente, sempre preferi aquela mais escura, em tons mais terra. E principalmente, a que é preparada totalmente SEM CRAVO!
Deixe-me abrir um parêntesis. Um dia vou ainda escrever um texto só sobre o CRAVO! Já vi cravo estragando ambrosias, doces de abóbora, arroz doce e tudo mais que se possa imaginar. Do alto de minha insignificância, lanço aqui uma campanha: "Vamos banir o CRAVO de nossas vidas!" Chega de morder Branquinho em festa de aniversário estragando o gosto da boca com aquela marca horrorosa do cravo! Fecha parêntesis.
Na esteira desse assunto, trago ao seu conhecimento a AMBROSIA DO PROFESSOR ZECA. Para os que não lembram, o Professor Zeca é aquele famoso professor de Natação, Hidroginástica e afins, e que nas horas vagas brinda seus alunos com dicas e receitas gastronômicas. Pois hoje trago a receita dele para a comida dos deuses. Vamos ao que interessa.
INGREDIENTES: dois litros de leite; 800g de açúcar; oito ovos; uma panela fina (alumínio) e alta.
MODO DE FAZER: coloque em fogo normal a panela contendo todo o leite e todo o açúcar. Deixe ali fervendo por uma hora e meia. Paralelo a isso, bata os oito ovos numa vasilha só, tudo junto, clara e gema. Após aquela hora e meia de fogo, vá acrescendo essa mistura dos ovos na panela. Mas vá devagar. Coloque aos poucos, com uma concha, sem mexer. Coloque uma concha, aguarde. Deixe firmar um pouquinho. Mais outra concha. E assim por diante. Depois de colocar todo o ovo, deixe ainda no fogo por mais quinze minutos e por fim desligue. Está pronta!
COMO COMER: mande as crianças para a casa da avó. Dispense a empregada. Não atenda telefone. Desligue o celular. Ligue a TV na sala, pode ser num canal de filmes da SKY ou NET, luz fraca no ambiente. Sirva-se de uma lauta porção, numa tigela grande, de sopa. Acomode-se na melhor poltrona (ou sofá), coloque seus pés sem os sapatos (só de meia) sobre a mesa de centro (ou num Puff). Agradeça a Deus e comece o ritual. Uma pequena colherada inicial, contendo apenas uma micro-amostra do que o aguarda. Sim, faça como os apaixonados por vinho. Depois, com a colher, vá comendo pelas bordas, uma colherada média, mais outra, não engula o conteúdo muito rapidamente. Sorva o gosto e a textura do doce. Coloque uma colher cheia na boca, e deixe aquilo ficar ali por no mínimo um minuto. Talvez dois. Talvez mais! Aprecie, deguste, entenda as razões e os motivos da ambrosia. Integre-se a ela. Faça dela e de você, uma coisa só. Interpenetrem-se, vocês dois! Feche os olhos, lembre-se dos Deuses no Olimpo e por fim entenda porque eles eram os deuses. Sim, amigo(a), eles só comiam isso.
COMO COMPENSAR ISSO TUDO: caindo na piscina do Professor Zeca, caminhando, correndo, fazendo esteira, sei lá, você escolhe!
Por fim, a dica final para quem vai experimentar é, COMO SEMPRE, remeter uma pequena amostra (em torno de uma receita) para este que vos escreve! Sem cravo! Mas com muito prazer. Já estou sentado na sala com a tigela na mão.
Silvano - roçando a divindade



FESTA DO SONHO, CACHAÇA, RAPADURA E ARROZ
Todo ano é assim. O município de Santo Antônio pára para realizar esta Festa. Que começou ontem e vai até o próximo domingo. Venha degustar o SONHO, venha apreciar a CACHAÇA, e venha provar a RAPADURA. Em texto do ano passado, já descrevi aquela pequena iguaria que é servida apenas nesta época do ano, a RASPA QUENTE! Sim, é uma porção de rapadura retirada direto do fogo, e ainda mole, servida "aos pedaços" ao consumidor. Imperdível. Venha a Santo Antônio e se delicie!



JÁ PENSOU NUM FILME.....
...com o John Travolta e a Uma Thurman e que não é o Pulp Fiction? Pois tem um assim. Com um "cast" de atores impressionante como, por exemplo, Danny DeVito, Vince Vaughn, The Rock, Harvey Keitel e James Woods. Com uma música nota dez, dando-se ao luxo de colocar um clipe do "Black Eyed Peas" junto com o Sérgio Mendes. Há enredos os mais variados, senão vejamos. Um guarda-costas gay buscando seu lugar ao sol. Um empresário que não sai do telefone o filme todo. Uns russos interpretando uma suposta "máfia russa" que são de rir o tempo todo. O Travolta e a Uma dançado de novo com muito estilo. Um matador profissional que se vê às voltas com um sanduíche. Um capanga que não consegue pegar numa pistola sem dar tiro. Entre tantas coisas mais! Imperdível! Busque agora na locadora! O nome? Claro, claro, já ia esquecendo: BE COOL ! Título Original: Be Cool Gênero: Comédia Tempo de Duração: 114 minutos Ano de Lançamento (EUA): 2005 Site Oficial: www.becoolmovie.com Direção: F. Gary Gray



10/08/2006

0 comentários: