17 agosto 2006

Coisa de Gordo - 285

285-Campeão da América
A gangorra do futebol é de fato uma coisa impressionante. Um dia se está por cima, no outro se está por baixo. Claro, claro que trago tal divagação na esteira da heróica conquista da Taça Libertadores da América pelo INTER, time do coração. Mas mesmo em meio à festa, não consigo deixar de ver o sobe e desce.
Volto meses atrás. Aproximava-se a final do Campeonato Brasileiro do ano passado, o Inter tinha o melhor time e foi crucificado pelos cartolas do futebol, com perda de pontos e outras coisas, acabando por cair o título no colo do Corinthians de São Paulo. Para sacramentar, no fatídico jogo Inter x Corinthians o nosso atleta símbolo TINGA, foi derrubado na área adversária e, ao invés de ver o pênalti marcado, ainda foi expulso de campo. Uma lástima! Passados esses meses, olho a tabela do Brasileirão e enxergo o mesmo Corinthians na lanterna do Campeonato! E o INTER sagrando-se campeão da América. Dá para entender? Não, não dá!
Copa do Mundo. O Brasil sai da Copa das Confederações com o título sendo obtido com uma vitória sobre nossa arqui-rival Argentina, chegando na Copa com o salto mais alto que já se viu. O que se viu? Fiasco arrasador! A Argentina saiu da Copa lutando até o final, honrando a camisa alvi-azulada com sangue, suor e lágrimas. O Brasil? Que vergonha! Sujou nossa camisa amarela com marasmo, prepotência e afetação. Caiu em desgraça e ontem, quase ninguém sabia que tinha jogo da Seleção na TV! Era a tal gangorra, subindo e descendo!
O Grêmio, tradicional adversário, de tantas glórias e conquistas, vê-se agora às voltas com derrotas, fracassos e o fantasma do rebaixamento dando alô de vez em quando. No entanto, mais no início deste ano, vimos este mesmo Grêmio sagrando-se Campeão Gaúcho dentro do próprio estádio Beira-Rio. Naquele fatídico domingo, falou-se em crucificar o técnico Abel, em demitir jogadores, em reviravolta dentro da nação colorada! Passados poucos meses, o mesmo técnico, o mesmo time, a mesma direção, conquistam o maior título da história colorada! Dá para entender?
Décadas atrás, vimos o Inter sair de um pífio terceiro lugar no Gauchão em 1979 para conquistar, INVICTO o Campeonato Brasileiro! Era a gangorra de novo!
Dizia-se que este laureado treinador Abel era predestinado a ser VICE. Vice-campeão gaúcho, vice-campeão da Copa do Brasil, sempre vice! Passados anos e anos, ele levanta a taça de campeão da Libertadores, saindo do inferno astral em que se encontrava pelo tombo no gauchão para galgar a mais alta posição no continente americano! Acaso? Não, gangorra! E olha que gordo pesa quando anda em gangorra.
Aliás, vendo-se o Abel na TV, a gente percebe que ele também é da turma do sobrepeso, da obesidade, do IMC acima de 30, da curva superior do gráfico. Sim, trata-se de mais um caso de GORDO CAMPEÃO! O Ronaldo Nazário é um Gordo Perdedor. O Abel é um Gordo Vencedor.
Essa coisa de futebol traz cenas insólitas. Manhã de hoje, fui delicadamente cumprimentado por uma gremista de minha relação. Parabéns pelo título! - disse-me ela! Agradeci carinhosamente, mas lembrei a ela que eu NADA FIZ para obter tal conquista! E veja, leitor(a), se não estou certo nisso. Não paguei mensalidade de sócio. Não ajudei a equipe. Não opinei na contratação de jogadores. Não decidi a permanência do treinador! O que fiz eu, afinal? Apenas TORCI pelo time do coração. No máximo fui a um ou dois jogos, mas diante da brutal conquista, isso tem um peso quase zero! Há gente que merece os parabéns! A direção, a comissão técnica, os jogadores, os quarenta mil sócios que estão dando show de coletividade para todo o país, esses merecem os parabéns! A gente não.
A gente fica em casa torcendo, acompanhando os jogos, verificando as tabelas de classificação. Na hora de cobrar pênalti e gente quase que desliga a TV para não ter um infarto cardíaco. Na hora de defender pênalti a gente entra pelo monitor da TV e quase que se soma ao goleiro para ver se ele defende. A gente sofre até o minuto final de cada jogo, pensa em roer unha, mas não rói, em fumar (mas não fuma...credo!), em beber (não dá mais), pensa enfim em COMER para ver se a tensão passa. A gente se emociona ao ver as matérias televisivas com os nossos títulos, os gols, as defesas milagrosas, as reações da torcida no estádio. Esse o nosso pequeno papel. Ver, sofrer, sentir e se extasiar ao máximo quando o nosso time, enfim, levanta a taça de CAMPEÃO DA LIBERTADORES DA AMÉRICA.
Isso vai passar? A gangorra vai baixar? Com certeza! Mas por enquanto, ver o mundo aqui de cima é muito bom!
Silvano - ainda rouco pelo jogo de ontem à noite



AINDA A AMBROSIA (palavra do leitor)
Caro Silvano, falar de ambrosia é um dos meus assuntos prediletos, quanto mais comê-la, (...). A receita do professor Zeca parece ser uma variante da ambrosia do Othon, ou do Maomé, que por sinal é bárbara e cara. A senhora minha esposa adora. Já fiz uma vez e deu certo, outras nem tanto. Três litros de leite ferventes sobre os quais se jogam oito ovos batidos e 800g de açúcar, em panela grossa e cozinha mais de três horas em fogo baixíssimo. Na verdade, é um Mumu com ovos. Comi pela primeira vez uma dessas, no Maomé. Depois reencontrei na churrascaria São Rafael, onde é chamada de Ambrosia Portuguesa e também na Padaria da Rua da República, que me foge o nome, mas é quase em frente ao Van Gogh. Mas lá, eles botam canela...
Eu, particularmente, gosto da ambrosia da minha sogra, daquelas tradicionais, com leite talhado e muitas gemas. Às vezes peço para ela guardar de uma semana para outra, quando os coágulos absorvem a calda toda e aí... tu aperta uma porção generosa contra o céu da boca...Isso sim é estar no monte Olimpo, diante da bela Hebe, esperando que ela te sirva mais ambrosia. Tenho que lembrar que as ambrosias da Vó Clarinha, do nosso amigo Zé Mariath e da minha finada tia Cema. Também são e eram divinas.
Uma coisa que não faço é pedir ambrosia em restaurante de primeira viagem, geralmente secas e farinhentas... intragáveis... Depois que alguém provou ou se olhar bem, com coágulos grandes e principalmente, brilhantes, eu provo. Realmente, uma ambrosia é um alimento dos deuses, e é mais uma razão para adorar a minha sogra. Então, quando acho ovos de duas gemas na feira, não penso em outra coisa... Abraços. James - de Porto Alegre - babando pela ambrosia...




AINDA A AMBROSIA-2 (palavra do leitor)
Silvano, o filme BE COOL é bem legal, mesmo. Tá passando na NET (...) Sobre a ambrosia, não sou muito fã, mas agora a pouco estava comendo uma Farinha Láctea Nestlé que não tem explicação...vai até pura!!Rodrigo - de Porto Alegre


LEITE CONDENSADO - já fazia tempo...(palavra do leitor)
Alô Silvano. Sei que já publicaste na tua coluna a história do Leite Moça. Mas o site Terra publicou uma nova versão. O link está abaixo. Grande abraço. Nelson - dono do Portal www.litoralnorters.com.br O endereço é: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1088266-EI6614,00.html




17/08/2006

0 comentários: