24 agosto 2006

Coisa de Gordo - 286

286-Bussunda Redivivo
A gente fala nele, depois esquece, mas quando se dá conta volta ao assunto. Sim, falo do BUSSUNDA, ícone do escracho e da irreverência nacional. Já fiz todo um arrazoado aqui neste espaço sobre o viés médico do caso do Bussunda. Agora, cada vez que vejo alguém "jovem" (ele tinha 43 anos), sedentário, acima do peso, falo da Síndrome do Bussunda. A pessoa está no auge da vida, casado, filhos, trabalhando e, pelas circunstâncias mórbidas que o envolvem, "parte dessa para a melhor". Não tenho conseguido sensibilizar muita gente. Mas o Bussunda se presta a isso. Alertar as pessoas.
Sendo eu um "Rato de Livrarias e Sebos", estava escarafunchando por entre prateleiras mofadas e livros carcomidos, achando tudo interessante e com vontade de chamar uma jamanta e levar aquilo tudo para casa. E então eis que me surge na frente uma revista CASSETA POPULAR, antiga, do milênio passado, cuja chamada de capa é A GRAVIDEZ POLÊMICA DO BUSSUNDA! Um achado, uma raridade. Uma delícia de se ler, se ver e se rir. O ano da Revista é 1991, mas a gente dá uma olhada na capa e parece que está vendo esse Bussunda que morreu agora há pouco. Atualíssima, portanto!
Nessa época (1991) eu não era um leitor contumaz dessa revista. Lembro de ler o seu concorrente, o jornal Planeta Diário, de quando em quando. O estilo era o mesmo. E até por isso mesmo, eles fundiram as duas entidades e daí surgiu o CASSETA E PLANETA. Algumas coisas eu tinha esquecido.
Por se tratar de publicação impressa, essa revista CASSETA POPULAR era recheada de pornografia, fotos grosseiras, chamadas grotescas. Os trocadilhos que até hoje são uma arma freqüente do grupo já estavam lá. Um exemplo disso: "Revista Playboy oferece uma fortuna para Letícia mostrar a Sabatella". Mais adiante, dentro da revista, eles dão uma implicada com o Osvaldo Montenegro. São dessas coisas que a gente não entende e nem tem que entender. Esse tipo de publicação volta e meia implica com alguém e dá-lhe gozação. Nós gaúchos sabemos bem o que isso significou para nós. Os Cassetas alegam ter sido maltratados aqui em terras gaúchas e, desde então, nos chamam de Viados (a grafia com a letra "i" faz parte do escracho), Bichas loucas e etc.
Pois para ver como os caras já tinham uma predisposição a nos ralar, volto à revista e encontro lá, numa seção denominada "Novos Povos do Mundo" uma alusão aos gaúchos. Dizem eles: "Sua colaboração para o mundo foram os Engenheiros do Hawaí, Adriana Calcanhoto, Brizola, Falcão, Kleiton e Kledir. Querem se separar do Brasil, mas o país só aceita se eles levarem essas malas de volta." Veja que já éramos marcados para ser gozados.
Outro achado interessante é uma entrevista do grupo com a Sandra de Sá, que recém tinha mudado de nome, colocando esse DE entre seus nomes. Fala de sua carreira, suas lutas e comenta (vejam só) que acha o LULA, sua excelentíssima autoridade corrupcional nacional, um CHATO! E ela insiste dizendo ...."eu acho ele muito chato, muito chato. Ele tem coisas grandes dentro dele mas acho que ele não consegue levar avante porque ele é um cara chato."
Mas a capa da revista é um arraso. Creio que ela veio naquela época em que nos deliciávamos vendo a Demi Moore grávida e seminua na capa das revistas mundiais. E depois dela, outras rotundas celebridades expuseram suas circulares barrigas, recheadas por bebês, para todo mundo ver. Pois bem por esse tempo, a Casseta veio a público e mandou ver com essa do Bussunda grávido. Sem montagem fotográfica, sem truques, ele aparece nu e cru, e ainda por cima grávido! Olha, edição de colecionador! Dessas de enquadrar e colocar na sala de casa. Muito legal!
Quer saber onde eu encontrei a revista? Claro, no BECO DOS LIVROS, a maior rede de SEBOS da capital gaúcha. Tem até página na internet e já dediquei uma coluna COISA DE GORDO a eles (CG - 78).
Silvano - o impossível



NOSSO ENVIADO NOS ESTADOS UNIDOS....
...o Dr Vinícius, especialista e nosso consultor para assuntos da área Biológica, anda a mil pelo primeiro mundo. Cursos e mais cursos, estágios e mais estágios. E é claro, sempre trabalhando a serviço da Coluna Coisa de Gordo, com dicas e comentários. Como já faz tempo que o cara tá lá, ele está entrando em síndrome de abstinência. O cara tá louco prá cravar o dente numa Picanha! E essa semana dei-lhe o tiro de misericórdia. Fomos até a casa da família dele em visita, lá comemos um delicioso churrasco, numa certa altura a mãe dele até falou com ele por telefone e me deixou dar uma faladinha. O cara tá cansado, deprimido, sentindo falta duma Costela Assada, dum Vazio, duma Picanha, duma Lingüiça do Bola. Fotografei o almoço e, chegando em casa, postei as fotos para ele dar uma olhadinha. Amigo(a), acho que matei o cara em terras estrangeiras! Vamos lançar o slogan VOLTA, VINÍCIUS, para podermos alimentar logo o cara. Ele já está enjoado de tanto BigMac e Torrada com Amendoim. Coitado.




EXTRA,EXTRA,EXTRA....
....escutei agora no rádio que PLUTÃO não é mais um Planeta! Que loucura! Será que é simples assim? Os caras se reúnem e decidem que Plutão não é mais um Planeta e pronto? Imagina se essa moda pega. Poderiam se reunir e decidir que o Lula não é mais presidente. Que não há fraude no INSS. Que.......deixa assim, nem vale a pena imaginar. Plutão, portanto, não é mais planeta. Viu, foi só o Dr Vinícius dar uma saidinha e os caras já começaram a bagunçar. É brincadeira.....



24/08/2006

0 comentários: