21 setembro 2006

Coisa de Gordo - 290

290-Errou? Faz Outro!
Quem se dedica às artes culinárias, vez que outra se depara com um erro na execução de uma receita. Seja por experiência, seja por distração, a pessoa coloca um litro de leite onde o autor da receita recomendara uma xícara. Uma xícara de açúcar, no lugar de uma colher média. Coisas assim.
Diante dessas mancadas, fica sempre aquela dúvida. O que fazer? Que caminho tomar? E veja que nem sempre a pessoa se dá conta que errou! Faz a receita, segue o passo a passo, põe aquele quilo a mais de polenta e depois fica falando que não deu certo, ficou um "pirão". Ou então que o tal doce ficou uma verdadeira calda, ninguém conseguiu comer. Nossa dica inicial, portanto é esta. Antes de criticar o autor da receita, dê uma vasculhada no papel e verifique se você não se perdeu pelo caminho. Ah.... - dirá você - era um ovo e não uma dúzia de ovos! Hum...deve ser por isso, então! Pobre de quem provou o pudim gorduroso que você acaba de fazer.
Supondo que você deu a mancada e se deu conta, que fazer?
Volto no tempo e homenageio uma pessoa de nosso passado, ela até já morreu, vou nominá-la carinhosamente de ISA. A ISA era impossível, nessas horas. Não gostava de desperdiçar nada! Queria sempre dar um jeito de, digamos assim, arrumar a comida. Já pensou - dizia ela - colocar isso tudo fora? Que desperdício! - concluía. Certa feita, um FEIJÃO tinha ficado por demais salgado. Mas olha que tava salgado MESMO! De fazer a pressão arterial subir com o feijão ainda na boca! Deliberamos por colocar fora o tal feijão e então a ISA apareceu. O quê? Colocar fora? Nada disso. Me dá que eu vou levar para casa. E de fato levou. Uns dias depois soubemos que ela colocou AÇÚCAR no feijão, para dar um contraste e com isso conseguir comer! Só de falar dá um arrepio.
Tomei isso como lição. É desperdício colocar fora? Pois me parece mais desperdício ainda ficar colocando outros ingredientes na tentativa (em geral vã) de recuperar a Torta Marta Rocha. Noutra feita presenciei um Pudim que não "deu ponto". E a cozinheira punha mais um ovo, e cozinhava, e queria colocar mais um Leite Condensado, e alteava o fogo e baixava o fogo. Lá pelas tantas eu disse: Chega, mulher! Pare de gastar onde você já gastou demais! Errou? Faça outro.
Há um caminho alternativo nessa confusão toda. Você pode desistir, por exemplo, do tal pudim, e transformá-lo numa espécie de "Creminho". Aquilo que vejo por aí chamarem de "Chico Balanceado". Onde se comeria um doce consistente, delicioso, de garfinho, pode-se portanto comer o tal creminho, numa tigela e de colher. Se você levar em conta os ingredientes, perceberá que a chance de ele ficar gostoso é grande. Senão vejamos. Você deve ter colocado gemas, possivelmente claras, açúcar em calda, e claro, um ou dois Leite Moça. Ora, é claro que o gosto deve estar bom. Mude de nome e mande brasa!
Claro que no exemplo supracitado do Feijão, isso fica impossível! Feijão salgado? Deixe de lado.
Fica, assim, esta singela dica. Não desperdice seus mantimentos, não exagere nos gastos! Desista do prato e parta para outro! Não é vergonha! Todo mundo pode dar uma escorregadinha de vez em quando. Desista, portanto, e faça de novo, dessa vez com a receita certa!
Já pensou no desastre? Feijão com sal e depois açúcar! Essa foi de lascar.... Só a ISA para agüentar!
Silvano - metendo a colher



QUER COMPRAR UM DVD?
Então dê uma passadinha no site de nome DVD- WORLD, onde você encontrará uma enorme variedade de filmes, shows, entrevistas, tudo o mais. O ritual é sempre o mesmo. Você deve se cadastrar no site, e então estará apto a fazer suas compras. O endereço: http://dvdworld.com.br



ELE CONTINUA NÃO SABENDO DE NADA.....
Sim, sei que você não gosta que eu fale de política, que eu sou tendencioso, que blá,blá,blá....mas o nosso Presidente LULA continua afundado e rodeado por CORRUPÇÃO, milhões que vem e vão, compras de dossiês e malas de dólares. E, como sempre, ele jura que NÃO SABIA DE NADA! Já vieram e se foram o Waldomiro Diniz, o José Dirceu, o Silvinho, o Roberto Jéferson, o da Planam, a turma das ambulâncias, o bando do mensalão, o Berzoim.....e ele continua dizendo que não sabe de nada! E o pior é que vai ter mais quatro anos para continuar roubando! Por isso a gente canta: "Esse é um país que vai pra frente....Hôu , hôu, hôu, hôu, hôu." E não venha me dizer que o Serra e o FH são corruptos que prá mim é tudo farinha do mesmo saco.



OLHAÍ, BRASIL.......
Ontem, no Vinte de Setembro, foi feriado aqui em terras gaúchas, aquela história de Guerra dos Farrapos e o resto você já sabe. E sempre vem à baila aquela história de separatismo. Então fica aqui a minha proposta. A gente até aceita se separar do resto da nação, reavivando a alma Farroupilha. Tudo bem, a gente se emancipa. Mas com uma condição. A turma do PT fica com vocês. Por favor, levem isso daqui!


21/09/2006

0 comentários: