04 outubro 2006

Coisa de Gordo - 292

292-Hiper-ativos ou Mal-educados?
Há certas doenças que caem no gosto da mídia e no saber das pessoas, de tal sorte que de quando em quando surge a moda da “anorexia”, da “depressão”, da “gastrite”, e assim por diante. A “bola da vez” parece ser uma entidade chamada HIPER-ATIVIDADE.
Rotina habitual de consultórios pediátricos, é comum atender-se paciente pediátrico que vem ao exame do médico com queixa de que não pára quieto, não se concentra, é um “demônio”! Mães e pais se revezam nessas lamúrias, finalizando com duas frases mais do que esperadas: - Doutor, eu acho que esse guri é HIPER-ATIVO. E a segunda frase: - Eu penso que o senhor deveria receitar RITALINA para ele!
Esse o nosso dia-a-dia, ao lidar com crianças assim rotuladas por seus próprios pais! O que se deve ponderar nessa hora em que há um verdadeiro derrame de Ritalina no mercado, é a verdadeira situação da criança em questão e a indicação ou não de drogas psicotrópicas que venham ajudá-la a lidar com tal situação. Diferentemente do que pensam os pais, o diagnóstico de hiper-atividade é raro, quando bem conduzido. A prevalência de tal doença perfaz uma percentagem pífia diante do verdadeiro clamor popular que a envolve. Colocando em dados concretos, cito um estudo feito por renomada Neuropediatra da capital num universo de 35.521 alunos de primeira série, onde ela diagnosticou hiper-atividade em apenas 3,5%! Diferentemente do que se imaginava, uma avaliação correta da criança vem tirar o véu de sobre esse mistério, mostrando que há poucos hiper-ativos no ambiente escolar. E em casa.
Como decifrar isso? Ora, o que se vê, na verdade, é um verdadeiro desmando dentro dos lares onde crianças passaram a gerir decisões e conduzir o dia-a-dia da casa. Estou exagerando? Então me diga. Quem decide o canal de TV que se vai assistir? Quem decide se quer sentar à mesa para comer ou não? Quem decide que roupa vai colocar? Quem está exigindo dos pais, intimidados, roupas e produtos de marca nas idas aos shoppings? Sim, as crianças! Há uma perversão total de papéis familiares, onde se vê todos os dias crianças de dois ou três anos que DECIDEM que não vão fazer um exame de sangue, por exemplo, e os pais deixam de fazê-lo. Crianças que choram, gritam, “guincham” nas salas de espera de consultórios, como se estivessem à beira de uma tortura. Gritam porque sabem que ali não vão poder dar ordens! Não vão poder imperar! No íntimo dos lares, percebe-se um filho de dois, três, quatro anos, promiscuamente aninhado na cama dos pais, dormindo todos em verdadeiro conluio corporal, pelos simples fato de que “ele não quer dormir no quarto dele”. A que ponto chegamos como sociedade? Quanta passividade de parte de pais! Quanta falta de limite! Quanta falta de amor!
Diante disso, não é de se estranhar, portanto, a verdadeira corrida de pais e mães (ocupados demais com o dia-a-dia) em busca da Ritalina! Melhor dopar que educar! – pensam eles!
Cabe aos profissionais que lidam com tais situações, trazerem a verdade às pessoas, incitando-as a que, antes de medicarem seus filhos, tratem de educá-los! Afinal, há uma epidemia de hiper-ativos, ou será que o que se tem é uma verdadeira profusão de mal-educados? Deixo ao julgamento de cada um a resposta mais adequada! No meu singelo dia-a-dia vejo raros, quase que inexistentes pacientes hiper-ativos. Quanto aos mal-educados....bem...busque a calculadora que de cabeça eu não consigo contar!
Silvano - o impossível



MÁQUINA NOVA...
Andei trocando de “máquina”, que é como os caras denominam os computadores. E aí a gente tem que atualizar configurações, endereços, programas que se tem que baixar de novo, você deve lembrar de como é isso no início. A essas todas, perdi algumas fontes, perdi minha lista de Favoritos na Internet, mas tem uma coisa que NÃO PERDI. A lista que recebe a newsletter da série COISA DE GORDO. Portanto, se você pensou que estava se livrando.....sinto muito. Isso eu lembrei de guardar!



ELEIÇÃO...
O Lula levou um susto danado nessa história de ter que concorrer segundo turno! Sou “secador”, vou votar contra, mas ainda acho que o corrupto barbudo ganha o pleito! Fazer o quê?



NÃO REPARE O TOM PROFESSORAL DO TEXTO PRINCIPAL....
...é que eu andei escrevendo essas coisas ali em função de palestras que tenho feito e também para uma publicação em um jornal do Vale dos Sinos, de tal sorte que tava com o tema “quentinho” na caxola..... Mas não ligue, não. Não tenho grandes autoridades para falar de criar filhos!



SE VOCÊ PENSAVA QUE TINHA SE LIVRADO DOS GULOSEIMAS....
....se enganou! Estamos indo em missão secreta à Serra Gaúcha, para descobrir coisas novas, gostosas, saborosas, algo como chocolates e fondues à beira do Lago Negro. Aguarde que trarei relatos. Uma vez gordo....sempre gordo. Será?

05/10/2006

1 comentários:

Ivens disse...

Eu sempre disse que se tu não surrar os filhos, os brigadianos surram depois.
Na real nunca surrei, estão grandes, e nem os brigadianos precisaram. Mas fui duro e eles não faziam tudo o que queriam como agora.
Acho que agora mudaria para: se tu não educar, o traficante educa.
Abraço e continue escrevendo os apetitosos, sob todos os aspectos, textos, daqui do blog Coisa de Gordo.