23 novembro 2006

Coisa de Gordo - 299

299-Amigo Secreto
Entra ano, sai ano, nessa época sempre começam a soar os sinos do Natal. E tudo que decorre disso. A gente vem com o saldo bancário aos trancos e barrancos, ano afora, e aí chega ao Natal e a história se repete. Gasta-se mais do que se ganha! Estou inventando? Acho que não.
Por uma deficiência estritamente pessoal, o aproximar-se dessa época sempre gerou em mim um certo stress. Sou um péssimo presenteador! Dou coisas que não servem. Que não cabem. Que não se usa! Que são desnecessárias. Que as pessoas não gostam. E aí vêm os tais sorteios dos amigos-secretos. Isso que no centro do país se denomina “amigo-oculto”. E se começa pelo amigo-secreto da pequena família, da grande família, da família da sogra, dos amigos do bairro, da turma do Centro Espírita (ou Igreja), dos amigos do trabalho, dos inimigos do trabalho, enfim....a lista é interminável.
Daqui para o final do ano eu me torturava entre balcões de lojas, prateleiras de CDs, bancas de livrarias, estoques de 1,99 e noutros estabelecimentos mais. E era aquela luta, e o gasto inevitável, e o risco de errar de novo (dando aquele CD do Zezé di Camargo para um amigo fissurado em Jazz – ou então dando um CD do Miles Davis para o guarda do Posto de Saúde).
Cansado dessa tensa rotina, perdido em devaneios de autocomiseração, vi os anos passando e nada mudando. E então este ano DEI UM BASTA! Em recente reunião familiar, onde tradicionalmente se dava a largada para os tais sorteios de amigo-secreto, pedi desculpas aos convivas e simplesmente SAÍ DO AMIGO-SECRETO! Saí, disse que não ia entrar, não queria participar! Entre chocados e revoltados, os familiares realizaram o maldito sorteio sem o meu nome! O mundo não acabou, a vida continuou, todos estão vivos (alguns ainda meio ressentidos comigo - ...“esse Silvano inventa coisa....sempre complicando”). Ou seja. Estou livre! Livre!
Imediatamente a pressão arterial baixou, o nível de stress caiu, estou com uma sensação de ter tirado um peso de cima das minhas costas! Partindo desse que para mim era o mais difícil, agora mais ninguém me pega! Seja no serviço, seja entre amigos, seja onde for, terei sempre o argumento de que a partir deste ano eu NÃO PARTICIPO mais dessa histeria coletiva! E se na minha família eu não vou entrar, ora, muito menos na turma dos amigos da hidroginástica! Ou em qualquer outra agremiação. Livre, amigo(a), eu estou livre!
Longe de mim querer tirar a graça do Natal, acho “dez” que se festeje o nascimento de Jesus. Mas isso que está aí nas ruas, definitivamente, passa bem longe do pensamento do aniversariante! Adoro a festa, o encontro, a confraternização. E agora não me preocupo mais em agradar, pois sei que todos gostam de Lombo de Porco com Farofa, Lentilha, Rodelas de Abacaxi e Bebida Gelada!
Tenha um ótimo Natal! O meu, comparando com anos anteriores, será bem melhor!
Silvano – sempre incomodando os outros


TEXTO DA INTERNET SOBRE GORDOS E DIETAS
Recebi email de um leitor nosso (Paulo H – do RS) com alegre texto desses que circulam pela internet. Não creio seja inédito, me pareceu já tê-lo lido. Mas gostei, dei algumas risadas e pensei em compartilhar. O autor? Sabe Deus...
VIVA O PNEU!Barriga é barriga, peito é peito e tudo mais. Confesso que tive agradável surpresa ao ver o Chico Anísio, no programa do Jô, dizer que o exercício físico é o primeiro passo para a morte. Depois de chamar a atenção para o fato de que raramente se conhece um atleta que tenha chegado aos 80 anos e citar personalidades longevas que nunca fizeram ginástica ou exercício - entre elas o jurista e jornalista Barbosa Lima Sobrinho - mas que chegaram à idade centenária, o humorista arrematou com um exemplo da fauna: a tartaruga com toda aquela lerdeza, vive 300 anos. Você conhece algum coelho que tenha vivido 15 anos? Gostaria de contribuir com outro exemplo, o de Dorival Caymmi. O letrista, compositor e intérprete baiano é conhecido como pai da preguiça. Passa 4/5 do dia deitado numa rede, bebendo, fumando e mastigando. Autêntico marcha-lenta, leva 10 segundos para percorrer um espaço de três metros. Pois, mesmo assim e sem jamais ter feito exercício físico, completou 90 anos e nada indica que vá morrer tão cedo. Conclusão: esteira, caminhada, aeróbica, musculação, academia? Sai dessa enquanto você ainda tem saúde... E viva o sedentarismo ocioso! Não fique chateado, se você passar a vida inteira gordo. Você terá toda eternidade para ser só osso!!! Então: NÃO FAÇA MAIS DIETA! Afinal, a baleia bebe só água, só come peixe, faz natação o dia inteiro, e é GORDA!!! VIVA A BATATA FRITA E O CHOPP!!! Mulher, você tem pneus? Lógico, todo avião tem!”


E POR FALAR EM DIETA.....
Os caras tão enlouquecendo! Começaram a falar em dieta com cada vez menos calorias... Puxa, assim, querem liquidar os pobre gordos! Na próxima quinta, volto a este tema. Se vivo e alimentado estiver!


23/11/2006

0 comentários: