28 dezembro 2006

Coisa de Gordo - 304


304 - Mais um ano
Entra ano, sai ano, a gente se dá conta que tudo é uma grande roda, um grande carrossel que gira e nos leva quase que passivamente. Mais um ano finda e justo nessa hora a gente faz aquele exercício de memória para lembrar das coisas que planejou há um ano atrás. Puxa, parece que foi ontem. Listo aqui abaixo algumas possíveis reflexões que fizemos ao final de 2005 e que se voltam sobre nós agora, como se espelhos fossem, mostrando a cada um a verdadeira cara. Por exemplo...
EMAGRECER – com exceção de uma parente minha que até em endocrinologista para ver se conseguia engordar, o resto da população mundial está às voltas com balança, IMC, calorias e fluoxetina. Tá todo mundo querendo emagrecer. E ao final do ano passado a gente se prometeu que agora ia dar. A gente ia conseguir. Até começamos a caminhada em março, no inverno demos uma parada, ao clarear da primavera retomamos o tênis e o asfalto. Mas ao cair do pano deste ano, nosso velho tênis está empoeirado de novo dentro do armário. Puxa, que coisa mais difícil. E o que dizer dos quilos? Foram doze meses, dava para ter perdido um ou dois quilos por mês, o que nos colocaria agora, em um patamar mais razoável de massa corporal. É, vai ter que ficar para 2007.
PARAR DE FUMAR/BEBER – sim, após anos de vício, decidimos que não dava mais para continuar fumando ou bebendo daquele jeito e então traçamos metas, fizemos promessas, estabelecemos parâmetros, calculamos a economia que faríamos a partir de cada carteira de cigarro não fumada, mensuramos os efeitos deletérios do álcool sobre nós e planejamos dar uma aliviada. Pois é, os meses se passaram, aquele isqueiro permanece entre nós, a carteira de cigarro jaz sobre a mesinha da sala, a cerveja gela em nossa geladeira. Que diabos, falhamos de novo. Sim, também isso terá que ficar para 2007.
VOTAR EM POLÍTICO HONESTO – depois de tanta bagunça, de tanta corrupção, depois das aulas que o PT deu sobre desvio do dinheiro alheio, dos dólares na cueca, das malas de dinheiro, da dança da corruPTa no plenário da Câmara, a gente jurou que nunca mais votaria em gente desse tipo. Que ia procurar um(a) candidato(a) decente, honesto, digno do nosso voto. Após o último pleito, a gente dá uma olhada nos eleitos, torce o nariz e se dá conta que também isso ficou para a próxima eleição.
NÃO ASSISTIR AO BIG BROTHER NA GLOBO – irritados com tamanha alienação, com tanta superficialidade, cheios de ver candidatas a capa da Playboy e candidatos a capa da G Magazine desfilarem sua nudez na sala de nossa casa, baixamos uma lei. “Aqui em casa não se assiste mais Big Brother”. Mas aí o calor chega, os dias passam, o assunto começa a tomar conta das rodas de conversa, o grupo que está na casa elimina já de cara o gaúcho que existe entre eles, rola uma briga, rola um beijo, e quando nos damos conta estamos de dedo no teclado do telefone, votando em mais uma paredão do Big Brother. Sim, amigo(a), eis aqui um vício também difícil de largar.
RESUMINDO – é duro mudar de atitude! É difícil perder peso. É complicado deixar vícios. É danoso mudar o rumo, tomar o timão dessa nau chamada NOSSA VIDA e levá-la para onde nós queremos (e não para onde ela quer). Mas nem por isso deixaremos nos abater. Ao contrário, amigo(a) leitor(a). Um novo ano é uma chance maravilhosa de se tentar tudo de novo, caminhar, sair , mudar, crescer. É só uma contagem simbólica de datas previamente convencionadas? E daí. É SIM, mais um ano que se descortina e aqui me despeço pois tenho que ver qual dieta seguir a partir do dia 01 de janeiro, entre outras coias. Peraí. Dia primeiro ainda tem os restos da noitada do reveillon. Bom, vamos ver, acho bom começar a dieta dia 02. Mas aí é meio de semana... Quem sabe no fim-de-semana, então. Ah, mas aí vem a praia. Bom, vamos combinar assim, em fevereiro a gente bota o pé na estrada!
Que dureza, já viu como vai ser o próximo ano, né? Bom ano novo.
Silvano – o impossível



PALAVRAS DOS LEITORES
Olá! Minha sobremesa preferida: sorvete. As demais guloseimas, até dispenso, mas o sorvete pra mim é paixão mesmo. Eu tomo de quilo. Hehehhehe. Shalom. – Lana Gaúcha, comentando sobre as Gostosinhas da Sônia da semana passada

...E aí Gordo assumido? Pois é amigo! Depois de perambular por muitas encarnações, em monumentais comilanças romanas, em banquetes memoráveis em Pompéia, em suntuosos jantares com Nefertiti....cheguei a uma conclusão: Essa coisa de Natal com muita comilança, que deixa agente enfarado, triste de tanto comer....só podia ter, nos tempos contemporâneos,vindo de uma tradição americana e de Papai Noel...Só podia ser "COISA DE GORDO".... Ô meu... é só prá desejar prá ti e toda a família um Natal e um Ano Novo repleto de coisas boas (...) Um grande abraço (...) – Alexandre – de uma Rádio Comunitária do Litoral gaúcho

Oi Silvano, aguardamos você no nosso novo site, para um brinde ! Abraços. – Rosalva e Mariete – de Porto Alegre. O site? Aí vai: http://www.apiprojetos.com.br/



28/12/2006

Imagem da Semana - 28/12/06



Você nem queria que ela tivesse engravidado. Fez cara feia até para acompanhá-la nas consultas do Pré-natal. Jurou que não abriria mão de sua liberdade, de sua vida, de seu modo de pensar e agir. Até que ele nasceu, ele chegou, ele ocupou seu espaço. E aí, você se dá conta de que esse pequeno pedaço de gente entrou para sempre na sua vida, e que isso o faz muito, mas muuuuiito mais feliz. Dá para resistir?

21 dezembro 2006

Coisa de Gordo - 303



303 - AS GOSTOSINHAS DA SÔNIA
Nossa amiga Sônia, esposa do professor Zeca, o cara da hidroginástica, volta e meia vem nos trazer receitas e ensinamentos dos mais úteis. E isso não é de agora.
Primeiro foi o Pepino Japonês. Eu já tinha comido aquilo numa espécie de salada num restaurante de Tramandaí. Era um preparado adocicado, escurecido, servido frio.Delicioso. Comprei e fui tentar fazer igual. Cozinhei, coloquei adoçante, aumentei o fogo, baixei o fogo...ficou uma droga! Até que veio a Sônia. Recebi deles um brinde, um mimo, nada mais que uma conserva justamente do Pepino Japonês. Deu para comer como mistura em torradas e sanduíches. Deliciosa! Saborosa! Quase inacreditável sentir aquele gosto tenro, após ter tido tamanho insucesso em minha iniciativa pessoal.
Passaram-se os dias e as horas. Estávamos em mais um desses jantares de fim de ano, comêramos um lauto Strogonoff, acompanhado de Batatas Palha e de um saboroso Arroz. Julguei ter findado ali o prazer oral daquela noite. Nada disso.
A Sônia dirigiu-se ao freezer e de lá retirou uma bandeja cheia de pequenas coisinhas adocicadas. As Sobremesas Gostosinhas da Sônia. Eram pequenas porções de algo gelado, com ares de sorvete, servido em copinhos de plástico e consumidos com pequenas colherinhas de madeira. A gente pegava uma delas, sacava fora o copinho e ficava com aquela espécie de picolé na mão, no formato do copinho. Na tal noite ela serviu três sabores que descrevo aqui abaixo.
MORANGO: uma lata de leite moça, uma lata de creme de leite, um copo de iogurte natural e um pacote de suco Clight de morango. Bater tudo no liquidificador. Colocar nos copinhos. Cravar as colherinhas e levar ao congelador. Espere pelos aplausos. Este sabor é o mais fácil, o mais light e talvez seja o mais delicioso. Pense nisso na hora de fazer.
CREME: uma lata de leite moça, quatro gemas, uma e meia lata de leite e açúcar de baunilha. Bater tudo no liquidificador e levar ao fogo, mexendo sempre, até dar uma engrossada. Deixe esfriar. Fase dois: quatro claras em neve, cinco colheres de açúcar e uma lata de creme de leite. Bater as claras em neve, acrescentando as cinco colheres de açúcar. A seguir, acrescente delicadamente o creme de leite. Depois disso, misturam-se os dois cremes, copinho, colherinha, freezer.
CHOCOLATE: é igual ao de creme, apenas modificando no detalhe de que se acrescenta chocolate em pó (ela sugere um pouco amargo), a gosto, no creme com leite condensado. Proceder exatamente igual ao sabor creme.
Você deve ter percebido que, de fato, o de morango é o mais fácil, menos calórico, mais barato. Mas ficam as três “gostosinhas” sugestões. As Gostosinhas da Sônia. E aí, professor Zeca, perceba a diferença que um plural faz numa frase. Já pensou se coloco no singular?
Trata-se de um delicioso doce, bem afeito a esses dias quentes de verão que temos vivido. Após o jantar, já fizemos um test-drive aqui em casa e foi sucesso total. Dá para comer na mesa, na sala, no parque, no pátio, na piscina, onde se queira, enfim. É ágil, a dose é pequena, mas enche os olhos e o paladar.
Como dizia o comercial de gilete algumas décadas atrás....”experimente-me a suavidade e depois.....deixe-me se for capaz...” . É isso aí. Deixe-as se for capaz!
Silvano – o impossível



PALAVRAS DA LEITORA
Oi, Silvano, a respeito de tua matéria sobre os deliciosos frutos do mar, penso que vale e pena contar. Agora no início do mês de dezembro, saí em Lua-de-mel para a bela cidade de Laguna-SC. Lá encontrei num restaurante chamado BALEIA BRANCA um prato chamado....tan-tan-tan-tan “LUA-DE-MEL” , A delícia se parece um pouco com o teu KIT de Tramandaí, porém um pouco mais elaborado, com mariscos e camarões à milaneza e uma farta porção de fritas. Também ouso dizer que dali comem quatro adultos bem esfomeados e ainda sobra... – LILIAM – do litoral norte gaúcho – dando água na boca do colunista. Acho que terei que ir a Laguna, mesmo sem estar em lua-de-mel.


UM FELIZ NATAL...
...cheio de alegrias, sorrisos, saúde e muito Lombo com Farofa para você que nos lê. E claro, sem esquecer as rodelas de abacaxi, o Pernil caramelado, o Panetone, as Rabanadas, a Ambrosia....ôps, desculpa....babei no teclado. FELIZ NATAL!


21/12/2006

Imagem da Semana - 21/12/06



Grita, torcedor colorado. Grita que o nosso time é CAMPEÃO DO MUNDO - 2006 ! Que belo presente de Natal esses caras nos trouxeram do Japão.

Silvano

Imagem da Semana - ou será do ano?



No confronto com o poderoso BARCELONA, a nação colorada viu seu heróico e bravo time lutar com suor e sangue até a vitória! De um lado Deco, de outro Ronaldinho, e entre eles o jogador colorado intrépido e valente! INTER CAMPEÃO MUNDIAL - 2006. Por essa, nem os colorados esperavam!

SILVANO

16 dezembro 2006

Dica sobre a Estrada nas Rochas



Extra, extra! Recebi email de leitora deste BLOG respondendo à pergunta que fizéramos sobre a localização daquela bela estrada, toda escavada na rocha, lembra? Coloco aqui para conhecimento de outros leitores. Diz ela: "Olá, pessoal! Li o comentário e faço a devida referência: essa rodovia fica na Bolivia. Linda e incrivel, não é mesmo!Quem puder, que faça o trajeto. Beijos a todos. Lana Gaucha."
Valeu, LANA GAÚCHA, ficamos te devendo esta.
Silvano - o impossível

14 dezembro 2006

Coisa de Gordo - 302



302 - RESTAURANTE GUIMARÃES
As coisas simples às vezes nos cativam mais do que muita coisa rebuscada. Há situações em que planejamos uma coisa, um jantar, um passeio, convidamos as pessoas certas, escolhemos a música, selecionamos o dia do mês e então......a coisa sai meio morna. Não acontece como esperávamos.
Seguindo a lei da implicância natural das coisas, há outros casos em que, do nada, sem preparo algum, a gente se vê diante de uma coisa, um local, um momento dos mais arrebatadores, e dizer que nem era para aquilo acontecer...
Fora eu convocado para uma Reunião na cidade de Tramandaí, no Restaurante Guimarães. Fica ali na quina da cidade, ao lado da Câmara de Vereadores. A gente vai indo em direção a Imbé e então, antes de cruzar a ponte, vira para o lado esquerdo e penetra naquela zona de pescadores. Vira-se logo à direita e já se vê o local. O endereço é Davi Canabarro, nº 124, telefone (51) 36611215.
Autêntico caso de Restaurante para turistas, serve Rodízio de Peixes com Frutos do Mar, serve à la carte, tem variedades de camarões, siri na casca, violinha, peixe-rei, lula, bolinho de peixe, peixe em postas, pirão saboroso e outras coisas mais. Oferecer sobremesa. Funciona das onze da manhã até a meia-noite.
Um dos grandes atrativos do local é que fica na margem do Rio Tramandaí! A vista é linda! De preencher o olhar!
Mas eu falava que tinha sido chamado a esta reunião, lá acorri, chegamos ao local de tardezinha. A noite se avizinhava, o tempo estava agradável, sentamos numa mesa virada para essa vista do rio que citei antes. O sol foi se pondo, o garçom começou a trazer quitutes, criou-se a tal situação maravilhosa do nada! A vista do rio, o clima, a companhia, a Coca-light gelada, o sol se pondo, tudo isso foi construindo esse quadro prazeroso para quem ali estava.
O pedido foi um troço chamado KIT, e que se propõe a servir duas pessoas. A porção é farta, gordo que sou, afirmo que três comem bem daquilo. O tal KIT traz um pouco de tudo, tem filezinhos de peixe fritinhos, bolinho de peixe, dois espetinhos de camarão, peixe em postas, uma delícia. Vem um pratinho anexo de camarão ao molho e outro de pirão. Bem variado, saboroso, suculento. O custo desse kit é 39,00.
Diante de todo esse cenário, a gente até esquece algumas coisas inóspitas do local. O cheiro de fritura que fica no cabelo das mulheres e na roupa dos homens. Aliás, o próprio ambiente tem sempre aquele cheiro forte (enjoativo, para alguns) de fritura. Tudo vai do momento. Nessa noite da reunião, tais detalhes ficaram menores diante da novidade.
Voltei lá depois com a família e o aroma de fritura foi um pouco mais perceptível.
Mas vale a pena conhecer. Ou, no caso dos que conhecem (que não são poucos) voltar para conferir. A foto ao lado do texto ilustra apenas o KIT, mas o ambiente só indo lá para ver e sentir.
Silvano – o impossível



PALAVRAS DO LEITOR
É verdade , o nosso pais está exatamente como aquela placa , escrito de maneira errada, por pessoas que se julgam inteligentes ,mas que até então não nos mostraram nada de inteligência e sim a mais pura malandragem que lucra em cima do analfabetismo. – de um leitor do blog, sobre a “praca” educacional da semana passada.


SITE INTERESSANTE
Nossa leitora Dulce Helena manda esta dica de um site onde se pode pesquisar o custo de remédios em todo o país. Se alguém quiser consultar: http://www.consultaremedios.com.br/


COISAS DA INTERNET
Há um tempo atrás eu recebia vários e-mails sobre o preço de Viagra e Sialis, você deve lembrar, já comentei. Depois passei a receber e-mail de um tal Instituto do Tubarão, falando sobre barbatanas, cursos, congressos, etc. Mais recentemente, estou sendo convidado para um Curso de Treinamento em Autogestão e outro para o Encontro Nacional de Nota Fiscal Eletrônica! O que mais me aguarda , na rede mundial? Alguém desconfia que eu seja um Gerente, que eu esteja com problemas de ereção, que eu seja fissurado em tubarões e ainda por cima seja dono de uma loja! Que confusão!

FIDEL E PINOCHET
Leio na mídia que “o presidente Lula divulgou nota oficial sobre a morte de Pinochet dizendo que o velho general simbolizou um período sombrio na história da América do Sul. O Brasil aguarda com ansiedade o que dirá o nosso presidente quando Fidel Castro morrer.”
Eu também.

14/12/2006

09 dezembro 2006

"Pracas" Educacionais



Simplesmente NÃO RESISTI! Estava andando de carro pelas ruas de minha cidade quando tivemos nossos olhares atraídos por algo que nos feriu a visão. Sim, amigo(a), uma rua sem fim. Sem solução. Sem continuação. Uma rua "CEM SAÍDA". Não pude deixar de compartilhar essa sensação nacional de que.......é difícil que esse país dê certo. Mas pelo menos isso a gente já sabe. Aquela rua, de fato , não tem saída. O país.....não sei, não.

07 dezembro 2006

Coisa de Gordo - 301

301 - Vem chegando o verão...
....o calor no coração, essa magia colorida, coisas da vida. Essa estrofe inicial da música de anos passados, traz à baila o aquecer da temperatura, com coisas que são bem próprias desse calor. Sim, todos vamos à praia. Uns mais, outros menos, mas invariavelmente a gente dá um pulinho à beira-mar nem que seja pra poder dizer: - já fui.
Nosso personagem Luiz Otávio, o nosso gordo de plantão, sabe do que eu estou falando. Ele andou indo à praia para, digamos assim, se reeducar.
O sol, o mar, a praia, tudo isso deveria estimulá-lo às coisas da vida saudável. Coisa boa poder dar uma caminhada na beira da praia, o sol nascendo ou se pondo! O ar marinho, aquela brisa refrescante, o som das ondas, tudo isso deixava a “pista” de caminhada como se fosse um trajeto mágico. Mas não foi bem o que aconteceu. Chegando na orla, ele esqueceu dos tênis, do boné, e tratou de se aboletar numa mesa sob um guarda-sol (barraca para os paulistas e cariocas), e como se nunca houvesse estudado as calorias e suas repercussões, se atracou a comer Milho Verde Cozido. Com aquela manteiga derretida por cima. O plano era caminhar cinco quilômetros. O Luiz Otávio parou no primeiro obstáculo (mesa) e já estava pedindo a quinta espiga!
No dia seguinte, meio desidratado pelo sal daquele milho todo, ele acordou com sede e decidiu dar uma desintoxicada, ir à praia beber água de coco, ou quem sabe uma mineral com gás. Uma vizinha o ouviu falar daquilo logo ao acordar e ficou até meio impressionada com tanta determinação. Ele colocou uma roupa leve, pegou aquele boné que ganhou de brinde da Revista Boa Forma, e saiu em direção à praia, falando em toxinas e radicais livres. Passaram-se os minutos e aquela mesma vizinha que o ouviu falar antes foi à praia também. Lá chegando o encontrou, às dez da manhã, numa mesinha de bar, turma reunida, em meio a sete garrafas vazias de cerveja, contando piadas em voz alta e fazendo galhofa dos que corriam atleticamente à beira-mar. Que decepção. É - pensou ela - a água de coco vai ter que esperar.
Fim do dia, após a sesta, o Luuiz Otávio decidiu fazer uma média com a família após o vexame anterior, e os convidou a ir até o Shopping local. Onde sabia haver um Centro de Revitalização, com diversas técnicas orientais de terapia, indo do Reiki ao Shiatsu, do Ioga à Biodança. Sim, eu sei que biodança não é oriental. Só estava brincando. E mais que isso, ele ouviu falar que o dono do local era um velho monge tibetano que aplicava energizações nos chacras da pessoa, fazendo-a ir ao encontro ao seu verdadeiro EU. O que no caso de um gordo é sempre algo meio assustador. O nosso EU é maior do que os EUs habituais, e acabamos nos assustando. Já na entrada do Shopping, Tavinho sentiu aquele cheirinho de Crepe de Prestígio, e parou na banca para pedir um. E outro. E mais outro. Começou a se empanturrar ali mesmo. Tendo ficado adocicado, decidiu encarar então uma Pipoca tamanho gigante bem salgada e com queijo ralado por cima. Deu sede. O que buscou? Um Milk-shake maxxi, com cobertura de chocolate crocante. Enquanto sugava o canudinho, alguém da família perguntou sobre o monge tibetano. Envergonhado, Luiz Otávio mudou de assunto e deu um jeito de ir para casa.
É, amigo(a), o verão vem chegando e a gente não consegue se livrar de velhos hábitos. Mas quem sabe, amanhã o dia abre ensolarado e o Luiz Otávio (ou a gente) calça aquele tênis empoeirado e se prepara para a caminhada matinal. Por via das dúvidas, é bom não levar dinheiro. Para não cair em tentação. Como cantaria a Marina...”coisas da vida”.
Silvano – o impossível , intoxicado



PALAVRAS DAS LEITORAS SOBRE AS 300 COLUNAS
Nossa 300 ! Que maravilha !!! Como diria um ex-prefeito da cidade de Feliz : "Eu só quero dizer duas palavras : PÁRA-BENS !!! Abraços. Rosalva – de Porto Alegre

Olá Silvano,boa noite! Não achei a menor graça em ficar só no blog.Votei tantas vezes pelo site. Gosto mais, talvez porque estivesse acostumada mas a decisão é sua e eu respeito. Quero pedir licença a você para copiar algumas crônicas e mandar aos meus grupos. Caso você não queira fique a vontade para me dizer. Um abraço. Claudete – de Jundiaí – SP

Oi Silvano. Quero só dar os PARABÉNS...É tão gostoso ler "coisa de gordo " que nem me dei conta que já estamos no nº300. E o melhor é que além de gostoso...não engorda (Estou falando em ler, há,há,há) Beijos – Naira – de Rio Grande - RS



NOTÍCIAS DO DR VINÍCIUS
Por caminhos tortuosos, soube que ele já voltou às terras brasileiras. Filho rebelde que é, ainda não me convidou para comer aquele churrasco de retorno à pátria. Deve estar chateado por ter que andar por esse mundo afora, a serviço da coluna COISA DE GORDO. Sim, os trabalhos científicos que ele desenvolve para o Museu da PUC, a pesquisa minuciosa de espécies novas de peixes, a classificação dessas espécies de acordo com os critérios de Lineu, a apresentação disso em Congressos Internacionais...tudo isso...é só fachada para a verdadeira missão dele. Ser o enviado especial da série COISA DE GORDO, prestando um serviço inestimável aos leitores. Volte em paz, Dr Vinícius. Mais uma missão cumprida! E pode ir pondo a Picanha no Espeto que eu tô chegando com o sal grosso.


07/12/2006

Imagem da Semana - 07/12/06



Você bem que queria estar mais "em forma" nessa temporada de Praia, né? Mas chegando lá, você se depara com essa coisa amarelada, quente, saborosa. E aí o vendedor pede licença e passa uma manteiga sobre a espiga, borrifa sal e a alcança para você. Amigo, por favor, não babe no teclado!!!...