07 dezembro 2006

Coisa de Gordo - 301

301 - Vem chegando o verão...
....o calor no coração, essa magia colorida, coisas da vida. Essa estrofe inicial da música de anos passados, traz à baila o aquecer da temperatura, com coisas que são bem próprias desse calor. Sim, todos vamos à praia. Uns mais, outros menos, mas invariavelmente a gente dá um pulinho à beira-mar nem que seja pra poder dizer: - já fui.
Nosso personagem Luiz Otávio, o nosso gordo de plantão, sabe do que eu estou falando. Ele andou indo à praia para, digamos assim, se reeducar.
O sol, o mar, a praia, tudo isso deveria estimulá-lo às coisas da vida saudável. Coisa boa poder dar uma caminhada na beira da praia, o sol nascendo ou se pondo! O ar marinho, aquela brisa refrescante, o som das ondas, tudo isso deixava a “pista” de caminhada como se fosse um trajeto mágico. Mas não foi bem o que aconteceu. Chegando na orla, ele esqueceu dos tênis, do boné, e tratou de se aboletar numa mesa sob um guarda-sol (barraca para os paulistas e cariocas), e como se nunca houvesse estudado as calorias e suas repercussões, se atracou a comer Milho Verde Cozido. Com aquela manteiga derretida por cima. O plano era caminhar cinco quilômetros. O Luiz Otávio parou no primeiro obstáculo (mesa) e já estava pedindo a quinta espiga!
No dia seguinte, meio desidratado pelo sal daquele milho todo, ele acordou com sede e decidiu dar uma desintoxicada, ir à praia beber água de coco, ou quem sabe uma mineral com gás. Uma vizinha o ouviu falar daquilo logo ao acordar e ficou até meio impressionada com tanta determinação. Ele colocou uma roupa leve, pegou aquele boné que ganhou de brinde da Revista Boa Forma, e saiu em direção à praia, falando em toxinas e radicais livres. Passaram-se os minutos e aquela mesma vizinha que o ouviu falar antes foi à praia também. Lá chegando o encontrou, às dez da manhã, numa mesinha de bar, turma reunida, em meio a sete garrafas vazias de cerveja, contando piadas em voz alta e fazendo galhofa dos que corriam atleticamente à beira-mar. Que decepção. É - pensou ela - a água de coco vai ter que esperar.
Fim do dia, após a sesta, o Luuiz Otávio decidiu fazer uma média com a família após o vexame anterior, e os convidou a ir até o Shopping local. Onde sabia haver um Centro de Revitalização, com diversas técnicas orientais de terapia, indo do Reiki ao Shiatsu, do Ioga à Biodança. Sim, eu sei que biodança não é oriental. Só estava brincando. E mais que isso, ele ouviu falar que o dono do local era um velho monge tibetano que aplicava energizações nos chacras da pessoa, fazendo-a ir ao encontro ao seu verdadeiro EU. O que no caso de um gordo é sempre algo meio assustador. O nosso EU é maior do que os EUs habituais, e acabamos nos assustando. Já na entrada do Shopping, Tavinho sentiu aquele cheirinho de Crepe de Prestígio, e parou na banca para pedir um. E outro. E mais outro. Começou a se empanturrar ali mesmo. Tendo ficado adocicado, decidiu encarar então uma Pipoca tamanho gigante bem salgada e com queijo ralado por cima. Deu sede. O que buscou? Um Milk-shake maxxi, com cobertura de chocolate crocante. Enquanto sugava o canudinho, alguém da família perguntou sobre o monge tibetano. Envergonhado, Luiz Otávio mudou de assunto e deu um jeito de ir para casa.
É, amigo(a), o verão vem chegando e a gente não consegue se livrar de velhos hábitos. Mas quem sabe, amanhã o dia abre ensolarado e o Luiz Otávio (ou a gente) calça aquele tênis empoeirado e se prepara para a caminhada matinal. Por via das dúvidas, é bom não levar dinheiro. Para não cair em tentação. Como cantaria a Marina...”coisas da vida”.
Silvano – o impossível , intoxicado



PALAVRAS DAS LEITORAS SOBRE AS 300 COLUNAS
Nossa 300 ! Que maravilha !!! Como diria um ex-prefeito da cidade de Feliz : "Eu só quero dizer duas palavras : PÁRA-BENS !!! Abraços. Rosalva – de Porto Alegre

Olá Silvano,boa noite! Não achei a menor graça em ficar só no blog.Votei tantas vezes pelo site. Gosto mais, talvez porque estivesse acostumada mas a decisão é sua e eu respeito. Quero pedir licença a você para copiar algumas crônicas e mandar aos meus grupos. Caso você não queira fique a vontade para me dizer. Um abraço. Claudete – de Jundiaí – SP

Oi Silvano. Quero só dar os PARABÉNS...É tão gostoso ler "coisa de gordo " que nem me dei conta que já estamos no nº300. E o melhor é que além de gostoso...não engorda (Estou falando em ler, há,há,há) Beijos – Naira – de Rio Grande - RS



NOTÍCIAS DO DR VINÍCIUS
Por caminhos tortuosos, soube que ele já voltou às terras brasileiras. Filho rebelde que é, ainda não me convidou para comer aquele churrasco de retorno à pátria. Deve estar chateado por ter que andar por esse mundo afora, a serviço da coluna COISA DE GORDO. Sim, os trabalhos científicos que ele desenvolve para o Museu da PUC, a pesquisa minuciosa de espécies novas de peixes, a classificação dessas espécies de acordo com os critérios de Lineu, a apresentação disso em Congressos Internacionais...tudo isso...é só fachada para a verdadeira missão dele. Ser o enviado especial da série COISA DE GORDO, prestando um serviço inestimável aos leitores. Volte em paz, Dr Vinícius. Mais uma missão cumprida! E pode ir pondo a Picanha no Espeto que eu tô chegando com o sal grosso.


07/12/2006

0 comentários: