21 dezembro 2006

Coisa de Gordo - 303



303 - AS GOSTOSINHAS DA SÔNIA
Nossa amiga Sônia, esposa do professor Zeca, o cara da hidroginástica, volta e meia vem nos trazer receitas e ensinamentos dos mais úteis. E isso não é de agora.
Primeiro foi o Pepino Japonês. Eu já tinha comido aquilo numa espécie de salada num restaurante de Tramandaí. Era um preparado adocicado, escurecido, servido frio.Delicioso. Comprei e fui tentar fazer igual. Cozinhei, coloquei adoçante, aumentei o fogo, baixei o fogo...ficou uma droga! Até que veio a Sônia. Recebi deles um brinde, um mimo, nada mais que uma conserva justamente do Pepino Japonês. Deu para comer como mistura em torradas e sanduíches. Deliciosa! Saborosa! Quase inacreditável sentir aquele gosto tenro, após ter tido tamanho insucesso em minha iniciativa pessoal.
Passaram-se os dias e as horas. Estávamos em mais um desses jantares de fim de ano, comêramos um lauto Strogonoff, acompanhado de Batatas Palha e de um saboroso Arroz. Julguei ter findado ali o prazer oral daquela noite. Nada disso.
A Sônia dirigiu-se ao freezer e de lá retirou uma bandeja cheia de pequenas coisinhas adocicadas. As Sobremesas Gostosinhas da Sônia. Eram pequenas porções de algo gelado, com ares de sorvete, servido em copinhos de plástico e consumidos com pequenas colherinhas de madeira. A gente pegava uma delas, sacava fora o copinho e ficava com aquela espécie de picolé na mão, no formato do copinho. Na tal noite ela serviu três sabores que descrevo aqui abaixo.
MORANGO: uma lata de leite moça, uma lata de creme de leite, um copo de iogurte natural e um pacote de suco Clight de morango. Bater tudo no liquidificador. Colocar nos copinhos. Cravar as colherinhas e levar ao congelador. Espere pelos aplausos. Este sabor é o mais fácil, o mais light e talvez seja o mais delicioso. Pense nisso na hora de fazer.
CREME: uma lata de leite moça, quatro gemas, uma e meia lata de leite e açúcar de baunilha. Bater tudo no liquidificador e levar ao fogo, mexendo sempre, até dar uma engrossada. Deixe esfriar. Fase dois: quatro claras em neve, cinco colheres de açúcar e uma lata de creme de leite. Bater as claras em neve, acrescentando as cinco colheres de açúcar. A seguir, acrescente delicadamente o creme de leite. Depois disso, misturam-se os dois cremes, copinho, colherinha, freezer.
CHOCOLATE: é igual ao de creme, apenas modificando no detalhe de que se acrescenta chocolate em pó (ela sugere um pouco amargo), a gosto, no creme com leite condensado. Proceder exatamente igual ao sabor creme.
Você deve ter percebido que, de fato, o de morango é o mais fácil, menos calórico, mais barato. Mas ficam as três “gostosinhas” sugestões. As Gostosinhas da Sônia. E aí, professor Zeca, perceba a diferença que um plural faz numa frase. Já pensou se coloco no singular?
Trata-se de um delicioso doce, bem afeito a esses dias quentes de verão que temos vivido. Após o jantar, já fizemos um test-drive aqui em casa e foi sucesso total. Dá para comer na mesa, na sala, no parque, no pátio, na piscina, onde se queira, enfim. É ágil, a dose é pequena, mas enche os olhos e o paladar.
Como dizia o comercial de gilete algumas décadas atrás....”experimente-me a suavidade e depois.....deixe-me se for capaz...” . É isso aí. Deixe-as se for capaz!
Silvano – o impossível



PALAVRAS DA LEITORA
Oi, Silvano, a respeito de tua matéria sobre os deliciosos frutos do mar, penso que vale e pena contar. Agora no início do mês de dezembro, saí em Lua-de-mel para a bela cidade de Laguna-SC. Lá encontrei num restaurante chamado BALEIA BRANCA um prato chamado....tan-tan-tan-tan “LUA-DE-MEL” , A delícia se parece um pouco com o teu KIT de Tramandaí, porém um pouco mais elaborado, com mariscos e camarões à milaneza e uma farta porção de fritas. Também ouso dizer que dali comem quatro adultos bem esfomeados e ainda sobra... – LILIAM – do litoral norte gaúcho – dando água na boca do colunista. Acho que terei que ir a Laguna, mesmo sem estar em lua-de-mel.


UM FELIZ NATAL...
...cheio de alegrias, sorrisos, saúde e muito Lombo com Farofa para você que nos lê. E claro, sem esquecer as rodelas de abacaxi, o Pernil caramelado, o Panetone, as Rabanadas, a Ambrosia....ôps, desculpa....babei no teclado. FELIZ NATAL!


21/12/2006

0 comentários: