03 janeiro 2007

Coisa de Gordo - 305



305 - Gordo Entala
Leio na mídia eletrônica notícia espalhafatosa a respeito de uma mulher que, por ser gorda, ENTALOU numa caverna. Nada mais estereotipado acerca dos gordos do que isso. Entalar. Nesse momento todos os preconceitos se despejam sobre nós, singelos gordos, entaláveis que somos. Para ser fiel aos fatos, transcrevo aqui um pedaço da notícia.
Uma mulher obesa ficou entalada na entrada de uma caverna na África do Sul, prendendo 22 turistas por mais de dez horas no local. Ela ficou presa nas cavernas Cango, na Província de Cabo Ocidental. O administrador da caverna, Hein Gerstner, disse que a mulher foi avisada de que poderia emperrar na passagem, mas ela insistiu mesmo assim em tentar passar. Tanto os turistas quanto a mulher não se machucaram. A operação de resgate envolveu diversas ambulâncias e um helicóptero. O acidente aconteceu pouco após o meio-dia da segunda. “A passagem tem uma base estreita. Ela perdeu o equilíbrio e ficou em uma posição parecida com um espacato. Não havia forma de ela conseguir empurrar seu corpo para cima”, disse Gerstner. Segundo o administrador da caverna, a mulher era jovem e se manteve “mentalmente forte”, o que facilitou a operação de resgate. Os demais turistas também teriam enfrentado a situação “excepcionalmente bem”, segundo ele. Um dos turistas que era diabético precisou receber uma dose de insulina. Duas crianças asmáticas também receberam cobertores, água e barras de chocolate. O material foi passado aos turistas por um pequeno espaço acima da mulher entalada. Nenhum equipamento de perfuração foi usado no resgate. Com a ajuda de roldanas e parafina líquida, ela foi retirada da passagem da caverna às 23h20. Ela foi levada a um hospital, onde passou a noite, mesmo não tendo sofrido nenhum ferimento. “Acreditamos que o que entra, precisa sair.”, disse Gerstner. Ele disse que a caverna vai rever seus critérios de admissão de turistas.
Pronto, está feita a confusão. Só o que falta agora é proibirem gordos de fazerem turismo! Mas não creio que se vá tão longe. Se formos tirar dos pacotes turísticos todos que estão acima do peso ideal, o saguão de muito hotel vai ficar às moscas.
Agora também, devemos ponderar uma coisa. Por que a tal mulher tinha que ter se enfiado (literalmente) numa caverna onde lhe disseram que ela poderia entalar? Puxa, assim também é de lascar! Que mico! Que vexame.
Grande parte dos gordos sabe o que significa entalar, basta que se tenha experimentado uma calça naqueles trocadores apertados de lojas populares (Lojas Pompéia, Casas Bahia, etc..), no calor, sem ar condicionado, só com aquele ventiladorzinho na nuca, para saber o que é entalar. Nos perdidos anos de minha infância mudei de vida por causa disso. Éramos jovens, e em três amigos fizemos uma pequena Peça Teatral, dessas apresentadas na garagem da casa da gente. O Flávio e o Tarso, parceiros de encenação, sabem do que estou falando. No início da peça, que envolvia vampiros e Condes misteriosos, eu tinha que emergir de dentro de um tonel para fins de assustar as crianças na platéia. Sim, aquelas oito ou sete pessoas eram a nossa platéia. Para sorte minha, ainda no ensaio, me agachei dentro do tonel, pernas fletidas, e no momento de assustar a platéia entalei no tonel, perna dobrada, corpo, etc, não dava para levantar. Os amigos riram daquilo por anos afora, mas sempre recordo de minha sorte pelo fato daquilo ter se dado no ensaio. No que resultou? Tive que trocar de papel com um deles, e talvez ali tenha sucumbido um Paulo Autran, ou algo parecido. Para sorte do Teatro brasileiro. Devemos isso ao tonel.
Voltemos à caverna. O relato traz detalhes dos mais interessantes. Perceba que o resto dos turistas parece ter aceitado na boa o fato de ficarem enrolhados por uma gorducha dentro de uma caverna. E isso que havia um diabético e dois asmáticos. Note que nunca se falou em processo civil ou indenização. Parece até que eles gostaram da aventura! O que não é difícil de se imaginar. Poderão contar, pelas suas vidas afora, que ficaram presos em uma caverna por causa de uma gorda. O que em muito desvaloriza nossa classe. Além disso, as declarações do gerente são impagáveis. Alegar que “tudo que entra tem que sair” e se valer de parafina, é no mínimo pitoresco de parte dele. Sim, aguarde que alguém vai fazer um Filme Catástrofe narrando o acidente.
Comportai-vos, portanto, gordos, diante de passagens estreitas. Se para passar na catraca (roleta) do ônibus a gente já tem que dar um jeitinho, imagina se pendurar na entrada duma caverna!! Cada uma que me aparece. Por favor, vexame não!
Silvano – envergonhado

04/01/2007

0 comentários: