08 março 2007

Coisa de Gordo - 314

314 – Receitas da Claudete
No Dia Internacional da Mulher, nada melhor que dar espaço à arte de uma delas para ilustrar a coluna de hoje.
Nossa fiel leitora Claudete, da cidade de Jundiaí-SP, vem nos acompanhando faz tempo nesta série Coisa de Gordo. Desde o tempo do SITE, e agora já no blog. Sempre atenta, lê, participa, opina e se diverte. Nesses tempos em que andei salgando um Arroz com Lingüiça e em que mandei fotos e textos sobre um Camarão na Chapa, ela nos envia duas receitas saborosas sobre essas duas iguarias.
Abro espaço para que ela aqui dê asas ao seu talento culinário, trazendo aos nossos leitores essas possibilidades. Fica desde já combinado que quem testar as receitas deve enviar um relato para que a gente aqui publique. Leia, portanto, amigo(a) leitor (a), faça o seu test-drive e nos informe. Vamos, enfim, às palavras da Claudete.
ARROZ COM LINGÜIÇA: O Arroz com Lingüiça é uma receita espanhola da minha avó e é delicioso e simples.
Em uma panela frite bacon em cubinhos, mais ou menos 50 gramas. Junte meio quilo de lingüiça fresca toscana, sem a tripa e picada na tábua. É melhor cortar porque ela tem pedaços muito grandes. Refogue bem, sem queimar. Separe.
Refogue uma cebola em azeite, junte três dentes de alho amassados e uma folha de louro. Quando murchar junte o refogado de lingüiça e bacon. Junte três xícaras de arroz comum, fica melhor do que o arbóreo. Acrescente a água, menos do que o normal, e junte dois caldos de galinha. Quando ferver, experimente e adicione o sal, pouco porque já vai ficar quase no ponto. Cozinhe e se precisar junte mais água.
Quando pronto e cremoso, junte uma colher bem cheia de manteiga, polvilhe com parmezão ralado em lascas grossas e sirva. Depois me conte.
CAMARÃO: Para o James comer o Camarão, aí vai uma receitinha espanhola. Depois de temperar com sal e limão, colocar para grelhar e quando pronto, servir com o molho. Eis o molho: bater no liquidificador, tomilho, azeite, um dente de alho, sal, suco de um limão.
Usar sobre o camarão na hora de comer. Esta receita veio de Madri onde comi um "Gamba a la plancha" maravilhoso com esse molho e consegui fazer o cozinheiro me dar a receita do molho que é fantástico e não tira o sabor do camarão pois não é colocado antes e sim na hora de comer. Fica bom também com peixes. Espero que gostem! Abraços. Claudete.
Olha, Claudete, só de copiar e colar essas coisas aqui já deu água na boca. Dá vontade de ir logo buscar os ingredientes e se soltar a cozinhar. Bom, antes que babe no teclado, encerro a coluna para que o leitor possa degustar.
Silvano - fazendo gentileza com o chapéu dos outros


PALAVRAS DO LEITOR ( direto de Roma)
Caro amigo Silvano. Ao acessar a minha caixa postal e ver o teu e-mail falando de receitas, me deu água na boca. No momento estou em Roma, certamente uma das cidades mais caras da Europa. Em alguns lugares, apenas para fazer xixi se paga 60 centavos de euro (cerca de R$ 1,70). Uma coca ou uma água mineral, dois euros. A comida, para os padrões brasileiros, também é caríssima. O que tem de barato e bom são as pizzas. Internet gratuita aqui, nem pensar!! Quando se faz esta pergunta, nos olham com cara de espanto. O acesso é de dois a três euros por hora. Às vezes precisamos sair do Brasil para vermos que de terceiro mundo, pouco temos. Apesar de tudo, a cidade é fantástica e vale a pena ser visitada. Mais parece um livro vivo de historia. Cada esquina é uma pagina sendo virada. Não sei se na Europa existe alguma cidade com tantos locais para serem vistos. Espero que todos estejam bem. Um grande abraço.Flávio Rogério – de Roma - sonhando com a volta para se entupir de carne

08/03/2007

0 comentários: