14 março 2007

Coisa de Gordo - 315


315 – Bolinho Cortesia
Há uma tradição já incrustada em bares e restaurantes, que é aquela coisa de “perdoar” a despesa de alguém que esteja de aniversário, desde que ele leve uma turma que aí sim, vá pagar. Isso se dá em estabelecimentos onde há um custo fixo por pessoa na largada, como por exemplo, Rodízios de Pizza, de Churrasco, etc.
Por força dessa regra e por uma série de outros fatores, fomos comemorar o aniversário de uma filha no DADO GARDEN, aquele belo Restaurante localizado bem no coração do Shopping Praia de Belas, de Porto Alegre. A filha estava com vontade de ir lá fazia horas, junta familiar daqui e vó dali, ficou combinado que nos encontraríamos lá para o festejo.
A um custo razoável para os gaúchos (23,90 por pessoa), a gente tem acesso a pequenos nichos por onde vai transitando. No primeiro havia queijos e salames, pãezinhos e alguns patês que serviram como um couvert de entrada. Já na parte do almoço propriamente dito, havia uma mesa enorme de saladas, oferecendo coisas as mais variadas. Havia saladas com frutas, saladas com atum, saladas de cogumelos, de aspargos, um tenro Quiche que a gente se servia de fatia em fatia.
O nicho seguinte era o dos grelhados. Ali, após aguardar numa pequena fila (era o mais procurado, óbvio), a gente acessava a chapa com dois atendentes se desdobrando em fatias de picanha, lascas de vazio, lingüiças, e outras coisas grelhadas. Falei do Costelão? Sim, eles serviam a tal costela bovina, macia e soltando os pedaços.
No nicho seguinte, tinha um homem preparando massas e mais massas. A gente ficava parado ali, diante dele e então pedia a massa e o molho, a partir de uma enorme variedade tanto de um como do outro.
Lugar agradável, aprazível, clima ameno.
Em meio à refeição lembramos aos garçons que havia uma aniversariante na mesa, minha filha. Eles pediram o documento confirmatório e sumiram. Sabíamos que havia um tal de BOLO CORTESIA, aquele pequeno e simbólico bolo que vem à mesa de restaurantes para que o homenageado, improvisadamente, apague as velinhas. Pedimos e aguardamos. Do nada surgiram três ruidosos garçons fazendo quase que uma coreografia, um sketch, foram se aproximando da mesa, onde depositaram um pequeno mas bonito bolo, no formato de um dado, marca registrada da rede Dado Bier. Puxaram em alto e bom tom um “Parabéns a você” e se retiraram deixando o bolo para trás. Amigo(a), provamos o tal Bolo Cortesia e estava uma delícia, além de bonito, gostoso!
Apenas ficou a surpresa para o final, no momento da conta. Nos itens listados da despesa (que não foi pequena), aparecia o Bolo Cortesia custando 5,00! Puxa, não estou entrando no mérito do Bolo custar 5,00 ou 10,00 reais. Mas se tem preço, se vai ser cobrado, não nos digam que é CORTESIA! E o pior é que na notinha, vinha escrito assim mesmo: “BOLO CORTES..” que era o que cabia impresso no pequeno talão. Será que eles queriam dizer Bolo Cortês, um bolo muito educado? Ou então Bolo em Cortes? Mas o fato é que veio inteirinho.
O atendimento dos garçons ao redor da mesa deixou a desejar, mas houve um atenuante. Era almoço de domingo! A qualidade da comida era boa, mas já vimos melhores! Quem foi ao Paulinho Pilates de Novo Hamburgo sabe do que estou falando. E os caras ainda vieram com essa de cobrar o Bolo Cortesia. Preço final por cabeça? 35,00! Sei não. Desse jeito vou querer festejar outros aniversários em outros lugares. Só que aí com um Bolo realmente cortesia. É mole?
Silvano - implicante


PALAVRAS DO LEITOR
O Professor Zeca, aquele que não dorme no ponto, envia receita de Filé Role Especial, que simplesmente repasso aos leitores. Fala professor:...
Ingredientes: um filé mignon; Mussarela de búfala (ou similar); tomates secos; farinha de rosca com queijo ralado misturado (a gosto); manteiga com sal.
Preparo: corte o filé em escalopes, bata para abrir, sem rasgar a carne. Tempere a gosto, reserve. Corte a mussarela em pedaços, de acordo com o tamanho de cada escalope. Coloque cada pedaço de mussarela com um pedaço de tomate seco sobre o escalope e enrole, prendendo com um palito. Passe na manteiga derretida e depois na farinha de rosca com queijo ralado, coloque em uma fôrma. Tempo de forno : 30 minutos, no máximo.
Molho para acompanhamento: fritar cebola e alho picado, na manteiga. Adicionar meio copo de bebida alcoólica (conhaque, cachaça, vodka.........). Deixar fritar bem. Adicionar uma lata de Pomarola e um copo de caldo de galinha. Deixar apurar, temperar a gosto. Acrescentar uma lata de creme de leite.
Sirva com: arroz, batatas, ervilhas, palmitos, aspargos..............ufa!! Bom proveito.


PIZZA MARGUERITA
Era o ano de 1889, Nápoles, Itália. O pizzaiolo Rafaele Esposito é convidado pelo Rei Umberto I, da Itália, a fazer uma de suas deliciosas Pizzas. Em homenagem à Rainha Marguerita di Savoia, Rafaele inventa uma nova pizza temperada com muzzarela, tomate e manjericão, em homenagem às cores da bandeira da Itália (vermelho, branco e verde). Que nome deu a ela? Marguerita! E você viveu até agora sem saber isso....


15/03/2007

0 comentários: