10 maio 2007

Coisa de Gordo - 323


323 – O Sushi da Sônia e o Augusto
A vida tem dessas coisas. Sempre que vim até este espaço internáutico para escrever sobre essa iguaria japonesa chamada SUSHI, recebia uma mensagem de protesto, um email bem humorado de um amigo, o Augusto. Era só eu falar bem dos sushis que lá vinha o Augusto: “ - Que é isso, Silvano? Tô te estranhando...sushi não é comida de homem! Te cuida, cara!”
Eu ria, respondia o email e a vida continuava. Nas raras vezes em que nos víamos cara a cara, eu sempre comentava isso com ele, ríamos juntos....e a vida continuava.
Dias atrás fomos jantar na casa do Professor Zeca, o papa da Hidroginástica aqui no litoral norte gaúcho, o cardápio estava ainda indefinido. Ele falou em costela, falou em strogonoff, desconversou, bastava aparecermos na casa dele e da Sônia (esposa) para sabermos. Lá nos fomos. E aí se deu uma coisa inusitada. Pela primeira vez na vida, provei um sushi feito em casa! Já comera em casas especializadas, já os comprara em Supermercado, mas ainda não comera um caseiro. Resultado da cultura ancestral, a Sônia, uma japonesa a olhos vistos (sem trocadilhos, por favor) resolveu desenterrar séculos e séculos de tradição culinária nipônica e nos fez essa surpresa.
Chegamos e havia uma enorme travessa de SUSHIS. A noite foi deliciosa, comi a me fartar. Não se pode dizer que exista um sushi igual a outro. As variáveis são enormes, há muitos ingredientes relacionados no preparo, muito ritual, muita possibilidade de se mudar aqui e ali. E ela escolheu os ingredientes com maestria. A gente se atracava no sushi e tinha a boca inundada por uma imensidão de sabores inigualáveis.
Noite de comer e se fartar. Noite de banquete oriental! E uma noite para poucos, é sabido que nem todos se arriscam a comer sushi! O que sempre me favorece! A foto ali no início dá uma idéia do que passamos naquela noite. E cabe um detalhe: - Não adianta pedir bis! A Sônia já tinha nos avisado que ela não prepara aquilo a toda hora. Nada disso. Passam-se meses e meses, às vezes anos, até que ela se digne a preparar sushi de novo! Veja, portanto, a enorme deferência a nós destinada. Nada de enviar e-mails pedindo o telefone dela, nem solicitar encomendas. Esperem o próximo ano.
Onde quero chegar? Em meio a tal momento alegre e descontraído, não pude deixar de sentir um gosto amargo. Mas não na boca, foi no coração. Dias antes, soubera por amigos que o Augusto morreu! Sim, do alto de sua juventude, do alto de sua vitalidade, de seu bom humor, de sua alegria de viver, enfim, o Augusto morreu! Tais eventos não mais me exasperam em relação a Deus. Espírita que sou, nessas horas de aparente perda sempre encontro consolo na certeza da vida após a morte, na certeza do reencontro! Mas neste primeiro momento, fica esse vazio, esse pesar, esse choque que tivemos ao ler: - O Augusto morreu!
Enquanto comia os maravilhosos sushis da Sônia, me perguntava, em silêncio: - E agora, quem vai me cobrar por isso? Quem vai me dizer que isso não é comida de homem macho? Quem vai, meu Deus do céu, me trazer essa pequena gota de alegria e de viver?
Não sei.
Não acho resposta.
Perdido estou eu.
Os dias continuam passando.
A vida ali, se mostrando.
Que pena.
O Augusto morreu!

Silvano – o impossível


PALAVRA DA LEITORA SOBRE A RECEITA DA SEMANA PASSADA
Olá Silvano, boa tarde! Mas que delicia deve ficar essa receita de frutas, vou fazer e adorei a receita do filé , já fiz! Vou te mandar uma receita de torta de maçã facílima de fazer e deliciosa. Também se serve com sorvete de creme. Estou gostando das suas crônicas (como sempre) e repassando as velhas e as novas em vários grupos meus. Até em Portugal você já está fazendo sucesso! Parabéns amigo, você tem uma mistura muito boa nas suas crônicas, a versatilidade e o humor! Abraços. Claudete – de Jundiaí - SP



LULA, O PAPA E O ABORTO
Por raciocínios absurdos, os Partidos Políticos de esquerda têm uma inexplicável simpatia pelo tema do ABORTO, sempre tentando colocar na pauta de votações do Congresso projetos de Lei que legalizem essa prática em território nacional. Que pena!
A vida a Deus pertence, ninguém tem o direito de dispor desse direito, agredindo a vida de outra pessoa. Ora, a prática do aborto fere frontalmente o direito de vida daquela pessoa que se prepara para nascer! Quem somos nós para decidir quem nasce e quem morre? E se nossos pais tivessem usado desta mesma artimanha, que seria de nós?
Legalizar a Lei do Aborto no Brasil, um país que está longe de ser desenvolvido e sério, é uma temeridade! Temos ainda dificuldade em exercitar nossa cidadania, confundimos direitos com permissividade. Dentro desse cenário, abre-se um perigoso precedente para a prática indiscriminada de aborto! Bastará uma declaração da mulher grávida para que se pratique esse verdadeiro assassinato! Vai ser estabelecido um verdadeiro “oba-oba”, com as pessoas largando de mão qualquer cuidado e método anticoncepcional, escudando-se no fato de que, ao engravidar, basta ir ao hospital e abortar!
Queremos brincar de deuses.
Em meio a tal debate, o governo Lula titubeia sobre a Lei do Aborto. O velho ranço esquerdista, que pretende defender os direitos das minorias, aí incluindo as feministas, tem ímpetos de legalizar o aborto no Brasil! Sim, os fatos comprovam. Os projetos de lei pró-aborto vêm todos de partidos de esquerda! Quer mais? Pois o Ministro da Saúde (será mesmo?) está empenhado em fazer um plebiscito para saber da população se vamos ou não legalizar o aborto.
Em meio a isso tudo, chega de visita o Papa! A levar em consideração que 72% da população brasileira é católica, deveríamos estar tranqüilos, nós que somos CONTRA O ABORTO! Se seguirem o que manda o seu supremo mandatário, essa imensa maioria da população vai ganhar de goleada qualquer plebiscito que se faça nesse sentido. O problema é apenas um! Muitos se dizem católicos. Mas daí a serem católicos (seguidores da Igreja)... vai muita diferença! Seja muito bem-vindo, portanto o Papa, para reforçar nos seus fiéis esse sentimento. Que todos nós, católicos, evangélicos, espíritas (meu caso) nos unamos nessa hora para dar valor à vida. Se para isso é preciso vir o Papa, que venha o Papa! Que volte o Papa! Que fique o Papa!
Tenhamos olhos de ver, nesta hora, o caminho da escuridão se abrindo diante de nossos olhos! Liberar a prática do aborto em nosso país é optar pelo caminho da dor e do desespero! Que os partidos de esquerda retomem sua luta na defesa da população, sem manchar sua trajetória com essa suja lei do aborto! Somos homens e mulheres encarnados, a caminho de nossa perfeição. Por enquanto, somos pequenos. Cuidado, portanto, nesta hora. A vida vale mais! Silvano - sempre metendo a colher....



10/05/2007

0 comentários: