28 junho 2007

Coisa de Gordo - 330


330 – ENCONTRO DE FAMÍLIA
Sempre olhei com um certo desdém esses encontros de famílias que se vê por aí. A gente passa por um salão de festas, um clube, e lá estão aquelas duzentas pessoas, ruidosas, alegres, confraternizando, em geral com uma faixa na entrada dizendo que família é aquela. Mas tudo na vida passa. Inclusive o preconceito.
Por força de um convite familiar, dessa vez da família do lado de lá, fomos no sábado passado à Serra Gaúcha para o encontro da Família Bottin. Oriundos de um distrito de Bento Gonçalves chamado Pinto Bandeira, os Bottin são dos ramos mais tradicionais da colonização italiana em terras gaúchas. Quem conheceu a loja Irmãos Bottin (materiais de construção) em Porto Alegre, na esquina da Cavalhada com a Faixa Preta, sabe do que eu estou falando.
E neste caso eu tinha uma espécie de vantagem. Não sou Bottin, sou apenas um “galho pegado”, alguém que casou com uma Bottin. Tal situação me deu mais mobilidade, conhecia poucas pessoas, passei o evento todo apenas sorrindo, acenando, cumprimentando as pessoas, sem entrar em grandes intimidades. A partir disso, estive livre para fazer fotografias lindas do local, da paisagem, das pessoas, da festa enfim.
O encontro se deu numa Vinícola de nome FORNASIER, um aprazível lugar que reúne uma Pousada, a Vinícola e o Restaurante onde estávamos. Fica na estrada que vai de Bento Gonçalves a Pinto Bandeira, como citei antes, a paisagem bela da Serra se desdobrava diante de nossos olhos.
Após abraços, beijos, fotos, lembranças, as pessoas foram sendo encaminhadas para as mesas e então começou a folia calórica. Veio uma entrada com Pãezinhos deliciosos, Polentas, Torradinhas e outors petiscos mais. Passo seguinte, veio a Sopa de Capeletti, deliciosa, saborosa. Aos poucos os garçons foram retirando o prato de sopa e então alternaram pedaços de Galeto, Salsichões, Vitela assada com bacon e Costela de Porco com as massas. Eram Lasanha Bolonhesa, Rondeli de abóbora e uma outra massa ao molho de quatro queijos.
O vinho servido obviamente era o deles mesmo, vinho agradável, aromático. Pedimos o Cabernet Sauvignon, depois de provarmos o Tanat.
No conjunto, diria que já comi galetos e massas melhores do que as deste lugar. Mas não é nisso que quero centrar foco. Quero enaltecer que começo a gostar desse tipo de encontro. Numa época em que as pessoas às vezes só se encontram em velórios, acho bom que pelo menos o tenham feito em clima de festa. Pela distância, podia observar as manifestações de alegria emitidas pelos convivas. O tempo apaga as diferenças, as pequenas coisas, ao fim ficam só as boas notícias, o relato de mães e pais contando sobre seus filhos. Os que viajaram, os que casaram, os que foram e os que voltaram.
Foi um belo encontro, imagino o trabalhão que deu para a comissão organizadora! O local era dos mais aprazíveis, a paisagem linda e bucólica, a refeição saborosa. E acima de tudo, a alegria dos BOTTIN ao se reencontrarem para ver a valorizar suas raízes. Não importa que eu seja um “galho pegado”, nos próximos encontros...tô dentro!
Silvano – o impossível


FALANDO EM CORRER...
Fui falar em correr e me aparece cada uma... Imagine você, comentei aqui neste espaço que após vinte anos estou correndo dez minutos por dia numa esteira. Grande coisa.....Li esta semana que um cara de nome Willian Wiltgen de Novo Hamburgo-RS, chegou em segundo lugar numa competição chamada DESAFRIO URUBICI. Para quem é do ramo das corridas, esta é uma prova de categoria M-7, destinada a atletas de 50 a 54 anos. Dez a mais que eu, portanto. O troço se deu na cidade catarinense de Urubici, e se chama desaFRIO por causa das baixas temperaturas dessa época. Sabe que distância ele correu? O cara correu 51Km, sendo vinte e cinco em subida! Já imaginou? Cinqüenta e um kilômetros correndo!!! Sabe em quanto tempo? Pois ele o fez em apenas seis horas. Loucura total. E eu me achando o tal por correr dez minutos por dia. Haja fôlego.....

A IDA AO ENDOCRINOLOGISTA (palavra da leitora)
Pois é Silvano.....no início de fevereiro, lá estava eu mais uma vez na sala de espera de um endocrinologista, esperando prá dar de cara com o "carrasco" que haveria de me ajudar a emagrecer...decidida, corajosa, cheia de vontade! Caminhei por dois longos meses ali , na nossa Porto Emerim.....e veio então o abril....a Páscoa, os chocolates......os 6 kilos que eu tinha já emagrecido com tanto sacrifício....nem sei por onde andam......Abandonei o médico....por medo do "pito" que ele com certeza me passaria. Esse friosinho...me desencorajou das caminhadas, a força de vontade foi prô espaço, e tenho me deliciado nas maravilhas do inverno...sopa, pinhão...canjica.............Ai, ai, ai, é difícil prum gordo admitir isso!!!......Mas acho que minhas caminhadas, só mesmo depois que o inverno acabar!!!!!! – LILIAM – traduzindo o sentimento de todos nós.


RECEITA DA MAC FRITAS (enviada por Claudete – de Jundiaí – SP)
Ingredientes: 1 kg de batatas, sal a gosto .
Modo de Preparo: Descasque as batatas e deixe de molho na água. Leve uma panela com água no fogo, e deixe ferver. Coloque aos poucos a batata de cada vez e ferva por 3 minutos. Retire-as e coloque-as na água fria, para parar o processo de cozimento (por 3 minutos). Retire as batatas da água, e enxugue-as uma a uma. Congele em aberto. Depois de congeladas, coloques-as em sacos próprios para congelamento, bem fechados, e volte ao congelador. Frite as batatas ainda congeladas, em óleo bem quente até ficarem douradas!!!


28/06/2007

0 comentários: