26 julho 2007

Coisa de Gordo - 334



334 - SOPA NO PÃO
Não, não se trata de nenhuma novidade, por certo você já comeu isso, já ouviu falar, até já preparou. Mas vou relatar sim, a delícia da SOPA NO PÃO. Há um Restaurante em Canela (serra gaúcha), que toma a si a autoria e a “patente” deste prato da culinária de inverno. O nome do lugar é CAFÉ CANELA – BISTRÔ. Antes se situava na esquina mais célebre de Canela, a esquina da praça central, agora se mudou para umas quadras abaixo. No cardápio eles colocam um texto de alerta, alegando que registraram as marcas “Sopa no Pão” e “Massa no Queijo” junto ao instituto de patentes. E que mesmo assim continuam sendo copiados, “pirateados”, estando vários restaurantes e vários concorrentes a servir essas duas iguarias. Fazer o quê? Neste país de faz-de-conta, tudo se copia.
Mas era uma fria noite de inverno e fomos em pequena turma familiar até o autêntico Café Canela (telefone: 54 – 32824422). Como era de se esperar, pedimos a famosa SOPA NO PÃO. O local oferece ainda a MASSA NO QUEIJO, prato que segue a mesma lógica do outro. No primeiro caso eles servem uma deliciosa sopa dentro de um pão italiano. Já vou falar sobre ela. No segundo, servem uma massa dentro de uma peça de queijo. Sim, senhores, um queijão inteiro, oco, onde se coloca a massa. Noutra vez que for à serra, voltarei lá para provar e então darei os detalhes. Além dessas duas vedetes, o cardápio oferece pizzas de sabores variados, pratos para crianças (filé, ovo frito e arroz) e outras coisinhas mais. E há uma página inteira do menu com “sabores” de sopas. Tem a Gulash, a de Queijo, Minestrone, Creme de Ervilha, Creme de Milho, entre outras mais. Pedimos a SOPA NO PÃO – SABOR QUEIJO, e quando digo pedimos, significa que cada pessoa na mesa pediu uma, trata-se de prato individual.
Sem demora, o garçom trouxe aquele verdadeiro “desafio” e colocou na frente de cada um. Sim, veio aquele pão italiano, redondo, casca dura, com uma tampa recortada, vazio de massa e cheio de sopa. A gente removeu a tampa e foi dada a largada para o deleite.
À medida que se foi tomando a sopa, que neste caso estava deliciosa, as paredes internas do pão foram sofrendo um lento processo de amolecimento, que se completou com as manobras que a gente fazia com a colher. Tomava-se uma colher, o pão amolecia um pouquinho, a gente conseguia pôr na mesma colherada um pouco da sopa com lascas do pão.
E o frio na rua acabou sendo suplantado por tanta caloria, aquela deliciosa sopa sendo consumida, o pão fazendo parte ativa do espetáculo. É aquela coisa maluca e inusitada, possivelmente fantasia inconsciente de todo gordo. Comer o alimento e depois comer o prato. Os educados do ambiente comiam da sopa e paravam. Alguns até arriscavam uma mordiscada. Postados frente a frente, eu e um cunhado decidimos prosseguir na caminhada enquanto as mulheres cruzavam os talheres.
O pão (ou o que restou dele) estava delicioso, o sabor forte do pão italiano sobressaindo. Meu cunhado até brincou que deveríamos pedir uma manteiguinha e umas fatias de queijo e salame para melhor degustar aquilo.
Amigo(a), foi de fato uma luta árdua. Mas conseguimos liquidar com o pão. Belo prato, caro (21,50 cada). A Massa no Queijo era mais cara (34,00). Aliás, um alerta. Não é lugar para se levar família grande, criançada, etc. Apesar dos tais pratos infantis, a conta cara sugere que se vá lá apenas em casal. Mais acessível, menos desperdício. Para três pessoas (uma criança), pagamos em torno de 100,00. Sim, há lugares bem mais caros, sei disso. Mas não custa alertar! E a cerveja Norteña que na noite de Porto Alegre custou 8,40 esses dias (garrafa gorda de 900ml), neste de Canela saiu por 10,60! É...a serra gaúcha não é para todos os dias!!!
Mas o que ficou em nossas memórias? É um belo prato, no meu entender deve ser degustado. O frio na rua, o ambiente agradável, o atendimento gentil, a boa companhia e tudo o mais, contribuíram para uma bela janta em família. Eu, se fosse você, me jogava de boca. Alguma dúvida? Dê uma olhadinha nas fotos abaixo.
Silvano – e aquela dieta, onde anda?

26/07/2007

0 comentários: