18 julho 2007

Imagem da Semana - 18/07/07


LUTO NACIONAL (sobre o avião da TAM)
Este é um país que vai pra frente...” dizia aquela musiquinha da minha infância. Pois é, parece que ficou só na musiquinha. Neste país de faz-de-conta em que vivemos, sabe deus quantos aviões ainda terão que cair para que se faça alguma coisa. Não estou sendo generalista na crítica, apenas observo e fico com a opinião de que isso aqui é a “Casa-da-mãe-Joana”, que aeroportos operam pistas sem condições, que controladores de vôo são sobrecarregados e fazem greve, que há espaços “em branco” no espaço aéreo nacional que os radares mostram. Enfim, é uma terra de ninguém. E nós que falávamos do Paraguai. O governo Lula de fato colocou pessoas em certos cargos levando em conta apenas o cunho político, não o técnico. Como disse um entrevistado dia desses, houve um “aparelhamento de cargos”. É comum que governos façam isso. Portanto, nada a estranhar que aviões comecem a cair, que o tráfego aéreo esteja nessa bagunça.
Nessa barafunda toda, qualquer pessoa adquire conhecimentos que jamais pensaria adquirir. Senão vejamos. Alguma vez na sua vida você imaginou que saberia o que é um TRANSPONDER, e ainda mais, que ele deve permanecer ligado durante o vôo de um avião? Alguma vez você pensou que saberia o que é um PROFUNDOR, ou seja, aquela parte do jato da Gol que foi atingida pelo Legacy? E por último, alguma vez você se preocupou em saber se a pista onde o seu avião iria aterrissar tinha GROOVING (ranhuras) na parte final? Ora, eu não quero saber dessas coisas todas! Eu não sou piloto, não tenho brevê, não trabalho em aeroporto! Quando uso aviões (pelos quais sou fascinado, diga-se de passagem), apenas quero tirar fotos, entrar, viajar, sair, tirar mais fotos e deu! Não me venham perguntar a capacidade de combustível nas asas, a força de propulsão e nem o tamanho do trem de pouso. Eu não tenho que saber disso!
Por que, então, tais dados vêm a público? Tal se dá porque as pessoas, órgãos públicos, instituições que deveriam dar conta disso estão falhando, estão incompetentes, estão aparelhadas! É quase como você levar seu filho para uma cirurgia e, face à inoperância do cirurgião, você e sua família começarem a decidir o fio cirúrgico, o tipo de incisão, aonde vamos colocar o dreno? É quase isso!
Esta tragédia mais recente com este avião da TAM, que enluta a todos e em especial nós gaúchos, origem do vôo, traz de novo esta sensação. O vôo já começou, não se sabe se vai chegar, não se sabe quem está no comando, não se sabe como vai acabar. A cirurgia já começou, nosso filho está lá, de barriga aberta e, no entanto, não há ninguém na sala de cirurgia que tome uma atitude, os fios e pinças estão espalhados sobre a mesa de instrumentos, será que vão remover o apêndice ou ressecar a hérnia? Ninguém sabe, tudo está em investigação e será averiguado. Quem sabe a gente deva entrar na sala, assumir a “costura” e assim salvar o nosso filho? Será que chegamos a este ponto?
Lembro de novo a musiquinha...“este é um país que vai prá frente...”, mas sou obrigado a me perguntar: – Certo, vai para frente, mas será que no fim da pista tem GROOVING?
Silvano - sorumbático

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