17 agosto 2007

Campanha pró-cerveja



Leio no BLOG CERVEJA SÓ uma bem humorada, e até mesmo apropriada, campanha. O blog é de autoria do Ricardo Amorim, que antes tinha esse blog hospedado no blogger e agora está hospedado nas páginas do Globo Online (http://oglobo.globo.com/blogs/cervejaso/ ). Fica para seu exame:

Prezados leitores e leitoras, venho por meio deste post lançar uma campanha pela diversidade. Não se trata de um movimento pela inclusão social, racial ou sexual como se vê por aí, mas de um apelo pró-cerveja. Como fazem as minorias, devemos nos mobilizar. Vejam se não é o caso.
Hoje em dia, qualquer birosca mais metida à besta oferece aos comensais uma carta de vinhos. Ainda que modesto, o livreto extra está lá, com suas opções de Malbecs, Cabernet Sauvignons e Chardonnays. Já a nossa amada cerveja costuma ficar meio escondida, ali entre o guaraná e a caipirinha. Chope tulipa, caldereta, garotinho; cerveja long neck, 600ml, latinha... Isso lá é opção? Sei bem que as grandes cervejarias trabalham duro (e gastam dinheiro) para garantir exclusividade às suas marcas nos pontos de venda mais concorridos, mas o consumidor pode virar esse jogo.
Aqui entra a nossa humilde campanha. A partir de agora, você, cervejeiro consciente, vai usar o seu direito à liberdade de expressão e manifestar o desejo por mais e melhores cervejas. De diferentes tipos, diversas marcas, com maiores possibilidades de harmonização com os pratos e petiscos que deseja apreciar. Para facilitar o trabalho, criei um texto para ser depositado nas urnas de sugestões ou soprado ao pé do ouvido do proprietário do estabelecimento mais próximo:
Invista em uma carta de cervejas. Torne mais diversa e sofisticada a sua oferta da bebida.
Vamos espalhar a mensagem. Se a internet realmente dá poder ao cidadão comum, mostraremos que ele gosta de boas cervejas. E, se me permitem, mais uma dica: antes de encher o saco do pé sujo da esquina, concentrem seus esforços naqueles bares e restaurantes que acham que ser sofisticado é ter uma carta de vinhos com rótulos de má reputação. À luta, companheiros!

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