30 agosto 2007

Coisa de Gordo - 339


339 – DIETA OCIDENTAL
Estando a ler um texto sobre ASMA, a doença respiratória tão comum por esses meses, fiquei intrigado com uma expressão que citava a DIETA OCIDENTAL como um dos fatores desencadeantes de asma. Ops, pensei, o que é uma Dieta Ocidental? E mais, que isso, se há uma dieta ocidental, por analogia haverá outra Dieta Oriental? O que é a dieta ocidental?
Pesquisando, lendo aqui e ali, debruçando-me sobre grossos volumes literários, mergulhando dias e dias nas mais famosas bibliotecas da nação, embarafustando-me nos porões das escolas médicas mais renomadas, fui ler algo sobre essa tal dieta ocidental. Certo, certo, na verdade o que fiz foi acionar o GOOGLE, essa maravilhosa ferramenta. Mas é que eu queria dar um certo charme e um ar de sobriedade ao que vou aqui citar. Pois lá está escrito que entre tantos outros aspectos, o que faz a diferença entre uma e outra dieta é a quantia de omega-3 versus a de omega-6 ingeridas. O que é isso?
ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA-3: peixes gordos (água fria), sementes e óleo de canola, sementes e óleo de linho, abacate...
ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA-6: óleos vegetais de milho, soja, girassol...
Em tempos remotos, por sua própria condição errante, nômade, sempre em busca do alimento, o homem tinha obviamente uma dieta muito mais rica em frutas, fibras, vegetais, peixes, caça e, naturalmente, um padrão mais equilibrado em relação aos ácidos ômega-3 e ômega-6, numa proporção de quase 1:1, ou seja, uma parte de ômega-3 para cada parte de ômega-6. Além do que, tudo isso requeria um esforço físico e uma necessidade de constante movimento, o que fazia dele um ser NÃO SEDENTÁRIO. Na idade moderna, com a fixação do homem à terra, através do desenvolvimento da agricultura, o aparecimento dos grandes cidades, das grandes indústrias, e, conseqüentemente, da pressão pelo consumo mais fácil, dos alimentos processados, e aí chegamos na alimentação, esse equilíbrio foi se perdendo e se deteriorando, e, hoje, está por volta de 10-20: 1, ou seja, consumimos apenas UMA parte de alimentos contendo ácidos graxos ômega-3 para 10 a 20 partes de alimentos contendo os ácidos graxos ômega-6, o que se configura em uma desproporção inédita. Além disso, tornamo-nos seres SEDENTÁRIOS. Ou seja, a dieta ocidental caracteriza-se pela falta de ácidos ômega-3 e tem excesso de ácidos ômega-6.
Que horror, estamos dando de 20 a 1 na gordura saudável! Em seguida fui ler a relação de doenças causadas por esse desequilíbrio e, entre ataques cardíacos, depressão, Alzheimer e doenças ósseas, estava de fato a ASMA. Para entender melhor esse duelo entre uma dieta e outra, estudos foram feitos onde dois grupos consumiram dietas diferentes. Uma a ocidental, outra uma dieta mais asiática. O primeiro grupo, o da dieta ocidental, consumia carnes vermelhas, camarões, peixe, balas, todo tipo de sobremesa, pão e leite. O outro, mais vegetariano, preferia tofu, verduras, vegetais, leguminosas, peixe e leite de soja. Ah, bom, agora estou entendo melhor.
Por livre associação, lembrei duma fala do Veríssimo onde ele citava um personagem de outro autor que um belo dia ficou desconcertado ao saber que passara a vida toda falando em prosa. Volto às dietas e fiquei ensimesmado em saber que passei a vida comendo a Dieta Ocidental. Sem saber. Mas se a coisa toda se dá no desequilíbrio dos dois ômegas, é óbvio que corri para ver como podemos inverter essa equação e então o texto diz:
SUGESTÕES PARA A BUSCA DO EQUILÍBRIO
Consuma: mais peixes (2 a 3 vezes por semana), preferentemente os de água fria, (atum, enchova, salmão, truta, sardinha); mais verduras e legumes (espinafre, mostarda...); mais frutas (diariamente)..abacate ; nozes e noz pecan ; preferência para margarinas enriquecidas com ômega-3 ; óleos recomendados: oliva e canola ; grãos e sementes (ervilhas, feijões...) ;
Evite: óleos "trans" (hidrogenados): margarinas, maionese, molhos prontos, frituras, alimentos fritos e, principalmente, as frituras de imersão e de alta temperatura, que podem destruir os ácidos ômega-3; o consumo de gorduras saturadas (carnes vermelhas, laticínios e derivados).
Pratique: atividade física sob todas as formas, sempre com orientação de um profissional de saúde;
Eu, de minha parte, gostei da sugestão do maior consumo de peixes. Gosto bastante do peixe na culinária, seja frito (olha o omega-6 aí, gente!), ao molho, seja em mousses (atum), pizzas (sardinha) ou onde mais se queira. Nós, gaúchos temos fama de ser fortes consumidores de carne de gado, talvez o resto do país imagine que comemos churrasco todos os dias. Bem que eu queria, mas a vida prática, o saldo bancário e os níveis de LDL-colesterol fizeram o gaúcho se eximir de muita picanha e maminha. Dediquemo-nos, portanto, ao Peixe Anjo, ao Surubi e às Lagostas. Com limão e sal por cima. Não vou falar do copo de cerveja para não desvirtuar o resto do texto.
Silvano – ocidental


PALAVRA DE LEITOR SOBRE OS FILMES COM RUPTURA (semana passada)
Boa noite Silvano! Conversando com um colega americano, descobri que existe um tipo de filme denominado por eles como "chick flick" é, basicamente, o nosso "filme de mulherzinha". Caso tu não tenhas notado, todos os filmes citados por ti são desse "gênero". É fácil lembrar de outros filmes com a mesma história: Mensagem Para Você, por exemplo. Então, acho que o conselho é: passe longe dos filmes de mulherzinha, a menos que exista muita insistência por parte da esposa, namorada ou filha! Abraços! - Anônimo


30/08/2007

0 comentários: