13 setembro 2007

Coisa de Gordo - 341


341 – FANTA MUNDO
O mercado de bebidas e refrigerantes é dinâmico, na selva da concorrência as marcas estão continuamente mudando, lançando novidades, se adequando, sempre em busca de mais consumidores. Na esteira deste processo, estando na prateleira dos refrigerantes do Supermercado vi uma coisa que me chamou a atenção. FANTA MUNDO – EDIÇÃO LIMITADA!
A Coca-Cola está lançando agora em setembro uma série de sabores sob forma de rodízio, abrangendo cerca de cinqüenta países, valorizando as culturas e sabores locais.
A garrafa pet de dois litros mostra uma cor mais clara que a Fanta Tradicional e no rótulo a gente fica sabendo que é uma edição limitada, ou seja, beba agora ou cale-se para sempre. Ainda lendo o rótulo, a gente descobre que se trata da Fanta Tailândia, sendo quero sabor explicitado é LARANJA + MANGA.
O sabor do novo refrigerante é delicioso, e não sei se esta mistura de laranja com manga fez um efeito final ou se eles o conseguiram com sabores e outras químicas. Mas o troço tem um amarguinho gostoso, nos lembrou aquela bebida castelhana de Pomelo. Mas sim, é uma bela bebida, saborosa, encorpada, uma cor bonita, um sabor delicioso. Cítrica (óbvio), tem aquele aspecto de Redoxon ou Cebion no copo transparente. E o gosto também lembra aqueles dois saborosos remédios.
Fui zapear na rede e descobri que a marca Fanta faz isso em outros lugares do mundo. Mas varia os sabores aqui e ali. Veja que loucura.
É vendida por aí uma certa FANTA BRAZIL, que nada mais é que a nossa Fanta Uva. Portanto, por partes variadas do mundo, os caras estão bebendo Fanta Uva, crentes de que esta é uma fruta tradicional nossa.
Seguindo o roteiro, tem uma FANTA JAPÃO, que traz aos consumidores uma bebida sabor Melancia, vejam só. Fiquei curioso, terei que viajar por partes aleatórias do mundo, até conseguir provar este sabor. Adorador de melancia que sou, fiquei no mínimo curioso.
Indo adiante, existe uma FANTA TAILÂNDIA (nome igual à que comprei), só que com sabor de Pomelo Rosa (e não de manga). Puxa, os caras confundem as coisas. Aqui no Brasil, na Holanda e na Bélgica, a Fanta Mundo Tailândia tem sabor de manga, noutros lugares é sabor pomelo rosa. Vá entender. E afinal, cidadãos tailandeses, qual fruta é característica do país de vocês? Manga ou pomelo?
Sem descansar, vamos adiante e encontramos uma FANTA ILHAS MALDIVAS, com um sabor cítrico que mescla aromas e tendências, tendo por base o Gengibre. É uma bebida baseada num drink Bósnio (“sokata”) feito justamente a partir de gengibre. Que loucura!
Existe ainda uma FANTA TAILÂNDIA de cor azul, feita a partir de blueberry.
Único defeito deste novo sabor lançado: NÃO É LIGHT! Que dureza!
Para fechar, li que a marca Fanta surgiu na Alemanha em 1941, e hoje é vendida em 187 países. A Fanta Laranja chegou ao Brasil em 1964, seguida de Fanta Uva, em 1971.
E eu que achava que em 1964 tinha vindo apenas a “redentora”. Nada disso, veio também a Fanta Laranja!
Silvano – cítrico


13/09/2007

0 comentários: