27 setembro 2007

Coisa de Gordo - 343


343 – Mãos de Cavalo
Alguém já comentou que parei de falar em Leite Condensado e comecei a me dedicar a filmes e livros. Pode ser....pode ser. Mas não deixarei de citar as gostosuras e iguarias da vida. O nosso tema desta semana é um livro dos mais agradáveis, uma leitura gostosa, fácil, livro desses que prende a gente na cama, no sofá, seja lá onde se lê. Eu não tinha lido nada deste autor, então tive que recorrer à orelha do livro para saber que DANIEL GALERA é um cara nascido em São Paulo mas que viveu grande parte de sua vida em Porto Alegre, tem 27 anos (nascido em 1979), e está estreando na Editora Cia. das Letras com este livro, após ter publicado outras coisas.
Esta sua vivência em Porto Alegre explica algumas coisas deste romance. O nome do livro é MÃOS DE CAVALO. A história se passa toda em Porto Alegre, com uma descrição detalhada de bairros e ruas da zona sul da capital gaúcha, nomes de ruas, parques, estradas. Eu pessoalmente conheço quase tudo que ele cita, não sei se os paulistas e cariocas não se entediariam com tais descrições.
O livro traz a história de Hermano, narrada em três tempos de sua vida. Ele guri, ele adolescente, ele adulto. O ritmo é rápido, o texto não segue a ordem cronológica, a gente lê trechos da vida adulta, depois um capítulo de adolescência, assim por diante.
Onde o autor nos prende? Na qualidade do texto que, como citei, é ágil, expressando as emoções que vertem do coração do protagonista, desde um passeio de bicicleta em alta velocidade, até o primeiro beijo no florescer da adolescência, chegando aos questionamentos da fase adulta, vida a dois, filho, profissão. O que fica do livro após sua leitura é um profundo sentimento, um viver emocionado, o sentir acerca do filme que é a vida de cada um. Medos afloram, inseguranças perpassam, e a gente que pensava que era exclusivo em sentir isso. A vida infantil tão simples se desdobra, com pequenos desafios e metas fáceis de se atingir. Logo depois, o pântano da adolescência, as condutas de grupo, - o que será que vão achar de mim? – as conquistas, as meninas a seduzir, os amigos a agrupar. Na fase adulta os desafios são maiores, tanto que o livro abre com o personagem se paramentando para viajar até a Bolívia para escalar o Monte Bonete, na companhia de um amigo seu. Mas o verdadeiro desafio está no mergulho interior, no adentrar as próprias emoções e tentar resgatar coisas do passado. Não tem cume de montanha que seja mais audaz e perigoso do que isso. O auto-conhecimento, a auto-análise, levantar o espelho da vida diante dos próprios olhos fazendo caírem as máscaras.
Idas e vindas, encontros e desencontros, vida e morte se misturam na narrativa.
Um belo livro. Vale a pena ler, vale a pena comprar, vale a pena ter na estante.
Nota: 8,0.
MÃOS DE CAVALO – Daniel Galera – Cia. das Letras – 188 páginas
Na Submarino está custando 34,00.
Vá logo, não perca tempo. O tempo chuvoso e o fim da primavera pedem uma leitura agradável na virada da estação.
Silvano – o impossível


QUER DAR UMA OLHADINHA?....
....Clique aqui neste atalho:
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=1435291


ENQUANTO ISSO, NA CALADA DA NOITE...
..o Congresso aprovou a CPMF! Bando de vendilhões! Mas tudo bem, agora tem que ser aprovado no SENADO, aquela coisa que é presidida pelo Renan CORRUPTO Calheiros. Ou seja....cerveja! Nos ralamos!

TROPA DE ELITE
Nunca vi disso, um filme fazer tanto sucesso ANTES de ser lançado. Todo mundo fala, todo mundo viu, todo mundo comenta que o tal filme TROPA DE ELITE é um arraso. Trata-se da batalha da polícia contra a bandidagem nos morros cariocas. Dizem que o filme é ótimo, é especial. Os produtores inclusive correram e colocaram o filme num cinema apenas que era para ele poder concorrer a ser indicado ao Oscar de filme estrangeiro. Não foi indicado, parece que já tiraram do cinema. O que está acontecendo? Há cópias e mais cópias PIRATAS do filme em DVD por aí, e são essas as cópias que tá todo mundo vendo. Por enquanto ainda não assisti. Espero que os caras não atrasem o lançamento, senão quando lançarem todo mundo já vai ter visto. Que loucura! Que fenômeno de marketing!

27/09/2007

1 comentários:

Anônimo disse...

Alô Silvano:

Como te disse, eu já vi o Tropa de Elite.

Realmente é um filme diferente, principalmente na abordagem do papel que cada personagem tem na sociedade.

Traficante é tratado como traficante, sem o "glamour" que certas obras dão a estes personagens (Vide Cidade de Deus, Cidade dos Homens).
A corrupção da polícia e o relacionamento com o mundo do crime são abordados de maneira real, sem metáforas ou meias palavras. Há tortura, policiais relapsos e corruptos, heróis, anti-heróis e a mostra de que nem todo mundo se vendeu ou se corrompeu no meio.

Há um tratamento duro com a hipocrisia da classe média alta carioca que vê no serviço voluntário em ONGs de favela uma espécie de "expiação de culpa" pelo desequilíbrio social e econômico do país.

Também é interessante citar que o capitão Nascimento, um dos comandantes da Tropa, em uma ação, acusa um jovem da classe média de ser o financiador do tráfico, ao consumir drogas e ir buscá-las na favela.

O capitão Nascimento, herói (e anti-herói) da trama, já se transformou num fenômeno de popularidade no Orkut, onde há dezenas de comunidades em sua homenagem.

São visões muito verdadeiras do papel de cada um neste grande problema que é a violência no país, em especial no Rio de Janeiro. O filme não é uma apologia à violência, ams tem cenas fortes. E quem não gosta de encarar a realidade é melhor não assistir.

Acho que ele inaugura uma nova forma de divulgação de uma obra aqui no Brasil (muito usada por produtores estrangeiros): a disponibilização na Internet de cópias "não autorizadas". É o que basta para que a novidade corra que nem rastilho de pólvora e o resultado é o que tu falaste: um fenômeno de Marketing! Garanto que mesmo os que já viram, irão ao cinema para assistir a versão definitiva.

discordo da posição de alguns oficiais da PM do rio que queriam impedir a exibição do filme. Penso que o resultado final do filme é uma defesa da polícia militar e de seus profissionais.

Se te interessa o mesmo está disponível para download no site http://www.o2games.net/

Grande abraço
Nelson Crystalino G. Sampaio
Santo Antônio da Patrulha
nelson@crystalino.com.br