05 setembro 2007

ENTREVISTA COM UMA DAS AUTORAS


Silvano: Rosalva,sei que vais responder muitas vezes esta pergunta, mas como nasceu a idéia deste livro?
Rosalva Rocha: Nasceu através da Silvia Bier, lendo um livro da Lya Luft (Perdas e Ganhos), conforme consta no depoimento dela. A idéia surgiu e ela decidiu convidar algumas pessoas, além da Sonia, com quem teve a primeira conversa sobre o assunto.

Silvano: No entender de vocês, no sentimento de vocês, existe mesmo a CRISE DO QUARENTA? Ou o que ocorre é que caem as máscaras e a pessoa dá uma guinada na vida?
Rosalva Rocha: Não, não existe crise. O que existe, na minha opinião, é uma consciência maior do momento, ou seja, já se passou por muita coisa e, quando se pára e percebe que chegou aos 40, ainda enxerga um largo horizonte pela frente. Dá para fazer muita coisa. Dá para sonhar, para realizar ... e tudo com base nas experiências boas e más já vividas.

Silvano: Essa maluquice de colocar os textos, em princípio, sem identificação da autora...como vocês amadureceram a idéia e chegaram nisso?
Rosalva Rocha: Esta foi uma idéia conjunta que serviu como norte no início do projeto. Seguimos o instinto ... esse formato daria certo. Apostamos!

Silvano: A identificação com os personagens é inevitável. A gente lê aqui e ali uma história e lembra de uma amiga, uma namorada, um filho, uma perda.. Apesar do alerta de que "os personagens são fictícios", por certo há muito da história de vida de vocês ali, certo?
Rosalva Rocha: No meu caso sim ... foi inevitável misturar a ficção com a realidade. Os personagens são fictícios, mas muitos carregam experiências já passadas, mesmo que de forma diferente.

Silvano: Sair de trás da mesa de trabalho, detrás do computador, sair enfim da vida "normal" de cada uma e adentrar a selva do mercado editorial... isso nunca assustou vocês?
Rosalva Rocha: Sinceramente? Particularmente não ... Talvez aí resida uma das vantagens de uma grande maioria de mulheres aos 40. Não temer “fazer”. Aprendi muito, obviamente que houve percalços no caminho ... mas medo, medo não. O mais importante, na minha opinião, foi a nossa “unidade”, ou seja, todas trabalhamos com compromisso, com energia, com um lado muito positivo e, acima de tudo, com muita disciplina. Se o projeto em si estava sendo levando da melhor forma por nós, não havia o que temer.

Silvano: Como foi a acolhida inicial do livro no lançamento em Porto Alegre, lá no Solar dos Câmara?
Rosalva Rocha: Muito, mas muito boa. O local é lindo, o que auxiliou muito. Lá estavam as pessoas queridas e escolhidas por nós. Uma verdadeira festa, com muita alegria. Sentimos no rosto, no abraço e no beijo dos nossos convidados uma alegria muito grande também. Valeu muito! Agora vale a torcida para que os nossos leitores acolham de forma positiva o nosso trabalho. E certamente o mesmo acontecerá em Santo Antônio, terra de três das autoras, palco da nossa infância e juventude.

Silvano: Desculpa perguntar isso. mas é inevitável. Supondo o sucesso deste livro (que eu considero certo), dá para pensar em publicar outro daqui a dez anos com o nome de AOS 50 ? Já se deram conta dessa possibilidade?
Rosalva Rocha: Sim, Silvano, já pensamos ... Citei acima a condução desse projeto de uma forma muito positiva. Obviamente que não há pretensão demasiada de nossa parte ( somos muitíssimo pés no chão ) mas, se for para acontecer, por que não?

Silvano: (coisa de leitor curioso) Alguma de vocês participou de alguma das fotos? Como modelo?
Rosalva Rocha: Não, a modelo foi escolhida pela própria fotógrafa, a Roberta Straccioni.

Silvano: Gostaria de deixar uma mensagem final aos leitores do blog COISA DE GORDO, aos leitores de Santo Antônio, enfim, a todos que vão degustar o livro de vocês?
Rosalva Rocha: Claro, com todo o prazer. Vou transcrever uma parte do meu depoimento no livro: “... Este livro busca tirar da sombra muitas mulheres aos 40 e enternecer ainda mais as que estão na luz. É um livro simples, mas escrito com amor, com franqueza, com vontade ...” Em meu nome pessoal e em nome das autoras do livro, obrigada pelo carinho! Rosalva
ENTREVISTA CONCEDIDA POR INTERNET, NA NOITE DE 05/09/2007

0 comentários: