22 novembro 2007

Coisa de Gordo - 351


351 – URUGUAI ARRASADOR
Quem ler este título vai pensar que estou falando do verdadeiro “baile” que o Uruguai deu no Brasil ontem à noite no Morumbi, pelas eliminatórias da próxima Copa do Mundo. O jogo foi todo deles, correram, marcaram, abafaram, mas acabaram perdendo para o Brasil por 2 a 1. O futebol tem dessas coisas. Mas não, não me aventurarei pelos gramados. Vamos à mesa.
Estando em Porto Alegre, fomos almoçar num agradável lugar ali em Petrópolis, a PARRILA DEL SUR. Trata-se de aprazível lugar com serviço de manobrista na porta, e nesses dias em que o calor começa a se ensaiar, o negócio é deliciosamente climatizado. Uma delícia de ar condicionado!
Já está no nome, o serviço do local é a tradicional Parrila uruguaia. São carnes assadas ou grelhadas, em diversas possibilidades de pedida. Uma coisa que a mim surpreendeu é que o serviço é à la carte. Imaginava eu que se pagasse uma quantia e se comesse de tudo. Nada disso. Há que se fazer os pedidos.
Como fui apenas uma vez, opinarei, portanto, só sobre o que provamos. Em vezes próximas prometo pedir outras coisas para poder aqui opinar.
Há umas entradas...de babar de tão gostosas. Pedimos Queijo Derretido, iguaria na qual sou viciado. Pedimos uma espécie de Quitute de Frango, ou seja, uma trouxinha com carne de frango temperada e mesclada com outras coisas. Delicioso também!
No ir e vir dos garçons, percebi que eles serviam uma coisa dentro de um papel laminado. O que é aquilo? – perguntei. É a Batata Roqueforte. Amigo(a), só essa entrada já valeria a ida lá. Os caras pegam uma batata inglesa grande, partem ao meio com casca e tudo e a recheiam com queijo roqueforte. Enrolam tudo no papel filme e então levam à beira do fogo. Fica “dos deuses”. Uma loucura, uma delícia.
Na parte de carnes pedimos, seguindo sugestão do garçom, um Vazio, uma Costela e uma Maminha. As carnes vieram boas, saborosas, apenas tivemos que dar uma salgadinha nelas. Alguém comentou na mesa que as carnes uruguaias são habitualmente servidas assim. Com menos sal. Mas isto corrigimos com pequenas intervenções do saleiro.
Uma outra coisa a notar foi o ponto das carnes. A Maminha estava entre mal passada e ao ponto. Uns diriam que estava meio crua. Mas acima de tudo a carne esteve deliciosa. Saborosa. Suculenta. Tentaram comparar aquilo com Churrascaria, mas nos demos conta de que a proposta é diferente. É a tal Parrila, que nós gaúchos pronunciamos “parrija”. Churrasco é churrasco.
Li na mídia eletrônica que alguns estabelecimentos ao redor sentiram a presença desse novo restaurante, citando inclusive o tradicional Barranco, ali na Protásio Alves. Mas igualmente acho que são propostas diferentes.
Na parte de bebidas eles servem um chopp mas sucumbimos àquela garrafa de 900ml de Cerveja Pilsen uruguaia. Servida bem gelada, e que na mesa fica repousando dentro de um balde com gelo.
Enfim, o Parrila del Sur é um belo lugar, agradável, com um serviço atencioso. A faixa de preços no cálculo final da conta fica em torno de 25,00 a 30,00 reais por pessoa.
Copiei a ficha técnica de um site turístico da capital gaúcha:
PARRILA DEL SUR
End: Av. Nilópolis, 111 - Petrópolis
Fone: (51) 3012.9167
Aceita: Visa, American, Credicard, Banricompras
Horário:
das 11h30min até o último cliente
das 19:00 até o último cliente (geralmente até 1:30)
Silvano – o impossível


A GOVERNADORA E OS IMPOSTOS (2)
Tenho escutado a governadora Yeda Crusius chorando e se lamentando pela recusa dos deputados em aumentarem os impostos! Tadinha dela, tão chorosa, tão sofrida, voz fraca.... Mas vai enganar outra platéia , governadora! Nós estamos afogados em impostos e taxas espúrias e intermináveis. A sra Kátia teve que renovar sua carteira de motorista e pagou 111,00 reais !! Assalto, assalto, roubo escancarado! Ou seja, neste estado bagual em que vivemos, cada passo que o cidadão dá, cada movimento respiratório, cada investida, ele se vê obrigado a dar um pedacinho de si para o governo.


E JÁ QUE FALAMOS EM TRÂNSITO E DINHEIRO
...cabe lembrar esse escândalo arrasador no Detran gaúcho, onde autoridades se fartaram à custa do contribuinte. E dessa vez tem gente do PP, o glorioso Partido Progressista. Ou seja, a roubalheira não tem partido nem cor. É tudo ladrão! E nós aqui, pagando a conta disso. Por isso tudo, ó querida e chorosa governadora, é que lhe olho dentro dos olhos e a cada vez que a senhora (ou o Lula, ou seja quem for) quiser aumentar ou prolongar impostos, bradarei: - vai prô raio que te parta! Chega de impostos. Chega de impostos. Chega de impostos.


22/11/2007

1 comentários:

Anônimo disse...

Quando não puderem mais praticar falcatruas e roubalheiras, quero ver quem vai se candidatar para algum cargo politico.A teta vai secar e ai vão mamar como?