30 janeiro 2008

Coisa de Gordo - 361


361-TIRANDO O SOFÁ DA SALA
O presidente Lula assinou medida provisória que determina severas punições (multas) aos comerciantes que, em beira de Rodovia Federal, venderem bebida alcoólica. Tal medida passou a valer a partir de 1º de janeiro deste ano.
Lembrei de estabelecimentos famosos como a Churrascaria Schneider em São Leopoldo-RS, o Passoquinha (na mesma BR-116) e outros tantos locais que vivem também disso. De vender bebida à beira da estrada.
A medida do presidente é louvável diante dessa verdadeira catástrofe que se desdobra diante de nossos olhos a cada dia e principalmente a cada fim-de-semana. Mortes e mais mortes. Mas em que pese seu louvor, não pude deixar de lembrar daquela piada em que o marido traído, cansado de ver a esposa no sofá da sala com o amante, toma a intempestiva medida de tirar o sofá da sala. Ora, pensou o marido da piada, se ela me trai no sofá, basta tirá-lo da sala e volto a ter uma esposa honesta.
Como sociedade, percebo que somos hipócritas. Apoiamos leis as mais rígidas para quem for pego bêbado ao volante. Desde que o alcoolizado não seja nosso filho. Ou que não sejamos nós mesmos. Perco a conta de festas e eventos familiares em que participei, onde quase todos beberam e beberam muito, para logo depois saírem rumo às suas casas, dirigindo seus carros. Vamos entender então. Se a pessoa bebe num casamento ou num batizado, aí não será crime. Isto tem lógica?
Neste país de faz-de-conta a polícia é impedida de averiguar o grau de alcoolismo do motorista através de bafômetro ou exame de sangue, caso o mesmo não queira se submeter a isso. Isto tem lógica? A quem estamos protegendo? Aos mocinhos ou aos bandidos?
Nos bárbaros casos em que um motorista alcoolizado causa acidente e mata pessoas com seu tresloucado ato, na remota hipótese de ele ser julgado e condenado, as penas são aquelas brandas, coisas como doar cestas básicas a creches e famílias carentes. Isto tem lógica? Tem sentido?
Nossos filhos adolescentes saem de casa para a “balada” e voltam, às quatro da manhã, trôpegos, com cheiro, aspecto e conduta de quem bebeu. O que fazemos na noite seguinte? Emprestamos o carro, e damos mais dinheiro. Isto é racional? Nossos filhos podem mais? Serão eles imortais?
Há poucos anos atrás, o filho de um Ministro dos Transportes atropelou, abandonou e em função disso matou um pedestre em Brasília. Amigo(a), o homem era o Ministro dos Transportes!!!! O que se deu? Foi absolvido de todas as acusações e o caso se encerrou. Dá para acreditar?
Serão os culpados de todas essas tragédias os donos da Schneider, do Passoquinha e de todos os bares e restaurantes que vendem a bebida? Eles é que devem ser punidos inicialmente?
Repito o que citei antes: - Louvo a medida do Presidente Lula. Tudo que se fizer para diminuir esta catástrofe de hora marcada é válido.
Mas que é inevitável lembrar do marido traído, da esposa e do amante, isso não tem como negar! Por enquanto, me parece que estamos apenas tirando o sofá da sala. Quanto à esposa e seu amante? Ah... deixa prá lá.
Silvano - o impossível, às vésperas de um Carnaval nas estradas

1 comentários:

Anônimo disse...

Ufa! gostei muito da matéria (meio desabafo não?). Questões que também ficam na minha cabeça. Abs e bom Carnaval prá vc. e a família.
PS.: Pelo que soube, Carnaval de rua em SAP na 3a. feira (recuerdos). Quero ver se passo por aí ... nada mais instigante para que já "gostou" de Carnaval.
Rosalva