22 janeiro 2008

Dica de DVD (01)


Nossos amigos Karin e Gilson mostraram aos nossos olhos e ouvidos estas duas preciosidades. Estou falando dos dois DVDs acústicos que o grupo ROUPA NOVA lançou, um em 2004 e o outro em 2006 (do qual falarei abaixo). Foi uma maluquice, estávamos na casa deles, aquela música linda na TV, acabei pedindo os dois DVDs emprestados e trouxe para casa para examinar mais de perto.
Vamos por partes (como diria o cara aquele..). O primeiro DVD é este de capa mais branca e que traz uma lista impressionante de músicas de sucesso dos caras. Acontece uma coisa engraçada. A gente fala em Roupa Nova e mal e mal lembra uma música deles. Aí você começa a ouvir as melodias e de cara lembra delas como sucessos. São quase que clássicos do rock nacional anos 80, ou se quiserem, música romântica. Há uma sucessão de baladas imperdíveis, onde fica marcada aquela velha lição de que música não é barulho, é melodia. Letras não são guinchos ou palavrões, na verdade são poesias. Os caras são afinadíssimos, inclusive cantando “à capela” eventualmente. Durante o show perpassa uma emoção muito forte, um carinho entre os integrantes da banda, um carinho com o público. Você vai se emocionar com coisas espirituais do tipo: “Faz tanto tempo que eu deixei você, fui morrendo de saudade...pode crer, eu viajei contra a vontade. O teu amor chamou e eu regressei...” que é aquela música da novela A VIAGEM exatamente sobre este tema (uma pessoa que morreu e canta sua dor). Tem a famosa WHISKY A GO GO, tem CANÇÃO DE VERÃO (“..é verão, bom sinal , já é tempo, de abrir o coração e sonhar..”), tem LINDA DEMAIS (“linda, só você me fascina”), tem CLAREAR (“...um pouco de luz nesta vida..”).
Não podia deixar de ter o clássico SAPATO VELHO que os seis integrantes cantam quase que só em vocal e que por si só já valeria o DVD.
E sobram melodias como o TEMA DO VITÓRIA (a musiquinha do Ayrton Senna), CHUVA DE PRATA, DONA (da viúva Porcina).
Há artistas convidados para o show, como Chitãozinho e Chororó e depois Ed Motta.
Enfim, verdadeiro achado, obra de arte. Compre e lembre-se de que música é uma coisa além das egüinhas Pocotó e outras idiossincrasias mais.
Silvano – véio mas feliz

0 comentários: