16 abril 2008

Coisa de Gordo - 372


372 – INVASÃO DE PRIVACIDADE
Muito se tem falado desse traficante que está preso, o Juan Carlos Abadia. E no caso dele os juízes, seguindo uma tendência já consagrada, disponibilizam os bens do condenado ao deleite da sociedade. É uma filosofia bem interessante esta. Não entendo bem a lógica disso, mas acho ela mais do que justificável.
O que pensam os juízes? Quando eles prendem e condenam traficantes, logo que podem, colocam os bens dos bandidos a serviço da polícia. Ou da comunidade. Ou de hospitais, etc. Isso é inquestionável. Tidos como os verdadeiros cânceres da sociedade, nada mais justo que sejam os traficantes constrangidos a isso. Como que devolver à sociedade aquilo que dela roubaram. Compensar os estragos.
Quando digo que não entendo a lógica disso quero dizer que não apenas concordo com isso como gostaria que tal filosofia se espraiasse em outras situações. Por que não aplicar a mesma lógica com o Collor? Com o Maluf? Com o Lalau? Com esses caras do escândalo do Detran gaúcho? Mas não. Até o momento os juízes só aplicam tal expediente junto aos traficantes de drogas. Bom, já é um começo.
Resultado disso, certa vez na praia, em conversa com um delegado, ele me explicou que na delegacia dele havia um ou dois carros expropriados de traficantes. E que agora estavam a serviço da lei. Ontem a Globo mostrou toda orgulhosa um helicóptero que a polícia está usando no Nordeste e que era de um rei do tráfico.
O que isso tudo tem a ver com o título deste texto? A imprensa toda está badalando esse verdadeiro leilão que está sendo feito das coisas do traficante Abadia. O cara é um criminoso internacional. A exemplo do Ministro José Dirceu, fez cirurgia plástica para mudar de feições. Transgrediu, abusou, foi pego e agora amarga suas condenações. Décadas de cadeia para cá, transferências para lá, apreensão de bens, carros, lanchas e outras coisas mais, tudo isso vem acossando o tal Abadia.
Em meio a essa indesejada celebridade, talvez a pior punição que esteja ele sofrendo seja justamente este leilão. A justiça mandou colocar tudo que o cara tinha à venda, dos sapatos luxuosos às camisas de seda. Da meia preta à coleção de gravatas. Da cadeira de praia às bicicletas importadas.
E aí os noticiários se esbaldam em expor esta verdadeira gincana. O povão escolhendo os objetos, fazendo rancho de cuecas, montando balaio de meias e outras coisas mais. As pessoas transitam pela casa, experimentam as coisas, apalpam as camisas, esticam as meias, verificam as condições das cuecas, vasculham as panelas, as xícaras, as almofadas.
Esse verdadeiro circo montado em nome da justiça social, em que pese seja correto, reveste-se de uma grande violência. Violência contra a privacidade da pessoa.
Certo, certo - deve pensar o Abadia- apreendam o avião e as motos. Mas precisava fazer liquidação da coleção de tampinhas de refri? Precisava mexerem nos panos de prato? Nos álbuns fotográficos?
Imagine-se você numa situação dessas. O povão remexendo as suas coisas. A sua coleção de Playboy. O seu conjunto de panelas Tramontina. Sua caixa de maquiagens (no caso feminino). Os seus espetos de churrasco que você ganhou de sua esposa quando ainda eram solteiros. Sua caixa de tintas, com os potinhos e pincéis que você juntou durante toda uma vida. Aquele canivete meio enferrujado, mas que nunca o deixou na mão. Sua vara de pescar. A mala que você comprou naquele viagem a Portugal. Os cartões de Dia dos Pais e Dia das Mães que seus filhos sempre lhe deram e que você colecionava como jóia. Aquela xícara grande, lascadinha num cantinho, na qual você tomava chocolate quente. Enfim, toda sua intimidade ali, devassada. Já pensou?
Sou abertamente contra o uso, a venda, a distribuição, o tráfico e qualquer coisa que se relacione a DROGAS. Pau neles! Mas de todas as sanções aplicadas aos meliantes, essa de rifar a vida pessoal deles me parece a maior. E a pior. Parabéns ao judiciário. Que tortura!
Silvano – em nome do pudor


LISTA PARCIAL DOS OBJETOS DO CARA EM LEILÃO
(retirada da internet, página da Gazeta On Line)
Aspirador de pó
Caderno de culinária
Cooler da marca Budwiser
Fantasia de caveira
Geladeira HELLO KITTY
Mapa (no quadro)
Tapete de pele de vaca 2X3 e 1 cama de cachorro
Garrafas de bebidas alcoólicas diversas
Camisas pólos e camisetas adultos
Óculos de grife
Aparelhos de ar condicionado
Livros e 20 revistas
Banco de bar redondo branco com pé prateado
Bicicleta do super-homem
Bicicleta TREK DCLV CARBON 9.8 prata e azul
Bicicleta TREK MADONE 5.9 vermelha e preta
Cofre cinza
Guitarra
Home theater MX2600, 1 cifão e 2 caixas de lâmpadas pequenas
Itens Hello Kitty
Kit de pesca - PLANO
Par de patins
Pé de cabra
Televisão SONY 61" Wide Screen LCD
Televisão tubo 62"
TV 29" PHILLIPS - tela plana
Tv 42" lcd panasonic
Tv lcd 26"
Tv lcd 71" samsung
Tv lg 21"
Tv panasonic 29"
Tv phillips 34"
Tv samsung 42"
Tv sony 20"
Tvs LCD 42" PHILLIPS


DEU NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
O Governo Lula sacou 40.000,00 por dia! Os titulares de cartões corporativos do Governo Lula sacaram, em média, quase 40 mil reais por dia, em dinheiro vivo, de 2003 a 2007. No total, R$ 72,5 milhões foram sacados na boca do caixa em 1825 dias corridos


E VOCÊ AÍ TRABALHANDO E SE ESFALFANDO...
...enquanto os caras sacaram 40 mil reais por dia. Desde o início do governo! Antes que alguém diga que o Fernando Henrique fazia igual, lembro que o escândalo é o mesmo. Cadeia nessa esquerdagem toda. Com devolução do dinheiro ao contribuinte. Ou então, no mínimo, um leilão das cuecas do Silvinho.


17/04/2008

1 comentários:

Unknown disse...

Silvano,
Obrigada pelo comentário!
E agora, falando sério... cuecas? Nossa, invasão de privacidade total!!! Acho que quando os caras querem ter pulso firme, digamos que, as coisas funcionam muito bem e com louvor.