15 maio 2008

Coisa de Gordo - 376



376 – ALFAJORES E BOCADITOS
Você por certo sabe o que é um Alfajor. Ora, alfajores são aquelas delícias uruguaias que sempre se come quando lá se vai a passeio. Trata-se daquela bolacha, na verdade uma bolachona, recheada de doce de leite e recoberta com chocolate. Os caras fazem história fabricando estas coisinhas deliciosas.
Uma de minhas comadres, e veja que elas são muitas, é especialista neste assunto. Declara-se viciada em Alfajores. Que são o seu doce favorito. De fato os Alfajores têm um certo charme. Eles mesclam coisas fortemente doces como o chocolate e o “dulce de leche” – doce de leite – uruguaio, conseguindo quebrar o peso de tanto açúcar com a bolacha mais amena. A combinação fica deliciosa. E forte. E pesada.
Mas falava desta comadre e lembro que ela certa feita advertiu-me que a melhor marca de Alfajores é a Punta Ballena. Esta indústria (cujo nome alude a uma praia e a uma bela paisagem uruguaias) fabrica o Alfajor Negro, marca tradicional do produto ao sul da América do Sul. Negro, pois é de chocolate escuro. Há os similares feitos com chocolate branco.
Perambulando por cidades fronteiriças, o que mais se vê à venda nos free-shops e afins são caixas deste delicioso doce à venda. Quem vai a Rivera, Chuy, Rio Branco e similares sabe do que estou falando. A gente fica ali zanzando entre perfumes e vinhos, mas sempre esbarra numas caixas pretas repletas de tais doces.
Adentramos solo uruguaio, você bem o sabe, para uma rápida incursão consumista, recentemente. Por uma certa distração minha, ou mesmo por uma grosseira falta de informação, tratei de adquirir uma ou duas caixas de Alfajores do tipo Negro, sabedor de que na volta me lambuzaria os dedos ao comê-los. Fosse pelo intenso movimento de clientes nas lojas, fosse por uma crescente falta de vista que acomete as pessoas acima dos quarenta, não percebi que havia, nas caixas um diferencial crucial. Os caras lançaram um produto diferente e não me avisaram. E o pior é que a novidade, para mim, pareceu melhor que o original.

O nome do troço é BOCADITO e consiste no seguinte. Os caras mantiveram a bolacha de baixo, mantiveram o doce de leite acima dela, só que ao invés de botarem outras bolacha por cima, apenas cobriram com chocolate e deram o serviço por concluído. Amigo(a), ficou delicioso.
Sabe aquele peso do Alfajor original, aquela massa toda? Aqui ela não existe mais. O doce fica mais leve, mais atraente, menos forte, irresistível.
Ao invés de ter trazido caixas de Alfajores, deveria ter trazido, isto sim, algumas Caixas de Bocaditos.
Não falei com a comadre sobre isso, ela por certo me dará uma aula sobre ambas as iguarias, lançando sobre mim toda sua cultura, sua verve, sua sabedoria nesta área. Quando um dia, cruzar fronteira com Santa Catarina e for visitar a cidade de Jaraguá do Sul, terei que bater à porta dela para conversarmos sobre tais novidades. Óbvio é que não poderei chegar de mãos abanando. Para que as teses sejam delineadas, as teorias sejam explicadas, as repostas sejam alcançadas, teremos que nos lançar a um duelo cruel de gastronomia, provando inúmeros espécimes de ambas as modalidades, até que cheguemos a um consenso em assunto tão pertinaz. Sei não, a julgar pela experiência da comadre nesta área, tendo a ser vencido em meus propósitos. Ela vai acabar me convencendo que o Alfajor é melhor. Mas não interessa. A mim sobra a missão de tentar e cada vez mais tentar convencê-la do contrário, após a ingestão de dezenas de Bocaditos uruguaios. Pelo sim, pelo não, vou ter que começar a fazer os estoques. Dos dois.
Que dureza.
Silvano – intoxicado de dulce de leche


NÃO COSTUMO FALAR DE FUTEBOL....
...isso que sou colorado, Campeão do Mundo, Campeão Gaúcho e outras coisas mais. Mas esse jogo de ontem, Inter x Sport Recife, pela Copa do Brasil, teve um placar injusto! A julgar pelo “baile” que os caras do Sport deram no nosso time, a julgar pelo fato de que o Inter não jogou NADA no segundo tempo, a julgar pelas defesas heróicas do nosso goleiro Clemer, o placar era para ter sido uns 6 x 1. Vão jogar mal assim lá no raio que os parta!


15/05/2008

2 comentários:

Anônimo disse...

esse sem duvidas eh o melhor alfajor do munnnnnnnnnnndo, mas agora preciso provar o bocadito, preciiiso mesmooo!!!!!!
sim, sou viciada NESSE alfajor

adoreii

Anônimo disse...

dá pra resumir o texto? grato