29 maio 2008

Coisa de Gordo - 378


378 – COMENDO NO PÉ
Tem certas coisas que eu não sei dizer, esta é a frase do Lulu Santos naquela sua conhecida música. Pois é. Neste esfriar de estação, época de cítricos, laranjas, bergamotas e seus congêneres, recebemos carinhoso convite de amigos para que fôssemos ao Sítio deles num sábado de outono. A intenção era explícita, as árvores frutíferas estão a mil e eles queriam nos ofertar laranjas e outras coisas amareladas.
Devidamente munido de sacolas de plástico vazias, nos embarafustamos em direção ao interior do município. O local é dos mais agradáveis, bela casa de dois andares, algumas casas acessórias ao redor. Em meio a este cenário a Patrícia e o Rique nos acolheram com sua hospitalidade e sua atenção. A paisagem de beira de estrada, ao cair da tarde, é digna de fotos impressionantes.
Fotos que não pude fazer, por sinal. Logo abaixo explico.
Sem muitos rodeios, até porque chegamos no fim da tarde, fomos prontamente ao pomar no intento de encher as sacolas. Era uma verdadeira gincana. As árvores frondosas esbanjando produtividade, as laranjas caindo ao solo naturalmente. Começamos a colher as frutas direto do pé, e aí dava aquela euforia infantil. Pega daqui, pega dali, puxa um galho, olha aquela outra árvore, e agora...onde pego a próxima laranja? Dava uma dúvida diante de tanta oferta.
E enchemos uma sacola, e outra, e mais outra. Laranja de suco, laranja do céu, laranja de umbigo. Bergamota pequena, bergamota poncã. A variedade era imensa. As crianças deles correndo ao redor, nossa guria junto, davam o clima festivo do momento.
Num certo momento, passada a euforia inicial, as sacolas já abarrotadas, paramos em meio ao arvoredo para dar lugar a uma fantasia de muitos de nós. Comer a fruta ao pé da árvore.
Ali, naquela beira de estrada, com o sol se pondo lento no horizonte, degustamos bergamotas poncã as mais deliciosas, suculentas, doces de arder! E por estarmos ali, em meio ao pomar, os cuidados habitualmente presentes faziam-se desnecessários, ou seja, as cascas iam sendo largadas ali mesmo, as sementes também, enfim, era só comer e partir para a próxima fruta.
São essas coisas que ficam perdidas no tempo, perdidas no imaginário de toda uma população. Cena de filme! Quando se vai ao Supermercado e se pega uma fruta, a gente até pode imaginar de onde ela veio, o longo caminho percorrido, o transporte e tudo o mais. Mas dificilmente se vai além disso, da imaginação. No nosso caso, ali, na casa dos amigos, a cena era real, era forte, era contundente.
Não se está falando apenas de comer e degustar, havia algo maior no ar. Havia o carinho das pessoas que nos receberam, a amizade. Havia a paisagem impressionante. Havia as frutas coloridas e tão variadas. Havia os sabores marcantes, as cores fortes.
Enfim, foi uma pequena viagem ao paraíso. Perceba que não é algo tão inacessível. Há hotéis-fazenda, estações agrícolas e outras coisas mais que oferecem esta possibilidade. No nosso caso, o convite de amigos propiciou o acontecimento.
Se puder, se entregue a tal deleite. Você vai adorar!
O que sei é que desde então temos tomado Suco de Laranja natural, feito na hora, com um sabor inigualável! No café da manhã, no almoço e na janta. O comércio local deve estar estranhando o baixo consumo de Coca-light.
Silvano – o impossível


POR QUE NÃO FIZ FOTOGRAFIAS
A gente vive num mundo de adversidades. Tenho como um dos lemas de minha vida esta frase da Jane Tutikian que coloquei ali ao lado: “NÃO, NINGUÉM TE DISSE QUE SERIA FÁCIL!!..” Dia desses, chegávamos de viagem, as malas sendo descarregadas do carro, toca o telefone e era uma pessoa pedindo atendimento médico a uma criança. Sim, perceba, em cidades pequenas isso ainda é plausível. As coisas por vezes acontecem assim. Parei tudo que fazia, o corpo cansado da viagem, as malas por desfazer. A criança chegou e o atendimento foi procedido. Tratava-se de uma crise de ASMA, o menino estava com uma certa falta de ar. Preocupado com isso, pedi licença à mãe da criança e adentrei a área íntima da casa para, nos remédios que dou aos meus filhos, buscar uma medicação de alívio ao pobre asmático ali presente. Pois bem, amigo(a), nestes segundos em que me ausentei da sala, neste curto espaço de tempo em que saí para socorrer a saúde de uma criança, A MULHER FURTOU MINHA CÂMERA FOTOGRÁFICA DIGITAL! Isso mesmo, a mãe do paciente que eu tentava ajudar! Não me dei conta na hora, apenas fui perceber o ocorrido horas (dias) depois. E quanto mais penso nisso mais chocado fico! Estavam ali presentes a LADRA, seu filho de cerca de oito anos e uma outra filha de uns treze anos! Que exemplo de vida esta pessoa deu a estas duas crianças! Que coisa mais devastadora! Uma mãe que, adentrando o lar de um médico, aproveita-se de um descuido para FURTAR um objeto...... isso tem efeitos assustadores na vida dessas duas crianças. Dois futuros ladrões! Que pena! Na parte legal, não vejo como fazer coisa alguma. Seria a minha palavra contra a dela. A palavra do “hipersuficiente” (EU), contra a palavra da “hiposuficiente” (ELA). Sem fazer fotos, portanto, eis o meu estado atual.


ALÉM DA JANE, LEMBREI DO POETA RUSSO MAIAKOVSKI:
Não estamos alegres,
É certo,
Mas também por que razão
Haveríamos de ficar tristes?
O mar da história
É agitado.


ESTA HISTÓRIA DOS VEREADORES..
...é de ofender a população. Os caras (sim, aqueles pilantras do Congresso Nacional) aprovaram na surdina, o aumento do número de vereadores país afora. Vergonha, vergonha, vergonha! Bando de canalhas, usurpadores dos bens da população. E não me venham dizer que o projeto prevê a redução dos gastos com as Câmaras. Nós sabemos que assim que os novos entrarem, os mesmos caras vão aumentar a grana! Bando de vendilhões! Quer ver o absurdo disso? Aqui, na minha pequena cidade, houve tempo em que eram TREZE vereadores. Para um universo de quase 40.000 habitantes. Veio a reforma e reduziram para NOVE! Está mais do que bom. Tenho para mim que uns seis ou sete dariam conta do recado. Pois agora o número vai voltar a treze! Absurdo, absurdo , absurdo!


ESTA HISTÓRIA DA NOVA CPMF...
...é de dar raiva e vontade de ir embora. Prô Paraguai! A bancada governista, a turma do Presidente LULA, aquele do mensalão, do José Dirceu, do Silvinho, se organiza e volta à carga tentando sugar ainda mais o sangue da população! Querem aprovar MAIS IMPOSTOS! Bando de ladrões! Já bradei isso aqui ao tempo em que a Governadora Yeda Arrogante Crusius tentou aumentar impostos: - CHEGA, CHEGA, CHEGA! Para aumentar minha irritação, leio no jornal que o ex-governador Germano Rigotto é contra aumento de impostos. Mas que cara de pau! Logo ele que aumentou impostos durante o seu governo e suspendeu o aumento no último dia do seu governo! Bando! Bando! Bando!


29/05/2008

1 comentários:

Anônimo disse...

[B]NZBsRus.com[/B]
Lose Slow Downloads Using NZB Files You Can Rapidly Search HD Movies, Console Games, MP3s, Applications & Download Them @ Flying Rates

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Usenet[/B][/URL]