01 agosto 2008

Dica de DVD

DICA DE FILME – ANTES DE PARTIR
Um leitor (Conrado) já houvera me falado deste filme. Hoje chegou a dica dele para o mesmo. Acontece que ontem de noite vimos o DVD com este belo filme. Reunindo dois “monstros sagrados” do cinema, o diretor Rob Reiner traz aos nossos olhos a emocionante história de dois pacientes terminais que, diante do que os espera (a morte em torno de seis meses), decidem dar uma zerada na vida! Um é interpretado por Morgan Freemann e o outro por Jack Nicholson. O tema é por demais interessante, essa coisa de repensar toda uma vida atinge a todos nós. Trata-se de um filme “barato”, custou “apenas” 45 milhões de dólares. O centro de toda trama é um papel amarelado, amassado, que um dos personagens introduz na história lá pelas tantas. É uma curta lista de coisas que ele ainda teria que fazer ANTES de morrer. E talvez aí esteja o nome do filme em inglês (The Bucket List seria algo como “A Lista Derradeira”). O outro personagem se toma por este espírito e, juntos, eles partem para pôr em prática os itens que estavam escritos.
Filme, terno, bonito, doce, deve ser visto sim. O que não impede que ponderemos algumas coisas. O multi-consagrado Jack Nicholson está definitivamente atrelado a um estereótipo. Vê-lo bradando com os outros, xingando, vociferando, é coisa que a gente vem fazendo faz mais de dez anos. O outro também está nisso. O Morgan Freeman é aquele negro velho, sereno, correto, justo...exatamente como ele vem atuando faz mais de dez anos. Mas tudo bem. Isso não diminui tanto o valor do filme!

Uma ótima curiosidade neste filme é ver o ator Sean Hayes, aquele que interpreta o gay mais afetado de todos os seriados norte-americanos, o JACK de Will & Grace. Neste filme ele interpreta um homem, em princípio heterossexual, o que mostra sua capacidade dramática. A mim surpreendeu! Se bem que tem uma cena rápida, onde ele entra numa sala carregando um monte de papéis, pastas, etc...na qual ele dá uma, digamos assim, “escorregada”. Mas o cara engrandece o filme!
Boa pedida para este fim-de-semana. Nota: 8,5 !
Silvano – cinéfilo de meia-tigela

Título Original: The Bucket List
Gênero: Comédia Dramática
Tempo de Duração: 97 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2007
Direção:Rob Reiner


MAS E O LEITOR, AFINAL DE CONTAS?
Claro, aqui está a dica enviada pelo leitor:
Caríssimo Doutor...O filme é uma lição de vida, envolvente, em certos momentos chega ser engraçado (apesar do gênero), emocionante, o elenco é de primeiríssima e a produção não fica pra trás em nada. Daí já se sabe no que vai dar né...!! Filmão...!! É um belo programa para finais de semana ou noites monótonas entre segunda e sexta-feira. Ah... já ia esquecendo da nota. Acho que vale um 9,0... hehehehe...!! CONRADO CALETTI

0 comentários: