18 setembro 2008

Coisa de Gordo - 394




394 – DOS CÉUS PARA AS TAÇAS
Por indicação de amigos, fomos levados a um doce passeio pelo interior aqui de Santo Antônio. Já havíamos escutado algumas coisas, já tínhamos conversado sobre isso, mas ainda não experimentáramos o sabor.
Para dirimir este pequeno suspense inicial, parto da história curta de uma pessoa. O nome dele é ZOLIN. Nessas fotos aqui ao lado é aquele de vermelho e com avental estilizado. O homem era piloto de avião na Varig, aposentou-se e foi em busca de diversificar sua atividade. Numa propriedade localizada no interior de Santo Antônio, localidade chamada Evaristo, ele ergueu uma Vinícola e passou a produzir seu próprio vinho. Da marca ZOLIN, é óbvio.
A partir disso, eventualmente a gente cruzava com o tal empreendedor. Numa exposição em um Supermercado. Num estande de Festas Regionais. A gente passeando, e lá estava o Zolin expondo, divulgando, vendendo seu vinho. O qual ainda não prováramos.






Para divulgar sua marca, seu produto, o Zolin passou então a organizar jantares lá na Vinícola. Jantares para casais. Em grupos pequenos, coisa de vinte e poucas pessoas, o povo local começou a visitar a Vinícola, nessas jantas onde se paga um valor fechado, come-se livremente e bebe-se o vinho do cara à vontade. Para a nossa pequena cidade isso foi um achado. Algo diferente. Algo inusitado.
Numa noite dessas, lá fomos conhecer.
Partindo da zona urbana da cidade, andam-se 13 km em estrada de chão, estrada boa, dá para carros comuns. A gente sai da cidade e vai em direção ao Monjolo. Vira à direita e segue em direção ao Evaristo, a tal localidade onde a coisa está. No folder que recebemos quando da aquisição do Ingresso, há toda uma seqüência de referências. Passa duas pontes, entra à direita. Numa encruzilhada há uma placa indicando a Vinícola. Passa então por uma Igreja Adventista à direita, depois um Cemitério à esquerda, mais uma ponte e ...ufa, chega-se ao alvo!





O prédio é todo novo, erigido dentro das normas sanitárias vigentes, paredes azulejadas, limpeza total. O dono obteve ainda licença junto à FEPAM e ao IBAMA. A produção de vinho se dá a partir de uvas ali mesmo plantadas e colhidas. E também a partir de uvas nobres da Serra Gaúcha.
A partir disso ele fabrica quatro vinhos, assim descritos no folder.
Um SUAVE, elaborado com uvas americanas Bordô e Isabel, selecionadas no próprio vinhedo. Você sabe que vinho suave não é a minha praia! Mas para quem gosta, tem este.
Um TINTO SECO, elaborado com as mesmas uvas citadas no anterior.
Um BORDÔ, vinho tinto de mesa, encorpado, de cor rubi, elaborado com uvas americanas e Bordô e uma pequena percentagem de uvas americanas Isabel, selecionadas no próprio vinhedo.
Por fim, um CABERNET SAUVIGNON, vinho tinto fino, encorpado, de cor rubi, com um leve sabor de frutas vermelhas silvestres e um toque sutil de carvalho, elaborado com uvas selecionadas da Serra Gaúcha.




Este Cabernet Sauvignon ficou de fora do preço do jantar, não estava para consumo livre. Quem o quisesse beber pagava por fora. Mas valia a pena. Se valia!
Ah, sim já ia esquecendo. O prato da noite era SALMÃO NA BRASA, acompanhado de Arroz, Batata Suíça e Saladas. Janta deliciosa! Saborosa. E que se prestou muito bem a nos acolher ali na Vinícola, naquela fria noite de inverno. Não é restaurante. Não é lancheria. Trata-se de uma Vinícola divulgando sua produção. Quem vai até lá vai imbuído deste espírito.
Vale o delicioso passeio pelo interior de Santo Antônio (sempre belo), vale o encontro, as pessoas. E vale sobretudo conhecer este belo empreendimento ali incrustado.


Fomos à noite, já citei que foi um jantar. Fiquei com vontade de voltar de dia. Para mais fotos. Mais passeio. Mais campo, natureza. Mais vinho e queijo. Enfim, para quem veio dos céus da Varig, um mergulho em taças saborosas vale como uma lição de vida.
Silvano – o impossível




CONTATOS COM O HOMEM?
O site está em construção, portanto por aqui ainda não dá. Mas para quem quiser falar direto com o produtor, tem o celular (51) 99994494. O e-mail que está no folder é vinicolazolin@gmail.com


18/09/2008

0 comentários: