30 outubro 2008

Coisa de Gordo - 400


400 - VOCÊ SABE QUE EU TE AMO
Nesta reforma da língua portuguesa que o governo federal está implantando tem umas coisas muito estranhas. Já tratei deste tema aqui, lá quando escrevi o CG – 342, de setembro de 2007. Se quiser matar a saudade: http://coisa-de-gordo.blogspot.com/2007/09/coisa-de-gordo-342.html Pois é, sob a justificativa de se unificarem as publicações dos países que falam português, os caras resolveram dar uma uniformizada.
Noite dessas, zapeando na rádio, escutei o professor Flávio Ledur fazendo uma interessante crítica a esta reforma. Alertou ele que não adianta uniformizar a escrita das palavras se não se mexer nos seu significado. E aí ele citou uma série de exemplos que nos diferenciam, por exemplo, de nossos irmãos portugueses.Em Portugal, a palavra "buseta" designa um pequeno ônibus, e a sua pronúncia é essa mesma que você está pensando. Ora, não adianta se convencionar que a partir de agora os dois países vão escrever igual se lá a coisa tem um significado automotivo, ao passo que aqui se presta a considerações mais canhestras.Partindo deste exemplo, você pode imaginar a infinidade de palavras nas quais se vai mexer a grafia (forma de escrever), se que se uniformize o significado. Resultado óbvio disso: - este reforma é um grande, um gigantesco desperdício.
Ora, Silvano, dirá você leitor. Toda mudança causa resistência. Deixe de ser limitado, abra seus horizontes.Abro montes e horizontes, mas ainda não consigo ver tanta utilidade assim na tal reforma.Eu que não cozinho na primeira fervura, fui alfabetizado ali, no limiar da última reforma que houve no Brasil, a de 1971. Sim, crianças, eu já sabia ler na Copa de 70! Por muito tempo os livros ainda continham palavras impressas do jeito antigo, coisas como "facto" que virou fato. E de fato (olha a redundância aí, gente) o país sobreviveu àquela reforma.. Assim como eu. Sobreviveremos a esta? Por certo. O que não me impede de apreciar o desperdício de tempo, dinheiro e papel. Aliás, ainda não escutei nenhum ecologista berrando contra a nova reforma. Sim, porque os livros que temos até então virarão lixo daqui a quatro anos. Toda a bibliografia nacional vai ter que ser reimpressa. Vai ter árvore prá isso tudo? E aí, IBAMA? E então FEPAM? Tudo em paz. Ninguém vai pedir um RIMA (relatório de impacto ambiental) desta reforma ortográfica? Ela já tem alvará?
Onde quero chegar. O presidente Lula, o itinerante, poderia aproveitar esta deixa maravilhosa para acerta a fala dele e de muita gente que fala como ele, anexando na reforma umas coisinhas que o tirariam para sempre do anedotário nacional. Por exemplo...
POBLEMA - ficaria estabelecido que a palavra certa seria poblema, resolvendo de uma vez por todas esse grande problema que alguns governantes enfrentam. A palavra, uma vez oficializada, entraria para o Aurélio e o Houaiss pela porta da frente. Imagine quantos discursos de posse seriam elogiados. Quantas atas de reunião da CUT não ficariam corrigidas?.. Quantos comentaristas esportivos paulistas (né, Juarez Soares?) poderiam ser enfim aplaudidos nas suas falas? Uma infinidade.
VOCÊ SABE QUE EU TE AMO - faz trinta anos que meu ouvido sangra nas novelas da Globo, quando ouço os mocinhos e mocinhas dizerem esta clássica frase. Que fere todos os princípios da concordância. O certo seria: - Você que sabe que eu lhe amo. Ou então: - Você sabe que eu o amo. Ou por fim: - Tu sabes que eu te amo. Mas essa mistureba que as atrizes e galãs têm feito não pode mais persistir na ilegalidade. Vamos legalizar esta droga! Só esta, Gabeira, só esta. Poderemos encher a boca e declamar às nossas amadas e amados: - Você sabe que eu te amo! - sem o risco de sermos corrigidos ou despachados.
AGÁ – esta gíria inicialmente médica invadiu o linguajar popular e poderia ser incluída na reforma. O Fulano foi lá na loja, xingou, brigou, fez o maior “agá”. Vem da letra H, letra inicial de Histeria. Aquilo a que os médicos, em plantão, chamam de “agazão”, ou “agá infectado”. Pois é, antes só se falava isso em plantão, agora até criança usa em sala de aula: - Bah, a Diretora veio aqui e fez o maior “agá”!
Enfim, como todos os países que falam a língua portuguesa são nações prósperas e ricas, botar esses milhões na lata do lixo por certo não vai fazer falta. Pobre de nós. Ou será "nóis"?
Silvano - the impossible


UM BELO DIA...
....estávamos no Shopping Praia de Belas, Porto Alegre, provamos do Sorvete de Doce de Leite da Parmalat e adorei. Chegando em casa, escrevo um e-mail a um pequeno grupo, contando aquela doce aventura. Título do e-mail? COISA DE GORDO.
Na semana seguinte outro relato. Depois mais outro, na média escrevi um por semana. Estamos completando o número 400 neste de hoje! Quer calcular? Dá uns sete anos e meio. Gente, tá na hora de botar isso no papel. Mesmo com a cara feia do Ibama. E antes que mude a grafia. Acho que ficará mais original escrito assim, como é hoje.

DANDO ÁGUA NA BOCA


O Professor Zeca fez outra das suas. Assou uma Tainha na brasa, nos convidou, mas não conseguimos prestigiar. Que dureza! Mas ele manda esta foto eum bilhete. Cuidado. Não babe no teclado. Silvano
Disse o Professor:
Salve! Salve! Amigos, boa noite, e tenham uma ótima semana. A tainha estava muito boa, colorida, apetitosa e caçada por todos. O filé de anjo também fez muito sucesso. A salada da Sonia é incrível. Sentimos suas faltas. Entendemos o motivo, não tem o que fazer. Fica para outra. Um forte abraço e fiquem com Deus. Zéca, Sonia e Cia.

23 outubro 2008

Coisa de Gordo - 399


399 – HOSPITAL ?
Essa coisa de que Hospital deve ter aspecto de, digamos assim, hospital, parece estar mudando. Dia desses nos vimos às voltas com uma internação, uma familiar teve que recolocar o ombro no lugar e foi levada ao Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Não entrarei aqui no mérito da especialização médica, na excelência da prática médica ali realizada. O propósito não é este.
Trago ao seus olhos a maravilha do ambiente naquele nosocômio. No primeiro dia da visita fomos até o quarto e após cumprimentar a paciente dei uma olhada pela janela. Impressionante!
Para quem tem a sorte de ficar ali internado, metade da cura vem daquela vista. O Moinhos é situado no alto de um morro. Da janela a gente via o Rio Guaíba (lago?), uma das paisagens mais belas do mundo. De quando em quando, um avião aterrissava e sua aproximação rumo ao aeroporto Salgado Filho podia ser testemunhada ali, daquela janela.
O indivíduo ali internado pode entregar-se ao deleite dessa paisagem, nutrindo-se da paz que isso proporciona. As ruas da capital gaúcha, o rio, os carros se movendo, os aviões chegando, tudo isso compõe um cenário indescritível de serenidade.
Mas o Hospital não fica apenas nisso. Os quartos têm TV com alguns bons canais da NET, O ambiente é claro, iluminado. No piso de entrada há um das mais deliciosas cafeterias de Porto Alegre, cafeteria e restaurante. No almoço eles servem um bufê imponente, com pratos levemente requintados.
Os acompanhantes podem se socorrer desse agradável ambiente para buscar lanches, guloseimas, refeições. Não bastasse isso tudo, a gente se serve e come de frente para um bosque, um conjunto de árvores frondosas que acompanham o declínio do terreno. Dá a impressão de que se está comendo num passeio campestre. Mais relaxante, impossível.
Tempos atrás a gente penava para conseguir estacionar ali, os caras então construíram um prédio de sete andares só para se estacionar.
E imagino que tem ainda o sinal de internet livre para os hóspedes.
Bom, em meio a isso tudo é mais difícil prestar atenção em gazes e curativos. Sim, a dor dói no doente, mas pelo menos ele tem um consolo ambiental muito bom.
Volto no tempo e lembro de anos atrás quando fomos visitar uma amiga, desta feita em outro hospital, o Divina Prividência. Em que pese seja construído num subúrbio, o “Divina” está erigido ao lado de uma montanha com floresta, o que faz com que de qualquer quarto dele e pessoa fique de frente para uma bela paisagem verde. E envolta por um canto ensurdecedor de pássaros. Outro exemplo do que estou falando.
Não se deseja hospital a ninguém. Mas na iminência disso acontecer, que bom que tais coisas estejam sendo oferecidas a nós mortais. Soro e penicilina são bons. Mas pôr-do-sol e gaivotas ajudam a que os efeitos sejam melhores.
Silvano – o impossível


23/10/2008

Quando a morte cruel der seu abraço...


Na premiação do Emmy, a exemplo do que acontece no Oscar, tem uma hora que eles dão a lista dos atores que morreram ao longo do ano. Puxa, o cara entrou na lista por pouco, afinal morreu no dia 09 de agosto de 2008. Trata-se de BERNIE MAC, aquele negão alto, cara de brabo, que atuou no ONZE HOMENS E UM SEGREDO, e mais tarde no delicioso A FAMÍLIA DA NOIVA, em que ele aterroriza o genro “branquelo” que ousou namorar sua filha. Pois é, o cara morreu. Que pena. Vai deixar saudades.
Silvano

Um filme : O BICHO VAI PEGAR


A gente sempre gosta de filmes de animação tipo Toy Story e Procurando Nemo. Este aqui, chamado O BICHO VAI PEGAR se encaixa nesta categoria. Você vai gostar. O que não me impede de sentar olhos sobre algumas coisinhas. Certos chavões. Senão, vejamos. A exemplo do Shrek, há um personagem grandalhão que já tem sua situação definida ( o Urso). Aí surge um outro personagem que no Shrek era o Burro e aqui neste é um Alce, um personagem histriônico, engraçado, mais frágil e que suplica para ser aceito. A partir disso se desenrolam ambos os filmes. História bonitinha, curta, bem costurada. Este filme vale a pena ser visto. Mas seu sorriso vai estar mais contido. Muito do que ali está você já viu. Nota: 7,0. Boa diversão. Silvano

Outro filme: INSTINTO SECRETO


Filme instigante, intrigante, quase fascinante. O Mr Brooks do título original é interpretado por Kevin Costner (veja só), numa atuação convincente. Casado, pai e esposo renomado, homem de negócios premiado, ele tem uma faceta secreta em sua vida. É um serial killer. Dedica-se a, minuciosamente, arquitetar e executar a morte de pessoas. Sobre isso o filme se desenrola. Há destaques dignos de nota. A personagem da Demy Moore, uma policial que parte em busca do assassino. E principalmente há o personagem interpretado por William Hurt, o “Marshal”. Para nós espíritas, ele é o que chamamos de Obsessor. Alguém que fica ali, à espreita, sugerindo o mal. Insistindo, insinuando, prejudicando. Para os cientistas, ele seria a personalidade dupla do serial killer. E para os sonhadores, ele seria apenas o produto da imaginação do matador. Seja como for, o cara é brilhante, assustador, soturno. O filme mostra o dilema moral do assassino que titubeia entre parar de matar ou persistir na senda do mal. E do início ao fim do filme ele balbucia a clássica frase de Reinhold Niebuhr : “Que Deus me dê serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as que posso e sabedoria para distinguir entre elas.”
Imperdível. Filmaço. Nota: 9,0.
Silvano
Título Original: Mr. Brooks
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2007
Direção: Bruce A. Evans
Kevin Costner (Earl Brooks)
Demi Moore (Detetive Tracy Atwood)
Dane Cook (Sr. Smith)
Willian Hurt (Marshall)
Marg Helgenberger (Emma Brooks)
Ruben Santiago-Hudson (Hawkins)

17 outubro 2008

Coisa de Gordo - 398


398 – O ESPORTE BRETÃO
Eu acho uma graça disso tudo...
O Campeonato Brasileiro de Futebol foi sacudido esta semana por uma aparente patifaria feita pelo Tribunal de Justiça Desportiva contra o time do Grêmio. Alguns jogadores gremistas foram a julgamento e acabaram sendo cruelmente punidos, um ato que gerou uma onda de indignação geral.
Os gremistas da imprensa local enlouqueceram em lágrimas e berros, até mesmo os colorados da mídia reconheceram que as punições foram excessivas. Segundo a teoria da conspiração haveria toda uma conjunção de esforços para fazer do Palmeiras o time campeão deste ano. Muito bem.
Até aí nada de novo!
Amigo(a), isso é o futebol. Certa feita discutia (amavelmente) com meu amigo Totonho alegando que o futebol é um esporte louco onde o vencedor nem sempre é o melhor, que havia muita injustiça, que era uma coisa muito louca. O Totonho que é um cara mais jovem, mas mais sábio do que eu, explicou-me pacientemente que esta era a magia do futebol. A imprevisibilidade. E que por isso atraía multidões. Ora, como conceber que o INTER, o meu time, entre em campo contra o Barcelona do Ronaldinho e ganhe o Campeonato Mundial? Isso é o futebol! Num detalhe, num lance extemporâneo, decide-se todo um torneio. E às vezes o melhor time fica com a prata. Lembro sempre das finais da NBA, o basquete americano, onde são realizados SETE jogos entre os dois melhores times da competição. Bom, o time que sair vencedor é incontestavelmente o melhor! Ora...são sete jogos!
Convencido que fui pelo Totonho, passei a ver o Futebol com esses olhos, os olhos da imprevisibilidade. E de fato ele se presta bem a isso. É uma verdadeira loteria. Entre outras coisas mais.
O futebol, no meu tosco modo de entender, é o esporte da truculência, da malandragem, da cafajestada, do carteiraço, dos arranjos e conchavos. Senão, vejamos...
Em que outro esporte existe a catimba? O goleiro e os jogadores ficam enrolando para que o tempo passe e acabe logo, sem o menor controle. E os argentinos se jogam na pista atlética. E os chilenos simulam foguetaço. Amigo(a), faz o futebol ser jogado com cronômetro parado e isso acabaria! Dois tempos de vinte e três minutos (que é o tempo médio jogado em cada metade de partida)! A bola parou? O relógio pára junto. Nunca mais haveria a catimba. Alguém lembra de colocar isso em prática? Não.
Em que outro esporte vicejam pessoas do quilate do Eurico Miranda? Do Nabi Abi Chedid? Do João Havelange? Gente como o Ricardo Teixeira? Talvez só dentro dos presídios! Trata-se de gente da pior espécie, mafiosos engravatados. Usurpadores.
Em que outro esporte o herói nacional é o Romário? Ou o Edmundo”assassino” Animal? Ou o Renato Portalupi? Ou o Éder? Semana passada morreu o protagonista da cena mais violenta do esporte mundial, o Chicão. Num jogo ele deu um “coice” na perna do adversário, causando fratura. O agredido foi saindo de campo de quatro, se arrastando, aí vem o Chicão e pisa na perna fraturada do cara!! O que aconteceu ao Chicão? Nada! Isso é o futebol! Ironicamente, anos depois, os dois acabaram jogando no mesmo time.
Em que outro esporte é proibido usar câmeras de TV, computadores, tecnologia, enfim, para dirimir dúvidas? Para os donos do futebol, não importa se a bola não entrou, importa é que o juiz deu gol! Dá para levar a sério?
Nesses últimos dias escutei nas rádios locais a choradeira dos gremistas sobre a barbárie cometida pelo tribunal. Engraçado. Quando o Cacalo era presidente do Grêmio e invadia campo para intimidar o juiz, isso era folclore, não era injustiça. Na famosa Batalha dos Aflitos, quando os jogadores do Grêmio impediram que se cobrasse uma penalidade, destruindo a marcação no campo, destratando o juiz, bagunçando o jogo, isso foi encarado como “folclórico”. Depois fizeram até um DVD sobre isso. Aí não falaram em injustiça. Não vieram chorar nos microfones das rádios. É disso que falo. O futebol é o esporte da truculência, da armação. Onde o Maradona faz gol de mão e vira mito. Onde o Pelé foi expulso de campo e, revoltado, expulsou ele próprio o juiz e continuou jogando.
Por isso o Brasil é o país do futebol! Aqui nascem e florescem os corruptos, os Zé Dirceu, os Roberto Jéferson, o Lulinha. Portanto, aqui só poderia ser mesmo o país do futebol. São forças que se atraem pela sintonia de valores.
Deram uma garfada no Grêmio para o Palmeiras ser campeão? E daí. Isto é o futebol.
Silvano – o impossível


DE QUALQUER FORMA...
...os advogados gremistas conseguiram um efeito suspensivo, prorrogando o julgamento do mérito. Certa feita, final do Brasileirão, Edmundo, o animal, foi expulso no penúltimo jogo. O Vasco foi lá, mexeu os pauzinho e ele, que estaria automaticamente de fora do jogo final, entrou em campo e se bem me lembro foi até campeão. Viram só? Isso é e sempre foi assim.


17/10/2008

10 outubro 2008

Coisa de Gordo - 397


397 – PESQUISAS ELEITORAIS
Passada essa onda toda da eleição municipal por este Brasil afora, podemos sentar olho sobre algumas coisas interessantes nesta área. Dia desses conversava com o Flavinho e ele me fez a pergunta que me deixou intrigado: - Para que servem as pesquisas eleitorais?
Ora, Flavinho, elas servem para....deixa eu ver...para que a gente....bom...deixa eu ver...sei lá.
de fato, não encontrei resposta a mim convincente. Ora, disse-me o Flavinho, se algum eleitor de Porto Alegre (o que não é o meu caso) quer votar na Vera Guasso, que ele vote na Vera Guasso! Ao ler as pesquisas nos jornais, o imaginário eleitor vai se sentir desestimulado, talvez queira fazer valer o VOTO ÚTIL, mude de voto em função das pesquisas.
Ah, mas o povo quer saber as tendências. Então, ó povo, vote em quem você quer e espere a apuração, aí teremos a tendência do eleitorado.
Impressionante, fui atingido pela idéia. Por que não proibir pesquisas eleitorais?
Vamos adiante: - A quem interessam as pesquisas eleitorais? Pois é, eu não sei bem. O mais perto que chego é que elas acabam drenando votos para os macacos velhos da política, as cartas marcadas desse jogo. Mas não me arriscaria a dizer que são uma espécie de conspiração. Acho que não vão a tanto. O que acontece é que as pesquisas foram chegando, chegando, se instalaram e acabam por ditar o resultado de muitas eleições.
E o pior é que a ladainha é sempre a mesma. O candidato que aparece na frente nas pesquisas alega que isso é o resultado do seu trabalho, da sua vida de honestidade e retidão, que o eleitor sabe votar muito bem, e que ele já esperava este resultado nas pesquisas. Sei, sei, me engana que eu gosto!
Do outro lado, o candidato que aparece atrás sempre acusa os institutos de pesquisa, que aquilo é uma farsa, que o partido dele realizou uma pesquisa particular que mostra o oposto, blá, blá, blá.
Para que se fazer pesquisa eleitoral?
Na última eleição para governador aqui no Rio Grande do Sul as pesquisas diziam que a luta era para ver quem iria para o segundo turno com o Governador Germano Rigotto, se era o Olívio Dutra ou a Ieda Crusius. Os institutos criaram esta expectativa e na hora do vamos ver o Germano acabou ficando de fora, passaram os dois que vinham correndo por fora. Tudo por causa das pesquisas. É bem verdade que neste caso elas nos prestaram um favor, mas reforço a idéia de que tiraram a espontaneidade do eleitor.
Para que se fazer pesquisa eleitoral?
Uma das raízes do problema é que os tais institutos de pesquisas são em geral ligados a conglomerados de comunicação, que faturam alto com elas. E que por certo esperneariam com uma eventual proibição. Ademais, o que aqueles comentaristas políticos todos ficariam fazendo até o dia da eleição, se não se fizerem as pesquisas? Nada, perderiam seus empregos. Lembra um pouco os caras do futebol que em dia de final entrevistam até a namorada do porteiro do prédio do massagista do Palmeiras. Pois as pesquisas dão combustível aos analistas políticos que vão, assim, moldado a cabeça do eleitor.
Enfim, para que se fazer pesquisa eleitoral?
Eu não sabia disso, mas o Flavinho me fez descobrir que sou contra. Azar o meu!
Silvano – o impossível


LEITOR MANDA MISSIVA INTERESSANTE
Ola Dr. Silvano, entrei em seu Blog e li muito rapidamente. Gostei do nome de seu blog e do conteúdo de seu site. Meu nome é Carlos e trabalho desde 1998 na internet o que me fez fazer parte do time dos gordos. Inclusive, nos últimos 6 anos engordei um quilo por mês, passando de pré-obeso para todas as categorias que a OMS criou e hoje me encontro na categoria máxima. E até brinco que eu não tenho barriga e sim recordações.... recordações de pizza churrascos cervejas... enfim, só lembranças boa. Só que é tanta coisa boa que ficou enorme a minha recordação (barriga). Mas resolvi escrever para o “Doc” não para falar como entrei no clube dos gordos e sim para contar que em meio às andanças de negócios na internet nos últimos quatro anos desenvolvi comércio eletrônico de produtos naturais e consulta on line com nutricionistas. Por causa disso acabei tendo contato com um numero enorme de gordos. Resumindo.... virei um gordo de peso e andei conversando com milhares de gordo e recentemente resolvi pensar a respeito....
Fato real, a obesidade é um problema, mas também...tantas coisas não são? O que será que mata mais obesidade ou stress vindo do trabalho e de um mundo competitivo? Enfim, concordo que ser gordo tem os seus problemas, mas também não é tudo isso. Para o senhor ter uma idéia, estou pensando em colocar psicólogos na minha empresa, além dos nutricionistas. O que aparece de gordo com baixa estima... Tudo por uma tremenda imposição de uma pseudo-beleza do mercado... E vamos e convenhamos, se uma pessoa é escolhida pela beleza física, com o passar dos anos essa pessoa irá perder a beleza. Agora, se for pela inteligência, caráter, etc, essas coisas com os anos só vão melhorar.
Por quê do meu contato? Eu estava pensando em montar um site ou portal a favor dos gordos. Não algo como existe hoje na Europa, fazendo a apologia do legal e estiloso da anorexia (sites assim estão tendo lá um crescimento avassalador que já está quase virando questão de saúde publica). Queria sim mostrar que gordo também é gente. E em geral gente muito boa, pois antes dessa ditadura de corpo perfeito, ser gordo sempre foi sinônimo de alegria e de ser uma pessoa de bem com a vida. Sempre houve ícones como Papai Noel, Rei Momo. Dona Benta, Tia Anastácia...enfim...sempre figuras boas e alegres. Hoje quando em um anúncio de empregos pedem boa aparência, não é a tanto a cor da pele que importa pois garanto que uma Naomi Campbel arrumaria um emprego por aparência na hora, mas uma Wilza Carla nunca.
Aí tem coisas gozadas. Negros têm cotas em faculdades, deficientes físicos têm cotas em empresas, idosos têm caixas e filas preferenciais. E no caso dos idosos teve ainda aqueles que usaram esse beneficio para comprar ingressos do show da Madonna para repassar aos cambistas.... Já os gordos.. Tem tanto preconceito quanto os outros ou até mais. Portanto, na minha cabeça, ou o povo pára de encher o saco dos gordos, de meter o pau nos gordos, e deixa cada um ser como gosta, ou então que nos dê umas vantagenzinhas..... Afinal “no inferno abrace o capeta”.
Brincadeiras à parte, gostaria de usar a mídia da internet para ser uma voz contra essa ditadura do corpo perfeito, e como já disse Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra. Minha pergunta é se o senhor acha boa minha idéia de ter um site não falando bem, mas sim mostrando que se pode ser gordo e ser totalmente feliz. Tanto com o próprio corpo quanto com a cabeça. Penso que na vida temos que buscar a amizade, a sabedoria, o encontro consigo mesmo, e não uma busca patética por um corpo perfeito. Será que sorvete, pizza e “churras” é tudo veneno? Caminhadas?...Eu pago aqui em Piracicaba um guri prá ele andar no meu lugar.
Nós interagimos com o mundo através dos sentidos e a comida mexe com todos eles, o tato, a visão, o paladar e o aroma. E após estar satisfeito, com a audição vinda de um belo e sonoro arroto. Portanto, xô com as dietas. E não tenha vergonha de ser feliz.
É evidente que minha idéia deste site tem um fundo monetário que seria vender camisetas e coisas do gênero para custear o projeto. E tem mais. Sabe que nos últimos seis anos nos quais engordei muito me mudei para o interior e roupa prá gordo em cidades pequenas é difícil. Daí pensei em trocar os produtos naturais de emagrecimento para roupas de gordo (se não pode com eles, junte-se a eles). Me desculpe pelo meu português horrível e por escrever um e-mail tão extenso e confuso. É coisa de empresário pontocom... Abraços.
Carlos Costa – New Solutions Comercial - Piracicaba


http://www.newsolutions.com.br/
*o site ainda está em construção aí neste endereço, mas aguarde que um dia abrirá.


RESPONDENDO AO TIJOLAÇO DO LEITOR
Carlos, me chama de TU ou VOCÊ, por favor. Obrigado pelo contato. A resposta à tua pergunta é a existência do meu BLOG, que justamente vem tentar aliar as coisas atinentes ao excesso de peso com uma boa visão da vida! Sim, todo gordo quer emagrecer, e me incluo nesta categoria, o que não me impede de rir um pouco durante a caminhada. Que eu não sei se vai ter fim. Muito obrigado pelo contato. Estamos esperando que o site fique pronto logo. Um abração. SILVANO
PS: o desenho ali ao lado do texto é meramente ilustrativo, não foi enviado pelo leitor.


10/10/2008

06 outubro 2008

Escrutínio

Recebo informações urgentes acerca das duas candidaturas em Torres-RS. No primeiro caso, o do GIMI, o cara das receitas culinárias no Santinho, ELE FOI ELEITO com 618 votos ( 6º mais votado). Parabéns a ele, a estratégia das receitas deu certo.
No segundo caso, o do SILVANO DA FARMÁCIA, o cara ficou de fora. Deve ser a maldição do nome, coitado. Fez 262 votos e vai ter que esperar para daqui a quatro anos.
Obrigado aos leitores Nelson e Liliam que vasculharam os dados.
Silvano - mas que coisa

Silvano Vereador !!??



Passado o furor de Eleição, um amigo me manda esta foto tirada na cidade de Torres-RS, com algumas revelações. Primeira revelação: - eu tenho uma Farmácia. Ou pelo menos trabalho numa. Segunda revelação: - eu sou Tucano! Vejam só. Terceira revelação: - Fui candidato a vereador!

Após tantas revelações, fica uma dúvida......terei sido eleito?

Silvano - sempre aprontando

02 outubro 2008

Coisa de Gordo - 396



396 – CANDIDATO GORDO
Essas eleições trazem coisas as mais interessantes, engraçadas, assustadoras ou até mesmo inusitadas aos nossos olhos. A gente vê cada coisa. Escuta cada coisa. Fica sabendo de cada coisa....
Não moro na cidade de Torres, mas tenho amigos de lá. Esta, que é considerada a mais bela praia gaúcha, possui na sua topografia um quê de litoral catarinense, rochedos, paisagens, belas fotos. Mas é gaúcha. Por esta época, os eleitores de Torres vêm recebendo toda a propaganda eleitoral esperada para este momento. E os amigos que citei me propiciaram conhecer um candidato voltado ao público GORDO.
O santinho do cara é por demais inovador. Ao invés de colocar ali o seu currículo as suas promessas, a sua ficha policial, o candidato GIMI colocou uma série de RECEITAS CULINÁRIAS!
Veja que supimpa, que inédito, que inventivo. Sei, sei, por este Brasil afora já deve ter aparecido de tudo mas que EU tenha visto esta é a primeira vez.
Os amigos de Torres afirmaram que o cara é gordo, sim, inclusive disseram que ele é maior do que eu! Coitado! Mas não se entristeça o candidato pela comparação. Olhando a foto no santinho constato que o cara é bastante parecido comigo (só que ele é claro), e parece ser mais bonito que eu. O que não é muito difícil. Eu não sou loiro e nem tenho olhos azuis. E como diria o João Bosco..“não sou candidato a nada, meu negócio é batucada..”. Mas o cara é ótimo. Olhe só.
As receitas são caseiras, identificando as fontes culinárias. Assim, de um lado temos:
- BOLO AMERICANO – da Mimi
- BOLINHAS DE QUEIJO – da Leninha
- BOLO DE CAFÉ COM BANANA – da Vó Inês
- PUDIM DE CLARA – da Dona Lídia
- BOLINHOS DE AIPIM – do Restaurante Tiamélia
- PÃO DE QUEIJO TRADICIONAL – da Fátima






Achou pouco? Calma, este é só um lado do santinho. Do outro lado a exposição continua:
- CASADINHOS DE BERINJELA – da Luciléia
- SOBREMESA CREMOSA – da Dona Elisa
- BISCOITOS AMANTEIGADOS DE LARANJA – da Camilinha
As receitas são completas, detalhando ingredientes e modo de preparo. Em momento algum ele fala em obras viárias, construção de postos de saúde, vagas em creches ou passagem escolar. O santinho do cara só tem isso: - COMIDA!
A considerar que a população brasileira está engordando a olhos vistos, o cara atirou mais do que certo. Atirou em mais da metade da população votante. Dê-lhe GIMI, este seu santinho é um caso clássico de Coisa de Gordo, de tal sorte que não poderia me furtar de aqui colocá-lo.
Fico até curioso para saber do resultado da eleição. Semana que vem, se souber algo, conto a você.
Macaco velho que sou, tomei o cuidado de omitir das fotos o partido do cara e outras coisas. Sim, as patrulhas ideológicas andam à solta e não quero perder sua simpatia por mero detalhe partidário. Até porque, como disse antes, não voto no município de Torres.
Mas estou torcendo pelo cara.
Silvano – o impossível



MINHA AMIGA SÔNIA...
...sempre mata a pau. Dia desses jantamos com ela e o marido (o professor Zeca) ao que ela me prometeu uma bandeja de SUSHIS. Amigo(a), comigo é assim, promete comida..eu apareço lá para buscar. Na noite aprazada, dei uma passada lá na casa deles e busquei a preciosidade. DELICIOSOS! Verdadeiras obras de arte. Dê uma olhada na foto e perceba que dá até pena de comer um troço desses. Mas....eu comi! Imperdível, imperdível!
Você leitor de Santo Antônio e arredores, não perca tempo. Ligue e faça a sua encomenda. Negocie o preço e saiba que estará levando comida da melhor espécie. Telefone? (51) 36626666.


02/10/2008