04 dezembro 2008

Coisa de Gordo - 405


405 – PIMENTA, MAS NEM TANTO
Já me declarei aqui neste espaço como um adorador de pimentas, você há de lembrar. O que por vezes suscita alguma confusão. Quando a gente diz para alguém que gosta de pimenta, este alguém imagina potes de pimenta malagueta, pimentas assassinas, temperos os mais fortes. O que não é o meu caso.
Gosto de pimenta pelo sabor da pimenta. Passei a cultuar o uso do Molho de Pimenta na mesa, este vidrinho geralmente de rótulo vermelho que custa em torno de 1,00 ou 1,50 reais. E que adicionado ao prato já servido da gente dá um tempero delicioso.
Na esteira desse processo, estou sempre em busca de novas pimentas, novas cores, novos sabores.
Numa faixa de preço um pouco acima, comprei no Supermercado um vidrinho de Pimenta da marca TABASCO. Você já deve ter visto na prateleira do Super, é um vidrinho menor (60ml contra os 150ml da convencional) e de cor verde. No rótulo diz que é um produto importado, fabricado nos Estados Unidos. É uma pimenta saborosa, um pouquinho mais ácida.
Esta marca Tabasco tem outras cores e sabores de pimentas, ao gosto do freguês. Seus diferenciais são o tamanho três vezes menor, o preço três vezes maior, o fato de ser importada e o sabor. Mas cabe lembrar que os vidrinhos comuns são igualmente deliciosos. Você decidirá na hora de escolher na prateleira.
Por força da agenda social, nossa amiga Cristine nos prestou um belo serviço, fornecendo canapés, tortas e uma salada de maionese incomparável. Nesse dia, provamos nessas coisas que ela nos trouxe uma pimentinha vermelha deliciosa, colocada sobre sanduíches e comida prazerosamente. Longe de assustar paladares, a tal pimenta mostrou-se um sucesso. Inquirindo a Cristine, ela nos revelou tratar-se de uma variedade chamada PIMENTA BIQUINHO, indicando-nos onde comprar. Lógico, no Supermercado. A marca desta que conseguimos é Serra Azul, mas na internet consegui a foto de uma outra de nome Carolina. No rótulo da Carolina diz assim: “É saborosa e não arde!”. De qual ardência será que eles estão falando? Pois é...talvez das duas. Na que compramos, esta da marca Serra Azul, está assim escrito no vidro: “O sabor exótico da pimenta sem ardência. Ideal para petiscos e cocktails, pratos quentes e frios.” Pois é, mais uma vez a tal ardência.
Pois esta tal PIMENTA BIQUINHO é uma delícia, um pequeno petisco, quase uma doçura. Na sua próxima ida ao Supermercado, na hora de comprar o palmito, os pepinos, as azeitonas (obviamente recheadas), lembre de provar esta vermelha iguaria. Vai enriquecer suas saladas, sanduíches. Vai surpreender seus convidados. Vai impressionar você.
Na hora de comer....faça biquinho!
Silvano – será que esse cara ganha prá fazer essa propaganda toda?


04/12/2008

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Silvano,boa noite!
Não tenho comentado mas estou sempre aqui lendo os seus posts,que aliás estão ótimos!
Mas você falou de tres assuntos que eu adoro,referentes a comida,rsrsrsrsrs
As azeitonas no pé(oliveiras)são muito amargas e precisam passar por um processo que dura de 20 a 30 dias para sair o amargo e salgar.
No mesmo pé estão as verdes e as pretas(maduras)que são amargas também,mas mais macias.
E as melhores são as espanholas e as gregas.Também gosto de azeitonas sem caroço,mas tem umas que são saborosas só com o caroço,as gordais,aquelas imensas...
Esse serviço de pizza em domicilio já temos aqui também e é ótimo mesmo,economiza até garçon.
Amigo,já que você gosta de pimenta,precisa ir ao México onde tem o maior número de variedades do mundo.Tem umas terriveis,não dá para comer,mas tem outras que são deliciosas,mas hors depois você tem coriza e seus olhos lacrimejam e é a pimenta fazendo efeito,rsrsrsr
O molho Tabasco é de lá e é feito com uma variedade especial de pimenta malagueta.
É isso,espero que continue com seu bom humor e sua alegria para a felicidade de quem lê os seus posts.
Você está cada vez melhor!!!
Abraços
Claudete

Anônimo disse...

Olá Silvano!
Nas minhas incursões na cozinha um dos temperos que sempre evito utilizar é a pimenta, salvo quando se trata de fazer um peixe, mas nestes casos sempre uso com moderação. No entanto, recentemente, uma que me surpreendeu foi justamente a biquinho. Trata-se de uma pimenta suave, que não tem a ardência das demais. É tão suave, mas sem perder o sabor de pimenta, que dá para utilizá-la em saladas e até mesmo em sobremesas. Para os que conseguirem ela ao natural, a dica é que dá para cultivar em pequenos vasos. Abç.