05 fevereiro 2009

Coisa de Gordo - 414


414 – FILÉ SOTERRADO
Já havia provado e enviado aos leitores locais deste blog uma dica da gastronomia imperdível. Com o passar dos dias, retornamos ao mesmo local e, novamente impressionados com a qualidade, resolvi trazer o relato ao grupo todo que aqui me lê.
Sim, você não virá da Inglaterra para provar. Nem de Portugal. Nem de Jundiaí. Talvez nem mesmo de Porto Alegre. Mas isso não impede o relato. O endereço é aqui mesmo, em Santo Antônio.
O Nelinho tinha um pequeno restaurante onde servia refeições comerciais. E já fazia sucesso. Por uma dessas coisas do destino, pediram-lhe o prédio, ele teve que se mudar. Ousando, edificou um belo prédio na rua Santo Antônio, nº 176. O telefone é (51) 36625198.
Neste novo local o Nelinho continuou a servir almoços comerciais. Com uma qualidade ainda melhor do que antes. Assim, ao meio-dia, a gente pode provar um suculento bufê a quilo, com várias possibilidades. Deliciosas e variadas saladas, com um certo refinamento não tão comum neste ramo. Nas carnes há peixe, gado, frango, churrasco saboroso. Para arrematar, uma sobremesa. Temos ido e conferido.
Não satisfeito com isso o Nelinho, devidamente apoiado pelo Cheff Gabriel, decidiu abrir a casa também de noite. Assim, de quartas a domingos, a cidade conta com mais esta possibilidade gastronômica. Claro que, de noite, a coisa é a la carte. E é aqui que quero chegar.
Com um cardápio variado, mas enxuto, o Nelinho oferece então variedades de Picanhas Grelhadas, Filés, Frangos e Peixes. Aliás, o prato mais caro da casa é o Côngrio ao Molho Nelo. Custa 45,00 e serve bem duas pessoas. Mas esse ainda não provamos.
Provamos o Filé à Parmegiana, sensacional. Custa 24,00 e serve bem duas pessoas.
E por fim degustamos o motivo deste texto de hoje. O FILÉ AO MOLHO NELO. Custa os mesmos 24,00 e serve mais que duas pessoas. Pelo menos foi isso que sentimos.
Vem acompanhado de Arroz. Quando ele chega à mesa, a gente não consegue visualizar o Filé. Onde está a carne? Será que esqueceram? Será que vem num prato separado? Nada disso. O Filé vem ali mesmo, soterrado pelos vegetais.
Esta montanha de vegetais compõe-se de Ervilhas, Cenouras, Aspargos, Palmitos, Brócolis, Alcaparras, Vagens e Cogumelos.
A gente começa a escavar aquela pequena montanha e aos poucos o tesouro vai aparecendo. Comem-se os brócolis, uns cogumelos, e nada dele aparecer. Aí a gente se serve de vagens tenras, alcaparras temperadas, uns palmitos e então ele começa a dar as caras. Sim, amigo(a), o Filé vem soterrado, vem coberto por esses “escombros” todos.
Aí a mistura se mostra perfeita. Tendo preparado o nosso paladar com essa rica variedade de vegetais, eis que ele está apto a saborear a carne que quase que se desmancha. Tendo alertado o nosso estômago sobre o que viria....é chegada a hora.
Imagine você um estômago de gordo recebendo aquelas lautas porções de vegetais. Ué – pensa ele, será que o cara vai começar OUTRA dieta? Mas aí ele percebe que tem muito azeite de oliva, e garfadas de arroz. O estômago começa a estranhar: - Deve estar vindo algo bom por aí. E então o astro da festa aparece.
O Filé é delicioso, suculento, tenro, dizendo enfim a que veio o Cheff Gabriel. Tentamos consumir o prato em duas pessoas e não conseguimos dar cabo. Pedimos “socorro” a um amigo que sentara-se conosco e ele deu uns tapas nos brócolis e palmitos. Mesmo assim não esvaziamos o prato.
Imperdível, saboroso, barato, delicioso!
Eu, desde então, bato cartão-ponto lá e me farto. A você que mora longe, deixo as imagens postadas aqui abaixo. Mas um dia, quem sabe....você vem e prova essa maravilha. O endereço é: Planeta Terra ; Brasil; Rio Grande do Sul; Santo Antônio da Patrulha....e aí pergunta prá qualquer cusco onde fica o Nelinho. Nos vemos lá.
Silvano – o impossível

05/02/2009

2 comentários:

Anônimo disse...

Silvano,boa noite!
Que prato bonito!E que vegetais lindos,parecem estar al"dente.
Estou vendo que vou ter de ir ao Sul novamente só para experimentar as delicias que você mostra aqui!
Vou fazer um roteiro com as suas dicas e depois vou comer doces em Pelotas.
Mas fique sabendo que és responsável pelos 5 ks.a mais que vou trazer na volta,fora os da mala,rsrsrsrs
Abraços
Claudete

lizi disse...

mas tenho que experimentar na minha próxima visita! as fotos estão 'de babar' literalmente!