12 fevereiro 2009

Coisa de Gordo - 415

415 – NEGÓCIO DA CHINA
Sempre que querem dar um certo ar de erudição a alguém, dizem que a pessoa é adepta das Palavras Cruzadas. O Barak Obama que o diga. Dentre tudo que se falou sobre ele, uma das coisas que a mim chamou a atenção foi o hábito de fazer Palavras Cruzadas. Sim, o Barak gosta de se entregar ao deleite das Palavras Cruzadas.
Longe de ser um erudito, perdido que ando na minha ignorância, sou fã de Palavras Cruzadas desde jovem. Gosto de brincar com as palavras, descobrir novos significados, averiguar curiosidades e excrescências.
Freqüentemente sou visto dentro de bancas de revistas e, ali, naquele espaço abençoado, uma das coisas que mais compro são esses livrinhos do Coquetel, com Palavras Cruzadas diretas.
Aqui surge uma diferenciação. Será que o Barak gosta de diretas ou indiretas?
Todo o meu hobby se prende às Palavras Diretas. As indiretas acho meio monótonas. Assim, sou cliente milenar dos produtos do Coquetel, preferindo sempre as palavras diretas.
Você que não curte essas coisas nem imagina o quanto de diversão há dentro de um simples Coquetel desses, ao preço de 3,40 ou algo perto disso.
Há o caça-palavras, um prazer que minha avó curtia e que não acho lá essas coisas. Há o Dominox, tanto de letras quanto de números, que consiste em encaixar palavras pelo número de suas letras e pela variedade das mesmas. Há o Criptograma, onde se resolve uma coisa e se chega a outra. Há o Silabox, onde a gente resolve uma série de perguntas e forma uma palavra-chave. Há o Torto, que é aquele conjunto de dezoito letras a partir do qual a gente tem que montar tantas palavras quantas conseguir.
Ufa, deixa, ver...tem o Duplex, onde a gente responde umas coisas e acaba preenchendo um outro diagrama que está do lado. Tem a Sem Diagonal, onde não é dito onde se deve colocar a diagonal da palavra, ou seja, uma dificuldade a mais. Há sempre um Problema de Lógica, que faz a pessoa jogar com algumas variáveis para solucionar o problema.
Tem umas coisas novas que nem eu conhecia, um troço chamado Autodefinida, a Embaralhada, uma palavra-cruzada em que todas as letras já são mostradas, apenas que estão fora de ordem. Parecida com o Dominox, tem uma novidade chamada Gêmeos, que são dois diagramas paralelos. O negócio parece ser bem difícil.
Viu só, por apenas três ou quatro reais, você tem toda essa diversão garantida.
O hábito de fazer Palavras Cruzadas previne o Alzheimer, renova e mantém o bom vocabulário, traz cultura geral, amplia horizontes, e pode, pelo visto, conduzir você á Presidência dos Estados Unidos.
Trata-se de hábito barato, fácil, acessível a todas as faixas etárias e classes sociais.
Sim, o livrinho mais fácil, que é aquele feito para você iniciar o seu filho nesta irmandade é o Picolé. Depois tem outras, caa vez mais difíceis.
Consigo resolver o DIFÍCIL, é verdade, mas para prazer e diversão, prefiro sempre o MÉDIO. É um lazer sem ofensa, sem stress, sem complicação. Já percebi que os jornais que têm Palavras Cruzadas sempre colocam as de nível médio. É para que atinjam mais gente. Como disse no início do texto, neste grande grupo me situo eu.
Um mistério que a mim ocorreu. Será que há palavras DIRETAS mundo afora, ou isso é só aqui no Brasil? Digo isso pois sempre que apareceu isso em filmes, etc, eram palavras indiretas.
Outro mistério que vejo e que justifica o título do texto de hoje. Com toda a tecnologia existente, como é que ninguém lançou um jogo para computador com palavras DIRETAS? Seria um verdadeiro negócio da China. Entrei na página do Coquetel na Internet e nada, só um desfile de produtos. Fui buscar no Google e também não achei. As Indiretas tem bastante. É só querer. Mas como é que ninguém lembrou de digitalizar as DIRETAS?
Me pareceu meio uma reserva de mercado, acho que o Coquetel tem medo de lançar on line e perder as vendas nas bancas.
De qualquer forma está lançado o desafio.
Lance um software com Palavras Cruzadas Diretas e fique rico. Eu serei o primeiro a querer comprar.
Silvano – viciado nas letras


12/02/2009

0 comentários: