21 fevereiro 2009

Coisa de Gordo - 416


416 – NA FOLIA?
Não, não pense que caí na Folia do Carnaval. Você até pode estar se preparando para a noitada, ou para ver o Desfile das Escolas na TV. O seu blog COISA DE GORDO não faz feriado. Sempre atento às exigências de seus leitores, o blog caiu na estrada.
Já tinha ouvido falar mas tive que ver com meus próprios olhos. Subindo a estrada em direção ao norte catarinense, pela BR-101, a gente se dá conta de que há vida inteligente ao norte de Florianópolis. Calma, é óbvio que estava brincando.
Eu, que na minha infância/juventude vivi em cidades variadas do Brasil, sempre soube da diversidade deste país nosso. Mas passam-se os anos, a gente vai se acomodando, nas férias vai sempre aos mesmos lugares, por isso é que tive EU esta impressão. “Gente...quanta coisa bonita aqui para cima!”
O nome da cidade é Jaraguá do Sul, situa-se ao norte de Santa Catarina, fica a uns quarenta minutos do litoral, é ali pertinho de Blumenau. Falando em Jaraguá do Sul talvez você não associe muita coisa , que cidade será esta?
Mas se eu falar que é a terra da WEG (motores elétricos), da MARISOL (malhas), da MALWEE (malhas de novo), do time de Fut-Sal da Malwee, aí você vai dizer que já tinha ouvido falar.
Para mim que moro numa pequena cidade, ela se configura como uma pequena metrópole, tem algo em torno de 140.000 habitantes. Cidade grande, próspera, industrial, trabalhadora.
Diferente da colonização das praias catarinenses (Florianópolis, Garopaba, Imbituba, Laguna, adjacências e praias mais ao sul) que foi toda açoriana, o norte catarinense (assim como o rico Oeste) foi colonizado por alemães, e isso fez toda a diferença.
O povo alemão trouxe o trabalho, o desenvolvimento, a seriedade, o esforço, o trabalho, a organização, mais trabalho...enfim....tudo que os açorianos não fizeram. Resultado disso, esta região toda é o que é. A cidade de Blumenau é uma potência regional, Joinvile é a cidade mais populosa de Santa Catarina e Jaraguá do Sul, situada ali, no coração disso tudo, acaba acompanhando essa onda toda.
Claro que os alemães trouxeram outras coisas também. Uma delas é a CERVEJA. Que é uma especialidade aqui da região. E a outra é a culinária germânica.
Estando nós aqui em Jaraguá, nesta árdua missão informativa, tratando de enriquecer sua leitura enquanto você se fantasia para o Carnaval, fomos levados por familiares a um belo recanto aqui da cidade. Trata-se do Parque da Malwee, uma extensa área verde, com lagos, passeios, caminhadas, verde, muito verde. A Malwee mantém esta extensa área privada aberta ao público, como se pública fosse. É uma das atrações da cidade. E lá dentro desse parque está o RESTAURANTE TÍPICO PARQUE MALWEE. Servem um extenso bufê de gostosuras alemãs, com chope da Eisenbahn. Ali pudemos degustar Chucrute, um outro preparado com repolho só que roxo e meio adocicado (delicioso), Carne de Porco assada, Carne de Marreco, Peixe Frito com Camarões, Saladas variadas. Em meio a isso o garçom traz lascas de Picanha assadas, detalhe que foge das tradições alemãs, mas satisfaz a gauchada. O dia era de calor, o ar condicionado fez toda a diferença. Nos drinques, nossos acompanhantes pediram aquele copão da Cerveja Erdinger, delicioso.
Nessas iguarias todas, óbvio que não poderia faltar o Joelho de Porco, aquilo a que chamam de EISBEIN. Já tinha provado esse prato no Restaurante Romanus, de Gramado-RS, e pude confirmar a delícia nesse almoço ali em Jaraguá feito.
O telefone deste restaurante é (47) 33760182, os gerentes são o Carlos e a Marlise, fica na Rua Wolfgang Weege, 770. Preço do bufê livre? Apenas 15,00 reais por pessoa.
Um belo passeio, uma cidade impressionante, uma cultura rica e diversificada. Isso é o que os visitantes encontrarão em Jaraguá do Sul.
Silvano – queimando quilômetros no asfalto


LEMBRA DO BANRISUL EM GAROPABA?
Ano passado, veraneando em Garopaba, senti falta de uma melhor estrutura do Banrisul, o banco dos gaúchos, lá naquela praia. Acontece que noventa por cento dos que veraneiam lá são gaúchos. Naquela época, mandei um email ao FALE CONOSCO do Banrisul, pedindo que eles abrissem uma pequena agência temporária de dezembro a fevereiro, que aquelas arcas maquininhas de extrato e saque que eles tinham posto lá eram insuficientes, etc, etc. Os caras me responderam alegando que tal não se fazia necessário, que não havia queixas no atendimento. POIS BEM. Chego este ano por lá e não apenas não abriram a tal mini-agência como também pioraram o serviço. O quiosque que existia no Supermercado Silveira foi fechado, sendo substituído por uma maquininha que foi colocada no supermercado concorrente, o Althof. Nas três vezes que tentei fazer alguma coisa nela, em duas ela tava desligada. PIOROU! A outra maquininha fica na feira de verão, nesta consegui alguns saques. Mas o serviço piorou de vez. Também, com o banco lucrando cada vez mais a cada ano, que importância tem o cliente, esta reles figura? O que importa se a gauchada fica toda desassistida em seu veraneio? O que isso influi nos lucros do banco? Pelo jeito....influi em nada! Quando regressar ao lar, escreverei de novo OUTRO EMAIL aos incompetentes do Banrisul. Pode ser que, antes de morrer, eu consiga que eles melhorem o serviço lá em Garopaba no veraneio. Por enquanto, têm sido palavras jogadas ao vento..... Que droga.
Silvano – indignado


21/02/2009

0 comentários: