26 março 2009

Coisa de Gordo - 421


421 – FAROFA DE FRUTAS DA SRA. KÁTIA
A sra Kátia veio ao mundo com a terrível missão de me manter acima do peso. Prova disso é que a mulher tem um talento impressionante na cozinha. Não gosta muito da função, acha que suja muita louça, prefere um lanche rápido, MAS quando adentra as portas da cozinha....sai de baixo! É coisa boa na certa.
Na esteira deste processo, ela nos preparou dia desses uma coisa chamada FAROFA DE FRUTAS, na verdade uma sobremesa apetitosa. Fique atento(a), portanto, o troço é doce.
Para o preparo coloque numa travessa as compotas que você mais gosta. Abra as latas e coloque apenas as frutas. Contrariando o instinto de qualquer gordo, as caldas são desprezadas no ralo da pia. Já pensou? Botar fora cala de abacaxi em calda? Ou de pêssego? Ou, meu Deus, sei lá mais o quê? Só um magro pensaria nisso. Pois fiel à receita da Sra Kátia, botamos as caldas fora.
Voltemos ao que interessa.
Você pode colocar figo, abacaxi e pêssego. Que foi o que fizemos. Usamos apenas esses três. Mas a Sra Kátia me alerta que não há limites para a sua criatividade. Você pode acrescentar frutas in natura, como por exemplo Uva Itália, pedaços de Banana, lascas de Maçã. Ainda mais, pode colocar passas de frutas, castanhas, sei lá, invente á vontade. Mas fizemos a mais simples. E nem por isso menos gostosa.
Outro detalhe, não é obrigatório que se use todo o conteúdo de lata, use apenas a quantia que julgar necessária.
Noutro vasilhame coloque uma xícara de açúcar, uma xícara de farinha de trigo, canela a gosto (sei lá, uma colher média rasa, talvez) e um quarto de tablete de manteiga. Esses quatro ingredientes serão a liga, a massa que vai envolver as frutas no momento seguinte. Portanto, lave bem as mãos (sim, sei que você é uma pessoa higiênica, mas nunca é demais lembrar) e passe a “sovar” essa mistura. Misture, amasse, vire, revire, retorça, contorça, esfregue, unte, mescle, homogeneíze...ufa, acabou meu vocabulário para essa operação. Sinta a força da mistura por entre seus dedos. Aperte a massa e a veja escapar por entre seus dedos, ansiosa por abraçar as frutas.
Tome desta massaroca e vá em direção à travessa das frutas e compotas. Ali chegando, explique ás frutas espedaçadas que a hora delas chegou, que foram criadas pela natureza para o supremo deleite de um gordo qualquer. E para que isso se dê, elas, as frutas picadas, devem abrir seus corações para a cobertura que ali vem.
Alteie o som da sua voz e, dirigindo-se às frutas, brade: -“Abri vossas almas, ó frutas abençoadas. Cedei espaço às calorias que vos aguardam. Recebei carinhosamente esta nobre mistura que acabei de fazer e em breve, alcançareis o vosso nirvana..!”
Cuide para que nenhum vizinho seu testemunhe essa bobagem toda. Ou mesmo a sua empregada. Ou um conhecido seu. Vai pegar mal, a pessoa vai achar que você enlouqueceu de vez. Ih, o cara ta conversando com uma travessa de frutas... - vai ser constrangedor.
Calma, estamos quase lá. Uma vez que tenha colocado a calda sobre as frutas, leve essa nova mistura ao forno médio, por cerca de vinte minutos.
Você vai se deliciar.
Para arrematar, o toque da mestra. Sirva ao lado de uma bola de Sorvete de Creme! Já pensou? Calma, calma, não vá babar no teclado. Olha o pessoal da lan house aí do lado espiando você.
Como dizia a loura da Platinum Plus...experimente-me a suavidade e depois...deixe-me se for capaz.
Arrasadora.
Silvano – sempre impossível


26/03/2009


0 comentários: