27 julho 2006

Coisa de Gordo - 282

282-Desmontando a Montana
Seguindo uma espécie de agenda obrigatória, fomos levados recentemente a examinar um dos estabelecimentos de destaque da capital gaúcha, a badalada MONTANA GRILL. O grande marketing da casa é que ela é de propriedade dos mega stars Chitãozinho e Chororó. E parece que, por um momento, esse detalhe por si só bastaria. Não bastou!
O endereço é Av. Edvaldo Pereira Paiva s/n, Praia de Belas - Parque Gigante da Beira Rio, Porto Alegre/RS. Telefone: (51) 3232-7622. Email: portoalegre@montanagrill.com.br. Sabe quanto custa? 27,50 por pessoa.
Certo, certo, tenho que descrever uma circunstância que talvez tenha sido derradeira na nossa impressão. Chegamos ao lugar num sábado, às 14:30h, mas estava ainda aberto, funcionando normalmente. E mesmo após termos almoçado e pedido a conta, ainda havia gente chegando e sendo recebida para almoçar. O que me parece normal numa churrascaria de capital. Almoça-se mais tarde. É fim-de-semana.
A chegada é fácil, a Montana está situada ali, entre o Estádio Beira-Rio e o Guaíba. O estacionamento é fácil, espaçoso e ainda conta com manobristas. A vista do lugar é linda, as águas do Guaíba a menos de trinta metros de distância, a paisagem náutica de Porto Alegre enfeitando a ambientação.
Entrando no lugar, fomos rápida e gentilmente atendidos, sendo colocados numa mesa na área da não fumantes (área interna da casa). Mais tarde, vendo uma espécie de área aberta, mais próxima do rio, perguntamos ao garçom se era outro salão ou se era reservado para eventos ao que ele nos segredou que aquela nobre área era a ala dos fumantes. Gol contra, no nosso caso!
Como é comum nesses locais, a pessoa tem a sua disposição um delicioso bufê de saladas, molhos, gostosurinhas diversas e, sim, um cardápio de sushis, kani-kana e outras iguarias japonesas. Nosso leitor Augusto treme na cadeira só de pensar no assunto. Havia ainda um bufê de pratos quentes com especiarias variadas. E havia as carnes.
Ora, quem vai a um lugar desses está pensando justamente nelas, as carnes. Foi-nos servido um bom churrasco. Sim, apenas isso, um bom churrasco. Carnes boas, saborosas, partindo da Picanha e passando pelo Babybeef, Filé ao Alho e Óleo, Coração de frango, Salsichão, Lingüiça Calabresa, Vazio, Alcatra, Costela bovina tipo janela, Costela comum, Queijo derretido e Pão com alho. Devo ter esquecido alguma coisa.
Quem ler essa lista vai pensar: - Puxa, mas com tudo isso e o cara ainda pensa que foi um churrasco apenas bom! Amigo (a), este é o ponto! Toda e qualquer churrascaria oferece isso e às vezes até mais. Tinham criado toda uma expectativa em torno da MONTANA, o que nos fez ser exigentes ao chegar lá. O almoço foi muito bom. O atendimento é excepcional, a gerência, os garçons, até mesmo os manobristas são por demais atenciosos e gentis! O local é paradisíaco. A visão do Rio Guaíba, ao lado, já faz valer o passeio.
Ao sair de lá fiquei maquinando a nota para avaliar o almoço. Pensei, pensei e dei nota 7,0! Quer saber do que mais? A Churrascaria Schneider, da avenida Bahia, dá de dez na Montana! Tem todas essas coisas que citei antes, e as carnes são bem melhores!
Pode até ter sido coincidência, mas TODAS as picanhas que nos serviram no MONTANA vieram requentadas. Sabe aquele espeto que já passeou pelo salão, foi cortado e o garçom levou de volta para o assador? Pois TODAS vieram assim, requentadas. Não nos serviram sequer um espeto de picanha novo! Para quem quer ser a melhor de Porto Alegre.....não dá!
Você já foi à Bahia? Não? Então vá!
Silvano – estabelecendo parâmetros



ESTADOS UNIDOS URGENTE...
Silvano, a coluna de gordo dessa semana esta ótima. Assim, vou ficar mais bem informado sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Uma dica para os gordos de plantão, vão agora correndo para a churrascaria Fogo de Chão em Porto Alegre, pois aqui em Washington tem uma filial e o almoço (rodízio) custa "apenas" U$30, mais 15% de taxa e bebidas... E a janta, ah essa é um pouquinho mais cara, U$50. Já calcularam em reais? Ah, que saudade de uma costela e uma picanha num almoço de domingo. Abraço. Dr Vinícius, nosso consultor em assuntos de Biologia, dado um “devorteio” pelo mundo



QUER DAR UMA BABADA NO TECLADO?
Então acesse o site da Montana Grill e se delicie. Vá em: http://www.montanagrill.com.br.



27/07/2006

IMAGEM DA SEMANA - 27/07/06


Bem que lhe avisaram. Mas você insistiu! Seus amigos disseram que a tal mulher era meio pancada, louca de amarrar, tinha umas reações estranhas e já tinha matado uns dois homens. mas você se deixou seduzir pelos olhos, a conversa, o jeito de beber vodca. A noite foi uma loucura, você foi às nuvens, ela o fez sair do chão. Aí então, de manhã, você acorda com as mãos algemadas na cama, vira prô lado e vê ela ali, no chão, guinchando!! Amigo, você prefere túmulo ou cremação?

20 julho 2006

COISA DE GORDO - 281

281-Bem, amigos da Rede Globo...
Este mundo das comunicações é uma coisa de fato maluca! Fica difícil entender a lógica de certas coisas que se passam nos meios de comunicação, postados que ficamos aqui, na poltrona de seres comuns. Senão vejamos.
Há um sentimento nacional de rejeição a um astro da mídia, uma celebridade nacional. Falo aqui do GALVÃO BUENO, ícone da narrativa da TV Globo. Antes eram esparsas as manifestações. Um que outro ousava falar: - Mas que cara chato! Mas como é arrogante!
Com o tempo, tal sentimento começou a se disseminar pelos lares brasileiros e chegou-se a um ponto em que o cara é uma espécie de "unanimidade inversa". Ou seja. Consegue ser detestado por todos.
Não são de hoje as histórias. Todos lembram das grosserias que o narigudo narrador comete com seu parceiro de cabine esportiva Arnaldo César Coelho. Ora, o cara é um juiz de futebol renomado, com uma extensa vivência na área de arbitragem. Pois o Galvão volta e meia não consegue segurar seu ego inflado e se derrama sobre o Arnaldo, ousando dizer que entende mais de arbitragem do que ele. E nas raras vezes em que alguém o confronta, aquele que se aventura a fazê-lo acaba ganhando um tempo na "geladeira" da Globo, ficando de fora das transmissões. Isso se deu mais especificamente com o comentarista Casagrande. Confrontou o Galvão, levou um "cartão".
Para os fãs do automobilismo está viva na memória a briga enorme que o Galvão teve com outro especialista, o Reginaldo Leme. Brigaram, a coisa enfeiou, passado um tempo houve uma espécie de trégua e então eles voltaram a narrar corridas juntos. Até hoje se tem a impressão de que o Reginaldo Leme atura o outro estrelão.
Esse é o Galvão Bueno. Um cara arrogante, metido a falador, metido a entendedor de futebol, fórmula um, vôlei, esgrima, bola de gude e tudo que for esporte que aparecer por aí. Quer narrar, comentar, opinar, dizer se foi pênalti ou não, afirmar se a bola saiu ou não, discutir regras de hipismo ou de pólo aquático. Ai do pobre comentarista que se vê forçado a trabalhar junto dele. Vê-se constrangido a atuar como um mero fantoche, um simples coadjuvante na pantomima encenada pelo Galvão!
Volto anos atrás e lembro da Copa do Mundo de 1982. Sim, crianças, não apenas eu já tinha nascido como já assistia Copa do Mundo na TV. A Globo comprou os direitos de transmissão e, naquela traumática Copa, pela primeira vez o Brasil viu-se obrigado a ter o torneio em apenas um canal. Pois o locutor padrão era um cara chamado LUCIANO DO VALE. Era mais jovem, mais magro, mas já era igualmente saliente. Após o massacre imposto pela Itália, com aqueles gols do Paolo Rossi e a nossa sofrida desclassificação, a Globo achou que ficaria estigmatizada com tal derrota. E demitiu o Luciano do Vale, para tirar de sua imagem toda recordação do fracasso na Copa. Nascia ali toda a Rede de Esportes criada pelo Luciano do Vale e que sobrevive até hoje.
Retorno aos dias de hoje. Por que será que a Globo não faz o mesmo com o Galvão Bueno? Ele já era chato e pedante, e a partir de agora vamos sempre associá-lo ao fiasco do Brasil na Copa de 2006. Foi ele que disse que o Ronaldo GORDO Nazário poderia estar gordo mas que, tudo bem, até as quartas de final ele estaria em forma. Pois então eis chegada a hora. Saquem o Galvão da nossa televisão. Mandem esse inútil pastar! Arranquem fora do corpo da Globo esse câncer desagregador e egocêntrico. Eu já fiz isso durante a Copa e adorei. Não assisti a jogo narrado por ele. Colocava no canal 39 da SKY e me deliciava com o profissionalismo dos caras!
Mas os caminhos da mídia, eu já alertava lá no início do texto, são tortuosos. O cara é odiado, é rejeitado, é insuportável e mesmo assim a toda poderosa o mantém no ar. Mude de canal!
Silvano - batendo biela


RECEBI DICAS DE NAVEGAÇÃO...
....sobre dois sites diferentes e interessantes. Numa delas nosso WEBMASTER Geovanni comentou o blog do Juca Kfouri. Bem variado, divertido, dá para salvar no cabeçalho "Meus Favoritos". O endereço é http://blogdojuca.blog.uol.com.br/index.html. Noutro pólo, uma leitora de Porto Alegre me indicou o site do Eliakim Araújo e da Leila Cordeiro, chamado DIRETO DA REDAÇÃO. Artigos, textos variados, opiniões. Vale dar uma conferida. Endereço? http://www.diretodaredacao.com/


20/07/2006

IMAGEM DA SEMANA - 20/07/06



Não pense que sou inavador ao falar mal dele. O cara é campeão de sites e blogs do tipo "Eu odeio o Galvão". No meu singelo caso, afirmo que não o odeio. Mas vendo essa cara debochada, esse nariz arrogante, esses dentes desalinhados....só me resta urrar: "Vai prá casa, Zebu!".

13 julho 2006

COISA DE GORDO - 280

280-Jornal do Brasil
Nessas idas e vindas pela rede, sou um contumaz devorador de textos. Leio cultura. Leio piadas. Leio notícias. Resenhas de filmes. Comentários políticos. Previsões futebolísticas. Biografias. Textos espíritas. Novidades da ciência. Coisas da pediatria. Leio de tudo, enfim...
O que não me impede de estar sempre garimpando e descobrindo novos sites, novos textos, mais e mais coisas para ler. Já me disseram que isso é um sinal claro da idade. Essa coisa de querer ler tudo. Parece que o mundo vai acabar e a gente quer adquirir o máximo de informação. Se é assim, estou ficando da idade do Matusalém! Quero ler tudo!
Partindo dessa tênue introdução, relato-lhe, amigo(a), que adentrei as portas do site do JORNAL DO BRASIL na internet. Muito legal! Muito legal mesmo. Os caminhos foram tortuosos. Estava embarafustado entre crônicas e artigos até que me deparei com um local denominado "Crônicas Anacrônicas". Ora, dirão os cariocas, isso é coisa velha prá nós aqui do Rio. Pois nós, os gaúchos, não estamos acostumados com a arte desse craque da escrita, um cara chamado LIBERATI. Li uma, outra, mais outra. Fui gostando cada vez mais. Aí pensei, onde mais esse cara escreve? E então achei o resto do Jornal do Brasil.
A gente abre a página inicial e lê que este é o "primeiro jornal brasileiro na internet". Há notícias em tempo real, variedades, esportes, etc. Uma coisa que achei muito legal é que dá para ler o jornal do dia no link EDIÇÃO ELETRÔNICA. Clicando ali, a pessoa vê, diante de si, o jornal que está na banca. E clicando no canto da página, as folhas vão sendo viradas, com direito a barulho de jornal e tudo. Só falta o cheiro. Que loucura, amigo(a). É como ler o JB da banca! Tem tudo ali.
Indo no link CANAIS você poderá escolher entre esportes, artes, cidade, música, games, moda, esportes, cinema, automóveis, entre outros.
E caindo no melhor dos links (na minha opinião) que se chama JBLOG, você tem à sua disposição uma gama dos melhores colunistas que há por aí. Cada blog desses é um espaço para gente como Paulo Caruso (charge), o LIBERATI que citei antes(charges e minicrônicas), Marcelo Nóbrega (tecnologia), Marcelo Ambrósio (internacional), Roberta Malta (gastronomia), Fábio Grijó (esportes), entre outros. Cada um desses abre um espaço para um pequeno universo dentro do jornal, expandido ali, na mídia eletrônica, toda sua arte.
Passei a ler sempre o LIBERATI, virou quase um vício. Crônicas rápidas, coisas da Copa, do dia-a-dia, uma charge de vez em quando.
O endereço disso tudo? Claro que eu ia dar, né? Acesse http://jbonline.terra.com.br/index1.html e se divirta.
Dia desses, passando pela Rodoviária de Porto Alegre, comprei um exemplar do Jornal do Brasil. Delicioso. Li o gaúcho Fausto Wolff, a Hildegard Angel, um caderno B de se tirar o chapéu. Resumo das novelas? Claro que tem. Li que até mesmo os melhores jornais brasileiro se curvaram diante disso (veja palavras do Gerald Thomas logo aqui abaixo). Como não posso ir todo dia a Porto Alegre, como não dá para ir seguido na Rodoviária ou no Aeroporto, vou acessando essa maravilha de Jornal aqui em meu escritório de casa mesmo. Nos vemos na rede!
Silvano - lendo tudo e mais um pouco



RECEBI MANIFESTAÇÃO indignada de uma MULHER DE OSÓRIO, comentando o texto da semana passada. Ela se queixou de que eu exagerei, que elas não fumam tanto assim. Que foi um acaso. Que eu devia rever meus conceitos. Aí ela enfim apagou seu cigarro, deu a última baforada e saiu a passo. Eu mereço.......


LEIO NA REDE um parágrafo do Gerald Thomas, afetadíssimo, onde ele diz que " os jornais mais sérios do Brasil agoram trazem resumo das novelas em seus cadernos culturais. Todos se curvam perante o QI abaixo de zero que reina nas republiquetas." É, leitor(a), como disse ele no texto, "não há nada a fazer mesmo".


PALAVRAS DOS LEITORES
E ai Doutor Silvano, li a coluna dessa semana e achei um pouco doce demais...Será que eles entregam uma caixa de doces de Pelotas aqui em Washington DC? Estou nos USA visitando os museus americanos. Esse mês vou estar em Washington, e no mês seguinte vou fazer um Tur pela Philadelphia, Chicago e San Francisco. Só volto no final de agosto. Dr Vinícius - nosso consultor de biologia - dando inveja na gurizada.


Olá Silvano. Na sexta-feira fui a Porto Alegre com um casal de amigos e na hora do almoço lembrei de você. Imagina porque? Fui num restaurante muito legal, gostoso e o melhor : muuuuuuuuito barato. Fui almoçar no GRELHATUS que fica na rua Vicente da Fontoura, 1600 Bairro Santana. Fone 51-32176644 O site é www.grelhatus.com.br. Vale a pena dar uma passadinha lá, há muita comida boa, muita carne grelhada com queijo derretido e alho e óleo. Tem vários tipos de carnes e o sabor é maravilhoso. É ainda não falei do melhor o preço R$ 6,00 na sala de baixo onde as carnes não são servidas na mesa e R$ 7,00 no salão de cima que os garçons passam de 1 em 1min, oferecendo aquelas gostosuras. Se você ainda não conhece vale dar uma passadinha lá, depois me diga se eu tenho razão. Sonia de Carli - atiçando a busca por coisas boas e baratas.


13/07/2006

IMAGEM DA SEMANA - 13/07/06



Pois já que falei no JORNAL DO BRASIL, resolvi dar uma "roubadinha" numa charge do Paulo Caruso, que julguei ter TUDO A VER com esse nosso blog! É uma figura instigante que perpassa pelo imaginário de todos os gordos do planeta! Quem dentre nós nunca se imaginou assim? Pois é.....

06 julho 2006

COISA DE GORDO - 279

279-As Mulheres de Osório
Fique tranqüilo(a), não falarei de Copa do Mundo! Estivemos jantando em Osório recentemente, quando pudemos sentar olhos mais uma vez nesse belo município do litoral norte gaúcho. Lá estando, tive a atenção chamada a um detalhe crucial da cidade. Suas mulheres e a relação delas com um hábito.
Fomos a mais um daqueles jantares das OITO COZINHAS, onde a gente fica atarantado de tanta possibilidade e tanta gostosura culinária. O Clube Sulbrasileiro mais uma vez recebeu seus convivas com muita presteza e qualidade, passando do jantar para um agradável baile.
Em meio ao ambiente festivo, em meio à companhia de queridos amigos, tive minha atenção chamada a um detalhe que não me foi novidade. Já houvera percebido isso em eventos anteriores. Já ficara intrigado com tal nuance daquela comunidade em ocasião diferente. Amigo(a), COMO FUMAM AS MULHERES DE OSÓRIO!
Não, não tome isso como uma crítica pessoal ou mesmo comportamental a essa ou aquela turma. Não pense também que se trata de uma campanha contra o cigarro. Até me disporia a fazer uma, posto que não sou fumante e me incomoda deveras a fumaça de tal produto. Mas não é essa a apreciação que aqui trago. O que me intriga é saber a explicação de tal fato: - Por que tanto fumam as mulheres de Osório?
O que as faz aspirar em longas tragadas um volume tão intenso de fumaça? O que as deixa a tal ponto ansiosas que se vêm impelidas e acender mais um?
A sociedade tem combatido cada vez mais o hábito do cigarro, haja vista a enorme variedade de leis vigentes na atualidade, que proíbem que se fume nos mais diversos lugares. Serviços Públicos, Shoppings, Lojas, Locais públicos e muitos outros estão na mira da legislação, impondo aos nossos fumantes cada vez mais dificuldade de se fumar! Volto anos atrás e me deparo com o oposto disso. Em nossa família eu era um dos raros que não fumava, fumavam os jovens, os adultos e até a nossa avó. Era uma fumaça só! Com o passar dos anos, alguns morreram, outros pararam de fumar, atualmente raros são os que fumam. Antes eram comuns na sociedade os homens fumantes, com o tempo as mulheres galgaram igualdade também nesse quesito. E às vezes chego a pensar que as mulheres estão fumando mais que os homens. Que pena!
Mas o que ocorre na cidade de Osório é diferente disso! É mais intenso, é distorcido, é peculiar. Ora, num evento como esse, onde se janta e depois se baila, é natural que fumem os viciados! É um local de festa, pensam eles, é uma hora de relax, de não pensar em nada além do prazer daquele momento. E por óbvio ali se vêem homens fumando bastante. Como igualmente se dá em qualquer evento por aí afora. Mas o placar das mulheres fumantes em Osório supera em muito a ala masculina!
E tem outra coisa. As mulheres de Osório não apenas fumam em maior número como o fazem mais intensamente! Estão sempre envoltas na fumaça. Acendem quase que um cigarro no outro! Trocam de cigarro com amigas. Fornecem isqueiro umas às outras. Debatem, se agitam, se esfumaçam avidamente até o final da festa.
Por que tanto fumam as mulheres de Osório? Penso em respostas óbvias, mas percebo que me engano. Poderia alguém dizer que são frustradas, mal-casadas, mal-sucedidas, tristes, sei lá. Mas não é isso que se vê. Nessa próspera e festiva cidade, vejo mulheres inteligentes, bem-casadas, bem-sucedidas, e animadas em tantos outros aspectos. Não parece ser isso, portanto, que as faz fumar tanto.
Entre baforadas e nuvens de fumaça, por vezes percebo em seus olhares um ponto de filosofia, de perquirição, um quê de se permitir pensar longe enquanto a fumaça se dispersa. Tenho a impressão de que os pensamentos dessas mulheres tomam carona na fumaça emergente de suas bocas, viajando por horizontes desconhecidos e paraísos longínquos a conquistar. São belas, talvez. São ricas, tomara. São bem casadas, se espera. Mas ali, no ato de queimar aquele pequeno artefato, as mulheres de Osório como que alçam vôo em direção a céus desconhecidos. Mas isso é só uma conjectura, uma ilação. Observo o ambiente esfumaçado, lembro de vezes repetidas em que me deparei com a mesma cena. E volta sempre a mesma dúvida: - Por que, meu Deus, por que, afinal, tanto fumam as mulheres de Osório?
Silvano - perturbado pela nicotina e o alcatrão



PALAVRAS DOS LEITORES

Silvano, fazendo um pequeno comentário sobre Coisas de Gordo- 277, realmente quando falece alguém conhecido as pessoas ficam todas apavoradas iniciam uma mudança de hábito, somente enquanto lembram do falecido. Depois esquecem e voltam a fazer o que já faziam, mesmo sabendo que isto os prejudica. REGINA MARIA - comentando o CG-277


Oi Silvano achei muito legal o teu blog. SILVIA - enchendo de alegria o colunista.


Caro Silvano. Também estive no encerramento da Fenadoce e concordo com o que disseram teus fiéis leitores Zeca e Sônia. Aliás, pelo que escreveram, fizemos o mesmo roteiro. Quando aos doces, muitos deles ótimos; outros, no entanto, deixando a desejar. Os melhores doces que encontrei eram, com toda certeza, as Trufas Meuy, cuja embalagem estilizada se destacava das demais (só de ver dá água na boca). As opções de sabores são muitas (chocolate amargo recheados com licores, vodka, cachaça, frutas, castanha, passas pimenta e vinho cabernet, etc), e embora não tendo provado todas, uma delas era fantástica: chocolate meio amargo, chocolate branco e menta. Acabou sendo o grande arrependimento do dia: não ter trazido algumas caixas. De qualquer modo, para os que gostam de navegar babando na internet, é só acessar o site http://www.trufasmeuy.com.br/. Por outro lado, uma dica de um excelente filme: "Quem somos nós". É a mistura de ficção e documentário que parte dos estudos da física quântica para tentar responder a esta pergunta. Vale a pena ver. Um forte abraço. Flávio Rogério, ainda comentando a FENADOCE



Grande AMIGO Silvano ! Acabei de ler sua coluna, estamos ficando assíduos. Gostei da sua dica de filme. Aí está o desafio. Assista Luta pela esperança, com Russel Crowel e Renee Zelweger. É uma lição de vida, principalmente para nossos filhos, para a família. Começa hoje a tradicional Festa do Peixe, tainha....... Lá estaremos para comprar mais Doces de Pelotas. Não é fácil!!!! ZECA - o nosso emissário na Fenadoce, agora ocupado com a Festa do Peixe de Tramandaí



06/07/2006

IMAGEM DA SEMANA - 07/06/06



Você bem que tenta largar dele. Você sabe que FUMAR lhe faz mal, que dá câncer, que dá asma, que dá tudo de ruim que pode acontecer com a sua saúde. Você já leu muito sobre isso. Já viu filmes. Já fez cursos. Mas ...puxa vida....NÃO CONSEGUE PARAR DE FUMAR! A fumaça sai da ponta incandescente, sobre aos céus e se coloca acima de você! Sim, mulher, o cigarro está acima de você. Não bastasse essa sua cara quadrada, esse ar de soldado nazista e esse cabelo lambido....o cigarro está acima de você! Dá um pega, aí?