30 novembro 2006

Imagem da Semana - 30/11/06 - Colômbia


Nosso enviado especial , DR VINÍCIUS, afogado entre praias paradisíacas e lagostas suculentas, nos manda outro relato de sua viagem à Colômbia. Vamos a ele....

Hola Silvano, como estas?
Não estou mais em Villa de Leyva, aquela cidadezinha pacata e muito agradável... Fui para a capital da Colômbia, Bogotá, e lá fiquei por quatro dias, mas infelizmente não comi nenhum prato típico, apenas fast food. A cidade está a cerca de 2600 metros de altitude, e seu ponto mais alto é de 3152 metros, a montanha de Monserrate. Uma cidade de cerca de 8 milhões de habitantes, apresenta um trafego muito intenso quase o dia inteiro. Avenidas congestionadas de carros, microônibus (o nome em espanhol não dá para escrever aqui), ônibus e muitos táxis pela cidade, mas o trânsito flui. Muitos pensam que a cidade é insegura, mas não foi isso que presencie, pelo contrário, a cidade está cada vez mais segura e, também, tem todos aqueles problemas de qualquer cidade grande como no Brasil.
Agora estou em outra cidade mais ao norte da Colômbia, Santa Marta, que está localizada acima de Barranquilla. Uma cidade às margens do mar do Caribe, com águas quentes e límpidas, muito sol e calor. Considerada por muitos, um dos paraísos caribenhos desse país e um pólo turístico em ascensão. É a cidade mais antiga das Américas, fundada em 1522. É o único lugar do mundo que você pode estar na praia e ver uma serra de 5775 metros de altitude, Sierra Nevada de Santa Marta, o nome já diz, tem neve lá em cima. Simplesmente fantástico, mas nessa época a visibilidade da serra é prejudicada pelas nuvens, pois a alta temporada é dezembro a janeiro.
Aqui em Santa Marta se come muitos frutos do mar, lagosta, camarão..., mas muito peixe (Pescado). Comi um pescado esses dias e estava muito bom. Um peixe frito (inteiro com cabeça) acompanhado de arroz com coco, salada e Patacón (um tipo de banana que se come frita). Outro prato delicioso que degustei foi uma lagosta ao sal, com saladas e batatas fritas, e umas cervejas Club Colômbia. Muito bom e barato!
Agora, depois de todas essas andanças, um mergulho nesse mar e um pouco de descanso merecido. Descanso? Mas eu nem disse que trabalhei!!!
Hasta luego conpañeiro,
Saludos,
Vinicius

29 novembro 2006

Coisa de Gordo - 300

300-Faz Tempo...
.....muito tempo, que eu estou longe de casa e nessas ilhas cheias de distância o meu blusão de couro se estragou. Esse verso da canção do Belchior, coisa lá de anos 70 ou 80, abre o texto de hoje não por acaso. É que faz tempo que você, leitor, me agüenta nas suas quintas-feiras. Sim, chegamos ao número trezentos dessa série COISA DE GORDO.
Tudo começou na Primavera do ano de 2000. Fomos ao Shopping Praia de Belas, lá provamos um sorvete na “Gelatteria Parmalat”, o sabor era DOCE DE LEITE COM COCO. Fui nostalgicamente ao site antigo, onde estão todas as colunas escritas até hoje, para reler o texto inaugural! Achei engraçado, espirituoso, mal sabia eu que ali estava se delineando o primeiro passo de uma longa e divertida caminhada.
Redigi o texto, descompromissadamente, e fui enviar para algumas pessoas. Um pequeno grupo de amigos, conhecidos, colegas. Ao colocar título na mensagem do Outlook escrevi “Coisa de Gordo”. Aquela primeira mensagem fez um sucesso inesperado, vários dos contatos responderam positivamente, alegando terem gostado do que leram.
Dias depois...outro texto. E aí, por óbvio, lasquei “Coisa de Gordo – 02”. Estava dada a largada. Pois hoje, justo hoje, adentramos as portas das três centenas! Quem diria que uma coisa tão singela chegaria tão longe? Quem poderia imaginar? A Gelatteria Parmalat já fechou, mas a série COISA DE GORDO continua!
Os textos se avolumando, fez-se necessário colocar tudo na internet para que as pessoas pudessem acessar textos anteriores. Com a ajuda inestimável de nosso webmaster GEOVANNI BERTACO, inauguramos o primeiro site no portal hpg (Home Page Gratuita). O Geovanni arrumou tudo, escolhemos as cores, ele bolou os Menus laterais que organizaram as Crônicas de 50 em 50. E outras coisas mais. O tempo passou e o HPG complicou. Saímos.
Por orientação dele, de novo, migramos para o VILABOL, um novo hospedador de sites gratuitos, onde estamos até hoje. O provedor é ótimo, não tenho queixas, a página está bem legal!
Até que surgiu o BLOG. Meses atrás, um leitor (IVENS) me mandou um email comentando que se eu gostava de publicar no site, muito mais eu acharia do BLOG. É bem mais fácil, mais dinâmico, mais ágil.... tudo isso ele escreveu. Convidou-me a dar uma olhada no blog dele, olhei, achei legal. Por que não? – pensei.
Pela primeira vez sozinho, tateando, montei o meu próprio BLOG, este que você, leitor(a), lê no dia de hoje! Um erro aqui, um acerto ali, até que estou me virando. E com isso dei uma folga prô Geovanni, que se viu livre de minhas incomodações anteriores.
Olho para trás, admirado, e vejo que, juntos, chegamos ao número 300! Parabéns, amigo(a) leitor (a), você de fato é persistente! Olha que são cerca de 300 semanas lendo abobrinhas, cultura inútil, gostosuras, Leite Condensado e Coca-light. Você tem fibra, tem nervos de aço, como diria o Lupicínio.
Nosso leitor James já me enviara mensagem algumas semanas atrás, convocando-me para que organizasse uma “Festa dos 300”, algo assim. Que teria que se dar numa Pizzaria, ou similar! Estamos estudando, James. Estamos estudando!
Só por curiosidade, dê uma clicadinha nesse menu aqui ao lado direito onde diz “Visite o site antigo”, vá lá e acesse a primeira crônica. Sim, ela está lá, impávida, antiga, senhora de si! Tenho certeza que ao terminar a leitura, você vai sacudir a cabeça, e pensar: - O tempo passa, a vida anda e esse Silvano continua a mesma coisa! Posso até concordar com você, mas plagiando o Bamerindus, completo a frase dizendo.... “e continuo numa boa!!”
Valeu, amigo(a)!
Silvano – o impossível


A PARTIR DE AGORA, SÓ NO BLOG
Assim, estarei encerrando uma fase. A partir de agora, os textos vão ser atualizados apenas no BLOG. O site antigo permanecerá como um local de visitas, uma espécie de museu. Todas as trezentas crônicas ficarão lá disponíveis para leitura. Mas o dia-a-dia estará aqui no blog. Claro que se um dia o dono dessa coisa der para trás, a gente busca outros caminhos.


IA FALAR EM DIETA, NÉ??...
Mas hoje a pauta já estourou. Fica para uma próxima!


PALAVRA DO LEITOR SOBRE O AMIGO-SECRETO
Cara, tenho o mesmo pensamento. Não suporto esta histeria comercial que envolvem estas datas. Se tu não deres alguma coisa pra alguém, te taxam de insensível, antipático ou algo que o valha. Eu dei um basta há mais tempo, foi uma briga nos primeiros anos, principalmente no primeiro. Mas passou. Agora todos me entendem. Se eles quiserem continuar a se estressar no transito, ir a shopping, gastar feito loucos e loucas, estejam a vontade. É isso. Um abração e um Bom Natal e boa passagem de ano. Betho – de Porto Alegre – dando força ao que escrevi semana passada


NOTÍCIAS DO DR VINÍCIUS?
Calma, nosso enviado à Colômbia está vivo, lúcido, orientado e coerente, apresenta mucosas úmidas e coradas e sinais vitais estáveis. Estou recebendo um boletim dele hoje de noite e tão logo eu processe a foto do prato que ele enviou, fique ligado que porei no ar!


30/11/2006

23 novembro 2006

Coisa de Gordo - 299

299-Amigo Secreto
Entra ano, sai ano, nessa época sempre começam a soar os sinos do Natal. E tudo que decorre disso. A gente vem com o saldo bancário aos trancos e barrancos, ano afora, e aí chega ao Natal e a história se repete. Gasta-se mais do que se ganha! Estou inventando? Acho que não.
Por uma deficiência estritamente pessoal, o aproximar-se dessa época sempre gerou em mim um certo stress. Sou um péssimo presenteador! Dou coisas que não servem. Que não cabem. Que não se usa! Que são desnecessárias. Que as pessoas não gostam. E aí vêm os tais sorteios dos amigos-secretos. Isso que no centro do país se denomina “amigo-oculto”. E se começa pelo amigo-secreto da pequena família, da grande família, da família da sogra, dos amigos do bairro, da turma do Centro Espírita (ou Igreja), dos amigos do trabalho, dos inimigos do trabalho, enfim....a lista é interminável.
Daqui para o final do ano eu me torturava entre balcões de lojas, prateleiras de CDs, bancas de livrarias, estoques de 1,99 e noutros estabelecimentos mais. E era aquela luta, e o gasto inevitável, e o risco de errar de novo (dando aquele CD do Zezé di Camargo para um amigo fissurado em Jazz – ou então dando um CD do Miles Davis para o guarda do Posto de Saúde).
Cansado dessa tensa rotina, perdido em devaneios de autocomiseração, vi os anos passando e nada mudando. E então este ano DEI UM BASTA! Em recente reunião familiar, onde tradicionalmente se dava a largada para os tais sorteios de amigo-secreto, pedi desculpas aos convivas e simplesmente SAÍ DO AMIGO-SECRETO! Saí, disse que não ia entrar, não queria participar! Entre chocados e revoltados, os familiares realizaram o maldito sorteio sem o meu nome! O mundo não acabou, a vida continuou, todos estão vivos (alguns ainda meio ressentidos comigo - ...“esse Silvano inventa coisa....sempre complicando”). Ou seja. Estou livre! Livre!
Imediatamente a pressão arterial baixou, o nível de stress caiu, estou com uma sensação de ter tirado um peso de cima das minhas costas! Partindo desse que para mim era o mais difícil, agora mais ninguém me pega! Seja no serviço, seja entre amigos, seja onde for, terei sempre o argumento de que a partir deste ano eu NÃO PARTICIPO mais dessa histeria coletiva! E se na minha família eu não vou entrar, ora, muito menos na turma dos amigos da hidroginástica! Ou em qualquer outra agremiação. Livre, amigo(a), eu estou livre!
Longe de mim querer tirar a graça do Natal, acho “dez” que se festeje o nascimento de Jesus. Mas isso que está aí nas ruas, definitivamente, passa bem longe do pensamento do aniversariante! Adoro a festa, o encontro, a confraternização. E agora não me preocupo mais em agradar, pois sei que todos gostam de Lombo de Porco com Farofa, Lentilha, Rodelas de Abacaxi e Bebida Gelada!
Tenha um ótimo Natal! O meu, comparando com anos anteriores, será bem melhor!
Silvano – sempre incomodando os outros


TEXTO DA INTERNET SOBRE GORDOS E DIETAS
Recebi email de um leitor nosso (Paulo H – do RS) com alegre texto desses que circulam pela internet. Não creio seja inédito, me pareceu já tê-lo lido. Mas gostei, dei algumas risadas e pensei em compartilhar. O autor? Sabe Deus...
VIVA O PNEU!Barriga é barriga, peito é peito e tudo mais. Confesso que tive agradável surpresa ao ver o Chico Anísio, no programa do Jô, dizer que o exercício físico é o primeiro passo para a morte. Depois de chamar a atenção para o fato de que raramente se conhece um atleta que tenha chegado aos 80 anos e citar personalidades longevas que nunca fizeram ginástica ou exercício - entre elas o jurista e jornalista Barbosa Lima Sobrinho - mas que chegaram à idade centenária, o humorista arrematou com um exemplo da fauna: a tartaruga com toda aquela lerdeza, vive 300 anos. Você conhece algum coelho que tenha vivido 15 anos? Gostaria de contribuir com outro exemplo, o de Dorival Caymmi. O letrista, compositor e intérprete baiano é conhecido como pai da preguiça. Passa 4/5 do dia deitado numa rede, bebendo, fumando e mastigando. Autêntico marcha-lenta, leva 10 segundos para percorrer um espaço de três metros. Pois, mesmo assim e sem jamais ter feito exercício físico, completou 90 anos e nada indica que vá morrer tão cedo. Conclusão: esteira, caminhada, aeróbica, musculação, academia? Sai dessa enquanto você ainda tem saúde... E viva o sedentarismo ocioso! Não fique chateado, se você passar a vida inteira gordo. Você terá toda eternidade para ser só osso!!! Então: NÃO FAÇA MAIS DIETA! Afinal, a baleia bebe só água, só come peixe, faz natação o dia inteiro, e é GORDA!!! VIVA A BATATA FRITA E O CHOPP!!! Mulher, você tem pneus? Lógico, todo avião tem!”


E POR FALAR EM DIETA.....
Os caras tão enlouquecendo! Começaram a falar em dieta com cada vez menos calorias... Puxa, assim, querem liquidar os pobre gordos! Na próxima quinta, volto a este tema. Se vivo e alimentado estiver!


23/11/2006

Imagem da Semana - 23/11/06



Já que falei em Natal, não poderia deixar de brindá-lo com uma alusão à data! Tempos atrás recebi uma série de fotos com um Papai-Noel, digamos assim, meio "porreta". Mas é claro que não podia colocar todas as fotos. Mas já desejando um FELIZ NATAL, coloca apenas a primeira foto onde ele e sua fã ainda estã vestidos, hã,...... quero dizer....ops...bom, deixa assim. FELIZ NATAL!

21 novembro 2006

Extra! Extra! Extra! Colômbia Urgente!


Hola Silvano, como vas, bien? Ainda estou aqui em Villa de Leyva, uma cidade muito tranqüila, segura, agradável e muito bonita, e o povo muito amigável e hospitaleiro. Aqui, realmente tu voltas no tempo e é muito fácil imaginar como eram as coisas nos anos passados, pois a arquitetura da cidade é muito bem conservada (outro site abaixo). Como a cidade é turística há diversos restaurantes disponíveis todos os dias e a poucos passos um dos outros. A culinária é muito típica para cada região, mas em toda a Colômbia é costume tomar sopa quente (Caldo) no café, no almoço e na janta, não importando se o tempo está frio ou calor, e depois degustar os pratos principais. As sopas são geralmente de legumes, ou caldo de peixe (legumes, cabeças e nadadeiras de peixes), mas também tem uma outra sopa (Ajiaco), mais conhecida da região de Boyacá, que é feita com leite, ovo, queijo, frango e acompanhada de um tipo de bolacha (Galleta). Eu não gosto muito de sopa, mas provei o caldo de peixe e não recomendo, o gosto de peixe do mar é muito forte... Outro dia provei o Ajiaco, também não gostei muito, mas gostei de todas as sopas de legumes. Também, aqui se come muita batata (Papas), abacate e banana que acompanham os pratos principais. As batatas geralmente são cozidas com casca e depois salgadas, mas também se come batata frita tipo chips com casca. A banana prensada é frita também, e pedaços de abacate são misturados na salada de tomate, alface e cenoura. Todos são muito bons. No restaurante La cocina de la gata eu comi um frango (Pollo) cebolado (foto anexa), acompanhado de arroz, batatas e saladas, e um suco de amora (Mora). O atendimento é muito bom e profissional, nada de amadorismo. Excelente a pedida, e apenas 6000 mil pesos colombianos (R$ 6,00). A maioria dos restaurantes são decorados com móveis antigos e bem conservados. Hasta luego, Saludos. Vinicius
www.villa-de-leyva.com

19 novembro 2006

Colômbia Urgente!!!!!


Hola compañero Silvano, como estás, muy bien? El sitio aqui és muy bueno...
Estou aqui em Villa de Leyva desde o dia 10 de novembro, uma pequena cidade a cerca de 170 km ao norte de Bogotá, Colômbia. A cidade é muito bonita. É uma cidade turística por sua arquitetura colonial preservada desde o século XVI. As ruas são de pedras grandes e irregulares sentadas na terra crua primeiramente, depois algumas foram rejuntadas com cimento. As casas são de estilo colonial com telhas portuguesas, paredes de barro (algumas), pedras, e janelas e portas trabalhadas. Esses dias comi um "churrasco" realizado na casa de um amigo de um colega colombiano que estava de aniversário (Feliz Cumpleaños). O churrasco é um pouco parecido com o nosso churrasco gaúcho, mas o gosto é muito diferente. A carne é temperada com sal, tomilho e outras ervas da região, por isso o gosto diferenciado. A maneira de assar é sobre uma grelha sobre o fogo de chão feito a lenha. Acompanha o churrasco: morsilha preta, batata com casca cozida ao sal, salada de abacate e muitas cervejas colombianas (Aguila, Club Colômbia), e algumas garrafas de uísque Red Label e Buchanans. Comi outro churrasco em um restaurante chamado Casa Blanca. Esse é servido "a la carte" em uma chapa quente com um pedaço de carne sem osso (parece o "Vazio"), com batatas (Papas) fritas e aipim (Yuca) e um suco de morango (Fresa). Estava muito bom, pois a carne estava temperada somente com sal. Quinze mil pesos colombianos. Alguns restaurantes fazem churrasco no fogo de chão com espetos na vertical. Ainda não experimentei esse.Saludos.
Vinicius www.villadeleyva.net
PS. Quando voltar, precisarei de um vermífugo. Qual?

Sim, Dr Vinícius, após o senhor, que é um especialista em Biologia, ter comido essa COISA que lhe serviram, nessa grelha "chechelenta", nesse fundo de pátio, em meio ao lixo e quinquilharias, o senhor vai ter que tomar um ZENTEL por dia, até botar todas as "bichas" para fora! Gente, que nabão!!.... Agora, fora isso, estamos encantados com o site da cidade, um verdadeiro passeio no passado.
Silvano - o impossível

16 novembro 2006

Coisa de Gordo - 298



298-Pousada Villa Cézar
Dentro daqueles projetos de vida que a gente vai sempre deixando para depois, tem um que jurei que um dia vou fazer. Trata-se de um livro de fotos intitulado “Casas que Têm Alma”. Em minhas curtas andanças por aí, volta e meia arrecado fotos de casas soturnas, casas diferentes, prédios envelhecidos, edificações com história. Um dia, sabe Deus, o tal projeto sai!
Dou essa volta toda para contar que estivemos na Serra Gaúcha de novo, e ali, naquela curta estrada entre Gramado e Canela, nos instalamos na Pousada Villa Cézar.
A fachada da casa já diz bastante. Era uma casa de família, onde alguns morreram e outros cresceram e saíram. Por ver um certo ócio naquele espaço todo, a proprietária, sra Odila, tratou de abrir essa pousada. Indo de Canela para Gramado, na frente do Posto Schell, tem uma rua. Entra-se nela e no meio da quadra está essa pousada. É Rua Narciso Perottoni, 58, e o telefone para reservas é (54) 32821753.
São quartos simples, mas com todo conforto que se quer na estadia por lá. Quartos com TV, frigobar, banheiro, camas confortáveis. Entrando na casa, já na chegada, a gente se vê imerso em uma pequena viagem no tempo. Há uma aura de gente que já passou por ali. Móveis antigos. Enfeites de época. Sofás espaçosos e confortáveis. Feito o acerto inicial com a dona, ela conduz a gente a essa viagem que referi. Leva-nos a uma escada que dá para o andar de cima. Já ali, no pé da escada, jazem duas poltronas viradas para a gente. Vazias. Paradas. Ninguém senta nelas. Então o que fazem ali? Creio que almas ali alojadas nos espreitam a subida. Comentam entre si as nossas caras de espanto, fazem troça da quantidade de malas, vasculham nossos semblantes.
Chega-se ao meio da escada e há um quadro de uma criança, cujos olhos lembram aqueles de filmes de suspense. Parece que a qualquer momento vai aparecer um olhar humano por detrás daquela parede. Até que se chega ao topo da escada. Um outro quadro, de uma jovem mulher, que parece ter saído inspirado na dona do local, uns trinta anos atrás!
O ambiente é acolhedor, parece que a gente está indo passar uns dias na casa de parentes, na casa de uma avó! Conversa alegre, calma, o som das árvores e dos pássaros, a rua serena e o ar mágico da serra gaúcha completam o encanto do lugar!
Vale a viagem, vale a estadia, vale o mistério carinhoso da casa! Manhã seguinte, descemos para o café matinal, e fomos brindados com uma delícia de Desjejum! Simples, mas gostoso. Café, leite, frios saborosos, pães de dois ou três tipos. Aí a Dona Odila começa a trazer uma Cuca deliciosa, um Iogurte de Morango saboroso, Croissants Quentes (pequeninos, uns doces e outros salgados). Comemos a nos fartar!
Fica mais perto do centro de Canela do que do centro de Gramado. Para quem gosta de colocar um tênis, dá para ir a pé até Canela, curtindo a ambientação serrana! Para Gramado, há que se ter carro.
Os preços? Claro, os preços! Muito menores e em conta do que se está acostumado a pagar na Serra Gaúcha. Não vou detalhar, pois as variáveis são muitas, o tipo de quarto, o número de pessoas, a época do ano, etc. Mas com certeza é bem mais acessível que o usual! Achou bom até aqui? Se precisar, tem um Chalé ao lado que pode igualmente ser alugado para grupos maiores!
Tá esperando o quê? Liga logo, faz a reserva e comenta que um tal de SILVANO foi quem deu a dica. Depois, é só subir as escadas e penetrar no mistério... Sim, voltando ao início do texto, essa é uma casa que tem ALMA...! Tô brincando.
Silvano – sempre se deslocando


PALAVRAS DOS LEITORES
Olá Silvano! Já vi que não dá para fazer dieta e ler a sua coluna. Li a crônica e vi as fotos e são de matar. A narração então me deixou com água na boa. Estive em Novo Hamburgo por duas vezes, mas só de passagem, vou ter de voltar para experimentar essas delícias que você provou. Mas pense bem, amigo, antes de nos torturar assim. Eu operei meu joelho e preciso emagrecer. Vou ter que mudar o horário de acessar o site (depois do almoço) ou então visitá-lo a cada quatro semanas. Abraços gaúcho torturador! Claudete – de Jundiaí - SP


Hola Silvano, como estás? Aqui, tudo bem. A cidade de Villa de Leyva é muito legal. Fica a uns 170 km ao norte de Bogotá, mas para chegar aqui leva mais de 3 horas de carro, numa estrada cheia de curvas numa serra de mais de 2000m. Parecida com Parati, RJ. www.villadeleyva.net Na Zero Hora de hoje (14/11/2006) tem uma reportagem sobre Bogotá e Santa Marta. Vale a pena conhecer um dia. Também, fala de alguns pratos típicos daqui. Em breve te mando noticias sobre a gastronomia dos hermanos. Abraço. Dr. Vinicius – nosso consultor de Biologia – “voando as tranças” mundo afora



A BOBAGEM CONTRA A COCA-COLA
Não adianta tentarem! Coca-cola é isto aí! Não tem sabor como esse aqui! Essa parte do refrão de um velho jingle da Coca incomoda a concorrência que anda distribuindo fotos “impressionantes” de uns desocupados fazendo uma “experiência aterradora”. Os caras pegam um pacote de Mentos Fresh e colocam todo ele dentro de uma Coca, fechando a tampa. Ato contínuo....“oh, que surpresa”... a coisa como que explode, esguichando o refrigerantes para todo o lado! Ora, vão inventar uma novidade que a gente já não saiba! Ainda crianças, colocávamos açúcar no copo de Coca, fazendo-a espumar até derramar! Claro que qualquer coisa adocicada, ou efervescente, ou seu lá eu o quê, em contato com a bebida, vai causar tal efeito! Mas daí a “alertarem pais e professores sobre os riscos”....que bobagem! Eu morro e não vejo tudo! Coca-light neles!


16/11/2006

Imagem da Semana - 16/11/06



Não pensou que eu iria subir a Serra só para conhecer Pousadas e dar caminhadas, né? É óbvio que tivemos que "bater cartão" no Galeto Itália, dando um "tapa" naquela inigualável Sopa de Capeletti e naquele Galeto ao Primo Canto. Que loucura!!!!

09 novembro 2006

Que delícia!


Deu vontade de
comer esses Camarões e estes Salmões aí ao lado? Então leia logo abaixo a coluna dessa semana! É bom demais!

Coisa de Gordo - 297


297-Buffet Paulinho Pilatti
O Professor Zeca ( o craque da hidroginástica e natação) e sua esposa Sônia vinham nos falando há tempos de um lugar especial em Novo Hamburgo. A conversa ia e vinha, durante um churrasco, e ele sempre falava num tal Buffet Paulinho Pilatti. O assunto variava, ia da política às variações climáticas, e invariavelmente....Paulinho Pilatti. Munidos de uma certa dose de gula, e aproveitando o feriado passado, nos embarafustamos estrada afora e, acompanhados dos dois que insistiam, fomos lá conhecer.
Para quem chegar na cidade de Novo Hamburgo, basta perguntar pelo Clube Aliança. Ali está o serviço do tal Buffet. Um local grande, claro, aberto, agradável, bem atendido! Para quem quer detalhes, o endereço certo é Rua Oscar Emílio Muller, 49, telefone (51) 35934400. Ah, sim e tem página na internet: http://www.buffetpaulinhopilatti.com.br . Para completar os dados, há duas outras “sedes”, uma em Xangri-lá (praia) e a outra na FENAC (para os calçadistas). Mas voltemos ao buffet.
Chegamos cedo, em torno das onze e trinta horas, nos acomodamos e então o banquete começou. Veio um pratinho com salgadinhos, risoles, pasteizinhos, etc. Provei um Bolinho de Bacalhau e adorei. O professor Zeca chamou o garçom e pediu mais e prontamente ele trouxe um pratinho cheio de novo, mas dessa vez só com os Bolinhos de Bacalhau! Deliciosos. Tenros. Sequinhos!
Ato contínuo, nos dirigimos ao buffet de saladas. Havia saladas as mais variadas, feitas com uma arte, uma qualidade, uma diferenciação que é rara se ver! Fartos camarões decoravam muitas das saladas, dando um toque e um sabor maravilhosos. Aliás, fartura talvez seja uma das palavras-chave nesse local. Cada vez que a gente ia se servir os caras tinham recolocado as porções, sempre atentos ao visual e ao gosto do prato. Maioneses, saladas mescladas com frutas, maionese de camarão, salada de palmitos (enormes, deliciosos), saladas verdes, salada de cenoura ralada, salada com frutas dispersas, salada do chef, salada de tomates, salada de cebolas adocicadas,saladas meu Deus dos mais variados tons! Mas os pratos quentes nos esperavam!
Fomos a eles. Lindos, belos, aromáticos, saborosos. Será que vou lembrar de tudo? Por certo que não! Havia as amenidades básicas, tais como Purê de Batata, Batatas fritas, Galeto, Polenta, Aipim frito. Indo adiante, provamos Postas de Peixe frito, Filé de Linguado Grelhado, Postas de Salmão ao molho de alcaparras, Camarão ensopado ao molho vermelho, Arroz amarelo coberto por vários Camarões Fritos. Cada vez que a gente se servia, pegava vários desses camarões. Na volta, os caras não apenas tinham recolocado eles, como já acrescentavam outros. E outros. E cada vez mais outros. Fartura, caro(a) leitor(a), fartura o tempo todo! Ladeando esse arroz dos camarões, tinha um delicioso Arroz Selvagem, que já faria valer a pena a viagem! Que gostos! Que aromas! Que refeição! Já acabei? Não. Tenho que falar no Bacalhau à portuguesa, com enormes pedaços de bacalhau, inigualáveis! Só peixes? Não. Tinha Filé bovino ao molho de cogumelos, aliás, enormes cogumelos!
Ufa, deixa eu tomar fôlego! Vamos agora ao buffet de sobremesas. Pensou que não tinha, né? Tinha Torta de Amora, Doce de Goiaba, Torta mesclada de chocolate com creme, Torta de Nozes, um pratão de Fios de Ovos, Pêras em calda, Pudim de Leite Condensado, entre outras coisas. Deu para morrer, né? Então se segure no prato! Após isso tudo havia uma outra mesinha com DOCINHOS! Docinhos de Nozes, Quindins, Olho de sogra, Brigadeiros, Branquinhos, Glaciados variados, Lascas de Chocolate e outros mais!
Sabe quanto tudo isso? Trinta e três reais por pessoa! Será que vale? Vale, e como vale! Só lembro que crianças pagam igual a adulto, portanto não me parece seja um lugar adequado aos menores. Vão dar gasto e não vão conseguir compensar!
Testemunho final, tenho para mim que fazia alguns anos que não comia tão bem! Foi, com certeza, o melhor lugar onde almoçamos nos últimos dois anos! E ficou o desafio final do professor Zeca. Ele disse que esse foi o lance dele numa espécie de jogo de novidades. A partir de agora, ele está esperando que eu o leve a outro lugar para fazer jus! Olha, essa vai ser difícil! O cara começou o jogo e colocou logo quatro ases sobre a mesa. Vai ser difícil superar!
Silvano – babando no teclado


SOBRE A PERGUNTA (ONDE FICA ISSO?)
Olá, Silvano. Informo que não é a Serra do Rio do Rastro, pois conheço todas as curvas daquela beleza que a natureza nos deu. (...) Saudações. Vitomiro – de Porto Alegre

Olá Silvano,tudo bem? Eu recebi esse e-mail também sem dizer nada quanto ao local, mas eu conheci um canyon assim todo em rochas igual a esse na Suíça. Fica entre Beatenberg e Interlaken nos Alpes Suíços. É uma maravilha, enorme e bonito, por onde você olhar tem rochas e um rio estreito que corre bem no sopé das montanhas rochosas. Dá um pouco de medo porque as passagens são muito estreitas e úmidas e se você cair de lá,babau... Fiquei sem ver as suas crônicas por algumas semanas, mas já li todas agora. Parabéns Silvano! Elas continuam divertidas e inteligentes. Abraços. Claudete – de Jundiaí - SP


MAIS UM LINK LEGAL
Querido amigo Silvano, estou ficando muito mal acostumada, fiquei acordada até tarde para ver se de repente a COLUNA COISA DE GORDO chegava mais cedo novamente. O jeito é esperar ansiosamente até amanhã (hoje)...isso que é vício!!! Me passaram um site muito interessante para as mães desesperadas que querem contentar os filhos e completar o álbum de figurinhas. O endereço é www.trocafigurinhas.com e aí podemos trocar as figurinhas repetidas, ficando mais econômico e fácil completar os álbuns das crianças. Um grande abraço. Sônia – do litoral norte gaúcho

09/11/2006

Imagem da Semana - 09/11/06



Sabe que eu esqueci de citar uma das sobremesas? Pois aí está ela. Uma deliciosa TORTA DE MORANGOS. Tomei o cuidado de fotografá-la após ter sido partida, para que vocês percebesse a característica suculenta do recheio. Amigo(a), só cuide uma coisa... Não vá babar no teclado...... Que loucura! Que delícia.....

03 novembro 2006

ONDE FICA ISSO ?



As imagens andam correndo a internet. É uma espécie de "Serra do Rio do Rastro", uma estrada encravada na rocha! Linda, soberba, exuberante! E ao receberem as imagens, todos se perguntam: - Onde fica isso? Até agora ninguém sabe! Mas que é lindo, isso é! Portanto, se alguém descobrir....favor informar! Já tô enchendo o tanque de gasolina (ou comprando a passagem aérea) e tô louco para visitar e tirar mais fotos! SILVANO

01 novembro 2006

Coisa de Gordo - 296

296-No Camarim
Leio no site IBEST que a musa Fergie, estrela do grupo americano Black Eyed Peas fez uma pequena lista de exigências para o seu camarim, nos shows aqui no Brasil. E aí vem o surpreendente: a lista dela é singela, é diet, é frugal, por assim dizer. Lá está escrito que ela pediu “500 g de queijo tipo cottage desnatado – o preferido de 9 em cada 10 modelos –, latinhas de energético diet e chás descafeinados. De alcoólicos, apenas duas garrafas de vinho branco em um balde com gelo.” Isso é o que está publicado no site. E a chamada sob a foto diz que este é o motivo dela ter o corpinho que tem!
Lembrei vagamente de outras exigências que essas celebridades do mundo pop já fizeram. Vieram à minha memória dezenas de toalhas brancas, caixas de cerveja importada, filés ao molho madeira, champanhe francês, frufrus variados e inimagináveis.
Coloque-se você, por um minuto, nesta circunstância. Você vai a um lugar fazer uma apresentação, um show, uma palestra que seja! E aí a organização do evento lhe disponibiliza isso. Você pode escolher O QUE QUISER para ter no camarim. Já imaginou isso? Uma semana antes do acontecimento você senta diante de seu computador e envia um email pedindo...... Vamos imaginar juntos.
Uma geladeira cheia de Coca-light em lata, Fanta light e água mineral. Ops, mineral não entra em lista de gordo! Tira a mineral daí! Certo, certo, você vai querer que metade da geladeira esteja cheia de latas de cerveja Heineken. Pronto, bebida já tem. O que? Faltou uma coisinha? Ah, claro, coloque aí seis garrafas de Espuma de Prata Rose, para o encerramento! Agora sim, bebida acabou! Vamos às entradas.
Seis bandejas de canapés, de sabores variados, incluindo coisinhas quentes e frias, passando por coberturas de atum, calabresa, queijo provolone, queijo parmesão e patê de fígado de ganso. Seis bandejas de sushis e sashimis, com o devido potinho de molho soyu do lado.
Seis Tortas Frias, sendo uma de Atum, uma de Palmito, uma de Espinafre, uma de Frango e duas podem ser sabor surpresa. Dois Pastelões, sendo um de Carne e o outro de Camarão.
Uma bandeja de pequenos pasteizinhos de carne e outra de queijo, para petiscar! Agora vamos às coisas quentes.
Um grill com tiras de Picanha ao ponto, Picanha mal passada com fatias de queijo por cima, um terceiro grill com Filé ao Molho Alho e Óleo. Uma travessa de peixe frito bem sequinho, ladeada por um pote de molho de maionese com tomate seco, molho de mostarda e molho quatro queijos. Uma lazanha bolonhesa em prato exuberante.
Por fim, e até porque você já está ficando encabulado ao dar-se conta do tamanho do email, você lista os doces. Vinte latas (sim, vinte!!) de Leite Moça, sendo dez delas à temperatura ambiente e as outras dez em temperatura de porta de congelador. Claro que devem ficar dois abridores ao lado delas para você poder se atracar! Um pote de Mousse de Chocolate. Um pacote de Chocolate Prestígio. Dez barras de Diamante Negro. Dez Lakas Brancos! Um pote de ambrósia. E para encerrar, só mais uma coisinha (você escreve coisinha no fim do email para despistar)....Dez tigelas de Rei Alberto e Dez tigelas de Montanha Russa.
Pronto! Você está pronto para começar aquela palestra sobre o quê, mesmo? Ah, sim você ia falar sobre a Dieta Saudável para o Novo Milênio. Ihhh, que mancada! E agora você já enviou o email!! Os caras vão se dar conta. Amigo(a), acho que vão cancelar sua palestra! Quis exagerar, né? Ficou só no sonho...Que mancada!!! A Fergie do Black Eyed Peas não cometeria esse deslize. Por isso ela tem o corpo que tem. Veja abaixo!
Silvano – em devaneio


ELEIÇÃO
É, não adiantou. Não apenas o Lula foi eleito como as suas coronárias permaneceram intactas! Bom, restam apenas quatro anos. Mas...OPS....estou me lembrando de uma coisa. Quatro anos atrás eu já pensei a mesma coisa. E o cara se reelegeu. Gente, quem duvida que ele mude a constituição e crie a possibilidade do terceiro mandato? Ih, gelei! Será que tem passagem naquele avião prá Bangladesh? Se me garantirem que o Legacy vai ficar em terra....tou indo.


MAIS UM LINK LEGAL
Tenho colocado aqui ao lado alguns links que julgo interessantes, para deleite de você, nosso leitor! Volta e meia acrescento mais um e esqueço de citar! Pois então eis o mais recente. Dê uma olhadinha no site NOMÍNIMO. Tem notícias, variedades, coisas interessantes, vá lá. O endereço? Não preciso colocar aqui. Basta clicar nessa lista aqui do lado direito. Todos eles têm o meu aval (grande coisa!).


DIA DOS MORTOS....
....só no calendário! Estamos todos VIVOS e alegres! Vamos continuar juntos que a caminhada ainda é longa! Permaneçam, portanto, por aqui! Vivos e atuantes!


02/11/2006

Imagem da Semana - 02/11/06


Este é o corpinho de que fala o site IBEST! Trata-se da Fergie, vocalista do Black Eyed Peas que embala as rádios do país e do resto do mundo! De fato, para manter essa forma, só mesmo pedindo água mineral,queijo desnatado, latinhas de energético e chá diet. Cara...que DIETA!