06 setembro 2008

Coisa de Gordo - 392


392 – UMA ARQUITETA NA FAMÍLIA
Você que lê esta blog nas quintas-feiras, há de estar admirado, já é noite de sábado, quase domingo e o texto da semana ainda não apareceu. Estive alegremente ocupado. Para minha mais completa alegria, Laura, minha “guria” mais velha se formou em Arquitetura, curso concluído na Universidade Federal do RGS.
Essa coisa de formatura enseja uma série de coisas na vida de qualquer um. Há uma verdadeira bagunça na vida da pessoa, é uma fase de transição. E agora, cair no mercado ou fazer doutorado, casar ou comprar aquela bicicleta?
Nesses tempos em que o acesso à Universidade Federal se dá em nome da cor da pele da pessoa, no fato de ser ela descendente de índios ou não, a “guria” entrou na Universidade pela porta da frente, sem favorzinho de governo qualquer. E agora, passados esses rápidos anos, eis que está no mercado, de Diploma na mão.
Por força disso, estivemos envolvidos na Festa de Formatura, da qual só agora retorno. Serei sempre suspeito para falar disso, mas a formanda estava linda e o resto da família também. Nas semanas que antecederam o evento, a sra Kátia se desdobrou em preparativos, o salão, a música, o cardápio, os garçons, o fotógrafo, os seguranças, o mestre-de-cerimônias, as cozinheiras, o chefe de eventos, entre tantas outras coisas mais.
Filosofávamos sobre isso, por esses tempos. Há várias festas no calendário da atualidade. Festa de casamento, de batizado, nas cidades do interior ainda há o debut, festas de aniversário, de quinze anos. Mas nenhuma festa é tão pessoal quanto a Formatura. Casar qualquer um casa, mas é uma coisa a dois. Fazer quinze anos, até a Dilma Russef já fez. Mas a Formatura é o coroamento, o resultado, a colheita de uma longa semeadura pessoal. Por mais assessorada que esteja a pessoa, formar-se será sempre uma conquista pessoal. “Eu consegui!” – pensa consigo o laureado.
Por isso depositamos tanta expectativa nesta festa em especial. Por julgá-la um marco de vida. Um divisor de águas. Um virar de página.
Acontece, portanto, que agora sou pai de uma arquiteta. Que coisa maluca.
Perceba que ao longo desses anos de blog (antes no site e agora aqui no blog) sempre mantive uma boa dose de discrição no que tange às coisas de casa. Evitei sempre colocar fotos e coisas de minha família no intento de protegê-los dessa gigantesca vitrine que é a internet. Provavelmente você nem sabia que tenho uma filha de nome Laura. Pois neste momento abro o coração para festejar aqui, de público, esta bela conquista.
Pai coruja é assim mesmo. Acaba que a euforia transborda e se esparrama pelo chão.
Que filha maravilhosa! Que conquista! E que Festa!
Os docinhos ali da foto? Há, estavam deliciosos. Com diploma e tudo.
Silvano – o coruja


SETE DE SETEMBRO
Puxa, já é o dia da Pátria. Passou da meia-noite. Tempos idos, por essas horas, tínhamos o Hino Nacional na ponta da língua e desfilávamos alegremente ao amanhecer. Mas de fato, eram tempos idos....



07/09/2008

5 comentários:

Macarena disse...

Parabéns Silvano! Parabéns Laura!..não tenho filhos, não sei como estarás te sentindo, mas sem dúvida, é algo que emociona...
Diferentemente da maioria das pessoas, curto demais as formaturas. Eles lá, tão jovens, como um dia estivemos nós, cheios de esperançaca e com todo o caminho pela frente: isso é o melhor! as possibilidades!..que a Laura faça o melhor que puder com o que a vida lhe apresente.
Um abraço
Macarena

Anônimo disse...

uhuhuhuhuh!!!!!!
parabéns, amigão....
fiquei sabendo da formatura na terça, quando fui procurar a Kátia no posto pra lhe dar um olá e fiquei sabendo que estavam de folga devido à formatura da Laura...realmente vcs todos merecem...ela por sua capacidade e vcs pelo amor e carinho dispensados....um beijão....
isabel

Unknown disse...

Caro Silvano,
Parabens para a Laura e pra voce, o teu artigo irradia e contamina com felicidade e orgulho.

Abracao,

Claudio Raupp - CMPA 366

Anônimo disse...

Maravilhoso!
Meus parabéns para a formanda Laura prá vocês também! Logo será a minha e acho que o evento vai ser vivenciado da mesma maneira. Um abrção e tudo de bom!!!!
Sandra Gomes

Unknown disse...

Um grande beijo meu e da Raquel para a Laura. Parabéns, Claudia