12 março 2009

Coisa de Gordo - 419


419 – PRAZER E FISIOLOGIA
A gente lê e escuta cada coisa....Dia desses estava de ouvido na Rádio Gaúcha quando acerquei-me de um debate ali realizado em torno do cuidado com cachorros de rua. E aí os debatedores revelaram que em Porto Alegre há uma instituição que recolhe cães de rua, os recupera e aí os coloca para adoção. Interessante. Até aí, nada de novo. Aí uma mulher dessa tal instituição revelou que antes de disponibilizarem os totós para adoção eles os CASTRAM !
Ai, ai, ai – pensei eu – que crueldade. Ao que ela continuou explanando e a mim trouxe um instigante esclarecimento.
Ora – disse a mulher – o sexo para os cachorros é apenas função de reprodução. Eles o fazem por instinto, para fins apenas de reprodução. Não tem nada a ver com prazer. Portanto, finalizou ela como se falasse para mim, não fique chocado por castrarmos os cachorros.
Como posso ter vivido todos esses anos sem ter me dado conta disso? Apenas uma função fisiológica.
Saiamos do universo canino e adentremos a esfera humana. Deixemos de lado as pulgas e as coleiras e nos atenhamos aos aspectos “das gentes”.
O ser humano se vale de sua sexualidade com dois aspectos. O faz para fins de reprodução. O que me faz lembrar do método católico de controle de natalidade. Três filhos? Três relações sexuais durante a vida. Mas também o faz por PRAZER. Então a gente transa para ter bebês e igualmente transa POR QUE É BOM!
Calma, ainda não me abandone nesta altura do texto. Não fiquei imbecil de vez! Não desista de ler até o fim. Onde quero chegar?
Sempre que esses nutrólogos ou endocrinologistas vêm a público falar de dietas e gorduras eles abrem o discurso com uma afirmação que agora vejo como falsa. Ou pelo menos duvidosa. Dizem deles: - O ser humano necessita para viver de apenas tantas calorias diárias, o resto são excessos! E a partir daí eles deleitam-se em nos humilhar quando os procuramos para perder peso.
Certa feita ousei levar meu guri num endocrinologista para receber algumas orientações. Para ver se ele não seguia o caminho do pai no que tange à balança. O cara era um médico magrinho, de seus cinqüenta quilos no máximo, e com um grande desdém por comida. Recordo que lá pelas tantas ele perguntou com uma cara de nojo: - Por que as pessoas comem chocolate, hein? Que horror... E aí nos olhou com uma cara de nojo. Você pode imaginar que não voltamos mais lá.
Pois bem. Retomando o assunto dos cachorros e as explicações daquela mulher lá no início do texto. O ser humano come para suprir suas necessidades nutricionais. Isso é instintivo. Ele age assim para não sucumbir. Mas aí ele se diferencia dos animais por um detalhe a mais. Nós humanos não comemos apenas para ficar vivos, mas comemos principalmente POR QUE É BOM! Ninguém precisa comer uma Picanha mal-passada para sobreviver. A gente come isso porque é bom!
Tem uma corrente dentro da medicina que afirma que o ser humano só deveria consumir leite até os dois anos de vida, e mesmo assim, no peito da sua mãe. Depois disso, comida e só comida. Nada de leite. Lançando olhos em nossos irmãos do reino animal, tal filosofia se mostra racional. Os bichos mamam no início, depois se dirigem cada um às suas preferências alimentares. Concordo, beber leite (e seus derivados) deve ser mesmo inadequado ao ser humano mais velho. Mas então por que nos entregamos ao Nescau, à Ambrosia, ao Leite Moça e à Rapadurinha de Leite? Por uma simples razão: - É porque É BOM!
Portanto, é fato que muita gente está acima do peso. Muita gente precisa fazer dieta (a começar por mim). Mas apenas lembremos isso. Não comemos para viver. Comemos porque É BOM! Porque dá prazer. Porque é uma faceta da vida que pode ser bem explorada. De preferência, com moderação, mas bem explorada. Estamos um pouquinho acima dos bichos. Podemos fazer sexo por prazer? Então que mal há em pedir mais um Filé? Ao molho de mostarda, então....é de matar.
Silvano – o impossível


12/03/2009

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente comer é excelente e nós acrescenta alguns quilos. Quanto a fazer sexo é prazeiroso e dizem que ajuda a queimar calorias. Assim os dois se encaixam perfeitamente. É duplamente agradável.

Nelson Crystalino disse...

Bom Silvano, muito bom!
Serás nosso líder eterno. Alivia nossas culpas, ameniza nossos desequilíbrios.
Muito Bom. Serás lembrado eternamente: Don Silvanus I, o rei e consolador dos gordinhos!

Falando nisto, vou providenciar a picanha do findi. Sem culpas!

Grande abraço