28 dezembro 2006

Coisa de Gordo - 304


304 - Mais um ano
Entra ano, sai ano, a gente se dá conta que tudo é uma grande roda, um grande carrossel que gira e nos leva quase que passivamente. Mais um ano finda e justo nessa hora a gente faz aquele exercício de memória para lembrar das coisas que planejou há um ano atrás. Puxa, parece que foi ontem. Listo aqui abaixo algumas possíveis reflexões que fizemos ao final de 2005 e que se voltam sobre nós agora, como se espelhos fossem, mostrando a cada um a verdadeira cara. Por exemplo...
EMAGRECER – com exceção de uma parente minha que até em endocrinologista para ver se conseguia engordar, o resto da população mundial está às voltas com balança, IMC, calorias e fluoxetina. Tá todo mundo querendo emagrecer. E ao final do ano passado a gente se prometeu que agora ia dar. A gente ia conseguir. Até começamos a caminhada em março, no inverno demos uma parada, ao clarear da primavera retomamos o tênis e o asfalto. Mas ao cair do pano deste ano, nosso velho tênis está empoeirado de novo dentro do armário. Puxa, que coisa mais difícil. E o que dizer dos quilos? Foram doze meses, dava para ter perdido um ou dois quilos por mês, o que nos colocaria agora, em um patamar mais razoável de massa corporal. É, vai ter que ficar para 2007.
PARAR DE FUMAR/BEBER – sim, após anos de vício, decidimos que não dava mais para continuar fumando ou bebendo daquele jeito e então traçamos metas, fizemos promessas, estabelecemos parâmetros, calculamos a economia que faríamos a partir de cada carteira de cigarro não fumada, mensuramos os efeitos deletérios do álcool sobre nós e planejamos dar uma aliviada. Pois é, os meses se passaram, aquele isqueiro permanece entre nós, a carteira de cigarro jaz sobre a mesinha da sala, a cerveja gela em nossa geladeira. Que diabos, falhamos de novo. Sim, também isso terá que ficar para 2007.
VOTAR EM POLÍTICO HONESTO – depois de tanta bagunça, de tanta corrupção, depois das aulas que o PT deu sobre desvio do dinheiro alheio, dos dólares na cueca, das malas de dinheiro, da dança da corruPTa no plenário da Câmara, a gente jurou que nunca mais votaria em gente desse tipo. Que ia procurar um(a) candidato(a) decente, honesto, digno do nosso voto. Após o último pleito, a gente dá uma olhada nos eleitos, torce o nariz e se dá conta que também isso ficou para a próxima eleição.
NÃO ASSISTIR AO BIG BROTHER NA GLOBO – irritados com tamanha alienação, com tanta superficialidade, cheios de ver candidatas a capa da Playboy e candidatos a capa da G Magazine desfilarem sua nudez na sala de nossa casa, baixamos uma lei. “Aqui em casa não se assiste mais Big Brother”. Mas aí o calor chega, os dias passam, o assunto começa a tomar conta das rodas de conversa, o grupo que está na casa elimina já de cara o gaúcho que existe entre eles, rola uma briga, rola um beijo, e quando nos damos conta estamos de dedo no teclado do telefone, votando em mais uma paredão do Big Brother. Sim, amigo(a), eis aqui um vício também difícil de largar.
RESUMINDO – é duro mudar de atitude! É difícil perder peso. É complicado deixar vícios. É danoso mudar o rumo, tomar o timão dessa nau chamada NOSSA VIDA e levá-la para onde nós queremos (e não para onde ela quer). Mas nem por isso deixaremos nos abater. Ao contrário, amigo(a) leitor(a). Um novo ano é uma chance maravilhosa de se tentar tudo de novo, caminhar, sair , mudar, crescer. É só uma contagem simbólica de datas previamente convencionadas? E daí. É SIM, mais um ano que se descortina e aqui me despeço pois tenho que ver qual dieta seguir a partir do dia 01 de janeiro, entre outras coias. Peraí. Dia primeiro ainda tem os restos da noitada do reveillon. Bom, vamos ver, acho bom começar a dieta dia 02. Mas aí é meio de semana... Quem sabe no fim-de-semana, então. Ah, mas aí vem a praia. Bom, vamos combinar assim, em fevereiro a gente bota o pé na estrada!
Que dureza, já viu como vai ser o próximo ano, né? Bom ano novo.
Silvano – o impossível



PALAVRAS DOS LEITORES
Olá! Minha sobremesa preferida: sorvete. As demais guloseimas, até dispenso, mas o sorvete pra mim é paixão mesmo. Eu tomo de quilo. Hehehhehe. Shalom. – Lana Gaúcha, comentando sobre as Gostosinhas da Sônia da semana passada

...E aí Gordo assumido? Pois é amigo! Depois de perambular por muitas encarnações, em monumentais comilanças romanas, em banquetes memoráveis em Pompéia, em suntuosos jantares com Nefertiti....cheguei a uma conclusão: Essa coisa de Natal com muita comilança, que deixa agente enfarado, triste de tanto comer....só podia ter, nos tempos contemporâneos,vindo de uma tradição americana e de Papai Noel...Só podia ser "COISA DE GORDO".... Ô meu... é só prá desejar prá ti e toda a família um Natal e um Ano Novo repleto de coisas boas (...) Um grande abraço (...) – Alexandre – de uma Rádio Comunitária do Litoral gaúcho

Oi Silvano, aguardamos você no nosso novo site, para um brinde ! Abraços. – Rosalva e Mariete – de Porto Alegre. O site? Aí vai: http://www.apiprojetos.com.br/



28/12/2006

Imagem da Semana - 28/12/06



Você nem queria que ela tivesse engravidado. Fez cara feia até para acompanhá-la nas consultas do Pré-natal. Jurou que não abriria mão de sua liberdade, de sua vida, de seu modo de pensar e agir. Até que ele nasceu, ele chegou, ele ocupou seu espaço. E aí, você se dá conta de que esse pequeno pedaço de gente entrou para sempre na sua vida, e que isso o faz muito, mas muuuuiito mais feliz. Dá para resistir?

21 dezembro 2006

Coisa de Gordo - 303



303 - AS GOSTOSINHAS DA SÔNIA
Nossa amiga Sônia, esposa do professor Zeca, o cara da hidroginástica, volta e meia vem nos trazer receitas e ensinamentos dos mais úteis. E isso não é de agora.
Primeiro foi o Pepino Japonês. Eu já tinha comido aquilo numa espécie de salada num restaurante de Tramandaí. Era um preparado adocicado, escurecido, servido frio.Delicioso. Comprei e fui tentar fazer igual. Cozinhei, coloquei adoçante, aumentei o fogo, baixei o fogo...ficou uma droga! Até que veio a Sônia. Recebi deles um brinde, um mimo, nada mais que uma conserva justamente do Pepino Japonês. Deu para comer como mistura em torradas e sanduíches. Deliciosa! Saborosa! Quase inacreditável sentir aquele gosto tenro, após ter tido tamanho insucesso em minha iniciativa pessoal.
Passaram-se os dias e as horas. Estávamos em mais um desses jantares de fim de ano, comêramos um lauto Strogonoff, acompanhado de Batatas Palha e de um saboroso Arroz. Julguei ter findado ali o prazer oral daquela noite. Nada disso.
A Sônia dirigiu-se ao freezer e de lá retirou uma bandeja cheia de pequenas coisinhas adocicadas. As Sobremesas Gostosinhas da Sônia. Eram pequenas porções de algo gelado, com ares de sorvete, servido em copinhos de plástico e consumidos com pequenas colherinhas de madeira. A gente pegava uma delas, sacava fora o copinho e ficava com aquela espécie de picolé na mão, no formato do copinho. Na tal noite ela serviu três sabores que descrevo aqui abaixo.
MORANGO: uma lata de leite moça, uma lata de creme de leite, um copo de iogurte natural e um pacote de suco Clight de morango. Bater tudo no liquidificador. Colocar nos copinhos. Cravar as colherinhas e levar ao congelador. Espere pelos aplausos. Este sabor é o mais fácil, o mais light e talvez seja o mais delicioso. Pense nisso na hora de fazer.
CREME: uma lata de leite moça, quatro gemas, uma e meia lata de leite e açúcar de baunilha. Bater tudo no liquidificador e levar ao fogo, mexendo sempre, até dar uma engrossada. Deixe esfriar. Fase dois: quatro claras em neve, cinco colheres de açúcar e uma lata de creme de leite. Bater as claras em neve, acrescentando as cinco colheres de açúcar. A seguir, acrescente delicadamente o creme de leite. Depois disso, misturam-se os dois cremes, copinho, colherinha, freezer.
CHOCOLATE: é igual ao de creme, apenas modificando no detalhe de que se acrescenta chocolate em pó (ela sugere um pouco amargo), a gosto, no creme com leite condensado. Proceder exatamente igual ao sabor creme.
Você deve ter percebido que, de fato, o de morango é o mais fácil, menos calórico, mais barato. Mas ficam as três “gostosinhas” sugestões. As Gostosinhas da Sônia. E aí, professor Zeca, perceba a diferença que um plural faz numa frase. Já pensou se coloco no singular?
Trata-se de um delicioso doce, bem afeito a esses dias quentes de verão que temos vivido. Após o jantar, já fizemos um test-drive aqui em casa e foi sucesso total. Dá para comer na mesa, na sala, no parque, no pátio, na piscina, onde se queira, enfim. É ágil, a dose é pequena, mas enche os olhos e o paladar.
Como dizia o comercial de gilete algumas décadas atrás....”experimente-me a suavidade e depois.....deixe-me se for capaz...” . É isso aí. Deixe-as se for capaz!
Silvano – o impossível



PALAVRAS DA LEITORA
Oi, Silvano, a respeito de tua matéria sobre os deliciosos frutos do mar, penso que vale e pena contar. Agora no início do mês de dezembro, saí em Lua-de-mel para a bela cidade de Laguna-SC. Lá encontrei num restaurante chamado BALEIA BRANCA um prato chamado....tan-tan-tan-tan “LUA-DE-MEL” , A delícia se parece um pouco com o teu KIT de Tramandaí, porém um pouco mais elaborado, com mariscos e camarões à milaneza e uma farta porção de fritas. Também ouso dizer que dali comem quatro adultos bem esfomeados e ainda sobra... – LILIAM – do litoral norte gaúcho – dando água na boca do colunista. Acho que terei que ir a Laguna, mesmo sem estar em lua-de-mel.


UM FELIZ NATAL...
...cheio de alegrias, sorrisos, saúde e muito Lombo com Farofa para você que nos lê. E claro, sem esquecer as rodelas de abacaxi, o Pernil caramelado, o Panetone, as Rabanadas, a Ambrosia....ôps, desculpa....babei no teclado. FELIZ NATAL!


21/12/2006

Imagem da Semana - 21/12/06



Grita, torcedor colorado. Grita que o nosso time é CAMPEÃO DO MUNDO - 2006 ! Que belo presente de Natal esses caras nos trouxeram do Japão.

Silvano

Imagem da Semana - ou será do ano?



No confronto com o poderoso BARCELONA, a nação colorada viu seu heróico e bravo time lutar com suor e sangue até a vitória! De um lado Deco, de outro Ronaldinho, e entre eles o jogador colorado intrépido e valente! INTER CAMPEÃO MUNDIAL - 2006. Por essa, nem os colorados esperavam!

SILVANO

16 dezembro 2006

Dica sobre a Estrada nas Rochas



Extra, extra! Recebi email de leitora deste BLOG respondendo à pergunta que fizéramos sobre a localização daquela bela estrada, toda escavada na rocha, lembra? Coloco aqui para conhecimento de outros leitores. Diz ela: "Olá, pessoal! Li o comentário e faço a devida referência: essa rodovia fica na Bolivia. Linda e incrivel, não é mesmo!Quem puder, que faça o trajeto. Beijos a todos. Lana Gaucha."
Valeu, LANA GAÚCHA, ficamos te devendo esta.
Silvano - o impossível

14 dezembro 2006

Coisa de Gordo - 302



302 - RESTAURANTE GUIMARÃES
As coisas simples às vezes nos cativam mais do que muita coisa rebuscada. Há situações em que planejamos uma coisa, um jantar, um passeio, convidamos as pessoas certas, escolhemos a música, selecionamos o dia do mês e então......a coisa sai meio morna. Não acontece como esperávamos.
Seguindo a lei da implicância natural das coisas, há outros casos em que, do nada, sem preparo algum, a gente se vê diante de uma coisa, um local, um momento dos mais arrebatadores, e dizer que nem era para aquilo acontecer...
Fora eu convocado para uma Reunião na cidade de Tramandaí, no Restaurante Guimarães. Fica ali na quina da cidade, ao lado da Câmara de Vereadores. A gente vai indo em direção a Imbé e então, antes de cruzar a ponte, vira para o lado esquerdo e penetra naquela zona de pescadores. Vira-se logo à direita e já se vê o local. O endereço é Davi Canabarro, nº 124, telefone (51) 36611215.
Autêntico caso de Restaurante para turistas, serve Rodízio de Peixes com Frutos do Mar, serve à la carte, tem variedades de camarões, siri na casca, violinha, peixe-rei, lula, bolinho de peixe, peixe em postas, pirão saboroso e outras coisas mais. Oferecer sobremesa. Funciona das onze da manhã até a meia-noite.
Um dos grandes atrativos do local é que fica na margem do Rio Tramandaí! A vista é linda! De preencher o olhar!
Mas eu falava que tinha sido chamado a esta reunião, lá acorri, chegamos ao local de tardezinha. A noite se avizinhava, o tempo estava agradável, sentamos numa mesa virada para essa vista do rio que citei antes. O sol foi se pondo, o garçom começou a trazer quitutes, criou-se a tal situação maravilhosa do nada! A vista do rio, o clima, a companhia, a Coca-light gelada, o sol se pondo, tudo isso foi construindo esse quadro prazeroso para quem ali estava.
O pedido foi um troço chamado KIT, e que se propõe a servir duas pessoas. A porção é farta, gordo que sou, afirmo que três comem bem daquilo. O tal KIT traz um pouco de tudo, tem filezinhos de peixe fritinhos, bolinho de peixe, dois espetinhos de camarão, peixe em postas, uma delícia. Vem um pratinho anexo de camarão ao molho e outro de pirão. Bem variado, saboroso, suculento. O custo desse kit é 39,00.
Diante de todo esse cenário, a gente até esquece algumas coisas inóspitas do local. O cheiro de fritura que fica no cabelo das mulheres e na roupa dos homens. Aliás, o próprio ambiente tem sempre aquele cheiro forte (enjoativo, para alguns) de fritura. Tudo vai do momento. Nessa noite da reunião, tais detalhes ficaram menores diante da novidade.
Voltei lá depois com a família e o aroma de fritura foi um pouco mais perceptível.
Mas vale a pena conhecer. Ou, no caso dos que conhecem (que não são poucos) voltar para conferir. A foto ao lado do texto ilustra apenas o KIT, mas o ambiente só indo lá para ver e sentir.
Silvano – o impossível



PALAVRAS DO LEITOR
É verdade , o nosso pais está exatamente como aquela placa , escrito de maneira errada, por pessoas que se julgam inteligentes ,mas que até então não nos mostraram nada de inteligência e sim a mais pura malandragem que lucra em cima do analfabetismo. – de um leitor do blog, sobre a “praca” educacional da semana passada.


SITE INTERESSANTE
Nossa leitora Dulce Helena manda esta dica de um site onde se pode pesquisar o custo de remédios em todo o país. Se alguém quiser consultar: http://www.consultaremedios.com.br/


COISAS DA INTERNET
Há um tempo atrás eu recebia vários e-mails sobre o preço de Viagra e Sialis, você deve lembrar, já comentei. Depois passei a receber e-mail de um tal Instituto do Tubarão, falando sobre barbatanas, cursos, congressos, etc. Mais recentemente, estou sendo convidado para um Curso de Treinamento em Autogestão e outro para o Encontro Nacional de Nota Fiscal Eletrônica! O que mais me aguarda , na rede mundial? Alguém desconfia que eu seja um Gerente, que eu esteja com problemas de ereção, que eu seja fissurado em tubarões e ainda por cima seja dono de uma loja! Que confusão!

FIDEL E PINOCHET
Leio na mídia que “o presidente Lula divulgou nota oficial sobre a morte de Pinochet dizendo que o velho general simbolizou um período sombrio na história da América do Sul. O Brasil aguarda com ansiedade o que dirá o nosso presidente quando Fidel Castro morrer.”
Eu também.

14/12/2006

09 dezembro 2006

"Pracas" Educacionais



Simplesmente NÃO RESISTI! Estava andando de carro pelas ruas de minha cidade quando tivemos nossos olhares atraídos por algo que nos feriu a visão. Sim, amigo(a), uma rua sem fim. Sem solução. Sem continuação. Uma rua "CEM SAÍDA". Não pude deixar de compartilhar essa sensação nacional de que.......é difícil que esse país dê certo. Mas pelo menos isso a gente já sabe. Aquela rua, de fato , não tem saída. O país.....não sei, não.

07 dezembro 2006

Coisa de Gordo - 301

301 - Vem chegando o verão...
....o calor no coração, essa magia colorida, coisas da vida. Essa estrofe inicial da música de anos passados, traz à baila o aquecer da temperatura, com coisas que são bem próprias desse calor. Sim, todos vamos à praia. Uns mais, outros menos, mas invariavelmente a gente dá um pulinho à beira-mar nem que seja pra poder dizer: - já fui.
Nosso personagem Luiz Otávio, o nosso gordo de plantão, sabe do que eu estou falando. Ele andou indo à praia para, digamos assim, se reeducar.
O sol, o mar, a praia, tudo isso deveria estimulá-lo às coisas da vida saudável. Coisa boa poder dar uma caminhada na beira da praia, o sol nascendo ou se pondo! O ar marinho, aquela brisa refrescante, o som das ondas, tudo isso deixava a “pista” de caminhada como se fosse um trajeto mágico. Mas não foi bem o que aconteceu. Chegando na orla, ele esqueceu dos tênis, do boné, e tratou de se aboletar numa mesa sob um guarda-sol (barraca para os paulistas e cariocas), e como se nunca houvesse estudado as calorias e suas repercussões, se atracou a comer Milho Verde Cozido. Com aquela manteiga derretida por cima. O plano era caminhar cinco quilômetros. O Luiz Otávio parou no primeiro obstáculo (mesa) e já estava pedindo a quinta espiga!
No dia seguinte, meio desidratado pelo sal daquele milho todo, ele acordou com sede e decidiu dar uma desintoxicada, ir à praia beber água de coco, ou quem sabe uma mineral com gás. Uma vizinha o ouviu falar daquilo logo ao acordar e ficou até meio impressionada com tanta determinação. Ele colocou uma roupa leve, pegou aquele boné que ganhou de brinde da Revista Boa Forma, e saiu em direção à praia, falando em toxinas e radicais livres. Passaram-se os minutos e aquela mesma vizinha que o ouviu falar antes foi à praia também. Lá chegando o encontrou, às dez da manhã, numa mesinha de bar, turma reunida, em meio a sete garrafas vazias de cerveja, contando piadas em voz alta e fazendo galhofa dos que corriam atleticamente à beira-mar. Que decepção. É - pensou ela - a água de coco vai ter que esperar.
Fim do dia, após a sesta, o Luuiz Otávio decidiu fazer uma média com a família após o vexame anterior, e os convidou a ir até o Shopping local. Onde sabia haver um Centro de Revitalização, com diversas técnicas orientais de terapia, indo do Reiki ao Shiatsu, do Ioga à Biodança. Sim, eu sei que biodança não é oriental. Só estava brincando. E mais que isso, ele ouviu falar que o dono do local era um velho monge tibetano que aplicava energizações nos chacras da pessoa, fazendo-a ir ao encontro ao seu verdadeiro EU. O que no caso de um gordo é sempre algo meio assustador. O nosso EU é maior do que os EUs habituais, e acabamos nos assustando. Já na entrada do Shopping, Tavinho sentiu aquele cheirinho de Crepe de Prestígio, e parou na banca para pedir um. E outro. E mais outro. Começou a se empanturrar ali mesmo. Tendo ficado adocicado, decidiu encarar então uma Pipoca tamanho gigante bem salgada e com queijo ralado por cima. Deu sede. O que buscou? Um Milk-shake maxxi, com cobertura de chocolate crocante. Enquanto sugava o canudinho, alguém da família perguntou sobre o monge tibetano. Envergonhado, Luiz Otávio mudou de assunto e deu um jeito de ir para casa.
É, amigo(a), o verão vem chegando e a gente não consegue se livrar de velhos hábitos. Mas quem sabe, amanhã o dia abre ensolarado e o Luiz Otávio (ou a gente) calça aquele tênis empoeirado e se prepara para a caminhada matinal. Por via das dúvidas, é bom não levar dinheiro. Para não cair em tentação. Como cantaria a Marina...”coisas da vida”.
Silvano – o impossível , intoxicado



PALAVRAS DAS LEITORAS SOBRE AS 300 COLUNAS
Nossa 300 ! Que maravilha !!! Como diria um ex-prefeito da cidade de Feliz : "Eu só quero dizer duas palavras : PÁRA-BENS !!! Abraços. Rosalva – de Porto Alegre

Olá Silvano,boa noite! Não achei a menor graça em ficar só no blog.Votei tantas vezes pelo site. Gosto mais, talvez porque estivesse acostumada mas a decisão é sua e eu respeito. Quero pedir licença a você para copiar algumas crônicas e mandar aos meus grupos. Caso você não queira fique a vontade para me dizer. Um abraço. Claudete – de Jundiaí – SP

Oi Silvano. Quero só dar os PARABÉNS...É tão gostoso ler "coisa de gordo " que nem me dei conta que já estamos no nº300. E o melhor é que além de gostoso...não engorda (Estou falando em ler, há,há,há) Beijos – Naira – de Rio Grande - RS



NOTÍCIAS DO DR VINÍCIUS
Por caminhos tortuosos, soube que ele já voltou às terras brasileiras. Filho rebelde que é, ainda não me convidou para comer aquele churrasco de retorno à pátria. Deve estar chateado por ter que andar por esse mundo afora, a serviço da coluna COISA DE GORDO. Sim, os trabalhos científicos que ele desenvolve para o Museu da PUC, a pesquisa minuciosa de espécies novas de peixes, a classificação dessas espécies de acordo com os critérios de Lineu, a apresentação disso em Congressos Internacionais...tudo isso...é só fachada para a verdadeira missão dele. Ser o enviado especial da série COISA DE GORDO, prestando um serviço inestimável aos leitores. Volte em paz, Dr Vinícius. Mais uma missão cumprida! E pode ir pondo a Picanha no Espeto que eu tô chegando com o sal grosso.


07/12/2006

Imagem da Semana - 07/12/06



Você bem que queria estar mais "em forma" nessa temporada de Praia, né? Mas chegando lá, você se depara com essa coisa amarelada, quente, saborosa. E aí o vendedor pede licença e passa uma manteiga sobre a espiga, borrifa sal e a alcança para você. Amigo, por favor, não babe no teclado!!!...

30 novembro 2006

Imagem da Semana - 30/11/06 - Colômbia


Nosso enviado especial , DR VINÍCIUS, afogado entre praias paradisíacas e lagostas suculentas, nos manda outro relato de sua viagem à Colômbia. Vamos a ele....

Hola Silvano, como estas?
Não estou mais em Villa de Leyva, aquela cidadezinha pacata e muito agradável... Fui para a capital da Colômbia, Bogotá, e lá fiquei por quatro dias, mas infelizmente não comi nenhum prato típico, apenas fast food. A cidade está a cerca de 2600 metros de altitude, e seu ponto mais alto é de 3152 metros, a montanha de Monserrate. Uma cidade de cerca de 8 milhões de habitantes, apresenta um trafego muito intenso quase o dia inteiro. Avenidas congestionadas de carros, microônibus (o nome em espanhol não dá para escrever aqui), ônibus e muitos táxis pela cidade, mas o trânsito flui. Muitos pensam que a cidade é insegura, mas não foi isso que presencie, pelo contrário, a cidade está cada vez mais segura e, também, tem todos aqueles problemas de qualquer cidade grande como no Brasil.
Agora estou em outra cidade mais ao norte da Colômbia, Santa Marta, que está localizada acima de Barranquilla. Uma cidade às margens do mar do Caribe, com águas quentes e límpidas, muito sol e calor. Considerada por muitos, um dos paraísos caribenhos desse país e um pólo turístico em ascensão. É a cidade mais antiga das Américas, fundada em 1522. É o único lugar do mundo que você pode estar na praia e ver uma serra de 5775 metros de altitude, Sierra Nevada de Santa Marta, o nome já diz, tem neve lá em cima. Simplesmente fantástico, mas nessa época a visibilidade da serra é prejudicada pelas nuvens, pois a alta temporada é dezembro a janeiro.
Aqui em Santa Marta se come muitos frutos do mar, lagosta, camarão..., mas muito peixe (Pescado). Comi um pescado esses dias e estava muito bom. Um peixe frito (inteiro com cabeça) acompanhado de arroz com coco, salada e Patacón (um tipo de banana que se come frita). Outro prato delicioso que degustei foi uma lagosta ao sal, com saladas e batatas fritas, e umas cervejas Club Colômbia. Muito bom e barato!
Agora, depois de todas essas andanças, um mergulho nesse mar e um pouco de descanso merecido. Descanso? Mas eu nem disse que trabalhei!!!
Hasta luego conpañeiro,
Saludos,
Vinicius

29 novembro 2006

Coisa de Gordo - 300

300-Faz Tempo...
.....muito tempo, que eu estou longe de casa e nessas ilhas cheias de distância o meu blusão de couro se estragou. Esse verso da canção do Belchior, coisa lá de anos 70 ou 80, abre o texto de hoje não por acaso. É que faz tempo que você, leitor, me agüenta nas suas quintas-feiras. Sim, chegamos ao número trezentos dessa série COISA DE GORDO.
Tudo começou na Primavera do ano de 2000. Fomos ao Shopping Praia de Belas, lá provamos um sorvete na “Gelatteria Parmalat”, o sabor era DOCE DE LEITE COM COCO. Fui nostalgicamente ao site antigo, onde estão todas as colunas escritas até hoje, para reler o texto inaugural! Achei engraçado, espirituoso, mal sabia eu que ali estava se delineando o primeiro passo de uma longa e divertida caminhada.
Redigi o texto, descompromissadamente, e fui enviar para algumas pessoas. Um pequeno grupo de amigos, conhecidos, colegas. Ao colocar título na mensagem do Outlook escrevi “Coisa de Gordo”. Aquela primeira mensagem fez um sucesso inesperado, vários dos contatos responderam positivamente, alegando terem gostado do que leram.
Dias depois...outro texto. E aí, por óbvio, lasquei “Coisa de Gordo – 02”. Estava dada a largada. Pois hoje, justo hoje, adentramos as portas das três centenas! Quem diria que uma coisa tão singela chegaria tão longe? Quem poderia imaginar? A Gelatteria Parmalat já fechou, mas a série COISA DE GORDO continua!
Os textos se avolumando, fez-se necessário colocar tudo na internet para que as pessoas pudessem acessar textos anteriores. Com a ajuda inestimável de nosso webmaster GEOVANNI BERTACO, inauguramos o primeiro site no portal hpg (Home Page Gratuita). O Geovanni arrumou tudo, escolhemos as cores, ele bolou os Menus laterais que organizaram as Crônicas de 50 em 50. E outras coisas mais. O tempo passou e o HPG complicou. Saímos.
Por orientação dele, de novo, migramos para o VILABOL, um novo hospedador de sites gratuitos, onde estamos até hoje. O provedor é ótimo, não tenho queixas, a página está bem legal!
Até que surgiu o BLOG. Meses atrás, um leitor (IVENS) me mandou um email comentando que se eu gostava de publicar no site, muito mais eu acharia do BLOG. É bem mais fácil, mais dinâmico, mais ágil.... tudo isso ele escreveu. Convidou-me a dar uma olhada no blog dele, olhei, achei legal. Por que não? – pensei.
Pela primeira vez sozinho, tateando, montei o meu próprio BLOG, este que você, leitor(a), lê no dia de hoje! Um erro aqui, um acerto ali, até que estou me virando. E com isso dei uma folga prô Geovanni, que se viu livre de minhas incomodações anteriores.
Olho para trás, admirado, e vejo que, juntos, chegamos ao número 300! Parabéns, amigo(a) leitor (a), você de fato é persistente! Olha que são cerca de 300 semanas lendo abobrinhas, cultura inútil, gostosuras, Leite Condensado e Coca-light. Você tem fibra, tem nervos de aço, como diria o Lupicínio.
Nosso leitor James já me enviara mensagem algumas semanas atrás, convocando-me para que organizasse uma “Festa dos 300”, algo assim. Que teria que se dar numa Pizzaria, ou similar! Estamos estudando, James. Estamos estudando!
Só por curiosidade, dê uma clicadinha nesse menu aqui ao lado direito onde diz “Visite o site antigo”, vá lá e acesse a primeira crônica. Sim, ela está lá, impávida, antiga, senhora de si! Tenho certeza que ao terminar a leitura, você vai sacudir a cabeça, e pensar: - O tempo passa, a vida anda e esse Silvano continua a mesma coisa! Posso até concordar com você, mas plagiando o Bamerindus, completo a frase dizendo.... “e continuo numa boa!!”
Valeu, amigo(a)!
Silvano – o impossível


A PARTIR DE AGORA, SÓ NO BLOG
Assim, estarei encerrando uma fase. A partir de agora, os textos vão ser atualizados apenas no BLOG. O site antigo permanecerá como um local de visitas, uma espécie de museu. Todas as trezentas crônicas ficarão lá disponíveis para leitura. Mas o dia-a-dia estará aqui no blog. Claro que se um dia o dono dessa coisa der para trás, a gente busca outros caminhos.


IA FALAR EM DIETA, NÉ??...
Mas hoje a pauta já estourou. Fica para uma próxima!


PALAVRA DO LEITOR SOBRE O AMIGO-SECRETO
Cara, tenho o mesmo pensamento. Não suporto esta histeria comercial que envolvem estas datas. Se tu não deres alguma coisa pra alguém, te taxam de insensível, antipático ou algo que o valha. Eu dei um basta há mais tempo, foi uma briga nos primeiros anos, principalmente no primeiro. Mas passou. Agora todos me entendem. Se eles quiserem continuar a se estressar no transito, ir a shopping, gastar feito loucos e loucas, estejam a vontade. É isso. Um abração e um Bom Natal e boa passagem de ano. Betho – de Porto Alegre – dando força ao que escrevi semana passada


NOTÍCIAS DO DR VINÍCIUS?
Calma, nosso enviado à Colômbia está vivo, lúcido, orientado e coerente, apresenta mucosas úmidas e coradas e sinais vitais estáveis. Estou recebendo um boletim dele hoje de noite e tão logo eu processe a foto do prato que ele enviou, fique ligado que porei no ar!


30/11/2006

23 novembro 2006

Coisa de Gordo - 299

299-Amigo Secreto
Entra ano, sai ano, nessa época sempre começam a soar os sinos do Natal. E tudo que decorre disso. A gente vem com o saldo bancário aos trancos e barrancos, ano afora, e aí chega ao Natal e a história se repete. Gasta-se mais do que se ganha! Estou inventando? Acho que não.
Por uma deficiência estritamente pessoal, o aproximar-se dessa época sempre gerou em mim um certo stress. Sou um péssimo presenteador! Dou coisas que não servem. Que não cabem. Que não se usa! Que são desnecessárias. Que as pessoas não gostam. E aí vêm os tais sorteios dos amigos-secretos. Isso que no centro do país se denomina “amigo-oculto”. E se começa pelo amigo-secreto da pequena família, da grande família, da família da sogra, dos amigos do bairro, da turma do Centro Espírita (ou Igreja), dos amigos do trabalho, dos inimigos do trabalho, enfim....a lista é interminável.
Daqui para o final do ano eu me torturava entre balcões de lojas, prateleiras de CDs, bancas de livrarias, estoques de 1,99 e noutros estabelecimentos mais. E era aquela luta, e o gasto inevitável, e o risco de errar de novo (dando aquele CD do Zezé di Camargo para um amigo fissurado em Jazz – ou então dando um CD do Miles Davis para o guarda do Posto de Saúde).
Cansado dessa tensa rotina, perdido em devaneios de autocomiseração, vi os anos passando e nada mudando. E então este ano DEI UM BASTA! Em recente reunião familiar, onde tradicionalmente se dava a largada para os tais sorteios de amigo-secreto, pedi desculpas aos convivas e simplesmente SAÍ DO AMIGO-SECRETO! Saí, disse que não ia entrar, não queria participar! Entre chocados e revoltados, os familiares realizaram o maldito sorteio sem o meu nome! O mundo não acabou, a vida continuou, todos estão vivos (alguns ainda meio ressentidos comigo - ...“esse Silvano inventa coisa....sempre complicando”). Ou seja. Estou livre! Livre!
Imediatamente a pressão arterial baixou, o nível de stress caiu, estou com uma sensação de ter tirado um peso de cima das minhas costas! Partindo desse que para mim era o mais difícil, agora mais ninguém me pega! Seja no serviço, seja entre amigos, seja onde for, terei sempre o argumento de que a partir deste ano eu NÃO PARTICIPO mais dessa histeria coletiva! E se na minha família eu não vou entrar, ora, muito menos na turma dos amigos da hidroginástica! Ou em qualquer outra agremiação. Livre, amigo(a), eu estou livre!
Longe de mim querer tirar a graça do Natal, acho “dez” que se festeje o nascimento de Jesus. Mas isso que está aí nas ruas, definitivamente, passa bem longe do pensamento do aniversariante! Adoro a festa, o encontro, a confraternização. E agora não me preocupo mais em agradar, pois sei que todos gostam de Lombo de Porco com Farofa, Lentilha, Rodelas de Abacaxi e Bebida Gelada!
Tenha um ótimo Natal! O meu, comparando com anos anteriores, será bem melhor!
Silvano – sempre incomodando os outros


TEXTO DA INTERNET SOBRE GORDOS E DIETAS
Recebi email de um leitor nosso (Paulo H – do RS) com alegre texto desses que circulam pela internet. Não creio seja inédito, me pareceu já tê-lo lido. Mas gostei, dei algumas risadas e pensei em compartilhar. O autor? Sabe Deus...
VIVA O PNEU!Barriga é barriga, peito é peito e tudo mais. Confesso que tive agradável surpresa ao ver o Chico Anísio, no programa do Jô, dizer que o exercício físico é o primeiro passo para a morte. Depois de chamar a atenção para o fato de que raramente se conhece um atleta que tenha chegado aos 80 anos e citar personalidades longevas que nunca fizeram ginástica ou exercício - entre elas o jurista e jornalista Barbosa Lima Sobrinho - mas que chegaram à idade centenária, o humorista arrematou com um exemplo da fauna: a tartaruga com toda aquela lerdeza, vive 300 anos. Você conhece algum coelho que tenha vivido 15 anos? Gostaria de contribuir com outro exemplo, o de Dorival Caymmi. O letrista, compositor e intérprete baiano é conhecido como pai da preguiça. Passa 4/5 do dia deitado numa rede, bebendo, fumando e mastigando. Autêntico marcha-lenta, leva 10 segundos para percorrer um espaço de três metros. Pois, mesmo assim e sem jamais ter feito exercício físico, completou 90 anos e nada indica que vá morrer tão cedo. Conclusão: esteira, caminhada, aeróbica, musculação, academia? Sai dessa enquanto você ainda tem saúde... E viva o sedentarismo ocioso! Não fique chateado, se você passar a vida inteira gordo. Você terá toda eternidade para ser só osso!!! Então: NÃO FAÇA MAIS DIETA! Afinal, a baleia bebe só água, só come peixe, faz natação o dia inteiro, e é GORDA!!! VIVA A BATATA FRITA E O CHOPP!!! Mulher, você tem pneus? Lógico, todo avião tem!”


E POR FALAR EM DIETA.....
Os caras tão enlouquecendo! Começaram a falar em dieta com cada vez menos calorias... Puxa, assim, querem liquidar os pobre gordos! Na próxima quinta, volto a este tema. Se vivo e alimentado estiver!


23/11/2006

Imagem da Semana - 23/11/06



Já que falei em Natal, não poderia deixar de brindá-lo com uma alusão à data! Tempos atrás recebi uma série de fotos com um Papai-Noel, digamos assim, meio "porreta". Mas é claro que não podia colocar todas as fotos. Mas já desejando um FELIZ NATAL, coloca apenas a primeira foto onde ele e sua fã ainda estã vestidos, hã,...... quero dizer....ops...bom, deixa assim. FELIZ NATAL!

21 novembro 2006

Extra! Extra! Extra! Colômbia Urgente!


Hola Silvano, como vas, bien? Ainda estou aqui em Villa de Leyva, uma cidade muito tranqüila, segura, agradável e muito bonita, e o povo muito amigável e hospitaleiro. Aqui, realmente tu voltas no tempo e é muito fácil imaginar como eram as coisas nos anos passados, pois a arquitetura da cidade é muito bem conservada (outro site abaixo). Como a cidade é turística há diversos restaurantes disponíveis todos os dias e a poucos passos um dos outros. A culinária é muito típica para cada região, mas em toda a Colômbia é costume tomar sopa quente (Caldo) no café, no almoço e na janta, não importando se o tempo está frio ou calor, e depois degustar os pratos principais. As sopas são geralmente de legumes, ou caldo de peixe (legumes, cabeças e nadadeiras de peixes), mas também tem uma outra sopa (Ajiaco), mais conhecida da região de Boyacá, que é feita com leite, ovo, queijo, frango e acompanhada de um tipo de bolacha (Galleta). Eu não gosto muito de sopa, mas provei o caldo de peixe e não recomendo, o gosto de peixe do mar é muito forte... Outro dia provei o Ajiaco, também não gostei muito, mas gostei de todas as sopas de legumes. Também, aqui se come muita batata (Papas), abacate e banana que acompanham os pratos principais. As batatas geralmente são cozidas com casca e depois salgadas, mas também se come batata frita tipo chips com casca. A banana prensada é frita também, e pedaços de abacate são misturados na salada de tomate, alface e cenoura. Todos são muito bons. No restaurante La cocina de la gata eu comi um frango (Pollo) cebolado (foto anexa), acompanhado de arroz, batatas e saladas, e um suco de amora (Mora). O atendimento é muito bom e profissional, nada de amadorismo. Excelente a pedida, e apenas 6000 mil pesos colombianos (R$ 6,00). A maioria dos restaurantes são decorados com móveis antigos e bem conservados. Hasta luego, Saludos. Vinicius
www.villa-de-leyva.com

19 novembro 2006

Colômbia Urgente!!!!!


Hola compañero Silvano, como estás, muy bien? El sitio aqui és muy bueno...
Estou aqui em Villa de Leyva desde o dia 10 de novembro, uma pequena cidade a cerca de 170 km ao norte de Bogotá, Colômbia. A cidade é muito bonita. É uma cidade turística por sua arquitetura colonial preservada desde o século XVI. As ruas são de pedras grandes e irregulares sentadas na terra crua primeiramente, depois algumas foram rejuntadas com cimento. As casas são de estilo colonial com telhas portuguesas, paredes de barro (algumas), pedras, e janelas e portas trabalhadas. Esses dias comi um "churrasco" realizado na casa de um amigo de um colega colombiano que estava de aniversário (Feliz Cumpleaños). O churrasco é um pouco parecido com o nosso churrasco gaúcho, mas o gosto é muito diferente. A carne é temperada com sal, tomilho e outras ervas da região, por isso o gosto diferenciado. A maneira de assar é sobre uma grelha sobre o fogo de chão feito a lenha. Acompanha o churrasco: morsilha preta, batata com casca cozida ao sal, salada de abacate e muitas cervejas colombianas (Aguila, Club Colômbia), e algumas garrafas de uísque Red Label e Buchanans. Comi outro churrasco em um restaurante chamado Casa Blanca. Esse é servido "a la carte" em uma chapa quente com um pedaço de carne sem osso (parece o "Vazio"), com batatas (Papas) fritas e aipim (Yuca) e um suco de morango (Fresa). Estava muito bom, pois a carne estava temperada somente com sal. Quinze mil pesos colombianos. Alguns restaurantes fazem churrasco no fogo de chão com espetos na vertical. Ainda não experimentei esse.Saludos.
Vinicius www.villadeleyva.net
PS. Quando voltar, precisarei de um vermífugo. Qual?

Sim, Dr Vinícius, após o senhor, que é um especialista em Biologia, ter comido essa COISA que lhe serviram, nessa grelha "chechelenta", nesse fundo de pátio, em meio ao lixo e quinquilharias, o senhor vai ter que tomar um ZENTEL por dia, até botar todas as "bichas" para fora! Gente, que nabão!!.... Agora, fora isso, estamos encantados com o site da cidade, um verdadeiro passeio no passado.
Silvano - o impossível

16 novembro 2006

Coisa de Gordo - 298



298-Pousada Villa Cézar
Dentro daqueles projetos de vida que a gente vai sempre deixando para depois, tem um que jurei que um dia vou fazer. Trata-se de um livro de fotos intitulado “Casas que Têm Alma”. Em minhas curtas andanças por aí, volta e meia arrecado fotos de casas soturnas, casas diferentes, prédios envelhecidos, edificações com história. Um dia, sabe Deus, o tal projeto sai!
Dou essa volta toda para contar que estivemos na Serra Gaúcha de novo, e ali, naquela curta estrada entre Gramado e Canela, nos instalamos na Pousada Villa Cézar.
A fachada da casa já diz bastante. Era uma casa de família, onde alguns morreram e outros cresceram e saíram. Por ver um certo ócio naquele espaço todo, a proprietária, sra Odila, tratou de abrir essa pousada. Indo de Canela para Gramado, na frente do Posto Schell, tem uma rua. Entra-se nela e no meio da quadra está essa pousada. É Rua Narciso Perottoni, 58, e o telefone para reservas é (54) 32821753.
São quartos simples, mas com todo conforto que se quer na estadia por lá. Quartos com TV, frigobar, banheiro, camas confortáveis. Entrando na casa, já na chegada, a gente se vê imerso em uma pequena viagem no tempo. Há uma aura de gente que já passou por ali. Móveis antigos. Enfeites de época. Sofás espaçosos e confortáveis. Feito o acerto inicial com a dona, ela conduz a gente a essa viagem que referi. Leva-nos a uma escada que dá para o andar de cima. Já ali, no pé da escada, jazem duas poltronas viradas para a gente. Vazias. Paradas. Ninguém senta nelas. Então o que fazem ali? Creio que almas ali alojadas nos espreitam a subida. Comentam entre si as nossas caras de espanto, fazem troça da quantidade de malas, vasculham nossos semblantes.
Chega-se ao meio da escada e há um quadro de uma criança, cujos olhos lembram aqueles de filmes de suspense. Parece que a qualquer momento vai aparecer um olhar humano por detrás daquela parede. Até que se chega ao topo da escada. Um outro quadro, de uma jovem mulher, que parece ter saído inspirado na dona do local, uns trinta anos atrás!
O ambiente é acolhedor, parece que a gente está indo passar uns dias na casa de parentes, na casa de uma avó! Conversa alegre, calma, o som das árvores e dos pássaros, a rua serena e o ar mágico da serra gaúcha completam o encanto do lugar!
Vale a viagem, vale a estadia, vale o mistério carinhoso da casa! Manhã seguinte, descemos para o café matinal, e fomos brindados com uma delícia de Desjejum! Simples, mas gostoso. Café, leite, frios saborosos, pães de dois ou três tipos. Aí a Dona Odila começa a trazer uma Cuca deliciosa, um Iogurte de Morango saboroso, Croissants Quentes (pequeninos, uns doces e outros salgados). Comemos a nos fartar!
Fica mais perto do centro de Canela do que do centro de Gramado. Para quem gosta de colocar um tênis, dá para ir a pé até Canela, curtindo a ambientação serrana! Para Gramado, há que se ter carro.
Os preços? Claro, os preços! Muito menores e em conta do que se está acostumado a pagar na Serra Gaúcha. Não vou detalhar, pois as variáveis são muitas, o tipo de quarto, o número de pessoas, a época do ano, etc. Mas com certeza é bem mais acessível que o usual! Achou bom até aqui? Se precisar, tem um Chalé ao lado que pode igualmente ser alugado para grupos maiores!
Tá esperando o quê? Liga logo, faz a reserva e comenta que um tal de SILVANO foi quem deu a dica. Depois, é só subir as escadas e penetrar no mistério... Sim, voltando ao início do texto, essa é uma casa que tem ALMA...! Tô brincando.
Silvano – sempre se deslocando


PALAVRAS DOS LEITORES
Olá Silvano! Já vi que não dá para fazer dieta e ler a sua coluna. Li a crônica e vi as fotos e são de matar. A narração então me deixou com água na boa. Estive em Novo Hamburgo por duas vezes, mas só de passagem, vou ter de voltar para experimentar essas delícias que você provou. Mas pense bem, amigo, antes de nos torturar assim. Eu operei meu joelho e preciso emagrecer. Vou ter que mudar o horário de acessar o site (depois do almoço) ou então visitá-lo a cada quatro semanas. Abraços gaúcho torturador! Claudete – de Jundiaí - SP


Hola Silvano, como estás? Aqui, tudo bem. A cidade de Villa de Leyva é muito legal. Fica a uns 170 km ao norte de Bogotá, mas para chegar aqui leva mais de 3 horas de carro, numa estrada cheia de curvas numa serra de mais de 2000m. Parecida com Parati, RJ. www.villadeleyva.net Na Zero Hora de hoje (14/11/2006) tem uma reportagem sobre Bogotá e Santa Marta. Vale a pena conhecer um dia. Também, fala de alguns pratos típicos daqui. Em breve te mando noticias sobre a gastronomia dos hermanos. Abraço. Dr. Vinicius – nosso consultor de Biologia – “voando as tranças” mundo afora



A BOBAGEM CONTRA A COCA-COLA
Não adianta tentarem! Coca-cola é isto aí! Não tem sabor como esse aqui! Essa parte do refrão de um velho jingle da Coca incomoda a concorrência que anda distribuindo fotos “impressionantes” de uns desocupados fazendo uma “experiência aterradora”. Os caras pegam um pacote de Mentos Fresh e colocam todo ele dentro de uma Coca, fechando a tampa. Ato contínuo....“oh, que surpresa”... a coisa como que explode, esguichando o refrigerantes para todo o lado! Ora, vão inventar uma novidade que a gente já não saiba! Ainda crianças, colocávamos açúcar no copo de Coca, fazendo-a espumar até derramar! Claro que qualquer coisa adocicada, ou efervescente, ou seu lá eu o quê, em contato com a bebida, vai causar tal efeito! Mas daí a “alertarem pais e professores sobre os riscos”....que bobagem! Eu morro e não vejo tudo! Coca-light neles!


16/11/2006

Imagem da Semana - 16/11/06



Não pensou que eu iria subir a Serra só para conhecer Pousadas e dar caminhadas, né? É óbvio que tivemos que "bater cartão" no Galeto Itália, dando um "tapa" naquela inigualável Sopa de Capeletti e naquele Galeto ao Primo Canto. Que loucura!!!!

09 novembro 2006

Que delícia!


Deu vontade de
comer esses Camarões e estes Salmões aí ao lado? Então leia logo abaixo a coluna dessa semana! É bom demais!

Coisa de Gordo - 297


297-Buffet Paulinho Pilatti
O Professor Zeca ( o craque da hidroginástica e natação) e sua esposa Sônia vinham nos falando há tempos de um lugar especial em Novo Hamburgo. A conversa ia e vinha, durante um churrasco, e ele sempre falava num tal Buffet Paulinho Pilatti. O assunto variava, ia da política às variações climáticas, e invariavelmente....Paulinho Pilatti. Munidos de uma certa dose de gula, e aproveitando o feriado passado, nos embarafustamos estrada afora e, acompanhados dos dois que insistiam, fomos lá conhecer.
Para quem chegar na cidade de Novo Hamburgo, basta perguntar pelo Clube Aliança. Ali está o serviço do tal Buffet. Um local grande, claro, aberto, agradável, bem atendido! Para quem quer detalhes, o endereço certo é Rua Oscar Emílio Muller, 49, telefone (51) 35934400. Ah, sim e tem página na internet: http://www.buffetpaulinhopilatti.com.br . Para completar os dados, há duas outras “sedes”, uma em Xangri-lá (praia) e a outra na FENAC (para os calçadistas). Mas voltemos ao buffet.
Chegamos cedo, em torno das onze e trinta horas, nos acomodamos e então o banquete começou. Veio um pratinho com salgadinhos, risoles, pasteizinhos, etc. Provei um Bolinho de Bacalhau e adorei. O professor Zeca chamou o garçom e pediu mais e prontamente ele trouxe um pratinho cheio de novo, mas dessa vez só com os Bolinhos de Bacalhau! Deliciosos. Tenros. Sequinhos!
Ato contínuo, nos dirigimos ao buffet de saladas. Havia saladas as mais variadas, feitas com uma arte, uma qualidade, uma diferenciação que é rara se ver! Fartos camarões decoravam muitas das saladas, dando um toque e um sabor maravilhosos. Aliás, fartura talvez seja uma das palavras-chave nesse local. Cada vez que a gente ia se servir os caras tinham recolocado as porções, sempre atentos ao visual e ao gosto do prato. Maioneses, saladas mescladas com frutas, maionese de camarão, salada de palmitos (enormes, deliciosos), saladas verdes, salada de cenoura ralada, salada com frutas dispersas, salada do chef, salada de tomates, salada de cebolas adocicadas,saladas meu Deus dos mais variados tons! Mas os pratos quentes nos esperavam!
Fomos a eles. Lindos, belos, aromáticos, saborosos. Será que vou lembrar de tudo? Por certo que não! Havia as amenidades básicas, tais como Purê de Batata, Batatas fritas, Galeto, Polenta, Aipim frito. Indo adiante, provamos Postas de Peixe frito, Filé de Linguado Grelhado, Postas de Salmão ao molho de alcaparras, Camarão ensopado ao molho vermelho, Arroz amarelo coberto por vários Camarões Fritos. Cada vez que a gente se servia, pegava vários desses camarões. Na volta, os caras não apenas tinham recolocado eles, como já acrescentavam outros. E outros. E cada vez mais outros. Fartura, caro(a) leitor(a), fartura o tempo todo! Ladeando esse arroz dos camarões, tinha um delicioso Arroz Selvagem, que já faria valer a pena a viagem! Que gostos! Que aromas! Que refeição! Já acabei? Não. Tenho que falar no Bacalhau à portuguesa, com enormes pedaços de bacalhau, inigualáveis! Só peixes? Não. Tinha Filé bovino ao molho de cogumelos, aliás, enormes cogumelos!
Ufa, deixa eu tomar fôlego! Vamos agora ao buffet de sobremesas. Pensou que não tinha, né? Tinha Torta de Amora, Doce de Goiaba, Torta mesclada de chocolate com creme, Torta de Nozes, um pratão de Fios de Ovos, Pêras em calda, Pudim de Leite Condensado, entre outras coisas. Deu para morrer, né? Então se segure no prato! Após isso tudo havia uma outra mesinha com DOCINHOS! Docinhos de Nozes, Quindins, Olho de sogra, Brigadeiros, Branquinhos, Glaciados variados, Lascas de Chocolate e outros mais!
Sabe quanto tudo isso? Trinta e três reais por pessoa! Será que vale? Vale, e como vale! Só lembro que crianças pagam igual a adulto, portanto não me parece seja um lugar adequado aos menores. Vão dar gasto e não vão conseguir compensar!
Testemunho final, tenho para mim que fazia alguns anos que não comia tão bem! Foi, com certeza, o melhor lugar onde almoçamos nos últimos dois anos! E ficou o desafio final do professor Zeca. Ele disse que esse foi o lance dele numa espécie de jogo de novidades. A partir de agora, ele está esperando que eu o leve a outro lugar para fazer jus! Olha, essa vai ser difícil! O cara começou o jogo e colocou logo quatro ases sobre a mesa. Vai ser difícil superar!
Silvano – babando no teclado


SOBRE A PERGUNTA (ONDE FICA ISSO?)
Olá, Silvano. Informo que não é a Serra do Rio do Rastro, pois conheço todas as curvas daquela beleza que a natureza nos deu. (...) Saudações. Vitomiro – de Porto Alegre

Olá Silvano,tudo bem? Eu recebi esse e-mail também sem dizer nada quanto ao local, mas eu conheci um canyon assim todo em rochas igual a esse na Suíça. Fica entre Beatenberg e Interlaken nos Alpes Suíços. É uma maravilha, enorme e bonito, por onde você olhar tem rochas e um rio estreito que corre bem no sopé das montanhas rochosas. Dá um pouco de medo porque as passagens são muito estreitas e úmidas e se você cair de lá,babau... Fiquei sem ver as suas crônicas por algumas semanas, mas já li todas agora. Parabéns Silvano! Elas continuam divertidas e inteligentes. Abraços. Claudete – de Jundiaí - SP


MAIS UM LINK LEGAL
Querido amigo Silvano, estou ficando muito mal acostumada, fiquei acordada até tarde para ver se de repente a COLUNA COISA DE GORDO chegava mais cedo novamente. O jeito é esperar ansiosamente até amanhã (hoje)...isso que é vício!!! Me passaram um site muito interessante para as mães desesperadas que querem contentar os filhos e completar o álbum de figurinhas. O endereço é www.trocafigurinhas.com e aí podemos trocar as figurinhas repetidas, ficando mais econômico e fácil completar os álbuns das crianças. Um grande abraço. Sônia – do litoral norte gaúcho

09/11/2006

Imagem da Semana - 09/11/06



Sabe que eu esqueci de citar uma das sobremesas? Pois aí está ela. Uma deliciosa TORTA DE MORANGOS. Tomei o cuidado de fotografá-la após ter sido partida, para que vocês percebesse a característica suculenta do recheio. Amigo(a), só cuide uma coisa... Não vá babar no teclado...... Que loucura! Que delícia.....

03 novembro 2006

ONDE FICA ISSO ?



As imagens andam correndo a internet. É uma espécie de "Serra do Rio do Rastro", uma estrada encravada na rocha! Linda, soberba, exuberante! E ao receberem as imagens, todos se perguntam: - Onde fica isso? Até agora ninguém sabe! Mas que é lindo, isso é! Portanto, se alguém descobrir....favor informar! Já tô enchendo o tanque de gasolina (ou comprando a passagem aérea) e tô louco para visitar e tirar mais fotos! SILVANO

01 novembro 2006

Coisa de Gordo - 296

296-No Camarim
Leio no site IBEST que a musa Fergie, estrela do grupo americano Black Eyed Peas fez uma pequena lista de exigências para o seu camarim, nos shows aqui no Brasil. E aí vem o surpreendente: a lista dela é singela, é diet, é frugal, por assim dizer. Lá está escrito que ela pediu “500 g de queijo tipo cottage desnatado – o preferido de 9 em cada 10 modelos –, latinhas de energético diet e chás descafeinados. De alcoólicos, apenas duas garrafas de vinho branco em um balde com gelo.” Isso é o que está publicado no site. E a chamada sob a foto diz que este é o motivo dela ter o corpinho que tem!
Lembrei vagamente de outras exigências que essas celebridades do mundo pop já fizeram. Vieram à minha memória dezenas de toalhas brancas, caixas de cerveja importada, filés ao molho madeira, champanhe francês, frufrus variados e inimagináveis.
Coloque-se você, por um minuto, nesta circunstância. Você vai a um lugar fazer uma apresentação, um show, uma palestra que seja! E aí a organização do evento lhe disponibiliza isso. Você pode escolher O QUE QUISER para ter no camarim. Já imaginou isso? Uma semana antes do acontecimento você senta diante de seu computador e envia um email pedindo...... Vamos imaginar juntos.
Uma geladeira cheia de Coca-light em lata, Fanta light e água mineral. Ops, mineral não entra em lista de gordo! Tira a mineral daí! Certo, certo, você vai querer que metade da geladeira esteja cheia de latas de cerveja Heineken. Pronto, bebida já tem. O que? Faltou uma coisinha? Ah, claro, coloque aí seis garrafas de Espuma de Prata Rose, para o encerramento! Agora sim, bebida acabou! Vamos às entradas.
Seis bandejas de canapés, de sabores variados, incluindo coisinhas quentes e frias, passando por coberturas de atum, calabresa, queijo provolone, queijo parmesão e patê de fígado de ganso. Seis bandejas de sushis e sashimis, com o devido potinho de molho soyu do lado.
Seis Tortas Frias, sendo uma de Atum, uma de Palmito, uma de Espinafre, uma de Frango e duas podem ser sabor surpresa. Dois Pastelões, sendo um de Carne e o outro de Camarão.
Uma bandeja de pequenos pasteizinhos de carne e outra de queijo, para petiscar! Agora vamos às coisas quentes.
Um grill com tiras de Picanha ao ponto, Picanha mal passada com fatias de queijo por cima, um terceiro grill com Filé ao Molho Alho e Óleo. Uma travessa de peixe frito bem sequinho, ladeada por um pote de molho de maionese com tomate seco, molho de mostarda e molho quatro queijos. Uma lazanha bolonhesa em prato exuberante.
Por fim, e até porque você já está ficando encabulado ao dar-se conta do tamanho do email, você lista os doces. Vinte latas (sim, vinte!!) de Leite Moça, sendo dez delas à temperatura ambiente e as outras dez em temperatura de porta de congelador. Claro que devem ficar dois abridores ao lado delas para você poder se atracar! Um pote de Mousse de Chocolate. Um pacote de Chocolate Prestígio. Dez barras de Diamante Negro. Dez Lakas Brancos! Um pote de ambrósia. E para encerrar, só mais uma coisinha (você escreve coisinha no fim do email para despistar)....Dez tigelas de Rei Alberto e Dez tigelas de Montanha Russa.
Pronto! Você está pronto para começar aquela palestra sobre o quê, mesmo? Ah, sim você ia falar sobre a Dieta Saudável para o Novo Milênio. Ihhh, que mancada! E agora você já enviou o email!! Os caras vão se dar conta. Amigo(a), acho que vão cancelar sua palestra! Quis exagerar, né? Ficou só no sonho...Que mancada!!! A Fergie do Black Eyed Peas não cometeria esse deslize. Por isso ela tem o corpo que tem. Veja abaixo!
Silvano – em devaneio


ELEIÇÃO
É, não adiantou. Não apenas o Lula foi eleito como as suas coronárias permaneceram intactas! Bom, restam apenas quatro anos. Mas...OPS....estou me lembrando de uma coisa. Quatro anos atrás eu já pensei a mesma coisa. E o cara se reelegeu. Gente, quem duvida que ele mude a constituição e crie a possibilidade do terceiro mandato? Ih, gelei! Será que tem passagem naquele avião prá Bangladesh? Se me garantirem que o Legacy vai ficar em terra....tou indo.


MAIS UM LINK LEGAL
Tenho colocado aqui ao lado alguns links que julgo interessantes, para deleite de você, nosso leitor! Volta e meia acrescento mais um e esqueço de citar! Pois então eis o mais recente. Dê uma olhadinha no site NOMÍNIMO. Tem notícias, variedades, coisas interessantes, vá lá. O endereço? Não preciso colocar aqui. Basta clicar nessa lista aqui do lado direito. Todos eles têm o meu aval (grande coisa!).


DIA DOS MORTOS....
....só no calendário! Estamos todos VIVOS e alegres! Vamos continuar juntos que a caminhada ainda é longa! Permaneçam, portanto, por aqui! Vivos e atuantes!


02/11/2006

Imagem da Semana - 02/11/06


Este é o corpinho de que fala o site IBEST! Trata-se da Fergie, vocalista do Black Eyed Peas que embala as rádios do país e do resto do mundo! De fato, para manter essa forma, só mesmo pedindo água mineral,queijo desnatado, latinhas de energético e chá diet. Cara...que DIETA!

26 outubro 2006

Coisa de Gordo - 295

295-Alpen Park
Em nossas andanças pela Serra Gaúcha, após muita dica e muita insistência de quem já tinha ido, fomos procurar o Alpen Park, na cidade de Canela, para andar de trenó. Sim, tem que procurar o troço.
A fama precedeu o lugar! Todos falam que agora se anda de trenó em Canela, que é legal e coisa e tal. Mas ninguém comenta o acesso ao negócio. No inconsciente de todos nós, fica uma sugestão subliminar de que a nova atração se situa ali nas imediações do Parque da Cascata do Caracol. Para piorar essa confusão, a gente sai de Gramado indo para Canela e vê, na entrada para o tal Parque do Caracol, um enorme outdoor do Alpen Par. O que fazemos? Nos embarafustamos por ali! Claro que erramos. A gente dá com a cara no portão do Parque do Caracol ou então no outro parque, o que tem Teleférico. Também, alguém vai dizer, vai ter tanto parque assim lá longe, rapaz! Pois é, Canela tem um montão de Parques.
Chegando em qualquer um desses dois errados, as pessoas da entrada tediosamente informam que você está no caminho errado, no parque errado, no lado errado da cidade, enfim, você é o cara errado! Acalme-se, esqueça da gasolina que você gastou em vão para chegar até ali, volte para Canela, entre na cidade e, de fato, cruze ela para o outro lado. Para se ter uma idéia, o Alpen Park fica depois do Cemitério de Canela. Se você se perdeu, pergunte pelo Cemitério e, uns poucos quilômetros depois dele, estará a entrada do Parque.
Local bonito, novo, bem cuidado, bem atendido! Há mais coisas para se fazer ali além de andar de trenó. Mas todo mundo vai para andar de trenó. Tem as clássicas lojinhas de souvenir, o mirante, uma paisagem legal, o clima de ar da Serra o tempo todo. As outras possibilidades são esses modismos que se vê no Fantástico, de vez em quando. Dá para “fazer” TIROLESA, FALSA BAIANA, RAPEL e outras modalidades de esportes radicais. Sim, quem quiser se sentir meio Rambo, vá que vai gostar. Faca na cintura, percorra os topos de árvores longilíneas e mergulhe de cabeça em ravinas úmidas. Eu, do alto de minha insignificância, preferi ficar no trenó.
Aí vem a surpresa positiva. O trenó é coisa de primeiro mundo. Seguro. Bem projetado. O parque oferece aos turistas um filmezinho de minutos com todas as orientações de segurança, os perigos (quase nenhum), os recursos, as possibilidades. Três coisas me convenceram a andar no trenó!
Coisa UM: ele tem um freio que permite ao passageiro acionar quando achar que não vai vencer a curva! Adorei! Eu, que tenho pânico de Montanha Russa, por exemplo, fiquei realizado. Foi quase que uma terapia de neurolinguística. O medo de quem anda numa montanha russa é despencar devido à velocidade e às curvas. Pois neste aqui eles oferecem a chance do você controlar o carrinho. Acha que vai morrer? Basta dar uma freiadinha.
Coisa DOIS: a velocidade máxima que o carrinho atinge é 40Km/hora, há um mecanismo de segurança que impede velocidades maiores. Nota dez! Dá um friozinho na barriga mas não faz ninguém infartar!
Coisa TRÊS: a capacidade máxima do carrinho é de 300Kg !!!! Sim, amigo(a), 300Kg. Portanto, dá para todo mundo andar! Até mesmo gordos como eu! A carga máxima perfaz 2,5 “silvanos”, se é que se pode considerar este inútil como unidade de alguma coisa!
Os preços. O ingresso para cada passeada custa 14,00! E passa tão rápido! Mas é muito legal! Se forem dois em um carrinho sai por 18,00. Crianças não podem descer sozinhas! Dá para andar de casal, andar com filho, etc.
Após o passeio eles oferecem uma foto sua na descida. Se ficar legal, vale trazer. Ou pelo menos mandar gravar em CD (eles também fazem isso).
Coincidência derradeira. O nome do gerente do local, no dia que fomos: SILVANO ! Amigo (a), é raríssimo isso acontecer comigo. Falar com outro Silvano cara a cara! Pois lá aconteceu!
Então tá combinado. Antes do Galeto Italiano, antes do Chocolate da Lugano, vá andar de trenó no Alpen Park de Canela.
Silvano – lomba abaixo


PALAVRA DO LEITOR SOBRE O YOUTUBE
Silvano, sobre o YOUTUBE: quando eu acesso um vídeo que me agrada, após carregar eu adiciono aos meus favoritos (do internet explorer, não do youtube). Assim, quando acesso de novo, já está carregado, é só assistir. Isso funcionou na grande maioria dos casos, talvez você tenha dado azar em um caso pontual. Abraço. Thiago


CARO THIAGO....
...a questão toda está na velocidade da conexão. Estive zapeando em um computador com conexão de 2 mega, os filmes “desciam” direto, sem trancar, sem pausar. Vou ter que expandir o meu Turbo 400!! Mas enquanto isso, estou usando tua dica e está dando certo. Obrigado!


ELEIÇÃO
Esta é a última coluna que sai ANTES da reeleição do Lula! Já desisti da oposição, do Evo Morales, da dengue ou de torcer para que ele ande num avião da Gol sobre o Matogrosso. Agora só nos resta “secar” as coronárias dele! Vamos lá...todos juntos....essa coisa tem que entupir. O cara é gordo, sedentário, estressado e gosta duma caninha. Ele TEM QUE infartar, puxa vida!!!!


BRINCADEIRINHAS À PARTE....
...nos vemos diante da TV, daqui a um ou dois meses, quando o próximo escândalo estourar e ele, ainda vivo, continuar....sem saber de nada!!!!! Cantaremos então... “este é um país que vai prá frente.....hou,hou,hou,hou,hou......


26/10/2006

Imagem da Semana - 26/10/06



A constituição federal é clara ao dizer que ninguém pode ser discriminado pela cor, religião, SEXO e outras coisas. Ora, diante disso, é com uma certa indignação que li este anúncio de uma Galateria de Novo Hamburgo-RS. Por que divulgar rodízio para mulheres a 14,90? Por que a diferenciação? Será que é porque nós homens comemos o TRIPLO delas? Bom....pelo sim, pelo não, acho que terei que fazer mais uma exaustiva Pesquisa de Campo, dirigindo-me ao lugar para elucidar eventuais dúvidas. O que a gente não é obrigado a fazer para bem poder informar os leitores??....

18 outubro 2006

Coisa de Gordo - 294

294-Coração Gordo
Comer Coração de Galinha faz parte do costume de todos que conheço, trata-se de uma pequena gostosura imperdível em meio a churrascos, galetos e outras coisas assadas na brasa! O que me surpreendeu é um fato que me passava despercebido até então. A grande quantidade de gordura existente no coração galináceo.
A coisa veio meio que num acaso. Estávamos em Rio Grande e o Samir, que por lá nos recebia, pôs-se a preparar o churrasco daquele domingo. Observei-o entretido em tarefa minuciosa, na qual ele, com uma pequena faca, removia a gordura dos pequenos corações que comeríamos dali a minutos. Achei um certo purismo de parte dele, imagina...remover gordura de coração de frango! É tão pouquinho! Quanta coisa mais importante que se deixa de fazer, agora vem essa história de tirar a gordura daqueles pequenos trocinhos.
As semanas passaram, já em ambiente doméstico, desta vez era eu que me aventurava na boca da churrasqueira. Na hora de preparar os corações, o meu Guri pulou e disse que tinha que tirar a gordura deles! O quê? De novo? Tudo bem, então pode tirar!
Mais uma vez comemos os coraçõezinhos assados, deliciosos, e é interessante destacar isso. A remoção da gordura externa não afeta o gosto dos corações, eles continuam gostosos do mesmo jeito!
Mais recentemente, estava dessa vez sozinho no preparo e então lembrei do ritual. Munido de faca bem afiada, passei a limpar os corações daqueles frangos, imaginando que para estarem assim, tão carregados de gordura, os tais frangos que forneceram as peças deviam estar bem acima do peso! Sim, eram frangos obesos, pelo jeito. Nada de caminhada ao cair da tarde ou aulas de hidroginástica no laguinho da propriedade! Imagino que eles ficavam o dia todo se atracando em latas e latas de milho e ração, levando ainda um pouquinho da bóia debaixo das asas para poderem comer de noite, no poleiro. Esses frangos!!...
Ao proceder tal ato de assepsia, percebi que a quantia de gordura que iria fora era grande. Digo a você que quase chegava a ser assustadora! Como pode? – interroguei-me. Tanta gordura em apenas 500g de carne! Comecei a juntar os detritos gordurosos e, apavorado, via ajuntar-se na pia uma enorme quantidade de gordura!
Desde esse momento aderi completamente ao novo ritual. Agora entendo o Samir e depois o Guri que quis fazer igual. É vergonhoso, gente! É escandaloso. Eu estava preparando uma pequena bandejinha, dessas de Supermercado, o peso líquido da etiqueta era de apenas 500g. E saiu um monte de gordura. Que por certo iria se alojar ali, nas nossas artérias e corações!
Dedique-se, portanto, a este novo ritual, esse cuidado alimentício. Vale a pena! Vou colocar aqui abaixo, na Imagem da Semana, a foto do que saiu de apenas 500g de corações! Assustador! E dizer que isso ia ser consumido! Que horror!
Não se admire se, em algum tempo, uma das empresas (Perdigão, Sadia, Frangosul, etc..) lançar embalagens de coraçõezinhos devidamente “desengordurados”. Claro que o preço deve ser salgado. Mas a idéia está lançada!
Silvano – pelo jeito, com falta do que fazer



SOBRE O YOUTUBE
Seguindo dica de toda a mídia eletrônica que se alvoroçou ao redor do site Youtube, fomos lá para navegar. Vídeos e mais vídeos, opções e mais opções. Mas aí esbarrei numa dificuldade. Tinha assitido a um impagável vídeo chamado “A história de John Clever”, um sketch apresentado no Programa do Jô Soares. Hilário, engraçado, divertido. Fui tentar assistir no dia seguinte, para mostrar em casa, e não houve jeito. O troço leva um tempão para “baixar”, tranca no meio, uma droga. Ora, tenho conexão ADSL, minha máquina é relativamente nova, era para dar certo. Fiquei intrigado. Que negócio da China é esse que tranca na primeira tentativa do usuário acessar? A pessoa tenta uma, duas vezes....trancou?....Nunca mais volta ao site! Vai procurar outro que funcione! E, no entanto, o tal Youtube foi vendido dia desses para o Google por milhões e não sei quantos mil dólares. Fortuna! Não entendi!



PALAVRA DO LEITOR
Grande Silvano, ou melhor, gordo Marques!!! Sou seu leitor assíduo da coluna das "coisas de gordo" ... me divirto prá burro a cada semana. Quem diria.... de baleiro batucador de samba com caneta e caderno viraste um grande colunista. Fico feliz em ver o amigo soltar a veia artística. Fonseca – da Nokia – rasgando seda ao colunista



PALAVRA DO LEITOR (ainda sobre educação dos filhos)
Eu sempre disse que se tu não surrar os filhos, os “brigadianos”(PMs) surram depois. Na real nunca surrei, estão grandes, e nem os brigadianos precisaram. Mas fui duro e eles não faziam tudo o que queriam como agora. Acho que agora mudaria para: se tu não educar, o traficante educa. Abraço e continue escrevendo os apetitosos, sob todos os aspectos, textos, daqui do blog Coisa de Gordo – IVENS - contribuindo com nossa campanha para educar a gurizada



19/10/2006

Imagem da Semana - 19/10/06



Você fazia os seus churrascos, assava os coraçõezinhos e nem se tocava de quanta gordura havia neles...né? Pois veja, nessa foto, estarrecido(a), quanto de gordura tirei de uma bandejinha apenas. Veja se não vale a pena começar o almoço quinze minutos antes mas livrar as suas coronárias dessa "gosma" toda! É, amigo(a), o perigo anda à solta... Depende de nós....

11 outubro 2006

Coisa de Gordo - 293


293-Gramado, sempre Gramado...
Nossa leitora Claudete, de São Paulo sabe do que vou falar. A gente tem que ir a Gramado de vez em quando. Pois estivemos por lá, verificando coisas novas e antigas. Degustando mais calorias do que a dieta permitia. Sim, subimos a Serra.
Já comentei neste espaço que Gramado é uma ilha de gastronomia, hotelaria, turismo e ostentação, que se cercou de pedágios! Para se acessar a cidade a gente tem que pagar pedágio (5,70 na ida e depois 5,70 na volta), ou descer de pára-quedas! No meu singelo caso, pago os pedágios.
O ar da cidade continua lindo, a uma certa hora do dia surge aquela cerração fechada que parece saída de um filme inglês. E ali, em meio àquela umidade, àquele clima tépido, a gente é convidado a comer. E comer bem. Que coisa mais doida. Veja que nem é mais inverno, sequer está tão frio assim. Mas basta uma refrescadinha e uma leve cerração prá gente se entregar a Chocolates Quentes e Sopa de Capeletti.
E falando em Sopa de Capeletti, fomos almoçar num local tradicional, mais do que manjado, que fica ali na saída para Nova Petrópolis, perto do Posto de Gasolina. É o GALETO ITÁLIA, na avenida das Hortênsias, 707, telefone (54) 2863375. O atendimento é dos mais atenciosos e a conta não é assim tão salgada! Prá ser ter uma idéia, o preço da refeição em um concorrente (o Nonno Mio) é 27,00 por pessoa. Neste aqui sai por 18,00!
Há um bufê de comidas caseiras que fica ali, em meio ao salão, a gente vai lá, dá uma curingada, serve uma saladinha, um bife e volta rapidamente para a mesa. Por quê? Porque o que vem na mesa é delicioso!
Na abertura, vem o tradicional couvert, com pãezinhos torrados, uns molhos, uns queijinhos prá gente beliscar! Passo seguinte, vem uma estonteante Sopa de Capeletti. Amigo(a), confesso que já daria para parar de comer por aqui, já teria valido a pena! Que sopa, que sabor, que coisa mais indescritível! Sabendo que mais coisas virão, a gente tem que se controlar e mandar o garçom levar logo aquela sopa maldita embora. Antes que a gente coma o terceiro prato!
Aí então eles trazem Polentas Crocantes, Galeto fantástico, Costela de Porco Assada. Vem ainda um Spaguetti sem molho numa panela fechada, acompanhado de três molhos (alho e óleo, parisiense e bolonhesa) para a gente poder escolher na hora. Vem Radite com bacon e Maionese. E então os garçons ficam oferecendo Lasanha mista de frango com carne e Canelones de Ricota com molho de queijo.
Olha, é de comer e se fartar! Tanto é que, comemos, pagamos, e voltamos outro dia! Sim, em Gramado isso é quase um sacrilégio! Comer e, com tantas possibilidades, voltar ao mesmo lugar! Pois foi o que fizemos!
Após tanta caloria...o que fazer? Claro que a gente tem que dar aquela costumeira esticadinha na avenida Borges de Medeiros, a principal de Gramado. Ali a gente caminha, olha vitrines, pensa se vai comprar aquele artesanato, e acaba migrando para uma das lojas de chocolate! Funcionam quase como um funil. A gente gira, gira, e acaba caindo numa delas.
Fomos na Lugano, onde há um banheiro limpo e eventualmente salvador. Dá para usar, lavar as mãos, se recompor e partir para o segundo tempo! Novidade nenhuma, faz tempo que se sabe que o chocolate de Gramado é caro. Muito caro! Só que a gente tem que dar uma “bicadinha”. Peguei uma Bota de Chocolate, parecia um calçado de Barbie (ou Suzi, para quem é do meu tempo). Pesava 100g. Preço? Saía por 7,00 !!! Fiz um paralelo inevitável com a Barra de Laka Branco de 200g que custa 3,00! Larguei a bota e fui comprar “Retalhos”. É sempre assim. É bonito, é caro, é sedutor, mas a gente tem que levar alguma coisinha!
Saindo dali ainda passamos na Caracol e em outra loja mais (Planalto)! Todas muito bem decoradas, vitrines quentes, novidades pululando. E todas perfazendo esse perfil de preço e estilo. Caras e gostosas. Exploradoras mas inevitáveis!
Como disse um motorista de táxi a uma cunhada, certa vez, quem quer viver em Gramado que agüente o preço! A gente não quer viver, né Claudete, mas acaba pagando por esse preço!
Se gostamos? Adoramos! Se vamos voltar? Sempre! É que nem Picanha. Engorda, faz mal à saúde e é cara. Mas não dá para ficar sem ela!
Silvano – além de impossível, itinerante



CULTURA INÚTIL...
Sempre via nos filmes americanos, no momento em que o avião ia despencar, ou o barco ia afundar, os heróis ianques gritarem nos seus rádios: May Day....May Day. E sempre imaginei a origem desse pedido de socorro. Após décadas de vida, noites e mais noites sem dormir por causa dessa dúvida, a paz vem de novo se aninhar entre meus lençóis. May Day, caro(a) leitor(a), vem de uma expressão em francês “M’aidez”, que significa exatamente isso: “Ajude-me!” Os filmes e os aviões são americanos, mas a expressão era francesa! Veja você....



FERIADO
Essa história de Feriados no meio da semana tá nos deixando mal-acostumados! Que maravilha, né? Ao invés de rotina, trabalho e correria...sono, comida e coluna COISA DE GORDO para ajudá-lo a vadiar! Eu fiz a minha parte!



CERVEJA COM LIMÃO???
Vi a propaganda da Skol com Limão! Fiquei impressionado com a ousadia dos caras. Lançar cerveja com limão no país em que se respira cerveja?? ...Tem que ter coragem! Imagino que será um produto de extremos. Ou cairá no ostracismo (lembra da Montain Dew?) ou será o prêmio de marketing do ano. Sem chance para meio termo. Ou tudo ou nada! Mas ainda não provei!



PALAVRA DA LEITORA SOBRE A COLUNA ANTERIOR (educação dos filhos)
Silvano: parabéns pelo texto sobre a educação dos filhos! Concordo em gênero, número e grau! Um abraço. Valéria- de Porto Alegre – dando força a que se eduque a gurizada



12/10/2006

Imagem da Semana - 12/10/06



Você tinha iniciado aquela DIETA, estava firme nos seus planos de adentrar o verão com alguns quilos a menos..até que, num dia de passeio, parou diante dessa vitrine em Gramado - Serra Gaúcha. Você congela diante do que está vendo, perde o controle de si, entra na loja e, quase babando, pede à balconista: - Me dá um daqueles da vitrine! A vendedora, percebendo o seu estado de perturbação, despeja diante de seus olhos uma montanha de chocolates. Amigo(a), você vai estar GORDO(A) no verão....

04 outubro 2006

Coisa de Gordo - 292

292-Hiper-ativos ou Mal-educados?
Há certas doenças que caem no gosto da mídia e no saber das pessoas, de tal sorte que de quando em quando surge a moda da “anorexia”, da “depressão”, da “gastrite”, e assim por diante. A “bola da vez” parece ser uma entidade chamada HIPER-ATIVIDADE.
Rotina habitual de consultórios pediátricos, é comum atender-se paciente pediátrico que vem ao exame do médico com queixa de que não pára quieto, não se concentra, é um “demônio”! Mães e pais se revezam nessas lamúrias, finalizando com duas frases mais do que esperadas: - Doutor, eu acho que esse guri é HIPER-ATIVO. E a segunda frase: - Eu penso que o senhor deveria receitar RITALINA para ele!
Esse o nosso dia-a-dia, ao lidar com crianças assim rotuladas por seus próprios pais! O que se deve ponderar nessa hora em que há um verdadeiro derrame de Ritalina no mercado, é a verdadeira situação da criança em questão e a indicação ou não de drogas psicotrópicas que venham ajudá-la a lidar com tal situação. Diferentemente do que pensam os pais, o diagnóstico de hiper-atividade é raro, quando bem conduzido. A prevalência de tal doença perfaz uma percentagem pífia diante do verdadeiro clamor popular que a envolve. Colocando em dados concretos, cito um estudo feito por renomada Neuropediatra da capital num universo de 35.521 alunos de primeira série, onde ela diagnosticou hiper-atividade em apenas 3,5%! Diferentemente do que se imaginava, uma avaliação correta da criança vem tirar o véu de sobre esse mistério, mostrando que há poucos hiper-ativos no ambiente escolar. E em casa.
Como decifrar isso? Ora, o que se vê, na verdade, é um verdadeiro desmando dentro dos lares onde crianças passaram a gerir decisões e conduzir o dia-a-dia da casa. Estou exagerando? Então me diga. Quem decide o canal de TV que se vai assistir? Quem decide se quer sentar à mesa para comer ou não? Quem decide que roupa vai colocar? Quem está exigindo dos pais, intimidados, roupas e produtos de marca nas idas aos shoppings? Sim, as crianças! Há uma perversão total de papéis familiares, onde se vê todos os dias crianças de dois ou três anos que DECIDEM que não vão fazer um exame de sangue, por exemplo, e os pais deixam de fazê-lo. Crianças que choram, gritam, “guincham” nas salas de espera de consultórios, como se estivessem à beira de uma tortura. Gritam porque sabem que ali não vão poder dar ordens! Não vão poder imperar! No íntimo dos lares, percebe-se um filho de dois, três, quatro anos, promiscuamente aninhado na cama dos pais, dormindo todos em verdadeiro conluio corporal, pelos simples fato de que “ele não quer dormir no quarto dele”. A que ponto chegamos como sociedade? Quanta passividade de parte de pais! Quanta falta de limite! Quanta falta de amor!
Diante disso, não é de se estranhar, portanto, a verdadeira corrida de pais e mães (ocupados demais com o dia-a-dia) em busca da Ritalina! Melhor dopar que educar! – pensam eles!
Cabe aos profissionais que lidam com tais situações, trazerem a verdade às pessoas, incitando-as a que, antes de medicarem seus filhos, tratem de educá-los! Afinal, há uma epidemia de hiper-ativos, ou será que o que se tem é uma verdadeira profusão de mal-educados? Deixo ao julgamento de cada um a resposta mais adequada! No meu singelo dia-a-dia vejo raros, quase que inexistentes pacientes hiper-ativos. Quanto aos mal-educados....bem...busque a calculadora que de cabeça eu não consigo contar!
Silvano - o impossível



MÁQUINA NOVA...
Andei trocando de “máquina”, que é como os caras denominam os computadores. E aí a gente tem que atualizar configurações, endereços, programas que se tem que baixar de novo, você deve lembrar de como é isso no início. A essas todas, perdi algumas fontes, perdi minha lista de Favoritos na Internet, mas tem uma coisa que NÃO PERDI. A lista que recebe a newsletter da série COISA DE GORDO. Portanto, se você pensou que estava se livrando.....sinto muito. Isso eu lembrei de guardar!



ELEIÇÃO...
O Lula levou um susto danado nessa história de ter que concorrer segundo turno! Sou “secador”, vou votar contra, mas ainda acho que o corrupto barbudo ganha o pleito! Fazer o quê?



NÃO REPARE O TOM PROFESSORAL DO TEXTO PRINCIPAL....
...é que eu andei escrevendo essas coisas ali em função de palestras que tenho feito e também para uma publicação em um jornal do Vale dos Sinos, de tal sorte que tava com o tema “quentinho” na caxola..... Mas não ligue, não. Não tenho grandes autoridades para falar de criar filhos!



SE VOCÊ PENSAVA QUE TINHA SE LIVRADO DOS GULOSEIMAS....
....se enganou! Estamos indo em missão secreta à Serra Gaúcha, para descobrir coisas novas, gostosas, saborosas, algo como chocolates e fondues à beira do Lago Negro. Aguarde que trarei relatos. Uma vez gordo....sempre gordo. Será?

05/10/2006

Imagem da Semana - 05/10/06


Você deixou o guri crescer meio assim....sem limites. Fez ele pensar que o mundo girava em torno dele. Nunca lhe disse aquela palavrinha mágica chamada NÃO! Agora o cara virou um marmanjo de 17 anos, quer a chave do carro para sair, você está ali, intimidado entre o EGO dele e a parede da sua casa. Que dureza, amigo(a), agora não tem mais jeito. Você perdeu essa batalha...

28 setembro 2006

Coisa de Gordo - 291

291-O Assador do Presidente
Esses escândalos da política nacional guardam na sua intimidade componentes os mais prosaicos, quase inacreditáveis. E que quando vêm à tona, nos deixam boquiabertos. Quem lembrar das maracutaias no tempo do Collor, além de dar-se conta de que ele era aprendiz perto dessa turma do PT, haverá de se lembrar de histórias picantes. Eram crimes passionais, ministros adúlteros que dançavam boleros e se apaixonavam ao som das maracas, um tesoureiro que aparecia baleado ao lado da mulher, uma certa surra de toalha, o batmóvel e outras coisas.
No escândalo da quinzena atual, o que mais se fala é no ASSADOR. Sim, amigo(a), veio à baila a figura do assador. Nós meros mortais, em nosso dia-a-dia de comedores, não temos um assador. Podemos comer churrasco na casa de amigos, podemos ir a churrascarias, mas dificilmente teremos um assador para nós. Isso é coisa reservada a uma certa minoria, uma elite do poder. É uma ostentação maior do que ter, por exemplo, um personal trainer. Há coisa de dez anos, apenas a Dona Lili Marinho tinha o seu personal trainer. Passadas todas as edições da Revista Caras desse período, hoje em dia o quadro mudou. Muita gente tem seu personal trainer.
Talvez o Lula seja, neste momento, a Dona Lili Marinho no que tange ao assador. No meio das descobertas, dos escândalos, dos dólares dessa semana, surge um tal de Freud Godoy. Vejam se não parece nome de personagem do Jorge Amado, ou então do Dias Gomes em seu Bem-Amado. Sim, gente, um nome desses lembra outros como Quincas Berro Dágua, ou Odorico Paraguassu. Pois a equipe do PT possuía em suas fileiras um Freud. E ainda por cima Godoy. E que, na hora do aperto, não tendo como explicar o fato dele estar sempre ao lado do Presidente, teve que ser lembrado por seu talento. O de assador!
Que coisa mais inusitada! Que criatividade na elaboração desse roteiro. Nem a Janete Clair poderia imaginar isso. O cara, portanto, não tinha ascendência sobre o presidente, não o corrompia, não lhe falava nada a respeito de dólares e milhões de reais. Nada disso. Conversava apenas sobre a Picanha e o Sal Grosso. Mas eu dizia que o Lula talvez seja um desbravador, uma pessoa a lançar uma tendência. Daqui a dez anos talvez todos nós tenhamos um assador. Uns serão mais capacitados. Outros mais aprendizes.
Os jornais publicarão anúncios deles. "Assador oferece-se para emprego. Ótimas referências. Nunca salgou a carne demais. Acende o fogo em no máximo dois minutos. Serve picanha mal-passada, ao ponto e bem passada. Lançou a moda da costela de jegue com queijo ralado. Ajuda a lavar os espetos no final. Salário a combinar!"
Do jeito que a coisa vai, não se admire se me vir filiado ao sindicato deles. O Sindibrasa! Nos estatutos, teremos o cuidado de estabelecer certas normas. Como aquela que afirma que o ESPETO DO ASSADOR é sagrado, só a ele pertence! Aliás, eis aí criada uma expressão idiomática: o espeto do assador. Na cultura popular atual, quando a gente vai a um churrasco, os talheres já mais calmos, a fome já saciada, sempre aparece um espeto arrasador. Com um Vazio, ou uma Maminha, ou uma Ponta de Costela, ou similar. E que foi feito lentamente, colocado na melhor parte da churrasqueira. O que dizem as pessoas? - Este é o Espeto do Assador! É como um elogio, um diferencial, algo especial que foi deixado para o final.
Os anos mostrarão a confirmação dessa tendência. Ou não. Tudo depende de quanto tempo esse assador do Lula vai ficar preso. Mas a julgar pelo que aconteceu com os outros dos escândalos anteriores (José Dirceu, José Jenoíno, Waldomiro Diniz, Jader Barbalho, Paulo Maluf, Orestes Quércia....), em que TODOS ESTÃO SOLTOS, parece que o tal Freud em breve estará ali de novo, na beira da churrasqueira, virando-se para o Presidente e falando: - Vai uma Picanha aí?"
É gordo, mas tem valor. Contrate o seu assador!
Silvano - o impossível


PALAVRA DA LEITORA
Olá Silvano,tudo bem? Adoro as suas crônicas ,mas dessa vez vou discordar em dois pontos. Sobre o aproveitamento do que não ficou bom eu te digo que basta criatividade e dá para salvar qualquer prato,menos queimado claro! É só transformar o prato. Se o feijão tivesse sido separado do caldo e preparado como um virado ou tutu de feijão dava para aproveitar e o sal iria para os tempêros e a farinha,ou então um bife de feijão ou mesmo uma salada. No pudim desandado bastava acrescentar 1 colher cheia de trigo e mexer que dá ponto,depois era só deixar mais um pouco no fogo.
Concordo com o que você falou do PT,mas dizer que Serra e FH são farinhas do mesmo saco eu não concordo. Serra nunca foi acusado de corrupção e Lula e os seus asseclas do PT são uma quadrilha cercados de lama por todos os lados. Desculpe discordar mas amigos falam a verdade um ao outro não é? Abraços
Claudete - de Jundiaí - SP - dando lições ao rude colunista



QUER SABER AS MANCHETES DOS JORNAIS DE TODO MUNDO?
Nossa leitora MIRIAN nos envia uma baita dica de internet, um SITE onde se pode ver as capas de TODOS OS JORNAIS. Tem coisa que a gente nem imagina. Vão aparecer uns pontos alaranjados, basta passar o mouse sobre eles e, do lado direito, aparece a capa do jornal. Uma loucura só. O endereço: http://www.newseum.org/todaysfrontpages/flash/ Acesse logo e o coloque nos Favoritos!



SILVIO SANTOS
Em conversa a respeito da política atual com um amigo, desenvolvemos a tese de que o Lula atingiu o estágio de um SILVIO SANTOS. Ele pode dizer que matou, que roubou, que fez isso ou aquilo, que o POVÃO vai continuar o adorando e elegendo. Isso aí. O Lula é um Silvio Santos. Vai ser reeleito já no primeiro turno. Cantemos, portanto... "Este é um país que vai pra frente, hôu, hôu, hôu, hôu, hôu..."


28/09/2006

Imagem da semana - 28/09/06


O sol nas costas, o país deitado em berço explêndido e eles ali, caminhando. Êta Brasilzão bão, esse , sô! Sabe qual é o assunto? Eu sei: - Ô Godoy, vê se dessa vez você não deixa a Costela de Porco passar do ponto. E corta as fatias da Picanha bem fininhas, por favor! Ao que o outro responde: - Pode deixar, presidente! O Churrasco vai estar no ponto!

21 setembro 2006

Coisa de Gordo - 290

290-Errou? Faz Outro!
Quem se dedica às artes culinárias, vez que outra se depara com um erro na execução de uma receita. Seja por experiência, seja por distração, a pessoa coloca um litro de leite onde o autor da receita recomendara uma xícara. Uma xícara de açúcar, no lugar de uma colher média. Coisas assim.
Diante dessas mancadas, fica sempre aquela dúvida. O que fazer? Que caminho tomar? E veja que nem sempre a pessoa se dá conta que errou! Faz a receita, segue o passo a passo, põe aquele quilo a mais de polenta e depois fica falando que não deu certo, ficou um "pirão". Ou então que o tal doce ficou uma verdadeira calda, ninguém conseguiu comer. Nossa dica inicial, portanto é esta. Antes de criticar o autor da receita, dê uma vasculhada no papel e verifique se você não se perdeu pelo caminho. Ah.... - dirá você - era um ovo e não uma dúzia de ovos! Hum...deve ser por isso, então! Pobre de quem provou o pudim gorduroso que você acaba de fazer.
Supondo que você deu a mancada e se deu conta, que fazer?
Volto no tempo e homenageio uma pessoa de nosso passado, ela até já morreu, vou nominá-la carinhosamente de ISA. A ISA era impossível, nessas horas. Não gostava de desperdiçar nada! Queria sempre dar um jeito de, digamos assim, arrumar a comida. Já pensou - dizia ela - colocar isso tudo fora? Que desperdício! - concluía. Certa feita, um FEIJÃO tinha ficado por demais salgado. Mas olha que tava salgado MESMO! De fazer a pressão arterial subir com o feijão ainda na boca! Deliberamos por colocar fora o tal feijão e então a ISA apareceu. O quê? Colocar fora? Nada disso. Me dá que eu vou levar para casa. E de fato levou. Uns dias depois soubemos que ela colocou AÇÚCAR no feijão, para dar um contraste e com isso conseguir comer! Só de falar dá um arrepio.
Tomei isso como lição. É desperdício colocar fora? Pois me parece mais desperdício ainda ficar colocando outros ingredientes na tentativa (em geral vã) de recuperar a Torta Marta Rocha. Noutra feita presenciei um Pudim que não "deu ponto". E a cozinheira punha mais um ovo, e cozinhava, e queria colocar mais um Leite Condensado, e alteava o fogo e baixava o fogo. Lá pelas tantas eu disse: Chega, mulher! Pare de gastar onde você já gastou demais! Errou? Faça outro.
Há um caminho alternativo nessa confusão toda. Você pode desistir, por exemplo, do tal pudim, e transformá-lo numa espécie de "Creminho". Aquilo que vejo por aí chamarem de "Chico Balanceado". Onde se comeria um doce consistente, delicioso, de garfinho, pode-se portanto comer o tal creminho, numa tigela e de colher. Se você levar em conta os ingredientes, perceberá que a chance de ele ficar gostoso é grande. Senão vejamos. Você deve ter colocado gemas, possivelmente claras, açúcar em calda, e claro, um ou dois Leite Moça. Ora, é claro que o gosto deve estar bom. Mude de nome e mande brasa!
Claro que no exemplo supracitado do Feijão, isso fica impossível! Feijão salgado? Deixe de lado.
Fica, assim, esta singela dica. Não desperdice seus mantimentos, não exagere nos gastos! Desista do prato e parta para outro! Não é vergonha! Todo mundo pode dar uma escorregadinha de vez em quando. Desista, portanto, e faça de novo, dessa vez com a receita certa!
Já pensou no desastre? Feijão com sal e depois açúcar! Essa foi de lascar.... Só a ISA para agüentar!
Silvano - metendo a colher



QUER COMPRAR UM DVD?
Então dê uma passadinha no site de nome DVD- WORLD, onde você encontrará uma enorme variedade de filmes, shows, entrevistas, tudo o mais. O ritual é sempre o mesmo. Você deve se cadastrar no site, e então estará apto a fazer suas compras. O endereço: http://dvdworld.com.br



ELE CONTINUA NÃO SABENDO DE NADA.....
Sim, sei que você não gosta que eu fale de política, que eu sou tendencioso, que blá,blá,blá....mas o nosso Presidente LULA continua afundado e rodeado por CORRUPÇÃO, milhões que vem e vão, compras de dossiês e malas de dólares. E, como sempre, ele jura que NÃO SABIA DE NADA! Já vieram e se foram o Waldomiro Diniz, o José Dirceu, o Silvinho, o Roberto Jéferson, o da Planam, a turma das ambulâncias, o bando do mensalão, o Berzoim.....e ele continua dizendo que não sabe de nada! E o pior é que vai ter mais quatro anos para continuar roubando! Por isso a gente canta: "Esse é um país que vai pra frente....Hôu , hôu, hôu, hôu, hôu." E não venha me dizer que o Serra e o FH são corruptos que prá mim é tudo farinha do mesmo saco.



OLHAÍ, BRASIL.......
Ontem, no Vinte de Setembro, foi feriado aqui em terras gaúchas, aquela história de Guerra dos Farrapos e o resto você já sabe. E sempre vem à baila aquela história de separatismo. Então fica aqui a minha proposta. A gente até aceita se separar do resto da nação, reavivando a alma Farroupilha. Tudo bem, a gente se emancipa. Mas com uma condição. A turma do PT fica com vocês. Por favor, levem isso daqui!


21/09/2006