13 junho 2007

Coisa de Gordo - 328


328 – EXAGERO
Recebi via internet umas fotos que mostram uns caras cometendo um exagero dos maiores. Já fiz Caipirinha em copo, em caneco de chope, até em vidro grande de Nescafé, mas daí a preparar uma “caipa” dentro da máquina de lavar roupa vai uma enorme distância.
O pai da Medicina, o bom e velho Hipócrates, já dizia que as doenças vêm dos nossos excessos. E ele ensinava isso em 460 A.C. , sem microscópio, sem laboratório, sem tecnologia alguma. De fato, a gente exagera de um lado e a doença aparece do outro. Moderação, portanto, era o que ele pregava.
Aí me chega pela internet esta seqüência de fotos onde os malucos colocaram os ingredientes de uma Caipirinha dentro de uma máquina de lavar roupa. Nas imagens percebe-se que a máquina está em boas condições de uso, a ponto de eles usarem-na para misturar, agitar, mesclar os ingredientes. Que exagero, que desmando, que falta de moderação!
Imagine a quantia de caipira feita assim! Na foto final, percebe-se que os trogloditas lançam mão da mangueira da máquina para servir a bebida. Imagino que seja aquela mangueira que serve de dreno para a máquina, aquela por onde sai a água suja direto para o ralo, em situações usuais. Pois desta vez não é ralo. É o copo das pessoas. E não é água. É Caipirinha!
Ponderemos alguns motivos para que você não tente repetir na sua casa esta artimanha:
1 – que exagero. Quem é que vai beber tanta caipirinha assim? Não dá para usar o caneco de chopp? Ou mesmo o vidro grande de nescafé? Claro que dá! Não precisava fazer este tonel! Falando no vidro de nescafé, esta era uma prática que fazíamos quando de idas à praia, na casa do Tio Chico, Capão da Canoa (entre outras). É ótimo para quem prepara. Uma vez adicionados os ingredientes, fecha-se a tampa e assim se pode sacudir o vidro como se fosse uma coqueteleira. Sempre deu bons resultados. Único ponto de polêmica, nessa técnica, é saber se se vai usar copo ou se vai beber direto no vidro. Varia de acordo com a situação. Ambiente mais fechado, familiar, até dá para beber no vidro. Mas se tem mais gente, use copo (mais higiênico).
2 – que nojo. Imagine que a máquina tenha sido usada para lavar as roupas da casa por três ou quatro anos antes de você ter tido esta idéia “genial”. Há, na máquina, detritos, sujeiras, restos de roupa, pedacinhos de impurezas, entre tantas nojeiras mais. E aí alguém vai querer me convencer que o troço tá limpo? Não, não tá. É nojeira sim.
3 – que desperdício. As coisas assim preparadas acabam sendo desperdiçadas, pouco aproveitadas e ninguém quer isso para uma boa dose de caipira! Seja mais comedido e não haverá perdas significativas.
4 – que caro. Imagine encher a máquina com os ingredientes. Haja dinheiro para tanta cachaça (ou vodka), gelo, açúcar e limão. Sim, haja limão.
Enfim, volte ao bom e velho copo de madeira com socador, seja mais asseado, econômico e comedido. Vai ser melhor para sua caipira, seu bolso e sua saúde.
Esses caras inventam cada uma...
Silvano – contra os excessos (dos outros)


NORMA QUE CORRE NOS BASTIDORES DE BRASÍLIA
“Se engravidar, a empreiteira paga!” – frase dita por Paulo Sant’Anna na Rádio Gaúcha.


NORMA QUE CORRE NOS BASTIDORES DE BRASÍLIA (2)
"Os políticos brasileiros são os mais católicos do mundo... Não fazem nada sem levar um terço". – enviada por Mirian

NORMA QUE CORRE NOS BASTIDORES DE BRASÍLIA (3)
“Manda dois pau prá eu, manda dois pau prá eu!!” – clássico da língua portuguesa, proferido pelo irmão do presidente Lula, o Vavá.

FRASE “VIDA-ATIVA”
“Não adianta ter barriga de tanquinho se a torneirinha não funciona...” – enviada por Naira

13/06/2007

0 comentários: